Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 101

Colocado por: tnjpAo menos respondeu... Aqui o problema não está em não aceitar dar orçamento, o problema é nem se dignarem a dar uma resposta!

O problema é o mesmo com os clientes. gasta-se dinheiro a elaborar orçamentos e nem um: Ok, recebi (já nem falo do obrigado).

È uma questão cultural. Os outros existem para nos servir.

Mas há uma situação em que nem email envio a declinar: Quando fazem o pedido e nem um telefonema fazem a perguntar se podemos responder ou se estamos interessados. Cheira logo a pedidos em massa
  2.  # 102

Colocado por: orcamentos.euEm Angola, conheço muitos que foram para lá com uma mão atrás das costas e voltaram com as 2.

Angola deu bom dinheiro nos primeiros anos, agora é para quem unhas (arcaboiço financeiro) e boas conexões. Ali osorçamentistas valem pouco para o resultado final
    eu bem sei que tambem estive la, temos la algum que nunca mais o vemos!!
  3.  # 103

Colocado por: TyrandeTal como prometido ontem, aqui vai um enxerto (aquilo que eu achava mais relevante para o fórum) dos orçamentos que tenho mandado. O texto tem sido diferente de empresa para empresa, dependendo daquilo que já se tem falado ao telefone anteriormente (como disse, por norma, peço os orçamentos depois de uma chamada telefónica para a empresa primeiro), onde apresento-me e explico a situação.

É de área do pais? É uma área onde consigo normalmente consigo ter respostas.
    • mog
    • 13 maio 2014

# 104

Meus senhores, os clientes são o que são e não aquilo que se gostaria que fossem.
    Se uma empresa recebe um pedido de orçamento, tem 3 opções:
    - Fornece o orçamento;
    - Contacta o cliente para pedir mais elementos porque a informação recebida não é suficiente para elaborar orçamento;
    - Contacta o cliente no sentido de o informar que não está em condições de fornecer orçamento (seja porque razão for, e até pode elaborar uma resposta-tipo para este género de situações).
    O que uma empresa não deve fazer é fazer de conta que não foi contactada. Claro que o pode fazer, mas deve assumir as consequências ao nível da sua imagem.
    Uma coisa que eu aprendi: num mundo ideal, envia-se uma proposta e passados alguns dias recebemos uma resposta. Como não vivemos num mundo ideal (os clientes são o que são e não o que gostaríamos que fossem), envia-se uma proposta (orçamento) e faz-se o follow up. Claro que ninguém é obrigado a fazê-lo, mas há quem o faça e por isso tem mais hipóteses de vender.
    Quanto aos clientes:
    Se eu quero construir uma casa, naturalmente que não me bastará apresentar o projecto de arquitectura e perguntar "quanto custa?". Posso fazê-lo, mas a empresa (como profissional que é) vai-me dizer que isso não basta, se quer ter elementos comparativos é preciso caderno de encargos, etc. Esse tipo de pedagogia é importante, e uma empresa que o faça certamente que acabará por ver reconhecida a sua postura.
    Se eu quero simplesmente pintar o interior da casa, aquilo que eu espero é que um profissional vá lá a casa, veja o estado das paredes, me diga o que devo aplicar, quais as marcas que vai usar, e quanto custa o serviço. Deveria ser diferente? Talvez, mas é assim que as coisas são.

cumps.
  4.  # 105

O seu pedido têm vários erros. É demasiado aberto, isto é, permite imensas variações o que deixa logo as empresas em alerta

Colocado por: TyrandeAs cores preferidas seriam o branco/preto/cinza/amadeirado. O azulejo das paredes e tijoleira do chão são candidatos a serem substituídos, caso não combinem com a cozinha posteriormente escolhida. (expliquei às empresas por telefone que primeiro preferia escolher a cozinha e só depois mudar azulejos/mosaicos, se for necessário, para ser o piso/paredes a adaptarem-se à cozinha, e não o contrário. Dessa forma fica-se com mais liberdade para escolher a cozinha. é claro que esta operação seria completamente de minha responsabilidade).

Escolha uma cor, não várias. Numa segunda fase, já poderá pedir alternativas

A questão dos azulejos é completamente acessória nesta fase, nem sequer a deve referir.

Colocado por: TyrandeGostamos de bastantes sítios para arrumações.

