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      FD
    • 12 maio 2014

     # 21

    Não querendo insistir muito porque também não percebo muito disto mas, não será que "madeira de Riga" e "pinho de Riga" são designações diferentes, de árvores diferentes em que a utilização comum do termo Riga leva a esta confusão? :)
  1.  # 22

    FD
    (...) O problema é que esse "descanso" ocupa espaço e custa dinheiro, esse espaço tem que ser pago e o dinheiro que a madeira custou está empatado. (...)

    E se o potencial cliente comprar a madeira, já preparada (para ser trabalhada pelo carpinteiro) e a deixar »secar« por sua conta (estou a admitir que se possa fazer em local adequado, como o faziam os nossos pais antigamente. O meu pai fê-lo na construção da nossa casa de família), quais são os riscos que isso acarreta?...
  2.  # 23

    Colocado por: FDNão querendo insistir muito porque também não percebo muito disto mas, não será que "madeira de Riga" e "pinho de Riga" são designações diferentes, de árvores diferentes em que a utilização comum do termo Riga leva a esta confusão? :)


    Creio que não. Quando estava à procura de orçamentos tive na obra vários carpinteiros que me diziam que a Casquinha vermelha provinha da mesma árvore da Casquinha branca, e que a primeira era simplesmente o cerne e a segunda o borne....

    Por fim lá encontrei alguns que sabiam do assunto e um outro que assim que viu as portadas exteriores, interiores, janelas e portas em Riga Velha, todas com mais de 150 anos, agarrou-se a mim e disse-me que se eu algum dia substituísse aquilo estaria a cometer um crime...
    • LVM
    • 12 maio 2014

     # 24

    Cerne e borne?
    O que é isso?
    •  
      FD
    • 12 maio 2014 editado

     # 25

    Colocado por: LVMCerne e borne?
    O que é isso?

    O "miolo" do tronco é o cerne, o borne é o que envolve o miolo.

    "Foto" roubada na internet:
    Estas pessoas agradeceram este comentário: LVM
      aula3img2.jpg
    •  
      FD
    • 12 maio 2014

     # 26

    Colocado por: maria rodriguesquais são os riscos que isso acarreta?...

    Boa pergunta. :)
    • LVM
    • 12 maio 2014

     # 27

    O melhor pinho de Riga para um pavimento deve ser do cerne e não do borne?
  3.  # 28

    Colocado por: LVMO melhor pinho de Riga para um pavimento deve ser do cerne e não do borne?


    Acho que sim, mas isso tem outras implicações como os nós (resinosos), a dureza (vai comer muita lixa na raspagem), estética (?), preço... Para o pinho nacional a coisa é a mesma.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: LVM
  4.  # 29

    Colocado por: maria rodriguesE se o potencial cliente comprar a madeira, já preparada (para ser trabalhada pelo carpinteiro) e a deixar »secar« por sua conta (estou a admitir que se possa fazer em local adequado, como o faziam os nossos pais antigamente. O meu pai fê-lo na construção da nossa casa de família), quais são os riscos que isso acarreta?...


    Não sou carpinteiro, nem pouco mais ou menos, mas pelo que sei não tem nenhuma necessidade disso.

    Os carpinteiros, bons, antes de aplicarem a madeira medem-lhe a humidade através de um aparelho, relativamente barato. Chama-se higrómetro.
    Concordam com este comentário: LVM
    Estas pessoas agradeceram este comentário: maria rodrigues
  5.  # 30

    Colocado por: maria rodrigues
    E se o potencial cliente comprar a madeira, já preparada (para ser trabalhada pelo carpinteiro) e a deixar »secar« por sua conta (estou a admitir que se possa fazer em local adequado, como o faziam os nossos pais antigamente. O meu pai fê-lo na construção da nossa casa de família), quais são os riscos que isso acarreta?...


    A regra para secar madeira ao ar é um ano por cada 25mm de espessura das pranchas. Agora depende do tipo de madeira. O pinho seca melhor e mais rapidamente que p. ex o carvalho ou o castanho que têm muita tendencia para rachar.
    Como disse o pauloms pode usar-se um higrometro especial para medir humidade na madeira. Para interiores geralmente a humidade relativa de referência é 12%.
    Se for feita a aplicação de madeira "verde" ha muitos riscos de esta se deformar significativamente (empenar, rachar, etc).

