Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Estou em "guerra" aberta com a instalação de gás e eletricidade. A "coisa" surgiu na fase da escolha da placa e do forno para a cozinha.

É certo e sabido que o gás é mais perigoso porque pode explodir, mas a comidinha em forno a gás é, de longe, mais saborosa do que em forno elétrico.
    Por outro lado, a eletricidade é cómoda, mais segura e dispensa instalações complicadas.
    Ok, todos têm vantagens e desvantagens.

Mas quando entro no campo do preço da fatura do consumo de um e de outro, o gás ganha a vantagem sem qualquer hipótese para a eletricidade.
    Quando ouço "N" famílias a queixarem-se que gastam 100€/mês em eletricidade, muitas delas até gastam bem mais (!!!) então porque razão se insiste na eletricidade em tudo?

Esta semana a noticia que a EDP cortou o fornecimento a centenas de milhares de famílias faz-me pensar: não será esta uma despesa exorbitante, que as pessoas se habituaram e conformaram a pagar sem contestar ou sequer pensar "será que há uma alternativa"?

Pessoalmente gasto cerca de 60€/mês em eletricidade e 12€ em gás natural.
    Ao fim do ano, são quase 750€ em eletricidade e quase 150€ em gás. Bolas, uma diferença de 80%!!!

Além disso, o mercado liberalizado veio para ficar, o Estado vai deixar de subsidiar EDP's e afins e é mais que certo que quem vai pagar a fatura é o consumidor. É óbvio que o preço vai disparar.

Deixo aqui o tema para discussão.

Atenção: a discussão fica-se pelo gás e pela eletricidade. Não vamos entrar pelos painéis solares e afins porque não é o que se pretende.

Estou curiosa para ouvir opiniões....
    •  
      FD
    • 13 maio 2014

# 2

Colocado por: anatrindadeMas quando entro no campo dopreço da faturado consumo de um e de outro, o gás ganha a vantagem sem qualquer hipótese para a eletricidade.

Com base em que dados é que afirma isso?

Colocado por: anatrindadePessoalmente gasto cerca de 60€/mês em eletricidade e 12€ em gás natural.
    Ao fim do ano, são quase 750€ em eletricidade e quase 150€ em gás. Bolas, uma diferença de 80%!!!

Parece-me uma comparação um pouco desadequada...
  2.  # 3

Colocado por: anatrindademas a comidinha em forno a gás é, de longe, mais saborosa do que em forno elétrico.

Não concordo
    • eu
    • 13 maio 2014 editado

# 4

Colocado por: anatrindademas a comidinha em forno a gás é, de longe, mais saborosa do que em forno elétrico.

Essa agora... nunca notei diferença nenhuma... concordo que é talvez mais fácil ajustar a potência em fogões/fornos a gás (não é por acaso que os cozinheiros profissionais preferem o gás), mas duvido muito que existam diferenças no sabor...
  3.  # 5

Colocado por: eu
    Essa agora... nunca notei diferença nenhuma... concordo que é talvez mais fácil ajustar a potência em fogões/fornos a gás (não é por acaso que os cozinheiros profissionais preferem o gás), mas duvido muito que existam diferenças no sabor...
    Isso dos profissionais tem a ver com as potências instaladas, se fosse eléctrico ao ligar os fornos e fogões todos o disjuntor da EDP disparava de certeza...
    Concordam com este comentário: Jorge Santos - Faro
    • jd_
    • 13 maio 2014

# 6

Se a comparação é entre o gas natural e a energia electrica comercializada, o gás ganha e ganhará durante muitos anos.
  4.  # 7

E se for gás propano? (de garrafa)
    • jd_
    • 13 maio 2014

# 8

Mesmo o propano (garrafa)sendo mais barato que o butano, o natural continua a ganhar, já para não do transtorno que é quando uma garrafa acaba.
  5.  # 9

Tem de compara coisas comparáveis. Não pode gastar 100 kWh de electricidade com 40 kWh de gás e concluir que o gás é muito mais barato! Isso já para não falar nas mil taxas e taxinhas que aparecem na conta da electricidade para custear tudo e mais alguma coisa ao nosso Estado glutão.

Em todo o caso, olhando apenas para o preço do kWh, o gás (canalizado) custa metade da electricidade.
    • jd_
    • 13 maio 2014

# 10

Colocado por: ClioIITem de compara coisas comparáveis. Não pode gastar 100 kWh de electricidade com 40 kWh de gás e concluir que o gás é muito mais barato! Isso já para não falar nas mil taxas e taxinhas que aparecem na conta da electricidade para custear tudo e mais alguma coisa ao nosso Estado glutão.

Em todo o caso, olhando apenas para o preço do kWh, o gás (canalizado) custa metade da electricidade.

