Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

eu pago 720€ de luz em casa por ano.

Uma media de 70€ nos 6 meses de inverno e uma media de 40€ nos outros 6 meses, um total de 500€ por ano será o que pago.

Não tenho gas.
  2.  # 22

Cara Anatrindade,
    Não sei quantos elementos é a sua família, mas sem aquecimento, já que parece que também não usa, em minha casa para duas pessoas e um bebé pagamos mensalmente 60 euros de eletricidade e 0 de gás. Com isto acha que posso bconcluir que a eletricidade é mais barata?
  3.  # 23

Colocado por: dfserraCara Ana Trindade,

Por um lado diz que o gás é mais barato que a eletricidade, mas depois usa uma chaleira elétrica e dá a entender que poupa com isso. Se acha que uma chaleira é mais económica que o gás, então também tem de considerar que uma placa de indução poupa mais do que a gás, já que ambos os casos são muito eficientes já que há poucas perdas térmicas..

Há que ter sensibilidade e capacidade de análise: a chaleira demora minuto e meio, o fogão demora 5 minutos a aquecer a mesma quantidade de água. Sejamos razoáveis...

Colocado por: dfserraQuanto a cozinhar, penso que uma placa a gás e uma a indução gastem sensivelmente o mesmo..

Não discuto o que desconheço; provavelmente tem conhecimentos de causa para fazer essa afirmação.

Colocado por: dfserraQuanto a banhos, aí sim, por norma o gás é mais barato, se não usar uma bomba de calor e deve ser semelhante a um termoacumulador com tarifa bihorária. O mesmo para o aquecimento, se comparar um aquecimento central a gás com aquecedores tradicionais o gás ganha, mas se comparar com bomba de calor/ar condicionado, então o gás é mais caro.

Uma vez mais, entra a sensibilidade e capacidade de análise da coisa. Esmiuçando: para consumos intensivos a eletricidade não compensa logo, o gás é mais barato. Voltando à chaleira, como não se trata de um consumo intensivo, é natural que fique mais barato que o gás, para aquecer 2 litros de água... Não podemos iluminar a casa nem pôr as máquinas a trabalhar à força de gás, senão porventura ainda sairia mais barato...

Colocado por: dfserraMesmo que duas famílias pareçam iguais, nunca o serão. Basta terem taxas de potência diferentes, uma demorar mais tempo no banho, usar mais umas vezes umas máquinas, ou ligar de vez em quando um aquecedor para que as contas sejam bem diferentes..

Exacto! A questão é quando compramos com várias famílias que consomem exclusivamente eletricidade. Nenhuma delas tem consumos como as famílias que gastam eletricidade e gás. Claro que há sempre exageros, mas concentremo-nos no geral e não nas exceções.

Colocado por: dfserraSe gasta 60 de eletricidade e 12 de gás, possivelmente se fosse tudo elétrico não passaria os 85 euros, menos que os seus conhecidos, e com optimizações poderia ainda reduzir este valor...

Concluo que se gastasse eletricidade onde gasto atualmente o gás, ou seja, em banhos e fogão, jamais conseguiria um consumo abaixo sequer de 100 euros em eletricidade, porque no fundo, o gás que gasto é para os chamados "consumos intensivos" nomeadamente esquentador de banhos...
  4.  # 24

Colocado por: anatrindade

Aí é que está! Eu por exemplo, comparo o que pago no final do ano. E isso é que interessa: quanto pagamos por ano, no total.
    Não faria sentido comparar o hipotético consumo em porções iguais de uma coisa e de outra.

Sei que entre gás e eletricidade, eu pago menos que qualquer família que conheço, com agregado familiar semelhante, que consuma apenas eletricidade.

Tem noção do pontapé na aritmética que acabou de dar?
  5.  # 25

Colocado por: ClioII

Tem noção do pontapé na aritmética que acabou de dar?

Explique lá
  6.  # 26

Cara Anatrindade, eu disse que não devia passar os 85, e a Ana conclui que seria mais de 100?

Vamos fazer contas. para cozinhar é igual, vamos supor que gasta 5 euros para cozinhar e 7 para banhos.
    Já lhe disseram que a eletricidade é o dobro, logo gastaria 14. Vamos acrescentar 5 euros para perdas térmicas de um termuacumulador, com estas contas, e sem fazer uso de tarifas bihorárias, com eletricidade gastaria 60 + 5 (cozinhar) + 14 água e 5 perdas = 84 euros.
  7.  # 27

Colocado por: dfserraCara Anatrindade, eu disse que não devia passar os 85, e a Ana conclui que seria mais de 100?

