Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: treker666Nao faz mais que o seu servico.

Este é o tipo de clientes que eu dispenso.
  2.  # 2

Colocado por: Picareta
    Este é o tipo de clientes que eu dispenso.

Acredito que sim. Eu também dispenso empresários que pensam que nos estão a fazer um favor quando os contratamos.
  3.  # 3

Colocado por: treker666Eu também dispenso empresários que pensam que nos estão a fazer um favor quando os contratamos.

Quem falou em contratar? Não estávamos a falar de orçamentos?

Quando nos contratam não fazemos nenhum favor ao cliente, mas quando fazemos orçamentos de borla que permitem ao cliente comparar preços e encontrar a melhor solução, (muitas das vezes o cliente nem sabe o que é que quer, e somos nós que lhe arranjamos a solução) estamos a fazer um grande favor ao cliente.
    Concordam com este comentário: VMC, Jorge Santos - Faro, jorgealves, sousal, SG_arquitecto, andrequeiros
  4.  # 4

Não concordo. No meu ponto de vista estão a "mostrar a montra da vossa loja" e o consumidor escolhe a loja que mais gostar. Ha lojas que apresentam artigos melhores e outros piores para a mesma solução e passa pelo dono da loja a forma como mostra esses produtos ao cliente. É uma questão de marketing.
    Concordam com este comentário: Bricoleiro
  5.  # 5

Dar um orçamento é comprar um bilhete para nos adjudicarem algo.

É como estarmos presentes numa feira qualquer tipo a Tektónica, gastamos para lá estar mas nada nos garante que vamos ter sequer 1 cliente a mais.
  6.  # 6

Há orçamentos e orçamentos!

Há actividades e actividades!

Algumas permitem orçamentos detalhados e precisos sem falhar nada, outras depende do que se encontre pela frente se o cliente aceitar o serviço.

Mas, para ser correcto da parte duma empresa fica melhor ou dar o orçamento e cumprir se for a seleccionada para fazer o serviço Y, ou dizer logo à partida que o orçamento é sujeito a alterações e que se houverem, contactam o cliente no sentido de informar o custo acrescido antes de seguir o serviço.

Agora isto "Dar um orçamento é comprar um bilhete para nos adjudicarem algo" não é nada!!
  7.  # 7

deve haver respeito por ambas as partes, existe clientes e clientes......

eu dou orçamentos quando sei que a pessoa está realmente interesada em fazer a obra, e quando o cliente sabe realmente o que quer, senão não perco tempo....

a verdade é que tem de haver sempre um fino, e como me ensinaram, para esses estou sempre ocupado...

os meus clientes sabem quem sou e que podem confiar em mim, e eu neles, existe respeito, e confiança, tanto que tenho 3 orçamentos por fazer já ganhos...
  8.  # 8

ó sr Treker666 qual a sua profissão??? pode-se saber??
  9.  # 9

O Sr, segundo alguns, esta no ceu.
    É relevante saber a minhw profissao?
  10.  # 10

Não percebo porque estão a discutir se os orçamentos deveriam ou não ser pagos. Não sei porque estão sequer os empreiteiros a defender a "venda" dos orçamentos. Sabem bem que em 100 clientes, talvez 5 aceitassem pagar esse serviço, os restantes, sendo eu um deles, diria "pois então boa sorte, mas para mim já não vai construir nada". Orçamentação tem que ser vista como um custo inerente à actividade.
  11.  # 11

Colocado por: Picareta(muitas das vezes o cliente nem sabe o que é que quer, e somos nós que lhe arranjamos a solução) estamos a fazer um grande favor ao cliente.
    Por essa lógica, os seus empregados estão-lhe a fazer um grande favor ao trabalharem para si.
  12.  # 12

Colocado por: McArthurPor essa lógica, os seus empregados estão-lhe a fazer um grande favor ao trabalharem para si.

??? ... isto quer dizer o quê?
  13.  # 13

Confesso que preferia que me dissesem que tinha de pagar o orçamento do que estar eternamente à espera. Nem sei se vão mandar ou não. É uma falta de respeito pelo cliente! Vou procurar outros prestadores de serviços para pedir mais orçamentos. E eram de confiança. .. fará se não fossem...
  14.  # 14

Colocado por: treker666O Sr, segundo alguns, esta no ceu.
    É relevante saber a minhw profissao?

o sr é educação em qualquer lado, não somos todos irmaos....

gostaria de saber qual a profissão de alguns comentadores aqui. a minha não escondo, sou canalizador, Picheleiro na minha zona...e a sua?
  15.  # 15

Mas o termo "Ó Sr"...já pode ser considerado de outra forma. Não estamos propriamente na taberna do manel...

Calculo que vá argumentar que não perceberei nada destes negócios e afins só porque não sou da área da construção. A profissão poderá influenciar um pouco a visão que temos sobre assuntos directamente ligados ou não à nossa área, mas no geral, a capacidade de raciocínio deverá sobrepor-se a tal, pelo que não considero relevante a minha profissão para esta discussão. Não se trata de esconder, mas no meio do desenvolvimento de tal assunto até acho deselegante fazer a análise das afirmações aqui colocadas com base na área profissional.

Considere-me consumidor final. Não é profissão é certo, mas sou um dos que no fundo consome os vossos serviços...ou não!
  16.  # 16

Colocado por: treker666Mas que comichão vos faz estas companhias. A verdade é que lá vão conquistando mercado...e

A mim não me faz comichão alguma ... Pois anda estou por Portugal a trabalhar.
    As pessoas que comprem chinês à vontade... Lentamente vão ficando sem País ... Acabam por ir servir de capacho dessas companhias num pais diferente !
    Comprem tudo importado ... Mas não se venham queixar que os vossos filhos estão sem emprego ... Com sorte ainda criam uma licenciatura em caixas de grandes superfícies ...