Todos gostam, mas é novamente andar a "nadar". Ou diz quantos blocos de gavetas / caixotões quer, ou não diga nada. É ruído e apenas está a transmitir À empresa que não sabe o que quer, isto é, um cliente problemático

Colocado por: TyrandePossibilidade de uma pequena ilha seria algo a se considerar, mediante cabimento no orçamento final, e mediante espaço disponível na própria cozinha, obviamente.

Errado. Pede o custo da ilha descriminado em artigo próprio. Se puder, compra, senão tira esse item do orçamento

Colocado por: TyrandeQuanto ao material da bancada teria preferência por silestone, no entanto, mais uma vez mediante orçamento final. Com granito também não ficaria mal servida.

Errado, pede preço para tampo em silestone (defina a cor) e alternativa em granito (defina o granito). Depois pode alterar se o entender

Colocado por: TyrandeOs únicos electrodomésticos que gostariamos de ver no orçamento seria o forno, placa vitrocerâmica e exaustor.

Diz que pretende encastrar electrodomésticos (forno, placa vitrocerâmica e exaustor.) nos móveis e pede cotação para os electrodomésticos. Se o entender, adjudica à empresa, senão compra você.

Colocado por: TyrandeO frigorifico e arca frigorifica nós temos e pretendemos mante-los. A dimensão desses electrodomésticos é de:

Desnecessário.

Não considero que o seu pedido de orçamento esteja mal elaborado, mas têm muitas pontas soltas e indefinições, o que assusta sempre os orçamentistas. Se a empresa estiver com muito trabalho, preferem responder aos outros.
    Concordam com este comentário: riscas
  5.  # 106

orcamentos.eu
    (...) Nunca respondi a nenhuma das empresas grandes portuguesas porque conheço os seus métodos de trabalho e de pagamento (já lá estive) e se quer saber, já me pediram orçamentos para Angola, Moçambique e França.(...)

Nunca pretendi, com as minhas observações, fulanizar quem quer que seja! Não vejo razão para tanto incómodo á volta de »um orçamento«! São mais os que se queixam da falta de respostas, por parte dos profissionais do que os que se dizem agradados com a atitude de quem deveria respeitar os hipotéticos clientes. Certas respostas que aqui leio, e certas queixas de quem aqui se expressa, levam-me a fazer o meu juízo. Como ninguém é dono da verdade (devo confessar que a sua comparação entre a minha ignorância e uma cirurgia é, no mínimo, absurda; acha que não perguntaria nada ao cirurgião só porque parceria uma »afronta«, sendo eu uma ignara? Engano seu, qualquer pessoa tem de ser minimamente esclarecida, quando o que está em jogo é o seu dinheiro e o seu »projecto« de habitação), fiquemos como estamos: cada cabeça sua sentença, por aqui termino!
    Concordam com este comentário: jpvng
  6.  # 107

Colocado por: orcamentos.euO seu pedido têm vários erros. É demasiado aberto, isto é, permite imensas variações o que deixa logo as empresas em alerta [...]

[...] está a transmitir À empresa que não sabe o que quer, isto é, um cliente problemático [...]

Fonix, se eu sou cliente problemática...imagino ou outros!
    Vai me desculpar, mas eu não peço a cozinha 100% de uma maneira, porque eu puro e simplesmente não sei se é viável!
    Não posso pedir "olhe, quero 10 gavetões para por panelas" porque não sei exatamente quanto espaço ocupa cada gavetão, logo portanto não sei quantos posso pedir para colocar!

Acho um pouco difícil que um "mero mortal" chegue numa empresa de cozinhas e peça um orçamento muito melhor que este, sinceramente...

Colocado por: TyrandeO frigorifico e arca frigorifica nós temos e pretendemos mante-los. A dimensão desses electrodomésticos é de:

Desnecessário.

É engraçado que logo no primeiro orçamento de todos que pedi, não mencionei as dimensões da arca e frigorífico. Ligaram-me logo depois a pedir para lhe mandar as dimensões dos mesmos... E faz todo o sentido! Eles não podem desenhar uma cozinha sem saber quanto espaço vão ter de conservar para os electrodomésticos que eu disse que queria manter!! Não percebo porque diz que é desnecessário...
  7.  # 108

Colocado por: TyrandeÉ engraçado que logo no primeiro orçamento de todos que pedi, não mencionei as dimensões da arca e frigorífico. Ligaram-me logo depois a pedir para lhe mandar as dimensões dos mesmos... E faz todo o sentido! Eles não podem desenhar uma cozinha sem saber quanto espaço vão ter de conservar para os electrodomésticos que eu disse que queria manter!! Não percebo porque diz que é desnecessário...

