Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas caros foristas.


    Estou com um problema na varanda da minha habitação. Quando chove, a agua estagna e não é canalizada até a uma das pontas onde se situa a queda de água. A varanda conta com aproximadamente 35 anos, tem 12mx1m e com acabamento em, penso eu, cimento afagado.

    A primeira solução parece-me óbvia e penso que até aqui todos devem concordar comigo. Se a água não escorre até à queda de água é porque não tem desnível e, por isso, a primeira solução passa desde logo por fazer uma pendente até à queda de água.

    Mas depois a minha dúvida reside no material a utilizar. Depois de muito pesquisar pelo fórum, cheguei à conclusão que o microcimento seria o material mais apropriado, 100% impermeável e confere logo um bom acabamento. Matam-se logo 3 coelhos com 1 cajadada. Resolve-se o problema das infiltrações, dispensa-se o uso dos mosaicos para o acabamento, e fica (penso eu) mais barato.

    Comecei recentemente a trabalhar como servente de pedreiro e queria ver se eu mesmo fazia o trabalho. Mas tenho algumas dúvidas em relação ao microcimento que gostaria de ver esclarecidas:

    Consegue-se fazer o desnível com o microcimento?
    Até que espessura pode ter o microcimento no pavimento?
    Este trabalho tem obrigatoriamente de ser feito por um profissional ou não necessariamente?
    Haverá outra forma mais em conta para resolver o problema?
    E vocês, como fariam?


    Muito obrigado pela vossa colaboração.
  2.  # 2

    Na aplicação do microcimento requer alguma experiência no entanto para uma varanda mesmo que não fique bem disfarça!

    Em vez do microcimento qté pela dificuldade de arranjar no mercado compra massa autonivelante que para si torna-se mais fácil de aplicar e confere o escoamento necessário.
  3.  # 3

    Antes de mais obrigado por partilhares o teu conhecimento. Gostaria no entanto que me esclarecesses algumas dúvidas.

    Será a massa autonivelante impermeável? Seria importante para evitar infiltrações mesmo que o objectivo seja fazer um desnível para evacuar a água da varanda. Daquilo que vi, essa dita massa é bastante líquida. Como consegues fazer um desnível tendo em conta esse factor?

    Edit: Tenho visto malta a aplicar telas para isolamento em terraços, acham que é necessário para este caso em particular?

    Obrigado
  4.  # 4

    Boa noite,

    Consegue-se fazer o desnível com o microcimento?
    - Uma vez que o microcimento não faz correções de desnível tambem não fará o proprio desnível, ao aplicar microcimento o pavimento fica tal como está (com ou sem desnível);

    Até que espessura pode ter o microcimento no pavimento?
    - Independentemente do tipo de superficie a revestir varia de 1 a 5mm de espessura;

    Este trabalho tem obrigatoriamente de ser feito por um profissional ou não necessariamente?
    - Por norma, os profissionais que aplicam microcimento deveriam ter formação pois nem todo o microcimento é igual, por vezes a falta de formação resulta em trabalhos não tão bons quanto esperado e depois...

    Se tiver mais alguma questão que queira esclarecer esteja à vontade.


    www.efeitosdeluxo.pt
    [email protected]
    912963111
  5.  # 5

    Antes de mais obrigado pela ajuda.

    Então que tipo de massa será mais adequada para fazer o desnível na varanda para depois posteriormente aplicar o microcimento?

    Haverá outra solução mais em conta?
  6.  # 6

    Na questão do desnível será melhor esperar pela opinião de alguem que perceba do assunto pois dessa parte não percebo muito.

    Quanto à solução mais em conta... a parte do desnível parece-me ser a forma mais facil de resolver o seu problema, e nessa parte não havera muito a poupar, quanto ao acabamento, como disse no seu primeiro post, é impermeável, tem um acabamento bonito, não tem juntas, não escorrega e é de facil limpeza.


    www.efeitosdeluxo.pt
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Gravessen
  7.  # 7

    Obrigado EfeitosD'Luxo, então afinal parece que acertei mesmo no melhor processo em termos de eficácia/preço...

    Estive a ver o seu site e tem aí uns trabalhos de luxo em microcimento. Excelente mesmo!

    Pena não ser da sua zona senão seria um caso a ponderar.

    Se puder diga-me onde posso adquirir microcimento em conta.

    Quanto ao desnível, em que material é que os especialistas do fórum aconselham a fazer?
  8.  # 8

    Quanto ao não ser da minha zona não há problema algum, nós aplicamos em todo o país.