Vamos fazer contas. para cozinhar é igual, vamos supor que gasta 5 euros para cozinhar e 7 para banhos.
    Já lhe disseram que a eletricidade é o dobro, logo gastaria 14. Vamos acrescentar 5 euros para perdas térmicas de um termuacumulador, com estas contas, e sem fazer uso de tarifas bihorárias, com eletricidade gastaria 60 + 5 (cozinhar) + 14 água e 5 perdas = 84 euros.

E como acha o fator "dobro"?
    Está a assumir um fator sem dar dados concretos.
    Dou-lhe o exemplo do termoacumulador que está ligado 24h por dia; o esquentador só liga quando se abre a torneira de água quente.
  8.  # 28

Colocado por: anatrindade

Explique lá

Para comparar o custo da energia tem de comparar o custo por unidade, seja ela kWh, Joule, caloria ou o que quiser.

Exemplo tirado agora mesmo do Continente On-Line:
    - Água do Luso: 1.39€
    - Super Bock: 0.99€

Posso concluir daqui que beber Super Bock é muito mais barato do que beber Água do Luso?

Não, evidentemente, porque o preço que coloquei da Água do Luso é para um garrafão de 5.4 litros e o preço da Super Bock é para uma lata de 0.5l.

Conclusão: a água sai a 0.26€ POR LITRO e a cerveja sai a 1.98€ POR LITRO.

Da mesma forma, é absolutamente irrelevante dizer-nos quanto gasta por mês em gás ou electricidade em valores absolutos se não diz quanto é que gastou de uma coisa ou outra. É que só assim se pode dizer que a solução X é mais cara ou mais barata do que Y.
    Concordam com este comentário: AXN, ultrahipermega, MIBS, thunderfox
  9.  # 29

Cara AnaTrindade,
    O termoacumulador está ligado à tomada 24 horas por dia, mas se não gastar água, ele não ligará mais de 1 ou duas horas por dia se tanto. isto são as perdas térmicas, quanto à água que usa no banho aí o custo da produzir é cerca do dobro na eletricidade, diferença preço kw/h.

Dou-lhe o meu exemplo que vale o que vale, o meu termoacumulador liga-se apenas em bihorário devido a um temporizador, eu com a água do banho e as perdas térmicas não gasto mais de 15 euros mensais.

Se contesta as minhas contas, então mostre as suas contas que a levam acreditar que no seu caso gastaria mais de 100 euros em eletricidade. Como já vimos, o consumo dos amigos não justifica os seus gastos.
  10.  # 30

Colocado por: ClioII

Para comparar o custo da energia tem de comparar o custo por unidade, seja ela kWh, Joule, caloria ou o que quiser.

Exemplo tirado agora mesmo do Continente On-Line:
    - Água do Luso: 1.39€
    - Super Bock: 0.99€

Posso concluir daqui que beber Super Bock é muito mais barato do que beber Água do Luso?

Não, evidentemente, porque o preço que coloquei da Água do Luso é para um garrafão de 5.4 litros e o preço da Super Bock é para uma lata de 0.5l.

Conclusão: a água sai a 0.26€POR LITROe a cerveja sai a 1.98€POR LITRO.

Da mesma forma, é absolutamente irrelevante dizer-nos quanto gasta por mês em gás ou electricidade em valores absolutos se não diz quanto é que gastou de uma coisa ou outra. É que só assim se pode dizer que a solução X é mais cara ou mais barata do que Y.

Gostei dessa explicação.
    No entanto, a finalidade de ambas não é igual, sendo que mata a sede mais depressa com uma do que com a outra.
    É aqui que entram as características do que se está a discutir.
  11.  # 31

Colocado por: dfserraCara AnaTrindade,
    O termoacumulador está ligado à tomada 24 horas por dia, mas se não gastar água, ele não ligará mais de 1 ou duas horas por dia se tanto. isto são as perdas térmicas, quanto à água que usa no banho aí o custo da produzir é cerca do dobro na eletricidade, diferença preço kw/h.

Dou-lhe o meu exemplo que vale o que vale, o meu termoacumulador liga-se apenas em bihorário devido a um temporizador, eu com a água do banho e as perdas térmicas não gasto mais de 15 euros mensais.

Se contesta as minhas contas, então mostre as suas contas que a levam acreditar que no seu caso gastaria mais de 100 euros em eletricidade. Como já vimos, o consumo dos amigos não justifica os seus gastos.

