Colocado por: dfserraCara Ana Trindade,
Por um lado diz que o gás é mais barato que a eletricidade, mas depois usa uma chaleira elétrica e dá a entender que poupa com isso. Se acha que uma chaleira é mais económica que o gás, então também tem de considerar que uma placa de indução poupa mais do que a gás, já que ambos os casos são muito eficientes já que há poucas perdas térmicas..
Colocado por: dfserraQuanto a cozinhar, penso que uma placa a gás e uma a indução gastem sensivelmente o mesmo..
Colocado por: dfserraQuanto a banhos, aí sim, por norma o gás é mais barato, se não usar uma bomba de calor e deve ser semelhante a um termoacumulador com tarifa bihorária. O mesmo para o aquecimento, se comparar um aquecimento central a gás com aquecedores tradicionais o gás ganha, mas se comparar com bomba de calor/ar condicionado, então o gás é mais caro.
Colocado por: dfserraMesmo que duas famílias pareçam iguais, nunca o serão. Basta terem taxas de potência diferentes, uma demorar mais tempo no banho, usar mais umas vezes umas máquinas, ou ligar de vez em quando um aquecedor para que as contas sejam bem diferentes..
Colocado por: dfserraSe gasta 60 de eletricidade e 12 de gás, possivelmente se fosse tudo elétrico não passaria os 85 euros, menos que os seus conhecidos, e com optimizações poderia ainda reduzir este valor...
Colocado por: anatrindade
Aí é que está! Eu por exemplo, comparo o que pago no final do ano. E isso é que interessa: quanto pagamos por ano, no total.
Não faria sentido comparar o hipotético consumo em porções iguais de uma coisa e de outra.
Sei que entre gás e eletricidade, eu pago menos que qualquer família que conheço, com agregado familiar semelhante, que consuma apenas eletricidade.
Colocado por: ClioII
Tem noção do pontapé na aritmética que acabou de dar?
Colocado por: dfserraCara Anatrindade, eu disse que não devia passar os 85, e a Ana conclui que seria mais de 100?
Vamos fazer contas. para cozinhar é igual, vamos supor que gasta 5 euros para cozinhar e 7 para banhos.
Já lhe disseram que a eletricidade é o dobro, logo gastaria 14. Vamos acrescentar 5 euros para perdas térmicas de um termuacumulador, com estas contas, e sem fazer uso de tarifas bihorárias, com eletricidade gastaria 60 + 5 (cozinhar) + 14 água e 5 perdas = 84 euros.
Colocado por: anatrindade
Explique lá
Colocado por: ClioII
Para comparar o custo da energia tem de comparar o custo por unidade, seja ela kWh, Joule, caloria ou o que quiser.
Exemplo tirado agora mesmo do Continente On-Line:
- Água do Luso: 1.39€
- Super Bock: 0.99€
Posso concluir daqui que beber Super Bock é muito mais barato do que beber Água do Luso?
Não, evidentemente, porque o preço que coloquei da Água do Luso é para um garrafão de 5.4 litros e o preço da Super Bock é para uma lata de 0.5l.
Conclusão: a água sai a 0.26€POR LITROe a cerveja sai a 1.98€POR LITRO.
Da mesma forma, é absolutamente irrelevante dizer-nos quanto gasta por mês em gás ou electricidade em valores absolutos se não diz quanto é que gastou de uma coisa ou outra. É que só assim se pode dizer que a solução X é mais cara ou mais barata do que Y.
Colocado por: dfserraCara AnaTrindade,
O termoacumulador está ligado à tomada 24 horas por dia, mas se não gastar água, ele não ligará mais de 1 ou duas horas por dia se tanto. isto são as perdas térmicas, quanto à água que usa no banho aí o custo da produzir é cerca do dobro na eletricidade, diferença preço kw/h.
Dou-lhe o meu exemplo que vale o que vale, o meu termoacumulador liga-se apenas em bihorário devido a um temporizador, eu com a água do banho e as perdas térmicas não gasto mais de 15 euros mensais.
Se contesta as minhas contas, então mostre as suas contas que a levam acreditar que no seu caso gastaria mais de 100 euros em eletricidade. Como já vimos, o consumo dos amigos não justifica os seus gastos.
,
Por um lado diz que o gás é mais barato que a eletricidade, mas depois usa uma chaleira elétrica e dá a entender que poupa com isso. Se acha que uma chaleira é mais económica que o gás, então também tem de considerar que uma placa de indução poupa mais do que a gás, já que ambos os casos são muito eficientes já que há poucas perdas térmicas..
Há que ter sensibilidade e capacidade de análise: a chaleira demora minuto e meio, o fogão demora 5 minutos a aquecer a mesma quantidade de água. Sejamos razoáveis...
Colocado por: MackAs placas de indusão não ficam quente evitam queimaduras
Colocado por: FDNão ficam?
As que eu conheço ficam... é só na área de cozedura mas, ficam