Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Obrigada Lobito! Vamos lá a ver se dá....

Se for para a frente, vai ficar ainda mais bonita :) Só preciso é de um pouco de tempero para refrear e pôr na ordem, todas as ideias que tenho na cabeça. Mas a casa é o começo: a finalidade é criar e dar vida a um pequeno e bonito jardim que envolva a casa!

A ver vamos!
  2.  # 22

woodhouse peço desculpa eu sei que é a"", mas por vezes a minha cabeça funciona lentamente :)
    assim não dá para ver muito bem se há pilares, essa parede da escada parece mais larga que o habitual pode indicar parede estrutural como não pode, mas só em planta é que daria para ver melhor, mesmo isso da janela da sala não estou a ver no piso inferior do alçado só vejo a entrada e a garagem, peça planta, por vezes eles dão.
    eu não quero influenciar mas há primeira vista parece um bom negócio.
    essa escada está encostada a um dos lados da casa não é?
  3.  # 23

Colocado por: Fernando Gabriel
    eu não quero influenciar mas há primeira vista parece um bom negócio.
    essa escada está encostada a um dos lados da casa não é?

Pois... e eu perdi o negócio por 75K porque estava nas primeiras visitas e não me quis logo comprometer, e a presente proprietária antecipou-se, comprando-a e pô-la depois à venda por 90K.... :S
    Isto está mesmo para quem pode...

Sim, está encostada a um dos lados da casa que, por ser de 3 frentes, é a fachada lateral.

"mesmo isso da janela da sala não estou a ver no piso inferior do alçado"

é assim http://www.imoproposta.imobiliario.com.pt/imofotos/3723/fotos/23511_9.jpg (a fachada é de outra casa mas é igual à que quero comprar, a diferença é ter 2 frentes)
  4.  # 24

pois há pessoas que fazem só isso, comprar para vender, esses 75 era de aproveitar à primeira vista :/, claro que para quem tenha dinheiro para investir logo é muito mais fácil, decidir.
    pois imaginei que essa janela fosse na lateral já que não estava a ver nenhuma no alçado da frente e no detrás será a cozinha presumo.
    em principio não vai encarecer rasgar mais essa janela. mas é preciso ver se passa ai algum pilar ao lado da janela.
    •  
      FD
    • 30 agosto 2009

# 25

Normalmente, faz assim:
    - pede o empréstimo para compra de casa + obras
    - paga um spread para a casa e outro para as obras (mais elevado que o primeiro)
    - com este contexto económico não sei como andam as aprovações mas, "antigamente", um orçamento escrito e uma memória descritiva chegavam para o avaliador avaliar a casa pronta com as obras

Colocado por: woodhouseTenho neste momento o meu apartamento pago e que foi avaliado há 5 anos por 95000€.

Se tem o seu actual apartamento integralmente pago e não quer chatices, pode fazer de outra forma:
    - hipoteca o apartamento actual (recebe o valor da avaliação)
    - com esse dinheiro compra a "nova"
    - hipoteca a nova pelo exacto valor das obras e fá-las
    - vende o apartamento
    - paga a hipoteca do apartamento com o dinheiro da venda
    - fica com uma hipoteca baixa (o valor das obras) sobre a casa nova

A única desvantagem deste método é o custo das escrituras de hipoteca (talvez 1.500€, mas teria que fazer as contas).
    A vantagem é que paga spreads muito baixos quando em comparação com os spreads para obras (normalmente o chamado crédito multi-usos). No final, o valor das prestações será menor que a primeira solução. Além disso, o banco ficará todo contente porque terá um risco menor, terá garantias sobre duas casas em vez de uma só.
  5.  # 26

Não sabia que os spreads eram diferentes consoante seja p/ aquisição ou obras... Como se o "normal" já não fosse alto nos dias de hoje...

A sua proposta é de considerar, dado que aponta uma possível utilização para o meu apartamento já pago. Mas sinceramente, assusta-me mais que a opção anterior! :/
    Nada me garante que, nos dias de hoje, eles avaliem o apartamento pelos mesmos 95K.
    E no segundo cenário, a taxa de esforço, até que as obras estejam realizadas e eu venda o meu apartamento, não pode tender a ser maior?
    É que às duas prestações, terei de somar 2+2 seguros (vida e multi-riscos, certo?)

Mas obrigada FD, é um cenário que vou colocar certamente aos bancos, pode ser que até seja bem mais simples que o que eu estou a imaginar!
  6.  # 27

Woodhouse, na minha modesta opinião, parece-me má ideia mexer nos vãos.

