(...) O problema é que esse "descanso" ocupa espaço e custa dinheiro, esse espaço tem que ser pago e o dinheiro que a madeira custou está empatado. (...)
Colocado por: FDNão querendo insistir muito porque também não percebo muito disto mas, não será que "madeira de Riga" e "pinho de Riga" são designações diferentes, de árvores diferentes em que a utilização comum do termo Riga leva a esta confusão? :)
Colocado por: LVMCerne e borne?
O que é isso?
Colocado por: maria rodriguesquais são os riscos que isso acarreta?...
Colocado por: LVMO melhor pinho de Riga para um pavimento deve ser do cerne e não do borne?
Colocado por: maria rodriguesE se o potencial cliente comprar a madeira, já preparada (para ser trabalhada pelo carpinteiro) e a deixar »secar« por sua conta (estou a admitir que se possa fazer em local adequado, como o faziam os nossos pais antigamente. O meu pai fê-lo na construção da nossa casa de família), quais são os riscos que isso acarreta?...
Colocado por: maria rodrigues
E se o potencial cliente comprar a madeira, já preparada (para ser trabalhada pelo carpinteiro) e a deixar »secar« por sua conta (estou a admitir que se possa fazer em local adequado, como o faziam os nossos pais antigamente. O meu pai fê-lo na construção da nossa casa de família), quais são os riscos que isso acarreta?...
Colocado por: FD
Colocado por: paulomsescolher eu mesmo as tábuas, com cerne, que me interessam.
Colocado por: LurgeeE quais é que lhe interessam? :) ... que pormenores se deve ter em conta, isto, porque eu não queria desistir do Pinho
Colocado por: Lurgee
E quais é que lhe interessam? :) ... que pormenores se deve ter em conta, isto, porque eu não queria desistir do Pinho
Colocado por: Lulu Perneta
O que mais interessa é ver antes de comprar, ir á origem, ver o método de trabalho da Empresa fornecedora, ver a madeira, garantir que a mesma está bem seca pois hoje em dia já dificilmente se encontra madeira seca naturalmente, a secagem é feita em Estufa e consequentemente é mais susceptivel de manutenção de humidades residuais.
De resto, muito, mas muito cuidado com o Pinho Nacional de segunda. Regra geral pode muito bem ser madeira proveniente dos Incêndios de Verão e vai originar um tom azulado assim que a começar a tratar pois a mesma esteve exposta a altissimas temperaturas. Por vezes (e para quem gosta), justifica mais adquirir Pinho rustico, que é aquele com bastante mais nó. Para mobiliário não dá pois devido á dimensão dos nós, os trilobytes podem saltar com facilidade mas para chão serve perfeitamente desde que o mesmo seja bem maquinado e bem macheado.
Por isso eu digo, convêm ir á origem. Alêm de se poupar bastante dinheiro pois elimina intermediários fala-se com quem trabalha o material na produção e sente-se logo se o mesmo chegará com a qualidade desejada ou não.
Aconselho tambêm a fazerem a encomenda do chão na totalidade e de preferência tentem se possivel que o mesmo seja todo produzido continuamente para que não existam diferenças no macheamento de um lote para o outro. Muitas vezes uma diferença de 2mm na afinação da máquina é o suficiente para dar uma diferença brutal no acentamento.
Colocado por: gazebo- evite tábuas com nós muito grandes, nós soltos e bolsas de resina
Colocado por: gazebo- descarte tábuas que contenham a medula (o centro da árvore) pq têm tendência a abrir fissuras ao longo dela
Colocado por: gazeboO mais importante como já disse deve imunizar a madeira contra os insectos xilofagos (caruncho
Colocado por: pauloms
Será que compensa aplicar um xilófene na madeira? Isto porque só tem efeito durante uns 10-12 anos e perante o custo do produto+ o custo da aplicação talvez compense mais mudar o soalho de 20 em 20 anos.
Colocado por: pauloms
Eu pessoalmente gosto dos nós grandes. QUal o contra que vê nesses nós?
Como é que se identifica a "medula"?
Será que compensa aplicar um xilófene na madeira? Isto porque só tem efeito durante uns 10-12 anos e perante o custo do produto+ o custo da aplicação talvez compense mais mudar o soalho de 20 em 20 anos.