Iniciar sessão ou registar-se
    • mcfv
    • 30 maio 2014 editado

     # 1

    Boa tarde
    gostaria de ser elucidada sobre a seguinte situação:
    o meu vizinho de cima tem um pastor alemão que passa o tempo na varanda a ladrar.
    Passado quase 3 meses confesso que o cão me está a dar cabo dos nervos... os donos passam o dia a trabalhar, e apenas quando eles chegam o cão permanece mais tranquilo. De facto à noite não há barulho, embora às 7h da manhã quando acordam o cão lá dá um ar da sua graça!
    O que acontece é que eu e os moradores dos prédios ao lado começamos a considerar que algo terá de ser feito, pois o "vozeirão" do cão começa de facto a colidir com alguns hábitos nossos. Por exemplo, de forma a não estar continuamente a ouvi-lo ponho a TV mais alto, não abro as janelas, etc, etc...
    Já falei com a administração do prédio de forma a sensibilizar o vizinho, mas não querem saber (vivem ambos uns andares bem mais acima, logo, o barulho não se ouve dentro de casa).
    Obviamente, e pensando na lei do ruído, informo que o cão também se comporta da mesma maneira aos fins de semana...
    Não quero arranjar "guerras" com ningém, até porque gosto imenso de animais, mas como poderei eu também proteger os meus direitos de tranquilidade?
    Por outro lado, que condições este cão tem, já que passa o tempo em casa, numa varanda exígua, sendo levado de manhã e à noite à rua para fazer as suas necessidades... é atroz pensar-se que um cão desta raça está limitado a isto... já para não falar que começando a ficar pirado da cabeça, mais ansioso ficará e a situação pode ficar (em termos de barulho) completamente descontrolada.

    Desculpem o desabafo, mas preciso mesmo q me orientem face ao que posso fazer.
    Obrigada
  1.  # 2

    Em relação "às condições do cão" só para ter uma pequena noção:

    Por vezes diz-se que os cães em apartamentos não é das melhores coisas, que é preciso ter-se terreno para o cão andar à vontade, isto é tudo visto da perspectiva do ser Humano, do Homem, pois o que para o Homem, viver numa casa bem apetrechada, com um jardim para umas churrascadas, com uma piscina para dar umas braçadas, etc etc é das "melhores" coisas que pode ter, o cão está a marimbar-se para todas essas coisas... Pois o cão não percebe que um churrasco é bom, não percebe que ter uma piscina é bom, não percebe que ter um carro xpto é bom... Além de que o Homem, tendo na mesma essas mordomias todas sai de casa para ir trabalhar, não está confinado àquele local...

    Isto do ponto de vista do cão, ele até poderia ter 3000m2 de terreno, mas estaria "preso" pois o dono pensa, ele tem muito terreno para correr, etc etc, então mas o dono faz isso? o dono cinge-se a 3000m2? a resposta é óbvia.

    Por isso, esses tais passeios que o sr diz que os donos dão com o cão é de facto das melhores coisas que se podem fazer, mesmo para um cão que tenha 3000m2 de terreno. Se conjugar esse passeio com umas corridas, em locais que não pertencem ao cão (como o terreno de 3000m2 pertenceria) então ainda melhor...

    Eu só falei do ponto de vista do animal, por isso, se ele estivesse SEMPRE fechado em 3 m2 isso sim, era caso de mau trato e negligencia, mas se como você diz, os donos dão passeios com ele, ele faz as necessidades quando está a passear etc etc... então o animal não está assim "tão mal" quanto isso.

    Pode-se por em causa também o tal "pedigree" da raça, isto é, é sabido que os cães pastor alemão são cães de "trabalho", e que necessitam de desempenhar certas tarefas para se "sentirem" bem, mas há tantos e enumeros casos onde isso não acontece, e estou a falar por exemplo do labrador retriever que ele é um cão de trabalho também (pescaria) mas no entanto é um óptimo cão de companhia...



    Eu só dei o meu comentário tendo em conta o aspecto animal. Agora deve ser mau o constante ladrar do animal...
  2.  # 3

    Fazer queixa a câmara municipal, a mesma informa o veterinario municipal e é feita uma visita ao apartamento onde o animal se encontra, só depois de avaliar a situação é que tomam alguma decisão.
  3.  # 4

    Fazer queixa ao SEPNA denunciando as condições em que o cão vive.
    http://www.gnr.pt/default.asp?do=5r20n/DF.zv55n1/Zv55n1
  4.  # 5

    Eu também tenho um pastor alemão, durante o dia deixo-o "falar" à vontade.
    À noite para meu descanso e dos meus vizinhos coloco-lhe uma coleira anti-latido e é remédio santo.
    Já experimentei em mim e não magoa, faz é impressão parece electricidade estática.
    Leva uma pilha de 6v. Ele só levou choque 1 vez, e serviu de emenda, coloco-lhe a coleira e até ele dorme descansadinho sem ladrar.
    Às vezes até lhe coloco a coleira sem pilha, é suficiente.
    Fale com os seus vizinhos a bem e recomende a coleira, custa menos de 30€.
    Concordam com este comentário: treker666
  5.  # 6

    Isso da coleira devia ser considerado crime.. É a mesma coisa que um bé bé chorar e lhe colocarem uma coleira.. Mentalidades...
    Concordam com este comentário: Anonimo16062021
    • shc
    • 30 maio 2014

     # 7

    jolupri onde comprou essa coleira??
  6.  # 8

    Colocado por: brunoquadIsso da coleira devia ser considerado crime.. É a mesma coisa que um bé bé chorar e lhe colocarem uma coleira.. Mentalidades...

