Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 81

pc ferreira
    Uma das grandes questões é que não se pedem só orçamentos, pedem-se estudos técnicos, medidas, elaboracoes de cadernos de encargos, etc. (...)

Bem... só faltava eu! Vou meter a minha colherada e, que mal lhe pergunte, como posso eu saber, ignorante criatura, que um orçamento engloba tudo o que está citado mais ainda »as análises das patologias«? Agora para os senhores »orçamentistas« de primeira: se um grupo económico de grande envergadura vos pedir um ou vários orçamentos para um grande empreendimento (por exemplo... para Angola, imagine-se...), quantos dos senhores se atreveriam a não responder, ao solicitado, no pressuposto de que não seriam escolhidos para a execução desse empreendimento? A meu ver »outros valores mais altos se alevantam« e alguém não vai estar interessado em responder-me. Enganei-me? Talvez. A ver vamos.
  2.  # 82

Respondo com todo o gosto. Mas não sei se sou um "orçamentista" de primeira.
    A primeira parte da sua questão tem toda a razão, o cliente não tem que saber o que é necessário, eu digo muitas vezes ao cliente que tem de confiar em mim pois não percebe nada de automatismos.
    Quanto à segunda parte, eu era o primeiro a responder que se tinham enganado em pedir-me tal orçamento, não tenho envergadura assim como recusei dar orçamentos para clientes distantes sabendo que existiam muitas empresas congéneres mais perto. Para tal teriam que pedir a uma empresa aqui na minha região até à semana passada pois esta semana já pediu insolvência, pelo que se sabe os encargos eram demasiado para os lucros que tinham.
    Portanto, só restam as grandes empresas que oferecem "luvas" e conhecem os ministros ou então as que estão agora na China fazendo parte da comitiva do presidente.
  3.  # 83

sousal
    (...) tem de confiar em mim pois não percebe nada de automatismos.(...)

Obrigada pela pronta resposta, embora me intrigasse essa de o cliente não perceber nada de »automatismos«. Fiquei a saber que faz parte da sua profissão(?) depois de pesquisar no seu nick. Em boa verdade assumi que sou eu, ignorante, que não percebo nada de orçamentos; não assumi que outros não percebam!
    Sobre a segunda pergunta achei divertida a sua resposta, mesmo que desenquadrada da interrogação que lancei!
  4.  # 84

Colocado por: maria rodriguesse um grupo económico de grande envergadura vos pedir um ou vários orçamentos para um grande empreendimento (por exemplo... para Angola, imagine-se...), quantos dos senhores se atreveriam a não responder,

esse pedido demorava menos a ir parar ao lixo do que demorou a ler o seu comentario,

e ia fazer companhia a muitos outros.
  5.  # 85

Colocado por: jorgealvesesse pedido demorava menos a ir parar ao lixo do que demorou a ler o seu comentario,

esse e grande parte dos consursos
  6.  # 86

Colocado por: maria rodriguespc ferreira

Bem... só faltava eu! Vou meter a minha colherada e, que mal lhe pergunte, como posso eu saber, ignorante criatura, que um orçamento engloba tudo o que está citado mais ainda »as análises das patologias«? Agora para os senhores »orçamentistas« de primeira: se um grupo económico de grande envergadura vos pedir um ou vários orçamentos para um grande empreendimento (por exemplo... para Angola, imagine-se...), quantos dos senhores se atreveriam a não responder, ao solicitado, no pressuposto de que não seriam escolhidos para a execução desse empreendimento? A meu ver »outros valores mais altos se alevantam« e alguém não vai estar interessado em responder-me. Enganei-me? Talvez. A ver vamos.

Da minha parte, e respondo a tudo, o que se enquadra no meu âmbito de fornecimentos, da-me menos trabalho um pedido de cotação desses, pois limito-me a responder a um mapa de quantidades, do que um estudo tecnico que implica deslocação, visita a obra, medir, e elaborar a proposta técnica.