    Há preços de microcimento para todos os gostos e carteiras, mas mais importante que isso será ver qual o melhor material e qual lhe dará mais e melhores garantias.
    Existe aqui no forum um tópico em que tem la duas fotos sobre uma aplicação de microcimento que como puderá ver não está nas melhores condições, portanto, independentemente da empresa que escolha para aplicar microcimento faça um estudo prévio para o trabalho ficar como deseja.

    Qualquer duvida não hesite em contactar.

    Cumprimentos.
  9.  # 9

    mais importante que isso será ver qual o melhor material e qual lhe dará mais e melhores garantias

    O melhor material dentro do microcimento ou refere-se a outros materiais?

    Este trabalho abrange uma pequena área e não requer grande acabamento, daí estar a pensar fazer eu o trabalho e ao mesmo tempo serviria de experiência.

    De facto nem todos sabem trabalhar com este material, mas pelas fotos a vossa empresa é bastante qualificada nessa área e para futuros trabalhos maiores de remodelações é um caso a ponderar!
  10.  # 10

    O melhor material dentro do microcimento ou refere-se a outros materiais?
    - O melhor material dentro do microcimento pois como lhe disse encontra no mercado várias tipos/marcas de microcimento.

    Este trabalho abrange uma pequena área e não requer grande acabamento, daí estar a pensar fazer eu o trabalho e ao mesmo tempo serviria de experiência.
    - Compreendo. Uma vez que pretende ser voce a fazer o trabalho, se quiser eu posso explicar-lhe todos os processos da aplicação, desde as misturas até a aplicação em si (sem qualquer custo obviamente).
  11.  # 11

    Boa tarde,

    Tenho um terraço com pavimento ceramico(5m x 6m) aplicado há mais de 15 anos. Por motivos de humidades estou a considerar substituir o pavimento.
    Pelo que li o microcimento pode ser aplicado por cima de pavimento ceramico. A altura extra que iria ganhar (5mm pelo que percebi) não é problema pois existe margem.

    Dúvidas:
    - Apenas com essa camada será suficiente para garantir isolamento ou necessita algo mais?
    - Estamos a falar de que valores ao m2?
  12.  # 12

    - Apenas com essa camada será suficiente para garantir isolamento ou necessita algo mais?
    - Não é apenas uma camada de microcimento, a aplicação de microcimento incluem algumas fases, mas a espessura total terá no maximo 5mm, a média são 3mm de espessura.

    - Estamos a falar de que valores ao m2?
    - Por norma os valores m2 para material + aplicação andam entre os 45 e 50€/m2 , mas como disse anteriormente ha vários tipos/marcas pelo que certamente encontrará mais barato no mercado, mas como dito tambem anteriormente, independentemente da empresa que vá aplicar microcimento faça um estudo prévio do material que será usado.
    Concordam com este comentário: nelsontiago
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nelsontiago
  13.  # 13

    Obrigado EfeitosD'Luxo... Com a sua disponibilidade em ajudar e a qualidade dos seus trabalhos expostos no seu site vai certamente ganhar muito clientes.

    Quanto aos preços por vezes é melhor pagar um pouco mais e ficar com o trabalho bem feito do que contratar um curioso qualquer e ficar com o trabalho numa cagada.

    Quanto ao desnível ninguém me ajuda em relação ao material?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: EfeitosD'Luxo
  14.  # 14

    Colocado por: Gravessencheguei à conclusão que o microcimento seria o material mais apropriado, 100% impermeável e confere logo um bom acabamento.


    Como é que chegou a essa conclusão ? Era bom se assim fosse.
    Digamos que o microciemnto é o equivalente ao pavimento, e que antes de aplicar do pavimento necessita de fazer o desnível !

    Pode usar argamassa normal para fazer esse desnível e depois fazer a impermeabilização e depois coloca o pavimento que entender, e claro que pode ser em microcimento.
    Tenha em atenção que na parte mais baixa, ou seja na zona onde vai ficar o escoamento, deve rebaixar um pouco pavimento actual, isto porque se a argamassa ficar muito fina tem tendência a fissurar.
  15.  # 15

    Colocado por: GravessenObrigado EfeitosD'Luxo... Com a sua disponibilidade em ajudar e a qualidade dos seus trabalhos expostos no seu site vai certamente ganhar muito clientes.