    De qq modo mesmo depois de seca a madeira altera de tamanho com a humidade especialmente no sentido da largura das tábuas. Por isso em soalhos em casas nao climatizadas se não forem deixadas juntas (folgas) entre as tábuas estas vao inchar no inverno e comprimirem-se umas contra as outras "abaulando". claro q se a aplicação for no pino do inverno as juntas podem ser deixadas menores pq o q vai acontecer é encolherem no verão.
    Concordam com este comentário: Lulu Perneta
    Estas pessoas agradeceram este comentário: maria rodrigues
  6.  # 31

    Colocado por: FDaula3img2.jpg

    Colocado por: paulomsescolher eu mesmo as tábuas, com cerne, que me interessam.

    E quais é que lhe interessam? :) ... que pormenores se deve ter em conta, isto, porque eu não queria desistir do Pinho
  7.  # 32

    Colocado por: LurgeeE quais é que lhe interessam? :) ... que pormenores se deve ter em conta, isto, porque eu não queria desistir do Pinho


    Se quer escolher use os seguintes critérios:

    - descarte tábuas que contenham a medula (o centro da árvore) pq têm tendência a abrir fissuras ao longo dela
    - escolha madeira de crescimento lento (quantos mais anéis de crescimento por unidade de área melhor)
    - evite tábuas com nós muito grandes, nós soltos e bolsas de resina
    - evite tábuas com muito borne pq geralmente apanham a zona do tronco mais próxima da casca e que é mais susceptível de apodrecer e ser atacada pelo caruncho.
    - evite tábuas fissuradas

    No caso dos soalhos alguns destes defeitos estéticos podem estar so numa face e a outra ser boa. é uma questao obvia de escolher a melhor para cima.

    Claro que qdo compra a madeira geralmente não lhe é dada oportunidade de escolher, ninguém vai querer andar a vasculhar uma palete a procura das melhores peças sem
    um prémio no preço. Aliás se vai comprar soalho ele já vem maquinado e bem podem dizer que é de primeira mas geralmente vem sempre muita peça que nao se aproveita.

    O mais importante como já disse deve imunizar a madeira contra os insectos xilofagos (caruncho). Em interiores se mantiver o pinho sem contacto permanente com vhumidade nao vai ter problemas de apodrecimento.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pauloms, Lurgee, maria rodrigues
  8.  # 33

    Colocado por: Lurgee

    E quais é que lhe interessam? :) ... que pormenores se deve ter em conta, isto, porque eu não queria desistir do Pinho

    O que mais interessa é ver antes de comprar, ir á origem, ver o método de trabalho da Empresa fornecedora, ver a madeira, garantir que a mesma está bem seca pois hoje em dia já dificilmente se encontra madeira seca naturalmente, a secagem é feita em Estufa e consequentemente é mais susceptivel de manutenção de humidades residuais.
    De resto, muito, mas muito cuidado com o Pinho Nacional de segunda. Regra geral pode muito bem ser madeira proveniente dos Incêndios de Verão e vai originar um tom azulado assim que a começar a tratar pois a mesma esteve exposta a altissimas temperaturas. Por vezes (e para quem gosta), justifica mais adquirir Pinho rustico, que é aquele com bastante mais nó. Para mobiliário não dá pois devido á dimensão dos nós, os trilobytes podem saltar com facilidade mas para chão serve perfeitamente desde que o mesmo seja bem maquinado e bem macheado.
    Por isso eu digo, convêm ir á origem. Alêm de se poupar bastante dinheiro pois elimina intermediários fala-se com quem trabalha o material na produção e sente-se logo se o mesmo chegará com a qualidade desejada ou não.
    Aconselho tambêm a fazerem a encomenda do chão na totalidade e de preferência tentem se possivel que o mesmo seja todo produzido continuamente para que não existam diferenças no macheamento de um lote para o outro. Muitas vezes uma diferença de 2mm na afinação da máquina é o suficiente para dar uma diferença brutal no acentamento.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pauloms
  9.  # 34