Já passei por essa experiencia e acredite que cheguei à conclusão de que vale mais a pensa procurar outra casa mais adequada... Quanto mais não seja porque passa a necessitar de licenciamento (algo que se puder ser evitado, muito melhor).

Quanto ao financiamento, eu costumo partir do pior cenário: e se não conseguir vender o seu apartamento quando acabar as obras? Tente coloca-lo à venda o quanto antes e tentar segurar um eventual interessado... se não conseguir recorra a um amigo ou familiar que o possa acolher temporariamente (dificil, eu sei).

Boa sorte
  7.  # 28

Já agora, se lhe pedem 90, não comece a negociar em 85... se quiser fechar por esse valor comece abaixo dos 80... ;)
  8.  # 29

Colocado por: MetaHouseWoodhouse, na minha modesta opinião, parece-me má ideia mexer nos vãos.

Pode-me explicar porquê? A única coisa que eu quero é fechar parcialmente o local onde está a porta da garagem e abrir até ao chão, a janela da sala nas traseiras. Não me parece complicado... a mim que sou leiga... :/

Já passei por essa experiencia e acredite que cheguei à conclusão de que vale mais a pensa procurar outra casa mais adequada... Quanto mais não seja porque passa a necessitar de licenciamento (algo que se puder ser evitado, muito melhor).

Quais os problemas?
    Preço? Na ordem de quanto, para um obra deste tipo?
    Demora muito tempo a conseguir a licença?

Quanto ao financiamento, eu costumo partir do pior cenário: e se não conseguir vender o seu apartamento quando acabar as obras? Tente coloca-lo à venda o quanto antes e tentar segurar um eventual interessado...

O que não quero para mim, não quero para os outros. Imagine que as obras demoravam mais do que eu esperaria? Vou empatar o comprador até ao fim? Muito stress e dependência de 3ºs que eu não controlo. E eu gosto de honrar compromissos.

se não conseguir recorra a um amigo ou familiar que o possa acolher temporariamente (dificil, eu sei).

Isso... e o andar com a "casa" às costas twice... e a vida profissional que já nos dá problemas que chegue, etc etc...

Boa sorte

Obrigada e resta-nos ir com calma :D
  9.  # 30

Por ordem:
    Vãos - Pela simples razão de precisar de licenciamento, enquanto que se fizer apenas obras interiores pode-se safar disso. Complicado, tecnicamente, poderá não ser, nem sequer caro, mas podemos estar a falar em 6 a 12 meses de espera pela aprovação da câmara (depende de muitos factores).

Financiamento - acho louvável a sua atitude, mas não se trata de empatar. Não sei onde vive, mas a maior parte dos imóveis (hoje em dia) demoram vários meses até serem comercializados. Se puder avançar o processo, melhor.

É apenas a minha opinião, sei que conciliar vida familiar e profissional com um projecto de casa nova é muito desgastante. Penso que faria bem em contratar alguém para a auxiliar no processo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: woodhouse
  10.  # 31

Woodhouse, em relação aos empréstimos no banco, posso dizer que fiz com o Santander o crédito da casa que acabei de comprar e na qual estou a fazer obras. Havia uma hipótese de crédito multifunções com as seguintes características:

Dois créditos combinados, um para a casa e outro para as obras. O spread seria o mesmo, bem como o prazo e todos os outros pormenores. As desvantagens são: ter de apresentar um orçamento para as obras e depois de prontas, o banco faria uma vistoria a confirmar que foi tudo feito; e pagar todas as despesas burocráticas a duplicar, abertura de dossier, seguro de vida, imposto selo... aproximadamente 5.000€ (casa) + 3.000€ (obras)

No entanto, acabei por fazer um crédito só para a casa, pedi 100% do valor ao banco e suportei as obras com o dinheiro originalmente destinado à entrada. Desvantagens: é difícil aprovar 100% do crédito, mas consegui.
  11.  # 32

Rita Jacobetty,

no primeiro cenário receberia o dinheiro por inteiro (aquisição mais obras)?
    São uma fortuna, as despesas com a burocracia.... Será que há bancos que englobam tudo como se de um empréstimo (único) se tratasse? Terei de ver...