    Quanto aos preços por vezes é melhor pagar um pouco mais e ficar com o trabalho bem feito do que contratar um curioso qualquer e ficar com o trabalho numa cagada.

    Quanto ao desnível ninguém me ajuda em relação ao material?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:EfeitosD'Luxo


    Obrigado .
    Tambem concordo, não só a nivel de microcimento mas tambem nos restantes sectores.
  16.  # 16

    Colocado por: Jorge Santos - Faro

    Como é que chegou a essa conclusão ? Era bom se assim fosse.
    Digamos que o microciemnto é o equivalente ao pavimento, e que antes de aplicar do pavimento necessita de fazer o desnível !

    Pode usar argamassa normal para fazer esse desnível e depois fazer a impermeabilização e depois coloca o pavimento que entender, e claro que pode ser em microcimento.
    Tenha em atenção que na parte mais baixa, ou seja na zona onde vai ficar o escoamento, deve rebaixar um pouco pavimento actual, isto porque se a argamassa ficar muito fina tem tendência a fissurar.


    Fazer a impermeabilização? de que? desde que nao haja humidade superior a 5% na superficie que é para revestir a microcimento não é preciso impermeabilizar nada, depois de o microcimento estar completamente seco e na sua maxima força pode deixar cair a agua que quiser que não irá ter problemas com infiltrações !
  17.  # 17

    O microcimento tem flexibilidade para aguentar as eventuais fissuras do enchimento ?
    Esse que refere não leva outro produto por baixo e uma rede de fibra ? Se leva então podemos dizer que o produto usado na base do microcimento serve para impermeabilizar.
    Pelo que tenho visto não me parece que apenas o microcimento impermeabilize isto a avaliar pelas aplicações que vi este ano fazer.

    Este ano apenas vi duas aplicações este ano e uma delas mudou de cor em 3 meses por causa de infiltrações vindas de baixo.
    Noutra até no exterior usaram microcimento e nem a chuva afectou.

    Numa casa onde vi uma aplicação à uns 8 anos ao fim de um ano fissurou por todo o lado (portas, ligação das escadas etc) , devido a casa possuir piso radiante, mas julgo que hoje os materiais são melhores !
  18.  # 18

    Como é que chegou a essa conclusão ? Era bom se assim fosse.

    Cheguei a essa conclusão porque o microcimento é um material que impermeabiliza, não fissura e ao mesmo tempo serve de acabamento.

    Mas se souber de outra solução mais em conta agradecia que a apresentasse. Esta pode não ser a melhor, mas penso ser talvez a mais rápida e mais barata.

    Pode usar argamassa normal para fazer esse desnível e depois fazer a impermeabilização e depois coloca o pavimento que entender, e claro que pode ser em microcimento.


    Será mesmo necessário impermeabilizar quando o pavimento já se encarrega disso? Que tipo de material recomenda para essa impermeabilização?
  19.  # 19

    O microcimento absorve fissuras até quanto? 0,3mm?
    Qual o coeficiente de dilatação térmica linear?
  20.  # 20

    Colocado por: Jorge Santos - FaroO microcimento tem flexibilidade para aguentar as eventuais fissuras do enchimento ?
    Esse que refere não leva outro produto por baixo e uma rede de fibra ? Se leva então podemos dizer que o produto usado na base do microcimento serve para impermeabilizar.
    Pelo que tenho visto não me parece que apenas o microcimento impermeabilize isto a avaliar pelas aplicações que vi este ano fazer.

    Este ano apenas vi duas aplicações este ano e uma delas mudou de cor em 3 meses por causa de infiltrações vindas de baixo.
    Noutra até no exterior usaram microcimento e nem a chuva afectou.

    Numa casa onde vi uma aplicação à uns 8 anos ao fim de um ano fissurou por todo o lado (portas, ligação das escadas etc) , devido a casa possuir piso radiante, mas julgo que hoje os materiais são melhores !



    O microcimento leva 2/3 camadas de base e uma rede de fibra de vidro sim. Depois de aplicar as camadas todas de microcimento é preciso selar o mesmo para o tornar impermeavel.

    "Este ano apenas vi duas aplicações este ano e uma delas mudou de cor em 3 meses por causa de infiltrações vindas de baixo."
    - Como eu disse desde que não haja humidade superior a 5% na superficie a revestir não havera problemas com o material, claro que se houver imensa humidade no pavimento antes de aplicação o material tambem não irá aguentar por isso é que não se deve aplicar quando a humidade for superior a 5%.
 
0.0266 seg. NEW