Divisão de terrenos
Colocado por: marco1MM82
fica por esclarecer onde o mm82 está prejudicado com o assunto.
Colocado por: MM82nao sei qual a legislacao para enviar o oficio para a assembleia municipal.
Colocado por: paula.man.oliveiraTenho também um caso sobre divisão de terrenos. Tinha em curso uma tentativa de divisão de um terreno de que sou co-proprietária. Ainda não tínhamos chegado a acordo. Agora o co-proprietário manda-me o advogado dele dizer que já não quer divisão nenhuma e ou compro ou vendo, o dito terreno. Isto pode ser? Simplesmente assim... Se ele pode fazer isso, como se vai passar a seguir?
Obrigada pela ajuda
Colocado por: LVM
O terreno é divisível em 2? Tem classificação no PDM e área suficiente para a divisão?
Edit
Já agora adianto um pouco mais.
Só há 2 formas dos co-proprietários dividirem património comum: por acordo ou seguindo a via litigiosa. Nenhum co-proprietário pode obrigar outro ao que quer que seja.
Se não há acordo, avança-se com a partilha litigiosa e o juiz decide.Estas pessoas agradeceram este comentário:paula.man.oliveira
Colocado por: LVMClaro que pode pedir o que quiser.
Agora resta saber se vocês estão interessados em vender.
Vocês querem vender ou querem comprar ou nem uma nem outra, querem dividir?
Se querem vender, avaliem o terreno e peçam um pouco mais de metade para terem margem negocial.
Repito. Vocês não estão obrigados a nada com que não concordem.
Entretanto informem-se em que consiste uma partilha litigiosa. O problema não são os custos. O problema é a velocidade com que trabalha a nossa justiça.
A mim, como não sou eu que quero ACABAR COM a co-propriedade, ....
Colocado por: FDPenso eu, não tenho a certeza, que não é possível a divisão quando não haja acordo entre os comproprietários.
Como é que o juiz decide que o proprietário A fica com o terreno mais a Oeste e o proprietário B com o terreno mais a Este, se ambos quiserem o terreno mais a Oeste? Quem é que decide onde fica a limitação de cada terreno? E se o terreno é heterogéneo e há partes que não interessam para nada e outras que são muito valiosas, como é que se faz uma divisão justa? É impraticável este tipo de divisão. Se estivessemos a falar de uma folha de papel, seria fácil, um terreno parece-me muito complicado, especialmente se uma das partes nunca estiver satisfeita.
O que pode haver é a divisão da coisa comum por venda, ou seja, em vez de existirem dois proprietários, passa a existir apenas um - um dos comproprietários tem que comprar a parte do outro.
Se nenhum deles quiser comprar, o imóvel é vendido a terceiros e cada um recebe a sua parte da venda.Concordam com este comentário:maria rodriguesEstas pessoas agradeceram este comentário:paula.man.oliveira