Repare que não estou a contestar nada.
    Até agradeço as várias opiniões que surgem.
    Mas quero perceber quais são os argumentos que fundamentam as opções de cada um.
  12.  # 32

Isto não considerando o factor de risco que é ter gás dentro de portas, podendo este ser reduzido a zero, enquanto o risco da electricidade (curto-circuito) terá sempre que o correr, aliás, como afirmou não há possibilidade de termos tudo a gás. Mas com a electricidade é.
    Todas as pessoas que já tiveram um azar com gás ou que conhecem alguém que já teve, retiraram imediatamente esse perigo de casa.
    Nem é preciso fazer contas ...
    • jd_
    • 13 maio 2014 editado

# 33

Começou a comparar placas e fornos, agora já não sei bem onde quer chegar. De qualquer modo, se quer pagar menos eletricidade primeiro passo, use só qualquer equipamento o estritamente necessário, segundo sempre que comprar um equipamento eléctrico escolha bem para comprar o mais eficiente tendo em conta relação custo/beneficio. Sei que são regras simples, mas se as seguir vai poupar de certo.
  13.  # 34

,
    Por um lado diz que o gás é mais barato que a eletricidade, mas depois usa uma chaleira elétrica e dá a entender que poupa com isso. Se acha que uma chaleira é mais económica que o gás, então também tem de considerar que uma placa de indução poupa mais do que a gás, já que ambos os casos são muito eficientes já que há poucas perdas térmicas..
    Há que ter sensibilidade e capacidade de análise: a chaleira demora minuto e meio, o fogão demora 5 minutos a aquecer a mesma quantidade de água. Sejamos razoáveis...

Boas,

Não vou discutir sobre o sabor da comida pois nao acho diferença, preço não fiz as contas... Apenas suprimi o gas de casa para não ter mais um contador mensal, os perigos do gas etc etc....

Como falaram um chaleira electrica, as placas de indusão são mais eficientes do que o gas pois funcionam exactamente da mesma maneira que as chaleiras ( no inicio é que foi queimar as panelas :) )

Para mim os pontos fortes da indusão :
    A cozinha é mais rapida,
    Consumo como não pago taxas de disponibilidade de gas :) 0 € de gas..
    As placas de indusão não ficam quente evitam queimaduras
    Temporizadores na cozinha, tanto no fogão como na placa (dão me um jeitaço, não sei se ja existe a gas).

Desvantagem :
    Bem tive de trocar as panelas todas :),
    Se não houver luz tenho o camping gas por isso não é desvantagem :)

Para mim indusão sem duvida....

ABC
    Concordam com este comentário: pedromdf, thunderfox
  14.  # 35

Isto é uma discussão muito interessante que já pensei inumeras vezes, no entanto, não é tão facil de se chegar a uma conclusão como se pensa...

Ora vejam, já se falou atras que uma chaleira electrica demora sensivelmente 1m30s a ferver 1,5L de água, enquanto que um fogão a gás demora cerca de 5m a ferver a mesma quantidade, à partida perece instantaneamente que é mais economico, o que pode ser errado se o valor do kwh da electricidade for 3,5x ou superior em relação ao gás.

Depois acho que já se falou também que o valor de uma placa de indução é, por norma, sempre mais cara que uma placa a gás equivalente, o que me parece ser um facto. No entanto, o equipamento electrico parece ter uma vantagem muito importante, que é o tempo de confecção dos mesmos alimentos, o que no final acaba por balançar muito as coisas.

Para já não me alongo mais e vou acompanhando a discussão... :)
    Concordam com este comentário: Mack
    • jd_
    • 14 maio 2014

# 36

Dá ela por ela, apenas no custo de aquisição das placas existe uma diferença grande. Tudo vai depender da evolução do preço do gás e da energia eléctrica, sendo o gás uma energia primaria é mais economica, mas como é uma energia não renovável é normal que com os anos/seculos suba. A energia eléctrica, como é uma energia secundaria é mais cara mas a longo prazo irá ser mais barata. Agora acho que durante a vida útil dos seus electrodomésticos estas condições não se vão alterar.
    Não sei qual a potencia contratada que tem em casa, mas se for 3,45kVA e optar pela placa de indução terá que pedir um aumento de potência (6,9kVA) e juntar ás suas contas este aumento diario (0,1526€/dia para 0,2896€/dia), caso opte por 10,35kVA para alem do aumento de potência (0,4262€/dia), passará também a pagar o kWh a 0,1543€.
    •  
      FD
    • 14 maio 2014

# 37

Colocado por: MackAs placas de indusão não ficam quente evitam queimaduras

Não ficam?
    As que eu conheço ficam... é só na área de cozedura mas, ficam.
    Concordam com este comentário: Mack
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Mack
  15.  # 38

Vou dar o meu contributo.
    Tudo electrico excepto o esquentador como apoio para banhos. Placa de indução, forno electrico.
    Factura entre 40€ e 45€.
    Casa nova (logo todos os equipamentos são recentes).
    • jd_
    • 14 maio 2014

# 39

As placas de indução só aquecem perante material ferro magnético.
    Concordam com este comentário: Jorge Santos - Faro
  16.  # 40

Colocado por: FDNão ficam?
    As que eu conheço ficam... é só na área de cozedura mas, ficam

A minha também fica.

0.0292 seg. NEW