Para mim a questão não é essa, é o cliente não ter definido o que quer.
    Concordam com este comentário: 1976
    Estas pessoas agradeceram este comentário: maria rodrigues
  7.  # 87

jorgealves
    esse pedido demorava menos a ir parar ao lixo do que demorou a ler o seu comentario,

Parece-me que não soube fazer a pergunta correcta! Falei de Angola por causa do boom na construção civil, e onde muitos portugueses ganham a vida. Preâmbulos à parte, atendendo à crise que se vive na construção civil (pelo menos é o que vou lendo por aqui), faz-me alguma confusão tanta relutância na elaboração de um orçamento! Como pode o dono de obra delinear o seu projecto, se não tiver nem um único profissional que aceite fazer um orçamento? Todos sabemos que não há almoços grátis: quem ganhar o orçamento far-se-á pagar por ele, de maneira indirecta; quem não ganhar... terá, porventura, outra oportunidade mais adiante. São os riscos da profissão que se escolheu! Porque em tempo de vacas gordas, poderá não haver tempo, ou interesse (para alguns é já hoje, já se percebeu pelas respostas que vêm alimentando o tópico), para atender os pedidos de orçamento; em tempo de vacas magras (não digo que seja o caso de quem discute o assunto, aqui), se calhar tem de se pensar que: grão a grão, enche a galinha o papo e em tempos de guerra não se limpam armas.
    E termino por aqui, não vou perpetuar a discussão, já disse de minha justiça! Bom dia de trabalho!
  8.  # 88

Colocado por: orcamentos.eu
    Asneira e da grossa. Eu recusava logo.

Se perder dinheiro na primeira, a confiança serve de quê? Quem garante que vai haver mais obras? Essa técnica levou muita gente à falência, perder agora para ganhar depois. Só que, não houve depois.

Se têm, procure mais ou reequacione a adjudicação. Aquilo que você quer, já não se usa :)
    Concordam com este comentário:Pesalgado

Aquilo que eu quero chama-se "administração direta" e serve para controlar os meus custos.
    Como dona de obra e cliente tenho todo o direito de decidir como quero fazer a minha obra, quanto, como e onde gastar.
    E vc só perde dinheiro se orçamentar mal o trabalho que lhe pedem; depois, para compensar, entram no esquema de inflacionar o resto porque já lá estão. E o cliente sempre a abonar as asneiras e o inflacionamento compensatório!
    Conheço muito bem esse filme...
    Concordam com este comentário: maria rodrigues
  9.  # 89

Tal como prometido ontem, aqui vai um enxerto (aquilo que eu achava mais relevante para o fórum) dos orçamentos que tenho mandado. O texto tem sido diferente de empresa para empresa, dependendo daquilo que já se tem falado ao telefone anteriormente (como disse, por norma, peço os orçamentos depois de uma chamada telefónica para a empresa primeiro), onde apresento-me e explico a situação.

"Caro Sr. XXXXX

Conforme contacto telefónico, aqui vão as medidas que tirei da cozinha, e algumas fotos.
    O desenho é rectangular, mas a cozinha na verdade tem um aspecto mais quadrangular. (as minhas skills de paint estão outdated..lol)
    Note-se que a medida da parede da janela (3,60m) é desde a quina até a porta apenas, e não de toda a parede. (depois de enviar pedidos, só uma empresa me contactou de volta a dizer que com estas fotos/medidas, conseguiam fazer um projecto sem ser necessário visitar a casa, pois já possuiam as informações que necessitavam. O resto não se pronunciou).

As cores preferidas seriam o branco/preto/cinza/amadeirado. O azulejo das paredes e tijoleira do chão são candidatos a serem substituídos, caso não combinem com a cozinha posteriormente escolhida. (expliquei às empresas por telefone que primeiro preferia escolher a cozinha e só depois mudar azulejos/mosaicos, se for necessário, para ser o piso/paredes a adaptarem-se à cozinha, e não o contrário. Dessa forma fica-se com mais liberdade para escolher a cozinha. é claro que esta operação seria completamente de minha responsabilidade).

Gostamos de bastantes sítios para arrumações. Possibilidade de uma pequena ilha seria algo a se considerar, mediante cabimento no orçamento final, e mediante espaço disponível na própria cozinha, obviamente. (disse por telefone que não pretendia gastar mais do que XXX euros, e que gostaria de ter uma ilhazita, mas que não tinha a certeza se iria caber, por a cozinha ser relativamente pequena).

Quanto ao material da bancada teria preferência por silestone, no entanto, mais uma vez mediante orçamento final. Com granito também não ficaria mal servida. (quanto ao material dos móveis disse que não sabia muito bem qual a diferença entre eles. Disseram que depois de ter o "formato" da cozinha pronto, iria até a loja para me mostrarem os materiais e suas diferenças pessoalmente, e depois eu decidia. Mais uma vez, tentando depois respeitar o orçamento).