Colocado por: treker666Não perca não. Muitos consumidores também não o vão perder atrás de si.

Está enganado ...
    Não quero clientes desses que consomem no supermercado ! Quero clientes que queiram qualidade e pode ter as certeza que que tem qualidade está cheio de trabalho !
    Compre um sistema solar numa grande superfície a pague 180 e de instalação .... Se é isso que quer força...
    Pode fazer o mesmo com o AC ou até com as lâmpadas.

Colocado por: tostexA forma como me tratam a nível particular tem óbvios reflexos sobre se contrato determinada empresa a nível empresarial.

Contacte só as empresas que têm pouco trabalho, são muito mais rápidos.... Mas pense bem !
    E que há mais por aí a pagar antes e receber depois em grandes superfícies ... Depois vê "dar" o grande negócio aos empresários ... Comprar os acessórios que os grandes não têm ... E muitas vezes nem pagam !
    Há pessoas que pensam que um hora de trabalho não custa nada ou que custa muito pouco ....

Colocado por: treker666No meu caso pedi um orcamento para colocacao de porta, ou seja, apenas a aplicacao pois ja tinha adquirido

Eu não o faria.... Quem vende que instala e dei a garantia ... Mas há sempre pessoal com pouco que fazer Sorte para uns, azar para outros .

Colocado por: treker666É uma questão de marketing.

Marketing ... Isso é bom ! Mas olhe que trabalha bem não precisa de Marketing ... Os clientes antigos tratam disso !

Se eu fosse dar todos os orçamentos que me pedem não fazia mais nada na vida e eu também tenho que comer !
    Nem pagando eu daria a toda a gente.
    Ainda por cima com esta nova moda de pedirem orçamentos a 50 pessoas ....
    Quem não faz a ponta do cor** pensa que os outros não trabalham e têm que estar de pertinhas abertas à espera que lhe venham fazer o favor de lhe entregar um trabalho ....

Quando eu quero um trabalho bem feito por uma pessoa competente, tenho que esperar e mais nada ...
    Concordam com este comentário: Picareta, mln2c
    • mln2c
    • 4 julho 2014 editado

# 17

Acho uma certa piada aos foristas que dizem que o "mercado" (essa palavra tão da moda...) vai seleccionar as empresas que dão orçamentos na hora como se o "mercado" fosse uma coisa que tivesse aparecido agora. Ora empresas de contrução, canalização caixilharias e o respectivo "mercado" não apareceram agora, já existem há muito tempo. E o que sucedeu e ainda mais com a crise foi que o "mercado" privilegiou empresas sem estrutura e com custos muito reduzidos, ou seja, os chamados "biscateiros", pois o cliente (ou a sua grande maioria, o chamado "mercado"...) não privilegiou as empresas que davam orçamentos de qualidade mas sim as outras que dão orçamentos quando calha mas que conseguem manter estruturas de custos reduzidas. Eu também gostava que fosse de outra forma, pelo menos quando estou do lado do cliente (e neste sector é comum estarmos dos dois lados) mas infelizmente é a realidade que temos e não me parece que esteja propriamente a melhorar no que diz respeito aos orçamentos e à confiança entre cliente/prestador de serviços...

Nota: trabalhei vários anos como orçamentista de construção civil
  17.  # 18

min2c...não acho que empresas ou trabalhadores independentes sejam todos biscateiros...Muito pelo contrário. Na minha área (arquitectura), já trabalhei em empresas de média dimensão e estive durante 5 anos numa multinacional e posso dizer-lhe que muitas das vezes me deparei com margens de ganhos (relativamente ao trabalho em projectos) inacreditáveis. Projectos a serem cobrados a 60 000€, por exemplo, quando os gastos com pessoal, material e viagens não chegava aos 15 000€ e este é dos exemplos menos maus. Cheguei a ver margens de lucro a rondar os 200 000€...
  18.  # 19

No que toca a arquitectura não sei... no entanto no meu ramo de engenharia electrotécnica e de automação, apesar dos lucros parecerem fantabulásticos, muita gente esquece-se que são precisos seguros (não propriamente baratos) para precaver qualquer incidente no teste da máquina/sistema e existem também garantias e suporte técnico que ficam incluídas no preço inicial... Mas são negócios diferentes.
  19.  # 20

sr Treker, se o seu patrão lhe manda-se fazer um orçamento, aceitava sem lhe cobrar nada? voce deve trabalhar no maximo 8,5 horas por dia, se trabalha mais cobra ou não

eu trabalho 10 horas por dia, e ainda tenho de fazer orçamentos/ contablidade e organizar o trabalho quando chego a casa.

voce acha estranho um Profissional recusar da um orçamento?

-tive um (cliente) que me pediu um orçamento para um aquecimento, fez-me gastar 50 euros de gasoleo, 7 horas de trabalho, e 20 euros de telefone, quando soube que pediu a mais 8 empresas, dei-lhe um orçamento só com o preço final, ele como muitos queriam detalhado, porque queria pegar no orçamento e amostrar aos outros.

fui simples, cobrei 70 euros pelo orçamento detalhado, pagou e ainda me disse que fui o unico que tinha cobrado o orçamento.

afinal de contas solicitou um trabalho, muitos aqui pensam que andamos com fome de trabalho, Portugal não está em crise, existe muito trabalho em Portugal, está em crise empregos de caneta e papel, trabalho duros e especializados existe cada vez mais procura........
    Concordam com este comentário: VMC, Jorge Santos - Faro, Arnnogueira

0.0516 seg. NEW