    Colocado por: Lulu Perneta
    O que mais interessa é ver antes de comprar, ir á origem, ver o método de trabalho da Empresa fornecedora, ver a madeira, garantir que a mesma está bem seca pois hoje em dia já dificilmente se encontra madeira seca naturalmente, a secagem é feita em Estufa e consequentemente é mais susceptivel de manutenção de humidades residuais.
    De resto, muito, mas muito cuidado com o Pinho Nacional de segunda. Regra geral pode muito bem ser madeira proveniente dos Incêndios de Verão e vai originar um tom azulado assim que a começar a tratar pois a mesma esteve exposta a altissimas temperaturas. Por vezes (e para quem gosta), justifica mais adquirir Pinho rustico, que é aquele com bastante mais nó. Para mobiliário não dá pois devido á dimensão dos nós, os trilobytes podem saltar com facilidade mas para chão serve perfeitamente desde que o mesmo seja bem maquinado e bem macheado.
    Por isso eu digo, convêm ir á origem. Alêm de se poupar bastante dinheiro pois elimina intermediários fala-se com quem trabalha o material na produção e sente-se logo se o mesmo chegará com a qualidade desejada ou não.
    Aconselho tambêm a fazerem a encomenda do chão na totalidade e de preferência tentem se possivel que o mesmo seja todo produzido continuamente para que não existam diferenças no macheamento de um lote para o outro. Muitas vezes uma diferença de 2mm na afinação da máquina é o suficiente para dar uma diferença brutal no acentamento.

    Importante tambem, embora seja óbvio, é ter atenção aos empenos. Pessoalmente, gosto bastante de tábuas/réguas compridas mas é preciso ter em conta que quanto maior fôr o comprimento da tábua/régua, maior será a susceptibilidade aos empenos.
    Não esquecer que se o chão fôr para colar, não deverá exceder no máximo 1m de comnprimento por 15cm de largo. Em caso de colagem recomendo que ponderem a utilização de réguas com 80cm de comprimento pois as pranchas são de 4m e assim não originam desperdicio para o fornecedor e terão á partida melhor preço.
  10.  # 35

    Colocado por: gazebo- evite tábuas com nós muito grandes, nós soltos e bolsas de resina


    Eu pessoalmente gosto dos nós grandes. QUal o contra que vê nesses nós?



    Colocado por: gazebo- descarte tábuas que contenham a medula (o centro da árvore) pq têm tendência a abrir fissuras ao longo dela


    Como é que se identifica a "medula"?



    Colocado por: gazeboO mais importante como já disse deve imunizar a madeira contra os insectos xilofagos (caruncho


    Será que compensa aplicar um xilófene na madeira? Isto porque só tem efeito durante uns 10-12 anos e perante o custo do produto+ o custo da aplicação talvez compense mais mudar o soalho de 20 em 20 anos.
  11.  # 36

    Colocado por: pauloms
    Será que compensa aplicar um xilófene na madeira? Isto porque só tem efeito durante uns 10-12 anos e perante o custo do produto+ o custo da aplicação talvez compense mais mudar o soalho de 20 em 20 anos.

    Compensa sempre, não é assim tão caro e algo que até você faz. Compra 2 ou 3 latas de Cuprinol, gasta mais ou menos 120.00€, agarra numa trincha e dá você mesmo na parte de baixo do chão.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Lurgee
  12.  # 37

    Colocado por: pauloms
    Eu pessoalmente gosto dos nós grandes. QUal o contra que vê nesses nós?


    onde ha nós a madeira nao é estruralmente tao resistente. um nó é quase como um buraco em termos estruturais pq os veios sao interrompidos no seu local.
    os nós grandes atravessam a tábua normalmente e tem tendencia para se soltar.



    Como é que se identifica a "medula"?


    a medula é o centro do tronco. basta olhar para o topo da tábua e ve-se logo. geralmente é esponjosa. como as árvores nao são exactamente rectas normalmente ve-se
    tb nas faces aparecendo e desaparecendo. nao sei se estou a ser claro. em torno da medula a madeira quase sempre apresenta rachas



    Será que compensa aplicar um xilófene na madeira? Isto porque só tem efeito durante uns 10-12 anos e perante o custo do produto+ o custo da aplicação talvez compense mais mudar o soalho de 20 em 20 anos.


    eu nunca tive problemas com o xilofene desde q a aplicacao seja feita com a madeira antes de levar qq acabamento. caso contrário a impregnação é minima e nao funciona. para ser eficaz tb deve ser aplicada nos sarrafos e estruturas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Lurgee
 
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