Se ficarem encastrados, sim, senão. Mas posso aceitar.

Colocado por: TyrandeFonix, se eu sou cliente problemática...imagino ou outros!

Não queira imaginar.

Colocado por: TyrandeVai me desculpar, mas eu não peço a cozinha 100% de uma maneira, porque eu puro e simplesmente não sei se é viável!

Com simulador do IKEA consegue projectos interessantes. É a minha ferramenta quando quero algo personalizado.

Porque sim, eu também peço orçamentos de cozinhas e já sei uma coisa: Ou mando aquilo que quero, ou se deixo à criatividade das empresas fico à espera.

Colocado por: TyrandeAcho um pouco difícil que um "mero mortal" chegue numa empresa de cozinhas e peça um orçamento muito melhor que este, sinceramente...

Pode afiná-lo e depurá-lo.

Diga lá a sua zona que talvez tenha contactos

PS: E para não se sentir esquisita, pedimos recentemente orçamentos para 53 cozinhas. E esperava mais respostas, mas as coisas são como são, faz parte da vida. Hoje temos de seleccionar muito bem aquilo a que respondemos
  8.  # 109

Zona de Santa Maria da Feira, distrito de Aveiro.
  9.  # 110

Seguiu PM
  10.  # 111

Colocado por: orcamentos.euO seu pedido têm vários erros. É demasiado aberto, isto é, permite imensas variações o que deixa logo as empresas em alerta

Está a escapar-lhe que está a lidar com um pequeno cliente que quer fazer apenas uma remodelação. Esse tipo de discurso seria adequado se estivesse a lidar com um investidor para lhe construir um empreendimento.
    Há que saber adequar as coisas às situações...
    Pela forma como põe as situações, parece que toda a gente é obrigada a perceber de engenharia e arquitetura, orçamentos e materiais, termos técnicos e procedimentos consursais...
    Concordam com este comentário: maria rodrigues, radikal
    •  
      sousal
    • 13 maio 2014 editado

# 112

(...)
    É instalador ou técnico ou orçamentista mas é um péssimo vendedor??? Então esqueça. Não vai a lado nenhum. Porque o mais importante para além do lucro, é deixar o cliente satisfeito.
    Concordam com este comentário:maria rodrigues

Ena! Eu que vim aqui promover o debate e sou logo rotulado, sem me conhecerem!
    Bem se não vou a lado nenhum então amanha já nem vou trabalhar, chego à empresa e mando toda a gente embora.
    Se bem me lembro houve alguém que me fez a mesma afirmação há 24 anos atrás.

Passem bem.
    Concordam com este comentário: ins.Bruno
    • LVM
    • 13 maio 2014

# 113

Colocado por: orcamentos.eu
    Parece-me existir alguma arrogância por parte dos donos de obra, que pelo facto de terem uma obra, imaginam que todos os empreiteiros devem ficar imensamente gratos por serem consultados. As coisas não funcionam assim. A construção é um negócio onde se ganha dinheiro a fazer obras, não é um processo onde os escravos trabalham para satisfizer as necessidades dos seus amos

É a primeira vez que vejo um empreiteiro chamar arrogantes aos donos de obra, aqueles que têm dinheiro para gastar e sem os quais não existiam.
    Parece-me que andam por aqui empreiteiros que só trabalham se os donos de obra lhes pedirem por favor.

Ando há mais de 30 anos em obras e há um ditado antigo que aprendi e que é muito simples: quem tem dinheiro é quem manda. Se determinado empreiteiro não está para aturar determinado dono de obra, tem bom remédio: desampare a loja. Há-de haver quem se esforce por receber o dinheiro que o dono de obra quer gastar.
    Concordam com este comentário: anatrindade, Sinbad
  11.  # 114

Colocado por: LVM
    É a primeira vez que vejo um empreiteiro chamar arrogantes aos donos de obra, aqueles que têm dinheiro para gastar e sem os quais não existiam.
    Parece-me que andam por aqui empreiteiros que só trabalham se os donos de obra lhes pedirem por favor.

Ando há mais de 30 anos em obras e há um ditado antigo que aprendi e que é muito simples: quem tem dinheiro é quem manda. Se determinado empreiteiro não está para aturar determinado dono de obra, tem bom remédio: desampare a loja. Há-de haver quem se esforce por receber o dinheiro que o dono de obra quer gastar.