O frigorifico e arca frigorifica nós temos e pretendemos mante-los. A dimensão desses electrodomésticos é de:

arca
    60cm frente
    60cm profundidade
    1,48m altura

frigorifico
    55cm frente
    55cm profundidade
    1,42m altura

Os únicos electrodomésticos que gostariamos de ver no orçamento seria o forno, placa vitrocerâmica e exaustor. (Eu perguntava por telefone quais as marcas com que trabalhavam. Normalmente são marcas boas, como Zanussi, Balay, etc)

Fiz um draft no configurador de cozinhas do IKEA, só para ter uma base de trabalho. (envio em anexo imagens)
    Atenção que aquilo é só uma idéia, tem liberdade para mudar tudo que achar necessário, ou fazer um projecto totalmente novo se o entender.

Qualquer questão, estarei contactável em XXXXXXX.

Nome Completo"

Seguem agora vários anexos que enviava. Não vou enviar tudo, só aqueles que acho mais importantes, senão não saio daqui hj! Lol
      cozinha1.jpg
  10.  # 90

2 e 3
      cozinha2.jpg
      cozinha 4.jpg
  11.  # 91

fotos
      cozinha.jpg
      cozinha 1.JPG
      cozinha 2.JPG
  12.  # 92

para já nem falar do típico "ah e tal, isso fica muito mais caro" ou "eh pah, não faça isso porque está fora de moda" ou "isso vai demorar imenso tempo a fazer e depois não me responsabilizo pelo prazo" em tom de chantagem psicológica.
    Estes e outros argumentos semelhantes são usados pelo empreiteiro, quando o que o cliente quer dá "mais trabalho" do que aquilo que ele está acostumado a fazer.
    Acho piada que reclamem que o cliente não faz projeto nem mapas de medições nem paguem a arquitetos para fazer "o trabalho de casa", mas a triste realidade é que em obra os empreiteiros são os primeiros a (tentar) desvirtuar o projeto e o trabalho de horas que o dono de obra e o arquiteto tiveram a queimar pestanas para fazer algo a gosto de quem vai pagar. Esta é a outra grande dificuldade que encontro.
    Concordam com este comentário: pedrosilva25, omrg
  13.  # 93

Pequeno detalhe que me esqueci nodesenho do paint foi uma porta (ooops). Mas naquela zona também não me parece que fossem querer por qualquer coisa ali, pois o espaço é muito pequenino...
    No meu draft do IKEA o canto está muito mal aproveitado só com aquele movelzito, mas já me estava a passar com o configurador e não encontrava nada que coubesse lá, portanto deixei estar assim. espero que as empresas, uma vez que estão fartas de fazer cozinhas, me possam dar uma solução melhor para lá...
  14.  # 94

Fico-lhe grato, Tyrande pelo seu pedido de orçamento, realmente não imaginava que desse tanto trabalho! A senhora até se "passou" com o configurador do seu "draft" (rascunho).
    De facto por aqui verifico que uma empresa que responda a todos os orçamentos tenha que ter um departamento só para tal. Como a maioria são recusados pois serão certamente mais caros o resto da empresa terá de suportar os encargos dos orçamentistas.

No entanto voltei a achar engraçado a ultima frase que imagino saiu sem segundas intenções.
    «espero que as empresas, uma vez que estão fartas de fazer cozinhas, me possam dar uma solução melhor para lá...»

??? DAR ???
  15.  # 95

Colocado por: sousalFico-lhe grato, Tyrande pelo seu pedido de orçamento, realmente não imaginava que desse tanto trabalho! A senhora até se "passou" com o configurador do seu "draft" (rascunho).
    De facto por aqui verifico que uma empresa que responda a todos os orçamentos tenha que ter um departamento só para tal. Como a maioria são recusados pois serão certamente mais caros o resto da empresa terá de suportar os encargos dos orçamentistas.

No entanto voltei a achar engraçado a ultima frase que imagino saiu sem segundas intenções.
    «espero que as empresas, uma vez que estão fartas de fazer cozinhas,me possam daruma solução melhor para lá...»

??? DAR ???

é uma questão de português no seu melhor...
    Vá, vejamos...
    Opinar, Sugerir?
    Fica melhor? ;)
  16.  # 96

Colocado por: sousalFico-lhe grato, Tyrande pelo seu pedido de orçamento, realmente não imaginava que desse tanto trabalho! A senhora até se "passou" com o configurador do seu "draft" (rascunho).

«espero que as empresas, uma vez que estão fartas de fazer cozinhas,me possam daruma solução melhor para lá...»

