Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Caros,

    Estou com uma questão no que diz respeito a colocação de grelhas de ventilação. O que esta definido para a minha obra é a colocação de um tipo de grelha regulável pela parte interior da casa (para poder controlar de forma fácil a circulação do ar) e uma grelha fixa pelo exterior a fazer remate a cor do capoto. Ora a minha questão é, qual é a melhor localização destas grelhas, qual é a altura ideal para a colocação das mesmas? Já agora, conhecem outro tipo de grelhas reguláveis que esteticamente sejam mais apelativas do que estas que vos deixo aqui?

    Grelha regulável (interior):


    Grelha fixa (exterior):


    Obrigado.
    Cmps,
    psilva
  2.  # 2

    Essa entrada de ar deve estar junto ao chão, para aí a uns 25 ou 30 cm do pavimento.
    O sistema deve ser complementado com uma saída de ar saturado, desta vez junto ao tecto ou mesmo no tecto. O ideal seria nesta saída aplicar um motor extractor. A entrada de ar fresco deve ser feita ao nível do pavimento e a saída o mais alto possível. Mesmo sem ajuda mecânica o sistema funciona (não é tão eficaz).
    Não deve haver muita variedade no desenho da grelha interior, essa é a que aparece mais. Talvez pelo preço.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: davidfigueiredo, pedrosilva25, lmcscarpediem
  3.  # 3

    Colocado por: 1255Essa entrada de ar deve estar junto ao chão, para aí a uns 25 ou 30 cm do pavimento.
    O sistema deve ser complementado com uma saída de ar saturado, desta vez junto ao tecto ou mesmo no tecto. O ideal seria nesta saída aplicar um motor extractor. A entrada de ar fresco deve ser feita ao nível do pavimento e a saída o mais alto possível. Mesmo sem ajuda mecânica o sistema funciona (não é tão eficaz).
    Não deve haver muita variedade no desenho da grelha interior, essa é a que aparece mais. Talvez pelo preço.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:pedrosilva25


    Obrigado 1255, foi completamente esclarecedor. Já agora, só mais uma questão, quais são os diâmetros mais aconselháveis tanto para a saída no tecto como a que fica junto ao pavimento?

    Obrigado.
    Cmps,
    psilva
  4.  # 4

    Ø 75
    isto porque a maioria dos aparelhos de extracção têm este diâmetro.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pedrosilva25
  5.  # 5

    Eu na cozinha tenho uma abertura dessas a talvez uns 15 cm do chão que tinha duas grelhas fixas (uma no interior outra no exterior). Não tem qualquer tipo de aparelho de extração e durante o inverno arrefecia por demais aquela divisão. Depois coloquei uma grelha regulável e pelo menos ficou tolerável. Tive um meu conhecido que quando viu o apartamento quando eu comprei disse-me logo que aquilo estava mal feito. Para ele ou tinha um aparelho de extracção ou tinha duas aberturas (uma em cima outra em baixo).
  6.  # 6

    Colocado por: branco.valterEu na cozinha tenho uma abertura dessas a talvez uns 15 cm do chão que tinha duas grelhas fixas (uma no interior outra no exterior). Não tem qualquer tipo de aparelho de extração e durante o inverno arrefecia por demais aquela divisão. Depois coloquei uma grelha regulável e pelo menos ficou tolerável. Tive um meu conhecido que quando viu o apartamento quando eu comprei disse-me logo que aquilo estava mal feito. Para ele ou tinha um aparelho de extracção ou tinha duas aberturas (uma em cima outra em baixo).


    branco.valter, pode colocar imagens? De forma a que possamos analisar o processo de colocação do seu sistema de ventilação.

    Cmps,
    psilva
  7.  # 7

    Andava a procura de soluções de ventilação que juntasse o melhor dos dois mundos (design e funcionalidade) e entrei a seguinte página: www.lunos.de. Já alguém ouviu falar neste tipo de soluções?

    Cmps,
    psilva
  8.  # 8

    Aqui fica um vídeo de aplicação do tipo de equipamentos que estes tipos vendem. Vamos lá ver o preço destes brinquedos :).
  9.  # 9

    Colocado por: branco.valterEu na cozinha tenho uma abertura dessas a talvez uns 15 cm do chão que tinha duas grelhas fixas (uma no interior outra no exterior)


    Se a sua cozinha tem gás ... Essas duas grelhas obrigatoriamente têm que ser fixas, deve voltar a por como estava pois em caso de acidente o seguro nada lhe paga.

    A grelha deve estar em baixo de usar gás propano ou butano, e em cima se usar gás natural !

    Colocado por: 1255Ø 75
    isto porque a maioria dos aparelhos de extracção têm este diâmetro.

    Eu colocaria 110 mm porque a mairia tem 100 mm, com 75 nem sempre se arranja aqui na zona.
    Nas WC antes era obrigatório 100 mm, mas agora a lei mudou e todas a frestas já contam para a renovação do ar das moradias .

