Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite

    Como já havia referido em outro post, estou no processo final de compra de casa.
    Acontece que, por ser marinheira de primeira viagem, estou um pouco reticente, ou talvez insegura em relação a alguns pormenores em relação ao empréstimo.
    A casa é uma retoma de banco, valor da venda 92.000. Valor da avaliação 108000.
    Quando fiz a proposta ( o preço inicial que estavam a pedir era bem superior a estes 92k) e depois de alguma negociação esta foi aceite, enviei para o banco os documentos necessários para início ao crédito.
    Cerca de uma semana e meia depois dizem-me que o crédito foi aprovado.
    Depois aquela famosa ligação que teria de comprar bugigangas para o crédito ser aprovado. (coisa que eu recusei... o gestor lá disse para não me preocupar que iam dar a volta a isso...).
    Acontece que, depois de mais de uma semana de me dizerem que o crédito foi aprovado, não me davam valores nenhuns.
    Ora, é a primeira vez que chego tão longe num processo de crédito habitação. Não seria suposto a partir do momento em que o crédito fosse aprovado, darem-me logo os valores em que estes foi aprovado? Depois de muito chatear as pessoas para me dar algo para analisar (o crédito pode até estar aprovado, mas eu tenho de concordar com os valores, não???), mandaram-me na sexta-feira uma SIMULAÇÃO.
    Detalhe, a data da simulação é de sexta-feira. O que me deixa a pensar que fizeram-na só para que eu parasse de os chatear por algum tempo.

    Enfim, na dita simulação o spread era de 2.5%, TAE 3,43, taxa efectiva 2,86. Euribor a 3 meses.

    Pelo que tenho visto, parecem-me bons números.
    Na simulação havia várias hipóteses, nomeadamente prestações fixas, mistas e variáveis. E a sua devida actualização mediante aumento suposto de 1 e 2%.

    Não sei se sou eu que estou muito desconfiada de tudo, principalmente por cause de só me terem apresentado uma simulação feita sexta-feira depois de muito os chatear, quando já me tinham dito a uma semana que o crédito estava aprovado... ou se funciona assim mesmo.

    Existe algum professional que possa me aconselhar se este crédito está dentro da razoabilidade ou se o banco está a querer dar uma de "chico-esperto" e será um mau negócio?
    Seria um que? Consultor de finanças pessoais (se é que isso existe).. economista (não me parece)...
    enfim, alguém que se possa contratar que me possa dizer "olhe, isto não está a correr dentro da normalidade... ou estes valores estão um pouco desfazados do mercado" para que possa negociar tudo antes de assinar o que quer que seja com o banco.

    Obrigado!
  2.  # 2

    Parece-me tudo normal.
  3.  # 3

    Então quando é que é suposto darem-me os valores finais?
  4.  # 4

    Colocado por: TyrandeEntão quando é que é suposto darem-me os valores finais?

    Quando lhe entregarem a carta de aprovação do crédito... se achar a proposta boa, só tem que se dirigir ao banco e dizer para avançarem com o processo de financiamento.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Tyrande
  5.  # 5

    Não precisa de contratar ninguem. Tem o melhor consultor possível aqui neste forum! e grátis!
    Por curiosidade, qual foi o banco em que fez a simulação?
  6.  # 6

    Colocado por: radikalNão precisa de contratar ninguem. Tem o melhor consultor possível aqui neste forum! e grátis!
    Por curiosidade, qual foi o banco em que fez a simulação?


    BPI...
    Estou um pouco preocupada com este spread para dizer a verdade...
    Para uma retoma, acho que está um pouquinho salgado, mas eles no banco dizem que o preço é fixo em 2.5%...
  7.  # 7

    Boas

    Nesta altura o Spread de 2,5% não me parece alto face à concorrência, todavia, não há nada como fazer uma análise dos spreads propostos pelos outros bancos.

    Por outro lado, um spread de 2,5% continua a ser muito alto comparativamente a spreads praticados há uns 3 ou 4 anos...
  8.  # 8

    Há margem para negociar o spread, parece-me, dependendo do LTV (relação entre o que vale a casa e o valor que está a pedir).

    Quanto pediu de financiamento?
  9.  # 9

    Colocado por: Princesa_Há margem para negociar o spread, parece-me, dependendo do LTV (relação entre o que vale a casa e o valor que está a pedir).

    Quanto pediu de financiamento?


    Pedi os 92k.


    Colocado por: Rui A. B.Boas


    Por outro lado, um spread de 2,5% continua a ser muito alto comparativamente a spreads praticados há uns 3 ou 4 anos...


    Sinceramente não me parece que os spreads a 1% vão voltar...
    •  
      FD
    • 12 maio 2014

     # 10

    Também me parece que está tudo bem.

    A simulação é a aquela normalizada do Banco de Portugal, certo? Estilo isto: http://www.todoscontam.pt/pt-PT/Principal/ContrairCredito/Documents/FIN_CH.pdf

    Neste momento ainda deve demorar algum tempo a receber a carta de aprovação. Já se falou por aqui em prazos e, consoante o banco, ainda é coisa para demorar umas semanas.
  10.  # 11

    Colocado por: FDTambém me parece que está tudo bem.

