Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá,

    PRetendo renovar o pavimento da sala de estar que é actualmente em soalho de pinho. Este, pelos muitos anos que tem em cima (+ de 100), apresenta algumas tábuas com mau aspecto pela passagem do caruncho mas no geral a madeira está boa. O maior problema é o desnível que existe entre duas zonas derivado de antigamente aí existir uma parede separadora que entretanto foi removida.

    Assim, a ideia é remover o antigo, assente em vigas de madeira que estão em bom estado, e aplicar uma de duas soluções, Parquet Corrido de madeiras exóticas ou soalho de 12 cm de largura em Pinho nacional com selecção de cerne ou meio cerne.

    Caso vá para o Parquet Corrido, a ideia seria colocar sarrafos de nivelamento sobre as vigas do piso, posteriormente painéis OSB com 10 ou 12 mm de espessura e por fim colar o Parquet. A minha questão é se isto irá resultar e se durante a raspagem não vai haver problemas.

    O que acham?
      soalho4 (1).jpg
      teak-avantgarde-industrial-parquet (3).jpg
      parquet-industrial-suave_14-10-13grbzwh.jpg
      Taco-Palito-Amendola.jpg
      8099793.jpg
  2.  # 2

    Ninguém opina?
  3.  # 3

    Nenhuma alma caridosa me sabe dizer se a aplicação do Parquet Corrido sobre painéis OSB com 10mm aplicados sobre vigas de madeira é boa ideia ou se poderão surgir problemas com o tempo ou até com a trepidação da máquina de afagar?
  4.  # 4

    Não quero induzir em erro, mas na minha opinião ha o risco do OSB (a 9 ou 10mm) vergar sob o peso e com isso comprometer a colagem do parquet.
    Para obviar isso terá que ser aplicado sobre sarrafos muito pouco distanciados (< 50cm) ou entao optar por placas mais espessas (cerca de 16mm) ou melhor ainda contraplacado.

    é uma questão de testar com o seu peso qual a deflexao causada.
  5.  # 5

    Colocado por: gazeboNão quero induzir em erro, mas na minha opinião ha o risco do OSB (a 9 ou 10mm) vergar sob o peso e com isso comprometer a colagem do parquet.
    Para obviar isso terá que ser aplicado sobre sarrafos muito pouco distanciados (< 50cm) ou entao optar por placas mais espessas (cerca de 16mm) ou melhor ainda contraplacado.

    é uma questão de testar com o seu peso qual a deflexao causada.


    No caso, as vigas de piso estão distanciadas entre 40 a 50 cm.

    Como o actual soalho tem 2,2 cm de espessura e o parquet 1 cm, o ideal era que as placas não tivessem mais do que 1,2 cm de espessura. Acha que caso se aplique placas de contraplacado (marítimo?) com 10-12 mm, a coisa fica garantia?

    Obrigado
  6.  # 6

    se a casa fosse minha mantinha o soalho... substitui todo o soalho...
  7.  # 7

    Colocado por: lc1978se a casa fosse minha mantinha o soalho... substitui todo o soalho...


    Então acha que o melhor é remover o antigo e aplicar um novo também em pinho com selecção de cerne e meio-cerne?
  8.  # 8

    Colocado por: pauloms

    Então acha que o melhor é remover o antigo e aplicar um novo também em pinho com selecção de cerne e meio-cerne?



    acima de tudo manter em soalho...
    tanto faz que seja pinho como outra madeira nobre...
    mas isso dependerá da sua carteira...
  9.  # 9

    Colocado por: lc1978acima de tudo manter em soalho...
    tanto faz que seja pinho como outra madeira nobre...
    mas isso dependerá da sua carteira...


    Acha pois que o parquet sobre o suporte existente não será durável?
  10.  # 10

    apenas acho que aplicar parquet colado sobre uma superfície maneável não será a melhor opção...
    alem de que conforme disse antes eu adoro ver soalho maciço ou não seja essa a minha profissão...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pauloms
  11.  # 11

    @pauloms
    Não queria de todo aproveitar-me do tópico, mas também pode ser informativo (conforme respostas) para si.

    Também gosto do pinho e quanto mais nós tiver melhor. E seria a madeira escolhida, para o soalho, até falar com o meu carpinteiro.

    Ele diz que em termos de durabilidade, é dos piores senão o pior, e que pode apodrecer!! oO

    É mesmo assim?
    Se sim, existe alguma coisa que se possa fazer para melhorar este aspecto? Existe outra madeiras com a textura parecida com a do pinho?

