Olá a todos. Gostaria da vossa ajuda para o seguinte. Estou a construir uma casa de arquitetura moderna, tenho algumas duvidas relativamente ao que devo colocar na cobertura. Nao sei se coloco tela asfaltica (APP) e refoomath, ou se coloco tela e lâ de rocha por cima da lage. Gostaria de saber a vossa opiniao????
Na minha opinião depende sempre do uso que se vai dar à cobertura ( se acessível ou apenas para efeitos de manutenção (técnica)).
Se apenas para efeitos técnicos, recomendo: 1º camada de forma com 2% de pendente, 2º lâmina de impermeabilização em PVC com 1.5mm espessura armada a Fibra de Vidro 3º e isolamento térmico constituído com lajetas térmicas de acordo com o zona em que se encontra a implantação.
www.grazimac.pt
Se cobertura acessível, depende do nível de acabamento pretendido, por exemplo:
Cerâmica ou pedra natural aderidos: 1º Camada de Isolamento térmico tipo XPS (Roofmate) com espessura de acordo com plano térmico nacional, 2º Camada de Forma com pendente mínimo de 1.5% 3º lâmina de Desacoplamento e Impermeabilização tipo Schluter - Ditra 4º Acabamento em Cerâmica ou Pedra
1º Camada de Forma com 2% de pendente 2º Impermeabilização à base de lâmina de PVC com 1.5mm armada a Fibra de Vidro 3º Isolamento térmico tipo Roofmate SL com espessura de acordo com Regulemento térmico nacional 4º Lâmina de drenagem Tipo Schluter- Troba Plus 5º Lajetas de Betão tipo Alcupel.
Se bem me lembro TODOS os materiais de isolamento se dão mal com a água. O isolamento é, em geral, garantido pelo ar contido dentro do material. Se os poros estiverem preenchidos com água, lá se vão as características isolantes do material. Por isso é que o isolamento deve ficar protegido pela impermeabilização.
Nos sistemas invertidos ( terraços não transitáveis), o XPS (isolamento térmico), fica por cima da impermeabilização... depois leva com a camada de protecção pesada ( vulgarmente seixo, brita, leca + brita, lajetas..etc).
Na essência a vantagem do invertido é a protecção térmica à impermeabilização - normalmente adequado para telas betuminosas - e que, seja em aplicação de acabamento solto.
A convencional tem a vantagem de garantir que não existe arrefecimento da laje por parte da água. é mais adequada para sistemas em que o acabamento é colado (p.ex. cerâmica) desde que se garanta a drenagem ou que não existe contacto da água com a betonilha.
Por outro lado no Centro da Europa é muito usado através de lâminas em PVC sobre o isolamento térmico.