Parece-me uma conclusão exagerada, precipitada e desfasada...
    • LVM
    • 13 maio 2014

# 115

Colocado por: Rui A. B.
    Parece-me uma conclusão exagerada, precipitada e desfasada...

Não me custa admitir que talvez tenha razão se atendermos ao enquadramento do tópico.
    Acontece que quando estava a ler o Post que comentei, lembrei que aqui há uns tempos, num outro tópico, um prestador de serviços desancou autenticamente um cliente seu porque este lhe pediu que quando visitasse a obra o avisasse porque queria estar presente. O prestador de serviços ou empreiteiro, como lhe queiram chamar, escreveu aqui neste mesmo fórum que era o que mais faltava ter que avisar os donos das obras sempre que as visita.
    E quando o cliente lhe perguntou porque não tinha tempo para lhe responder aos emails e tinha tempo para postar dezenas de comentários por dia, então aí, nem reproduzo o que se passou.

Foi a essa classe de empreiteiros (admito que o orçamento.eu não pertença a essa classe) que julgam que mandam e desmandam e que o dono da obra tem como única obrigação pagar e calar, que eu dirigi o meu comentário.
    E acredite que não são tão poucos como isso os empreiteiros assim. Basta apanharem quem não perceba de obras, quem esteja ausente, que aparecem logo os argumentos técnicos altamente rebuscados que têm como única finalidade enrolar aqueles que lhes dão o dinheiro a ganhar. São estes empreiteiros que rotulam os donos de obra de arrogantes quando reclamam e se sentem escravos quando os "amos" os obrigam a desfazer e voltar a fazer.
    Concordam com este comentário: jpvng, maria rodrigues, anatrindade
  12.  # 116

Colocado por: LVM
    Não me custa admitir que talvez tenha razão se atendermos ao enquadramento do tópico.
    Acontece que quando estava a ler o Post que comentei, lembrei que aqui há uns tempos, num outro tópico, um prestador de serviços desancou autenticamente um cliente seu porque este lhe pediu que quando visitasse a obra o avisasse porque queria estar presente. O prestador de serviços ou empreiteiro, como lhe queiram chamar, escreveu aqui neste mesmo fórum que era o que mais faltava ter que avisar os donos das obras sempre que as visita.
    E quando o cliente lhe perguntou porque não tinha tempo para lhe responder aos emails e tinha tempo para postar dezenas de comentários por dia, então aí, nem reproduzo o que se passou.

Foi a essa classe de empreiteiros (admito que o orçamento.eu não pertença a essa classe) que julgam que mandam e desmandam e que o dono da obra tem como única obrigação pagar e calar, que eu dirigi o meu comentário.
    E acredite que não são tão poucos como isso os empreiteiros assim. Basta apanharem quem não perceba de obras, quem esteja ausente, que aparecem logo os argumentos técnicos altamente rebuscados que têm como única finalidade enrolar aqueles que lhes dão o dinheiro a ganhar. São estes empreiteiros que rotulam os donos de obra de arrogantes quando reclamam e se sentem escravos quando os "amos" os obrigam a desfazer e voltar a fazer.

Percebo-o... mas ainda bem que percebeu que poderia estar a ser injusto.
  13.  # 117

Boa tarde,

As razões apresentadas no post inicial são as que mais acontecem relativamente à conduta dos clientes perante os pedidos de orçamentos que fazem.

"... quando o dono de obra está à procura de preços e não de quem faça a obra, ou seja, quando escolhe o mais barato - há empresas que descartam este tipo de cliente, porque já sabem que não vão ganhar a obra, porque não são os mais baratos (há sempre alguém que aldrabando aqui e ali consegue mais barato)
    -> quando o dono de obra anda a fazer turismo, ou seja, quando só quer saber quanto custa a obra e não tem nenhuma intenção de a fazer
    -> quando o dono de obra só anda à procura de preços mais baixos para negociar com quem já decidiu adjudicar a obra"

E mediante essas situações as empresas respondem como lhes parece melhor e por vezes esse melhor não é o mais correcto.

Pessoalmente já lidei coma situação de clientes que pedem orçamentos, todo o trabalho é feito e depois não dão qualquer feedback em relação aos orçamentos entregues e quando contactados é como se nada fosse.

Pessoalmente trabalho com a empresa sr obras, e nesta empresa todos os pedidos de orçamento são atentidos com prontidão pelo gestor de clientes responsável pela zona de onde o pedido de orçamento provém num período máximo de 48 horas.