    Sim, mentalidades...
    Antes de experimentar no cão experimentei em mim. E agora nem preciso colocar pilha, ele não leva choque nenhum.
    E mesmo que levasse choque, são 6volts, não magoa nada, é igual ao choque que levamos às vezes a fechar a porta do carro, faz impressão, não magoa.
  7.  # 9

    Colocado por: shcjolupri onde comprou essa coleira??

    Comprei num site de leiloes, também pode comprar na tiendanimal.
    Existem de vários tipos: desde a descarga, a spray de citronela, existe também dispositivos que nem precisamos colocar no cão, pode-se colocar numa varanda e ele emite um sinal agudo para o cão se calar.
    Existe tanta coisa que ninguém precisa de ficar incomodado com o ladrar de um cão.
    É melhor o cão não ladrar do que um vizinho vingativo envenenar o cão.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: anatrindade
  8.  # 10

    jolupri, testou a coleira da forma "correcta"?
    http://www.tabonito.pt/homem-testa-coleira-anti-latido-nele-proprio
    • shc
    • 30 maio 2014

     # 11

    obrigado pela resposta, tive a ver e a tiendanimal tinha algumas reclamações online e não arrisquei, comprei na Pet Hi Tech
  9.  # 12

    Colocado por: anatrindadeFazer queixa ao SEPNA denunciando as condições em que o cão vive.
    http://www.gnr.pt/default.asp?do=5r20n/DF.zv55n1/Zv55n1
    Não é pelo facto de o cão viver na varanda que pode ser considerado que não tenha condições de ali estar(mau trato). A nivel de exemplo, conheço um treinador e criador da raça doberman, que não é "criadeiro" e tem imensa formação na área de psicologia canina. O cão dele dorme dentro de uma caixa de transporte daquelas plásticas e é para lá que vai quando quer e o mandam , para qualquer lado que vá é transportado na caixa. Segundo ele(e faz sentido) a caixa é o covil do lobo e como foi habituado desde pequeno ao espaço é lá que se sente confortável e sem ser incomodado. É um cão treinado para guarda e defesa.
    Quanto ao facto de ladrar não sei por onde se poderá pegar...
    Concordam com este comentário: treker666
    • shc
    • 30 maio 2014

     # 13

    o meu cão também ladra muito mas é quando vê alguém, e não é a horas de descanso, mas incomoda, o cão é mesmo assim, é a maneira de se manifestar quando vê alguém fica contente e ladra pra receber atenção. chega á noite por volta das 20h00 até ás 10h00 da manha nem pia, tá a relaxar na casota.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Caravelle
  10.  # 14

    Colocado por: joao_njolupri, testou a coleira da forma "correcta"?
    http://www.tabonito.pt/homem-testa-coleira-anti-latido-nele-proprio

    Já me fartei de rir. Não testei no pescoço, testei no meu braço.
    A nós humanos faz mais impressão do que aos cães, eles têm muito mais pelo do que nós.
    Quanto menos pelo mais contato com a coleira.
  11.  # 15

    Colocado por: lfvmagalhaes
    Eu só falei do ponto de vista do animal, por isso, se ele estivesse SEMPRE fechado em 3 m2 isso sim, era caso de mau trato e negligencia, mas se como você diz, os donos dão passeios com ele, ele faz as necessidades quando está a passear etc etc... então o animal não está assim "tão mal" quanto isso.


    Desculpe la... voce acredita mesmo no que diz????

    Ja experimentou passar 4 horas seguidas numa varanda (nao sabemos sequer se o cao tem sombra... mas vamos imaginar que sim.) sem sequer ter botoes para companhia? Ate certo ponto concordo com o que diz, por muito espaco que tenha o cao esta efectivamente preso, mas nao e facto de fazer um passeio de 30 minutos (se tanto) de manha e a noite que passar o dia em 3 metros quadrados deixa de ser cruel.

    Porque e que nao o deixam no apartamento? E bastante obvio... um cao desses ia destruir o apartamento pura e simplesmente por estar aborrecido e entediado... no entanto, as pessoas parecem nao compreender o porque e acham correcto deixar um animal desses numa varanda o dia todo.
  12.  # 16

    Este pessoal nem filhos devia ter quanto mais animais.. Querem os animais e depois varanda... Gentalha...
  13.  # 17

    Colocado por: brunoquadIsso da coleira devia ser considerado crime.. É a mesma coisa que um bé bé chorar e lhe colocarem uma coleira.. Mentalidades...


    Realmente, mais vale resolver o problema da forma correcta. Como não dá para o educar a não ladrar, e não pode ladrar, leva-se para o canil para ser abatido.
  14.  # 18

    Não da para educar? Todos os caes se educa,.. Escolas de caes para sociabilização.. Entre outras. E muita paciência para ensinar..
    Concordam com este comentário: Erdnaxela
  15.  # 19

    Digam isso ao Cesar Milan que nem sabem onde param... Um cão não se educa? Esta é para rir...

    Que uma varanda não é sítio para manter um cão, não é. Agora que mesmo assim ele pode ser ensinado e educado, pode...
  16.  # 20

    acho que sou radical, animais em apartamentos não devia ser permitido, ponto. bem talvez um passarito e uns peixes ainda vá que não vá.
    Concordam com este comentário: Sabrina, Silver Wolf, 1976
 
0.0237 seg. NEW