    A simulação é a aquela normalizada do Banco de Portugal, certo? Estilo isto:http://www.todoscontam.pt/pt-PT/Principal/ContrairCredito/Documents/FIN_CH.pdf

    Neste momento ainda deve demorar algum tempo a receber a carta de aprovação.Já se falou por aqui em prazose, consoante o banco, ainda é coisa para demorar umas semanas.


    Sim, a simulação é tipo essa mesmo.
    Engraçado...disseram-me que daí a umas 3 semanas deveria já estar a fazer a escritura.. Afinal... Havia outra!!! hehehehe

    Já agora.. o que seria melhor, euribor a 3 ou 6 meses?
    Quer dizer..melhor melhor seria taxa fixa (uma vez que a euribor está baixinha e daqui não desce mais, só sobe...), mas parece que nenhum banco tem feito empréstimos com taxa fixa...
  11.  # 12

    Depende dos casos. No meu caso, estava demorar com um Banco, aborreci-me e fui a outro e na semana seguinte estava na escritura ;) Mas pronto, foi sem hipoteca de outros imóveis ou fiador, a operação foi bastante simples.

    Se pediu 92K parece-me razoável. Atenção ao "cross selling".
  12.  # 13

    Prefiro euribor a 3 meses... Taxa fixa não. Vão meter-lhe muito valor acima para cobrir eventuais alterações (regra geral é um bom negócio para eles...)
  13.  # 14

    Colocado por: Princesa_Depende dos casos. No meu caso, estava demorar com um Banco, aborreci-me e fui a outro e na semana seguinte estava na escritura ;) Mas pronto, foi sem hipoteca de outros imóveis ou fiador, a operação foi bastante simples.

    Se pediu 92K parece-me razoável. Atenção ao "cross selling".


    Sim, no meu caso também não há hipoteca ou fiadores metidos ao barulho...
    Em parte até me convém que demorem um bocadinho...Ainda não tenho cozinha!!!
    Enviei mail a 3 empresas que fazem cozinhas por medida e até agora só uma me respondeu...
    As outras nem pó...
    E ainda dizem que falta trabalho em Portugal!
    Eu aqui a tentar obter orçamentos pra cozinhas...ligo, mando mail... e nada!!!!
    •  
      FD
    • 12 maio 2014

     # 15

    Colocado por: TyrandeJá agora.. o que seria melhor, euribor a 3 ou 6 meses?

    É uma questão de expectativa - a 3 meses muda e recebe as más/boas notícias mais cedo.
    A 6 meses, é mais demorado.

    Ou seja, enquanto numa vê reflectidas as alterações dos mercados, das taxas de juro, em 3 meses, na outra, vê-as no dobro do tempo.

    É mais ou menos como eu lhe dizer:
    -> daqui a 3 meses a prestação vai subir, está avisada - aceitou a Euribor 3 meses
    -> daqui a 6 meses a prestação vai subir, está avisada - aceitou a Euribor 6 meses
    Nas subidas, a 6 meses é melhor porque dá-lhe mais tempo para planear a sua vida, na eventualidade de subir bastante.
    Porém, se for:
    -> daqui a 3 meses a prestação vai descer, está avisada - aceitou a Euribor 3 meses
    -> daqui a 6 meses a prestação vai descer, está avisada - aceitou a Euribor 6 meses
    Vai ver os benefícios de pagar menos, no dobro do tempo...

    Se tem liquidez financeira, isto é, se não precisa de andar a contar o dinheiro para pagar a prestação, 3 meses.
    Se precisa de algum tempo de pré-aviso, 6 meses é melhor.
  14.  # 16

    Colocado por: TyrandeEu aqui a tentar obter orçamentos pra cozinhas...ligo, mando mail... e nada!!!!

    O que é que enviou quando pediu o preço das cozinhas?
  15.  # 17

    Colocado por: Picareta
    O que é que enviou quando pediu o preço das cozinhas?


    Enviei as medidas das cozinhas e fotos da cozinha (que está vazia)...seguido de um breve texto do que pretendia mais ou menos...
  16.  # 18

    Colocado por: Tyrandeseguido de um breve texto do que pretendia mais ou menos...

    Talvez o texto não fosse suficientemente claro, disse quais os materiais que pretendia para os móveis e bancada? Disse onde deveriam ser colocados os electrodomésticos?.......
  17.  # 19

    Colocado por: Picareta
    Talvez o texto não fosse suficientemente claro, disse quais os materiais que pretendia para os móveis e bancada? Disse onde deveriam ser colocados os electrodomésticos?.......


    se a loja tem duvidas... no minimo entra em contacto com quem solicitou o orçamento.... se nao o faz certamente nao tem interesse na venda, ou nao precisa vender!
  18.  # 20

    Colocado por: loverscout

    se a loja tem duvidas... no minimo entra em contacto com quem solicitou o orçamento.... se nao o faz certamente nao tem interesse na venda, ou nao precisa vender!


    Exatamente... De todas as lojas que contactei, só uma ligou a pedir esclarecimentos sobre detalhes.. se queria bancada em granito ou silestone, se queria placa de indução ou vitrocerâmica.. se isto, se aquilo..
    Ainda continuo à espera do orçamento dessa loja...

    O resto das lojas...0.
 
0.0221 seg. NEW