Colocado por: thisemptyBoa noite,
Eu estou em vias de comprar casa e tenho 2 questões a colocar.
Vivo com a minha mãe, a minha mulher (união de facto), e a minha filha. A minha mãe quer-me dar 50 mil euros para a entrada do meu apartamento. Mas eu há uns tempos ouvi falar que qql montante superior a 10 mil euros que fosse doado sofreria impostos. E tenho muito medo da minha mãe me transferir 50 mil euros para a minha conta e depois "comerem-me" uma parte desse valor. Quem me puder clarificar isto, agradecia.
A minha outra questão é a seguinte: O meu IRS é composto por 2 sujeitos passivos e um dependente (eu, minha mulher e filha), no regime de união de facto.
A minha mulher não trabalhou no ano referente ao IRS, logo o montante das remunerações são só as minhas, que são de 15 mil euros. Tenho contrato a efectivo na empresa onde trabalho. O apartamento que quero comprar custa 150 mil euros e foi avaliado em 175 mil. E dou entrada de 50 mil que a minha mãe me dá.
Tendo em conta que tenho IRS de apenas 15 mil euros por a minha mulher não ter trabalhado em 2008 e que tenho 1 dependente, quais acham que são as hipóteses do banco me emprestar 110 mil euros?
Muito obrigado.