??? DAR ???

quem está a vender, deverá ter a capacidade de duas coisas:

1) identificar as necessidades do cliente e responder fielmente às mesmas
    2) saber vender o seu produto aconselhando o cliente para a melhor solução

quando se limitam a copiar o que os outros propõem, ou aquilo que o cliente rabiscou (a maioria das vezes o cliente não percebe um boi do assunto e fá-lo intuitivamente, com muito mérito, diga-se!) é porque alguma coisa está mal...
    Com certeza o "DAR" significou "SUGERIR" uma solução melhor para lá colocar.
    Note-se: a cliente até está a dar abertura para o instalador propor, aconselhar, sugerir!!!!
    Que mais quer um instalador de um cliente como este????

É instalador ou técnico ou orçamentista mas é um péssimo vendedor??? Então esqueça. Não vai a lado nenhum. Porque o mais importante para além do lucro, é deixar o cliente satisfeito.
    Concordam com este comentário: treker666, maria rodrigues
  17.  # 97

Colocado por: maria rodriguesAgora para os senhores »orçamentistas« de primeira: se um grupo económico de grande envergadura vos pedir um ou vários orçamentos para um grande empreendimento (por exemplo... para Angola, imagine-se...), quantos dos senhores se atreveriam a não responder, ao solicitado, no pressuposto de que não seriam escolhidos para a execução desse empreendimento? A meu ver »outros valores mais altos se alevantam« e alguém não vai estar interessado em responder-me. Enganei-me? Talvez. A ver vamos.

Péssimo exemplo que deu. Nunca respondi a nenhuma das empresas grandes portuguesas porque conheço os seus métodos de trabalho e de pagamento (já lá estive) e se quer saber, já me pediram orçamentos para Angola, Moçambique e França. Todos levaram a mesma resposta: Não estou interessado e nem preciso de explicar as razões para tal.

Colocado por: maria rodriguescomo posso eu saber, ignorante criatura, que um orçamento engloba tudo o que está citado mais ainda »as análises das patologias«?

Não têm de saber. Já agora sabe alguma coisa de cirurgias? se precisar de uma, faz o quê? pergunta a quem sabe ou faz por administração directa?

Colocado por: anatrindadeAquilo que eu quero chama-se "administração direta" e serve para controlar os meus custos.

A administração directa é a pior forma de controlar custos, mas isso seria outra discussão

Colocado por: anatrindadeComo dona de obra e cliente tenho todo o direito de decidir como quero fazer a minha obra, quanto, como e onde gastar.

Claro que têm, alguma vez disse o contrário? (embora em termos legais, não o possa fazer), Como você têm o direito de de decidir como quer gastar o seu dinheiro, os empreiteiros também têm o direito de aceitar trabalhar nessas condições ou não.

Ou imagina que um negócio é como uma das partes quer? Ou é bom para ambos os lados ou não se chama negócio.

Parece-me existir alguma arrogância por parte dos donos de obra, que pelo facto de terem uma obra, imaginam que todos os empreiteiros devem ficar imensamente gratos por serem consultados. As coisas não funcionam assim. A construção é um negócio onde se ganha dinheiro a fazer obras, não é um processo onde os escravos trabalham para satisfizer as necessidades dos seus amos
  18.  # 98

Colocado por: orcamentos.euempresas grandes portuguesas porque conheço os seus métodos de trabalho e de pagamento (já lá estive) e se quer saber
    exacto!!! pagamentos a 120, 200 e ate 300 dias mais retenções, mais o preço esmagado e por ai fora......................
    Concordam com este comentário: jorgealves, Arnnogueira
  19.  # 99

Colocado por: Sergio Rodriguesexacto!!! pagamentos a 120, 200 e ate 300 dias mais retenções, mais o preço esmagado e por ai fora......................

Pior ainda, ao fim dos 300 dias, ainda pedem 10% de desconto para pagarem já. Em Angola, conheço muitos que foram para lá com uma mão atrás das costas e voltaram com as 2.

Angola deu bom dinheiro nos primeiros anos, agora é para quem unhas (arcaboiço financeiro) e boas conexões. Ali osorçamentistas valem pouco para o resultado final
  20.  # 100

Todos levaram a mesma resposta: Não estou interessado e nem preciso de explicar as razões para tal.

Ao menos respondeu... Aqui o problema não está em não aceitar dar orçamento, o problema é nem se dignarem a dar uma resposta!

0.0416 seg. NEW