    Obrigado e desculpa por este "apeadeiro"
  12.  # 12

    lc1978
    (...) eu adoro ver soalho maciço (...)

    Boa noite,
    Temos uma moradia centenária, em avançado estado de degradação (planeamos recuperar ou reconstruir), onde o tecto do rés do chão e a laje do 1º piso, são de pinho maciço. Quiséramos nós que este se pudesse aproveitar, não fora algum caruncho, para dizer que, também nós, apreciamos o soalho maciço. Sendo especializado na profissão (não me enganei, pois não?), pergunto se optarmos por soalho de pinho este, já hoje, leva tratamento para impedir que o caruncho faça das suas, não é verdade? Não sendo o mais recomendado (digo eu), poderá aconselhar-nos outras madeiras, apropriadas para soalho corrido?
    Obrigada!
  13.  # 13

    Nos EUA é comum aplicar soalho ou parquet sobre contraplacado ou OSB (o q eles chamam de subflooring). Mas acho que as espessuras mínimas recomendadas são de 16mm e 20mm respectivamente.
    A colagem do parquet deverá de preferéncia de modo a que o veio da madeira desta seja perpendicular ao veio camada exterior do contraplacado para efeitos de compensação da variação de dimensional causada pelas mudanças de humidade ao longo do ano (no fundo, tal como as camadas do contraplacado tb são cruzadas)
    Em Portugal desconheço que se utilize este método, sendo o parquet normalmente colado sobre a betonilha.

    Talvez como disseram outros seja preferível, dadas as condicionantes optar pelo soalho maciço, mas o acabamento do parquet é melhor pq no caso dos soalhos mesmo com 120mm de largura (que não é muito) há que deixar juntas para as tabuas expandirem. Se tal nao acontecer aquelas vão curvar mais cedo ou mais tarde a não ser que tenha a casa climatizada com humidade constante ao longo do ano. Depois mesmo q deixe juntas quem vai afagar tem tendencia em tapá-las com a serradura obtida
    pela lixagem o q tb nao deve acontecer. Na minha opiniao uma colocação de soalho bem feita nao deve necessitar afagamento excepto aqui ou acolá para regularizar uma aresta. Antigamente nao havia afagadoras.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pauloms
  14.  # 14

    Colocado por: Lurgee
    Ele diz que em termos de durabilidade, é dos piores senão o pior, e que pode apodrecer!!


    O pinho em ambiente interior, som contacto permantente com superficies humidas pode durar "toda a vida". O único problema é o caruncho. O carunho geralmente só ataca o borne (a parte mais branca da madeira). Deve ser imunizado antes de aplicar. Geralmente isso nao acontece pq acresce os custos.
  15.  # 15

    Colocado por: LurgeeSe sim, existe alguma coisa que se possa fazer para melhorar este aspecto? Existe outra madeiras com a textura parecida com a do pinho?


    TEm a Riga Nova (cerca de 25 €/m2) e a Casquinha Vermelha (cerca de 19 €/m2). São ambas coníferas tal como o Pinho nacional, mas a sua resistência ao caruncho nacional é superior, principalmente a primeira. Os preços variam também em função da selecção.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Lurgee
  16.  # 16

    Colocado por: gazeboTalvez como disseram outros seja preferível, dadas as condicionantes optar pelo soalho maciço, mas o acabamento do parquet é melhor pq no caso dos soalhos mesmo com 120mm de largura (que não é muito) há que deixar juntas para as tabuas expandirem. Se tal nao acontecer aquelas vão curvar mais cedo ou mais tarde a não ser que tenha a casa climatizada com humidade constante ao longo do ano. Depois mesmo q deixe juntas quem vai afagar tem tendencia em tapá-las com a serradura obtida


    Pois... Numa outra divisão já aplicaram soalho de pinho meio cerne, com 130 mm de largura, macheado nos quatro topos. Apenas deixaram juntas com as paredes. Já foi aplicado há coisa de 6 meses mas ainda não foi afagado. Por acaso não reparei se encurvou.

    O Parquet corrido fica mais caro do que o Pinho, mesmo o seleccionado em cerne. O efeito de ambos é interessante. Os carpinteiros dizem que o pinho actual não é a mesma coisa do antigo mas mesmo assim, se for PInho nacional e não "espanhol", acredito que dure um bom tempo, embora as madeiras exóticas boas devam durar mais, nomeadamente em ambientes mais agressivos. Como no meu caso é para um segundo andar sem grandes humidades penso que por aí não deva ser grande problema.
    •  
      FD
    • 12 maio 2014

     # 17

    Colocado por: LurgeeEle diz que em termos de durabilidade, é dos piores senão o pior, e que pode apodrecer!! oO

    Do que tenho lido, é importante perceber que há muitos pinhos, isto é, muitas espécies, não se pode por tudo no mesmo saco.
    Pinho de Riga (casquinha) é diferente de pinheiro manso nacional.