    Esse grelha regulável antiga é bem feia :-)

    Tem aqui grelhas mais bonitas:

    http://www.brinox.com/index.php?page=subFamilias&familia=09
    Colocado por: pedrosilva25Ora a minha questão é, qual é a melhor localização destas grelha


    Para cumprir o regulamento, as entradas de ar que devem ser nos quartos e sala pode ficar em qualquer lado, mas como já foi dito o ideal é junto ao pavimento .
    A saída (conforme a lei ) deve ser nas WC e na cozinha e basta !
    O novo regulamento (que ainda não li) já contempla como entradas de ar todas a fissuras das portas, janelas entradas de sr novo dos recuperadores de calor etc... Isto segundo um amigo que foi a uma "revisão" sobre o novo regulamento .
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pedrosilva25
  10.  # 10

    Boas.
    Tenho um problema de humidades nos cantos do tecto em algumas divisões e em quase todas apareceu humidades em volta dos alumínios.
    Pelo que investiguei a casa é demasiado vedada e como não respira origina estas manchas.
    Tendo como base o meu quarto em que a única parede virada para rua tem 3.5m e é completamente em vidro menos 30 cm de cada lado e cerca de 40 em cima.
    Aconselharam-me a por 2 grelhas nessa parede uma de cada lado do vidro, sendo que uma seria em baixo de um dos lados do vidro e a outra do outro lado do vidro mas em cima para que haja circulação de ar nessa divisão.
    Gostava de saber a vossa opinião acerca do assunto e se possível que grelhas recomendariam tendo em conta que moro perto de uma estrada com muito movimento e não gostava que aumentasse o ruído vindo da rua.

    Obrigado

    Cumps
      4.jpg
  11.  # 11

    Colocado por: frezmecboyenho um problema de humidades nos cantos do tecto em algumas divisões e em quase todas apareceu humidades em volta dos alumínios.


    Com tem na sua WC ? Tem algum extractor para retirar a humidade depois dos banhos ? Se não tem comece por colocar aí a saída de ar.
    Se tem apenas uma janela coloque na mesma a extracção ! ( Como os novos regulamentos obrigam )

    Depois mais tarde pode então colocar nos quartos a entrada de ar junto ao pavimento .
    Saída de ar no quarto eu nunca colocaria pois perde o calor no inverno !
  12.  # 12

    Colocado por: Jorge Santos - Faro

    Com tem na sua WC ? Tem algum extractor para retirar a humidade depois dos banhos ? Se não tem comece por colocar aí a saída de ar.
    Se tem apenas uma janela coloque na mesma a extracção ! ( Como os novos regulamentos obrigam )

    Depois mais tarde pode então colocar nos quartos a entrada de ar junto ao pavimento .
    Saída de ar no quarto eu nunca colocaria pois perde o calor no inverno !


    E no caso de ser uma janela não fixa, portanto de abrir com batente, como é que se coloca um extractor numa janela dessas? Corta-se o vidro e fica com fios pendurados?
  13.  # 13

    Colocado por: BricoleiroE no caso de ser uma janela não fixa, portanto de abrir com batente, como é que se coloca um extractor numa janela dessas? Corta-se o vidro e fica com fios pendurados?


    Na minha furei o tecto num hall onde levou um tecto falso e encaminhei o tubo para cima da banheira, o motor ficou no sótão, e fiz tecto falso por cima da banheira.
    Se não tivesse sótão furava a parede, são 10 minutos de trabalho !
    Mas claro que podem retirar um vidro e mandar furar e voltar a colocar, depois colocava um cabo de modo a pode abrir e fechar a janela. É simples de fazer mas eu não o faria a não ser se não tivesse acesso ao exterior como por exemplo no caso de um prédio !

    Um dos erros antigos é que permitiam casas de banho sem ventilação apenas porque tinha um janela. Mas isso acabou , hoje todas têm que garantir a tiragem, mecânica ou natural .
    Mas isso eu sempre disse para ser feito em todas as obras que colaborei e ainda safei alguns amigos desses problemas !
  14.  # 14

    Colocado por: Jorge Santos - Faro

    Na minha furei o tecto num hall onde levou um tecto falso e encaminhei o tubo para cima da banheira, o motor ficou no sótão, e fiz tecto falso por cima da banheira.
    Se não tivesse sótão furava a parede, são 10 minutos de trabalho !
    Mas claro que podem retirar um vidro e mandar furar e voltar a colocar, depois colocava um cabo de modo a pode abrir e fechar a janela. É simples de fazer mas eu não o faria a não ser se não tivesse acesso ao exterior como por exemplo no caso de um prédio !

    Um dos erros antigos é que permitiam casas de banho sem ventilação apenas porque tinha um janela. Mas isso acabou , hoje todas têm que garantir a tiragem, mecânica ou natural .
    Mas isso eu sempre disse para ser feito em todas as obras que colaborei e ainda safei alguns amigos desses problemas !