A empresa sr obras faz mediação de obra, sendo o intermediário entre o cliente e as empresas de construção. Ao solicitar um pedido de orçamento será feita uma primeira visita por um dos gestores de clientes da empresa, responsável pela zona onde o imóvel se encontra localizado, onde é feita uma primeira analise do problema. Depois o gestor escolherá as empresas que melhor se adequarem ao tipo de obra em questão. Estas farão uma vista ao local e apresentarão mais tarde o seu orçamento através do gestor de clientes.
    Qualquer outro serviço mais técnico que o cliente necessite (projecto, por exemplo) o gestor de clientes poderá prestar esse serviço dado ser um técnico credenciado na sua área profissional.

O serviço é grátis.

Poderão consultar o site srobras.pt ou comunicar directamente com um dos gestores de clientes.

Poderá contactar-me:
    Nuno Ribeiro (Lisboa)
    [email protected]
  14.  # 118

Colocado por: arqnunoribeiroBoa tarde,

As razões apresentadas no post inicial são as que mais acontecem relativamente à conduta dos clientes perante os pedidos de orçamentos que fazem.

"... quando o dono de obra está à procura de preços e não de quem faça a obra, ou seja, quando escolhe o mais barato - há empresas que descartam este tipo de cliente, porque já sabem que não vão ganhar a obra, porque não são os mais baratos (há sempre alguém que aldrabando aqui e ali consegue mais barato)
    -> quando o dono de obra anda a fazer turismo, ou seja, quando só quer saber quanto custa a obra e não tem nenhuma intenção de a fazer
    -> quando o dono de obra só anda à procura de preços mais baixos para negociar com quem já decidiu adjudicar a obra"

E mediante essas situações as empresas respondem como lhes parece melhor e por vezes esse melhor não é o mais correcto.

Pessoalmente já lidei coma situação de clientes que pedem orçamentos, todo o trabalho é feito e depois não dão qualquer feedback em relação aos orçamentos entregues e quando contactados é como se nada fosse.

Pessoalmente trabalho com a empresa sr obras, e nesta empresa todos os pedidos de orçamento são atentidos com prontidão pelo gestor de clientes responsável pela zona de onde o pedido de orçamento provém num período máximo de 48 horas.

A empresa sr obras faz mediação de obra, sendo o intermediário entre o cliente e as empresas de construção. Ao solicitar um pedido de orçamento será feita uma primeira visita por um dos gestores de clientes da empresa, responsável pela zona onde o imóvel se encontra localizado, onde é feita uma primeira analise do problema. Depois o gestor escolherá as empresas que melhor se adequarem ao tipo de obra em questão. Estas farão uma vista ao local e apresentarão mais tarde o seu orçamento através do gestor de clientes.
    Qualquer outro serviço mais técnico que o cliente necessite (projecto, por exemplo) o gestor de clientes poderá prestar esse serviço dado ser um técnico credenciado na sua área profissional.

O serviço é grátis.

Poderão consultar o site srobras.pt ou comunicar directamente com um dos gestores de clientes.

Poderá contactar-me:
    Nuno Ribeiro (Lisboa)
    [email protected]

Ou seja, neste caso já não interessa quem,
    Estas pessoas agradeceram este comentário: arqnunoribeiro
  15.  # 119

eu gostava de saber o que faziam numa situação que soube hoje.....

Recebi um pedido de orçamento para aquecimento central, radiadores e caldeira, andei 20km, e perdi 3 horas a fazer medidas e a tentar perceber e dar ideias ao cliente, mais 20 km e perco 4 horas a fazer medidas, numero de radiadores, telefonar a fornecedor a pedir preço, etc......

levo o orçamento detalhado ao cliente, tudo de borla claro, porque a pagar ninguem pede......e sabem que fez o cliente?????

pega nas minha medidas, e horas perdidas a calcular radiadores etc e pede orçamento com o meu trabalho!!!
    depois vem com os orçamentos a dizer que compra mais barato, mas a mão de obra posso fazer.....só lhe dissse o seguinte.

"quem lhe quer vender o material que lhe faça a instalação, porque para vender atras de um balcão e ganhar 500 euros sem fazer nada até eu lhe faço"

conclusão da historia, muita gente pede orçamento detalhados, mas depois não respeita o trabalho dos outros, pensam que trabalhamos 8 horas por dia....
    Concordam com este comentário: Paulo Correia, Arnnogueira, omrg
  16.  # 120

e neste caso o que faziam??? só para saber...

0.0431 seg. NEW