No fim acaba por comparar...
  6.  # 11

Fora a taxa de disponibilidade para o Gas canalizado ( aluguer de contador)

Se faz muita utilização de forno, talvez compense o Gás... senão uma boa placa de indução , é a solução mais económica energéticamente e uma rapidez na confecção... e a limpeza nem se fala.
    • jd_
    • 13 maio 2014

# 12

Os equipamentos em eléctricos por norma são mais eficientes (placa/forno), sendo a placa de indução a mais eficiente em termos energéticos. Mas como o preço do gás é muito mais barato acaba por compensar.
    Por exemplo, aquecer um litro de agua numa placa de indunção demora metade do tempo em comparação a uma placa a gas, mas como o kwh do gas custa menos de metade do kwh electrico fica mais barato mesmo gastando mais. Já para não falar do custo de aquisição de uma placa a gás vs indução.
    Em termos de limpeza e tempo de confecção , a de indução é muito superior, mas agora tambem existem umas de gás que têm um vidro que são mais fáceis de limpar que as antigas que tinham um rebordo.
    Falando em dinheiro a de gás é mais barata, sendo a diferença normal em termos de aquisição superior a 100eur.
    Agora cada um é que vê o que é melhor para si.
  7.  # 13

Colocado por: ClioIITem de compara coisas comparáveis. Não pode gastar 100 kWh de electricidade com 40 kWh de gás e concluir que o gás é muito mais barato! Isso já para não falar nas mil taxas e taxinhas que aparecem na conta da electricidade para custear tudo e mais alguma coisa ao nosso Estado glutão.

Aí é que está! Eu por exemplo, comparo o que pago no final do ano. E isso é que interessa: quanto pagamos por ano, no total.
    Não faria sentido comparar o hipotético consumo em porções iguais de uma coisa e de outra.
    Sei que entre gás e eletricidade, eu pago menos que qualquer família que conheço, com agregado familiar semelhante, que consuma apenas eletricidade.
  8.  # 14

Tenho esquentador e só utilizo água quente para banhos, ou no inverno para lavar a pouca louça que lavo à mão.
    Para cozinhar, muito raramente ponho água fria ao lume diretamente. Primeiro aqueço-a num jarro elétrico que demora cerca de 90 segundos a por a água a ferver.
    Usando racionalmente os recursos e os equipamentos domésticos, poupo gás e eletricidade.
    • eu
    • 13 maio 2014

# 15

Colocado por: anatrindadeAí é que está! Eu por exemplo, comparo o que pago no final do ano. E isso é que interessa: quanto pagamos por ano, no total.

Tem toda a razão. Por exemplo, no meu caso pessoal, eu pago 0 (zero) de gás por ano, portanto, não há qualquer dúvida que o gás é mais económico.
    Concordam com este comentário: Xtrilho
  9.  # 16

Colocado por: eu
    Tem toda a razão. Por exemplo, no meu caso pessoal, eu pago 0 (zero) de gás por ano, portanto, não há qualquer dúvida que o gás é mais económico.

LOL! Então e quanto paga de eletricidade? Leia o que postei: "E isso é que interessa: quanto pagamos por ano, no total"
    Não basta ler apenas o que nos convém :-)
  10.  # 17

Como é que é?? Ainda se dissesse isso relativamente a um forno a lenha....
    • AXN
    • 13 maio 2014

# 18

Colocado por: anatrindadeLOL! Então e quanto paga de eletricidade? Leia o que postei:"E isso é que interessa: quanto pagamos por ano, no total"
    Não basta ler apenas o que nos convém :-)

Mas só pode comparar o que pode ser comparável!

Gasta electricidade em Lâmpadas. TV, frigorífico, microndas, PC, ect, ect
    Gasta gás em esquentador.

No fim diz que gasta muito mais em electricidade. Porque será?
  11.  # 19

Cara Ana Trindade,

Por um lado diz que o gás é mais barato que a eletricidade, mas depois usa uma chaleira elétrica e dá a entender que poupa com isso. Se acha que uma chaleira é mais económica que o gás, então também tem de considerar que uma placa de indução poupa mais do que a gás, já que ambos os casos são muito eficientes já que há poucas perdas térmicas.

Quanto a cozinhar, penso que uma placa a gás e uma a indução gastem sensivelmente o mesmo.

Quanto a banhos, aí sim, por norma o gás é mais barato, se não usar uma bomba de calor e deve ser semelhante a um termoacumulador com tarifa bihorária. O mesmo para o aquecimento, se comparar um aquecimento central a gás com aquecedores tradicionais o gás ganha, mas se comparar com bomba de calor/ar condicionado, então o gás é mais caro.

Falo apenas de equipamentos exclusivamente elétricos como pediu.

Referiu o gás natural, se estivéssemos a falar em gás de garrafa, então arrisco a dizer que juntando o cozinhar e o banho, o gás deve ser mais caro e menos conveniente.

Mesmo que duas famílias pareçam iguais, nunca o serão. Basta terem taxas de potência diferentes, uma demorar mais tempo no banho, usar mais umas vezes umas máquinas, ou ligar de vez em quando um aquecedor para que as contas sejam bem diferentes.

Se gasta 60 de eletricidade e 12 de gás, possivelmente se fosse tudo elétrico não passaria os 85 euros, menos que os seus conhecidos, e com optimizações poderia ainda reduzir este valor.

Cada caso é um caso, e no seu o gás é aparentemente mais barato, mas se tivesse tudo elétrico não pagaria tanto como imagina.
  12.  # 20

Colocado por: AXN

Mas só pode comparar o que pode ser comparável!

Gasta electricidade em Lâmpadas. TV, frigorífico, microndas, PC, ect, ect
    Gasta gás em esquentador.

No fim diz que gasta muito mais em electricidade. Porque será?

Eu disse que gasto muito mais em eletricidade???? o que eu disse é que gasto muito em eletricidade mas que quase toda a gente que conheço gasta muito mais do que eu, porque optam por ter tudo elétrico. Atenção, as diferenças que refiro são brutais, jamais compensariam se eu abdicasse do gás

0.0192 seg. NEW