    Posso lhe perguntar em que data é que o erro antigo foi obrigado a acabar?
    Tenho uma moradia com 6 anos e nas 2 wc's apenas tem janela, nenhuma tem grelhas ou furos para ventilação, nem tão pouco tectos falsos que me permitam fazer como fez na sua. Não quero estragar a janela mas gostava de encontrar uma solução. A actual solução é de portas interiores abertas ligar o exaustor na cozinha.
  15.  # 15

    Eu no seu caso furava as paredes, ou mandava o projectista furar porque não cumpriu a lei !

    O RCECE saiu em 2006:

    http://dre.pt/pdf1s/2006/04/067A00/24162468.pdf

    Saiu agora um novo que ainda não li .

    Tem aqui alguma coisa anotada pela ADENE

    http://www.adene.pt/sites/default/files/decreto-lei_118-2013_anotado.v0_-_2013-11-13.pdf

    E aqui o novo no diário da republica :

    https://dre.pt/pdf1sdip/2013/12/23501/0000200009.pdf
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Bricoleiro
  16.  # 16

    Boas

    Na casa de banho tenho uma janela com oscilobatente mas não tenho o hábito de a abrir. Só esporadicamente depois do banho.
    Estou exactamente na mesma situação que o Bricoleiro. 3 casas de banho todas com oscilobatente mas nenhuma tem qualquer furo de ventilação.
    Eu no 1º andar tenho um oscilobatente em cada divisão e cheguei a passar uma temporada com eles sempre abertos e os estores quase fechados,até porque nunca ninguém lá vai, e mesmo assim ficou humidades junto dos alumínios.
    Se puser um extractor na casa de banho não vai ser preciso uma entrada de ar? e se for preciso esta é feita onde? Na mesma casa de banho ou noutra divisão da casa?

    Obrigado

    Cumps
  17.  # 17

    Colocado por: frezmecboySe puser um extractor na casa de banho não vai ser preciso uma entrada de ar? e se for preciso esta é feita onde? Na mesma casa de banho ou noutra divisão da casa?


    Segundo os novos regulamentos devemos colocar apenas uma saída na WC, e só assim garante que os vapores não saiam da casa de banho para o quarto... No meu eu tinha bolor por todo o lado e tinha que limpar com lixívia varias vezes no inverno!
    Num quarto e wc que não era usado não tinha bolor algum !

    O ar entra depois pelas caixilharias dos quartos sala etc... Se tem tudo muito estanque pode fazer uma entrada de ar na sal por exemplo.
  18.  # 18

    Colocado por: Jorge Santos - Faro

    Segundo os novos regulamentos devemos colocar apenas uma saída na WC, e só assim garante que os vapores não saiam da casa de banho para o quarto... No meu eu tinha bolor por todo o lado e tinha que limpar com lixívia varias vezes no inverno!
    Num quarto e wc que não era usado não tinha bolor algum !

    O ar entra depois pelas caixilharias dos quartos sala etc... Se tem tudo muito estanque pode fazer uma entrada de ar na sal por exemplo.


    Eu ainda estou pior, normalmente só usamos a wc do r/chão para os banhos e as manchas amareladas de bolor estão por toda a casa inclusive 1º andar todo, excepto nessa mesma wc onde se toma os banhos e na cozinha! E esta hein?

    Quanto ao ar entrar pelas caixilharias, se forem iguais às minhas não entra ar algum em posição de fechado. É PVC vidro duplo e borrachas duplas. Já fiz o teste e não entra mesmo nada. É esse o defeito daquilo, são "boas" demais. E em posição aberto apenas tem 1 trinco que só abre 1 cm, caso queria mesmo abrir fica a bater ao sabor do vento. Sinceramente, ao contrário de muitas opiniões que tenho lido, prefiro os sistemas antigos de alumínio de correr, ao menos dá para deixar a casa a arejar e evita-se esta trabalheira toda dos bolores e lavagem de paredes todos os anos.
  19.  # 19

    Sendo assim o melhor é fazer aberturas para entrada de ar no quartos como o regulamento agora obriga, precisamente por causa do uso de bons materiais . Em matéria de PVC de abrir são sempre muito bons no que respeita à vedação da entrada de ar .
    Colocado por: Bricoleiromanchas amareladas de bolor estão por toda a casa inclusive 1º andar todo, excepto nessa mesma wc onde se toma os banhos


    Estanho ! já mediu a humidade antes e depois dos banhos nessas zonas da casa ? Era bom tentar perceber ! seja como for a tendência da humidade é ir sempre para cima, em especial em casas aquecidas.
    No 1º piso que eu nunca usei tenho graves problemas de humidades, por isso agora estou a isolar pelo interior !
  20.  # 20

    Veja aqui no novo regulamento de:

    regulamento de desempenho energético dos edifícios
    de comércio e serviços (recs)
    requisitos de ventilação e qualidade do ar interior

    https://dre.Pt/pdf1sdip/2013/12/23501/0000200009.Pdf

    na pagina 5 o caudal mínimo conforme os ocupantes de cada divisão !

    Uma boa maneira de ventilar uma casa é como o meu Amigo de caminha já fez .

    http://painel.no.sapo.pt/
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sergio pereira
 
0.0284 seg. NEW