O 2º cenário não dá... tenho poucas poupanças e os 100% da avaliação da casa (no estado em que está) não devem dar para pagar à vendedora, atendendo à forma como se fazem as avaliações hoje!
  12.  # 33

Sim, receberia o valor da escritura (aquisição da casa) mais o valor do orçamento apresentado (obras), CASO a soma destes dois valores não ultrapassasse o valor da avaliação (que teria em conta o valor da final da casa com as obras). Sendo que, conforme o banco, o empréstimo só poderia ser uma percentagem da avaliação (80%-90%).

No entanto, não concordo consigo, acho que as avaliações não estão assim tão más (pelo menos foi o meu caso). A casa que comprámos por 142.000€ foi avaliada em 159.000€. Considero a avaliação uma medida para vermos se estamos a fazer um bom negócio. Claro que às vezes isso não é o mais importante para escolher o nosso "lar"!
  13.  # 34

Eis as plantas que me foram cedidas:

é a moradia é a 54:

Free Image Hosting at www.ImageShack.us

Free Image Hosting at www.ImageShack.us

Já me podem dar respostas mais concretas, relativamente às minhas questões?

Obrigada
  14.  # 35

woodhouse
    a minha opinião acho que vale a pena, em principio é um bom negocio, como tinha dito parece-me que só leva na parte das escadas um reforço, de resto não estou a ver pilares mais nenhuns.
    a ideia de remover a garagem bem, o resto é mexer em paredes mas não vejo muitas modificações interiores para ficar no sitio, como disse acho que vale a pena.
    a mim convence-me, e é sem dúvida uma casa com arquitectura de fachada lindissima.

agora estou a ver ali uma sapata a meio no corte, mas em planta não vejo pilar mas mesmo havendo deve ser só a meio mesmo ao lado das escadas.
    •  
      FD
    • 9 setembro 2009

# 36

Uma casa dessas aqui em Queluz custa de 150.000€ para cima... no mesmo estado e com as mesmas áreas. Parece que estas casas são como as escolas primárias da altura - todas iguais. Veja-se a zona e reparem bem nos nomes das ruas... ;)
    Fui ver a única casa isolada do bairro e adivinhem, segundo quem a vendia, de quem era na altura da construção? Do fiscal da câmara... :)

Conheço em Lisboa, mais estes bairros parecidos (com a mesma filosofia):
    Bairro do Alvito, Caselas, Bairro do Caramão da Ajuda, Encarnação, Madre Deus e não me estou a lembrar de mais nenhum.

Fica a trivia de Lisboa para a woodhouse do Porto. :)
  15.  # 37

na minha opinião é um excelente negócio, como colocou aqui o FD em lisboa rondam os 150, e neste caso ainda estamos a falar de uma casa diferente. por exemplo esta ultima casa que colocou aqui a woodhouse e de que falamos é muito mais cuidada que a primeira e as que vi nesse link que o FD colocou, ou seja vale patrimonialmente muito mais. esta casa deriva da arquitectura moderna mas reduzindo áreas e objecto.
    em termos de valor arquitectonico de fachada vale muito.
  16.  # 38

"Uma casa dessas aqui em Queluz custa de 150.000€ para cima... no mesmo estado e com as mesmas áreas. Parece que estas casas são como as escolas primárias da altura - todas iguais."

Repara FD que esta casa não é no Grande Porto mas nos arredores... e os preços daí são bastante mais inflacionados (é o que parece) que os de cá de cima.
    E é verdade, sim, há bairros muito iguais. Não devia haver arquitectos na altura, ou se havia, eram uns comodistas! Hehehe!

Veja-se a zona e reparem bem nos nomes das ruas... ;)

Olha que engraçado
    ruas homónimas aqui no Porto, perto de onde vivo! Mais uns comodistas! LOL
  17.  # 39

Fernando Gabriel, (ou quem tiver a amabilidade de saber e responder) encarecerá muito ao total (que ainda vou determinar) o pedido de licença e burocracia associada, pelo facto de se ter de mexer na fachada?
  18.  # 40

Colocado por: woodhouseFernando Gabriel, (ou quem tiver a amabilidade de saber e responder) encarecerá muito ao total (que ainda vou determinar) o pedido de licença e burocracia associada, pelo facto de se ter de mexer na fachada?

woodhouse não sei de licenças, mas terá sempre de pedir um licença para construção ou remodelação, e vale sempre a pena mexer na fachada no que disse, troca"" de garagem e abertura de vão lateral, mesmo no alçado tardoz talvez, mexer alargar.
    cumprimentos

0.0340 seg. NEW