Iniciar sessão ou registar-se
    • pat76
    • 1 março 2009 editado

# 1

Olá a todos. Gostaria da vossa ajuda para o seguinte.
    Estou a construir uma casa de arquitetura moderna, tenho algumas duvidas relativamente ao que devo colocar na cobertura.
    Nao sei se coloco tela asfaltica (APP) e refoomath, ou se coloco tela e lâ de rocha por cima da lage.
    Gostaria de saber a vossa opiniao????
  1.  # 2

Eu aplico espuma de poliuretano expandido, depois betão celular, betonilha, membrana liquida impermeabilizante e pavimento.
  2.  # 3

veja este tópico e pesquisando um pouco no fórum, vai ver que e encontra muita informação:
  3.  # 4

Na minha opinião depende sempre do uso que se vai dar à cobertura ( se acessível ou apenas para efeitos de manutenção (técnica)).

Se apenas para efeitos técnicos, recomendo:
    1º camada de forma com 2% de pendente,
    2º lâmina de impermeabilização em PVC com 1.5mm espessura armada a Fibra de Vidro
    3º e isolamento térmico constituído com lajetas térmicas de acordo com o zona em que se encontra a implantação.

www.grazimac.pt

Se cobertura acessível, depende do nível de acabamento pretendido, por exemplo:

Cerâmica ou pedra natural aderidos:
    1º Camada de Isolamento térmico tipo XPS (Roofmate) com espessura de acordo com plano térmico nacional,
    2º Camada de Forma com pendente mínimo de 1.5%
    3º lâmina de Desacoplamento e Impermeabilização tipo Schluter - Ditra
    4º Acabamento em Cerâmica ou Pedra

http://www.schluter.pt/produkt.aspx?doc=6-1-ditra.xml&pg=funktion

se em lajetas de betão

1º Camada de Forma com 2% de pendente
    2º Impermeabilização à base de lâmina de PVC com 1.5mm armada a Fibra de Vidro
    3º Isolamento térmico tipo Roofmate SL com espessura de acordo com Regulemento térmico nacional
    4º Lâmina de drenagem Tipo Schluter- Troba Plus
    5º Lajetas de Betão tipo Alcupel.
  4.  # 5

para mim o isolamento fica sempre por cima da impermeabilização, pois dá mais anos de vida à dita impermeabilização

ab
  5.  # 6

Colocado por: bettencourtpara mim o isolamento fica sempre por cima da impermeabilização, pois dá mais anos de vida à dita impermeabilização

Não devia ser o contrário?
  6.  # 7

Pois pelo que eu sei a impermeabilização fica sempre por cima do isolamento!?
  7.  # 8

Se bem me lembro TODOS os materiais de isolamento se dão mal com a água.
    O isolamento é, em geral, garantido pelo ar contido dentro do material. Se os poros estiverem preenchidos com água, lá se vão as características isolantes do material.
    Por isso é que o isolamento deve ficar protegido pela impermeabilização.
  8.  # 9

Nos sistemas invertidos ( terraços não transitáveis), o XPS (isolamento térmico), fica por cima da impermeabilização... depois leva com a camada de protecção pesada ( vulgarmente seixo, brita, leca + brita, lajetas..etc).
  9.  # 10

nunca gostei desses invertidos...
    LOL
    •  
      FD
    • 2 março 2009

# 11

refoomath = roofmate?
  10.  # 12

é conforme a constituição do produto se é poroso ou não - relativamente à agua

porque não ler o ite do lnec sobre o tema

ab
  11.  # 13

Na essência a vantagem do invertido é a protecção térmica à impermeabilização - normalmente adequado para telas betuminosas - e que, seja em aplicação de acabamento solto.

A convencional tem a vantagem de garantir que não existe arrefecimento da laje por parte da água. é mais adequada para sistemas em que o acabamento é colado (p.ex. cerâmica) desde que se garanta a drenagem ou que não existe contacto da água com a betonilha.

Por outro lado no Centro da Europa é muito usado através de lâminas em PVC sobre o isolamento térmico.
  12.  # 14

pois o gradiante termico diário é menor

ab

0.0136 seg. NEW