    Depois, acho que o tratamento também é importante.

    Uma madeira que não "descansa" ou que não é tratada é diferente daquela que é cortada e colocada onde é precisa num curto espaço de tempo.
    A madeira "muda" consoante o ambiente, altera as suas dimensões, se essas mudanças não forem todas "eliminadas" à partida numa secagem prolongada, vão acontecer no local da aplicação.
    O problema é que esse "descanso" ocupa espaço e custa dinheiro, esse espaço tem que ser pago e o dinheiro que a madeira custou está empatado.
    É mais ou menos como comprar uma semente de uma árvore e comprar uma árvore adulta - o preço é completamente diferente porque o custo de plantar e crescer a árvore é substancial.

    Se comprar 10 toneladas de madeira por 100€ (preços hipotéticos) e a vender na semana a seguir por 110€, não há grande problema.
    Mas, se comprar as mesmas 10 toneladas, pelos mesmos 100€, se a sujeitar a um tratamento de autoclave (que custa dinheiro) e/ou a deixar "descansar" uns meses para que todas as alterações ocorram naturalmente, são 100€ que tem parados, que não pode gastar noutras coisas, que não pode investir, ou seja, tem o custo do dinheiro "parado".

    O que penso que pode acontecer muitas vezes é que as pessoas tomam um género de árvore como sendo sempre a mesma coisa, independentemente da espécie, do tratamento que lhe é dado e da origem.
    Como deve haver pessoas que procuram comprar preço e não madeira devidamente tratada, deve haver pessoas que, em sentido contrário às boas práticas de tratamento de madeira, vendem preço, ou seja, madeira que irá ter problemas.

    Chego a esta conclusão pelo que tenho lido ao longo dos tempos mas, poderei estar enganado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Lurgee
  17.  # 18

    Colocado por: FDPinho de Riga (casquinha)


    Não está correcto !!!! Riga não tem nada a ver com Casquinha, excepto pertencerem à mesma família (Coníferas).




    Colocado por: FDO que penso que pode acontecer muitas vezes é que as pessoas tomam um género de árvore como sendo sempre a mesma coisa, independentemente da espécie, do tratamento que lhe é dado e da origem.
    Como deve haver pessoas que procuram comprar preço e não madeira devidamente tratada, deve haver pessoas que, em sentido contrário às boas práticas de tratamento de madeira, vendem preço, ou seja, madeira que irá ter problemas.


    O que me disse quem sabe é que o bom Pinho Nacional é exportado, essencialmente para Espanha. Aí fazem uma selecção e aquele que não tão "interessante" é reenviado para Portugal, transformado em soalho que aqui é vendido.

    Eis o porquê de quando se compra soalho de Pinho deve-se ir às serrações (com boa reputação) e não aos distribuidores de madeiras... E aqui me penitencio porque aquele que já foi aplicado cá na casa mais recentemente é "espanhol", mas pelo menos chateei tanto o distribuidor que ele me mandou uma selecção mais escolhida com meio cerne.

    Se aplicar soalho de pinho nacional na sala em falta, vou adquiri-lo numa serração que me aconselharam e não me importarei em pagar um pouco mais e escolher eu mesmo as tábuas, com cerne, que me interessam.
    •  
      FD
    • 12 maio 2014

     # 19

    Colocado por: paulomsNão está correcto !!!! Riga não tem nada a ver com Casquinha, excepto pertencerem à mesma família (Coníferas).

    Tirei a informação da Wikipedia:

    Pinus sylvestris, conhecido popularmente como pinho-de-riga, pinheiro-silvestre1 , pinheiro-da-escócia, pinho-nórdico, casquinha-nórdica ou casquinha, é uma espécie de pinheiro originária do Velho Mundo, mais precisamente da região da Eurásia. Sua madeira é utilizada na confecção de móveis de luxo1 .

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Pinheiro-da-esc%C3%B3cia

    Não seria a primeira vez que a Wikipedia tem informações incorrectas mas, eu não tenho forma de o confirmar, se o diz com fundamento, acredito.
  18.  # 20

    Riga Nova = Larício Siberiano ou Pinho Larício

    Casquinha Branca = Abeto ou Pinho Abeto ou Sapin

    Casquinha Vermelha = Pinho silvestre
 
0.0228 seg. NEW