Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia
    Como não tenho nenhuma experiência nestes assuntos, quero colocar uma questão aos membros do fórum.

Comprei terreno para construir a minha casinha,
    Frente 15 m / comprimento 55 m.

Contactei dois Arquitectos que vieram ver e medir o terreno ( proposta de projeto e honorários muito diferentes)
    O Arq. que me faz o projeto mais barato diz que posso construir uma casa moderna com dois pisos com 10 m de largo

O segundo Arq. diz que de largo não posso fazer mais de 7 m.

A minha pergunta é, qual deles diz a verdade?
  2.  # 2

O que é que diz o pdm?
  3.  # 3

Em relação aos regulamentos, pdms etc... não tenho nenhum conhecimento.

O Segundo Arq. falou-me vagamente no pdm que não permitia, que tínhamos que respeitar os afastamentos com os terrenos confrontantes.
  4.  # 4

um deles está a falar correctamente, tudo depende do que está escrito no PDM para essa zona.
    repare que no mesmo concelho pode a camara preconizar afastamentos diferentes para cada zona especifica
    o que fala em 10 m deve estar a interpretar que o pdm deixa encostar a uma das laterais e afastar da outra 5 metros, o que me parece mais credível do que ter uma parcela com 15 e afastar 4 para cada lado e só construir 7 metros.
  5.  # 5

Contacte um terceiro arquitecto.
    Concordam com este comentário: valtores
  6.  # 6

Colocado por: PicaretaContacte um terceiro arquitecto.

ou marque uma reunião na câmara e esclareça com um técnico de lá.
    isso de andar a ler pdm's é uma confusão (eu pelo menos fico mais confuso do que esclarecido).

cpts e boa sorte,
    http://valtores.wordpress.com
  7.  # 7

Colocado por: marco1o que fala em 10 m deve estar a interpretar que o pdm deixa encostar a uma das laterais e afastar da outra 5 metros

Sim, foi o que disse o Arquiteto que me faz o projeto mais barato.

O segundo diz que temos que afastar 3 m sem janelas e 5 m com janelas.
  8.  # 8

é tão simples como um reunião grátis na camara com o técnico da zona. vai lá e em 10 minutos ele olha para o local na planta do concelho e diz-lhe logo qual é o afastamento e outras condicionantes.
    Concordam com este comentário: PatSil
  9.  # 9

Colocado por: marco1é tão simples como um reunião grátis na camara com o técnico da zona. vai lá e em 10 minutos ele olha para o local na planta do concelho e diz-lhe logo qual é o afastamento e outras condicionantes.

... e todos os arquitectos que não tenham acertado na resposta correcta devem ser imediatamente excluídos !!
    ;))
    Concordam com este comentário: marco1, valtores
  10.  # 10

Arquitecto mais caro, arquitecto mais barato....devia arranjar mais fatores para os diferenciar, portefólio, facilidade de comunicação e relação, disponibilidade etc..

Se está com dúvidas arranje outros orçamentos.

Boa sorte
    Nuno costa
    www.doisarquitectos.com
    Concordam com este comentário: sergio_pintas
  11.  # 11

Colocado por: marco1um reunião grátis na camara com o técnico da zona. vai lá e em 10 minutos ele olha para o local na planta do concelho e diz-lhe logo qual é o afastamento e outras condicionantes.

É isso que vou fazer.

O que acho estranho é a leitura do dito pdm, deveria ser igual para os 2 Arquitectos, não ?

O que me alertou foi a facilidade do primeiro Arq. Ele pode resolver todos os problemas na Câmara (basta-me falar com o Sr.Arq... se necessário até posso falar com o Sr. Veredor )

A muito tempo que acompanho este interessante forum e em varias discussões tenho lido que o requerente é sempre o responsável pelo projeto.

Obrigado a todos
  12.  # 12

Colocado por: Alex PereiraO que me alertou foi a facilidade do primeiro Arq. Ele pode resolver todos os problemas na Câmara (basta-me falar com o Sr.Arq... se necessário até posso falar com o Sr. Veredor )

Isto era já meio caminho para o descartar... se tudo for legal e bem fundamentado nos regulamentos e legislação não há necessidade de recorrer a estes estratagemas. Pode é por vezes pedir alguma celeridade na apreciação de algum projecto aos técnicos da câmara se tiver uma boa relação de diálogo com eles, agora contornar os regulamentos... afaste-se disso que lhe pode dar muita dor de cabeça mais tarde. Há neste fórum vários casos relatados de muitas facilidades e depois quando foi para ter a licença de utilização todos se descartaram das responsabilidades.

www.gabineteop.com
    Concordam com este comentário: Rafael Fortes, Alex Pereira
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Alex Pereira
  13.  # 13

para ja esqueça o que ambos lhe dizem. vá ao site do seu concelho e procure o PDM, que deve estar disponivel. Leia com olhos de ler. se nao conseguir interpretar faça como disse o marco1 que foi de longe o melhor conselho.
    Concordam com este comentário: Alex Pereira
  14.  # 14

"Ele pode resolver todos os problemas na Câmara (basta-me falar com o Sr.Arq... se necessário até posso falar com o Sr. Veredor ) " oh pá, não se meta com esse tipo...se não consegue fazer um projecto em condições de ser aprovado e tem de ir falar com o vereador para tentar passar por cima dos erros é porque é um mau profissional...
    se quiser não me importo de lhe dar uma mão com o pdm...mande-me por mp ou poste aqui a localização do terreno com poligono definido no google earth e se a cm em questão tiver emissão de plantas por plataforma electrónica, eu reenvio-lhe o enquadramento

Cumprimentos

Rafael Fortes
    Arquitecto

L*Ar - Laboratório de Arquitectura
    Rua das Cancelas, nº 71
    3830-147 Ilhavo

963614228

www.facebook.com/lar.laboratoriodearquitectura
    [email protected]
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jojo51
  15.  # 15

Boa tarde Alex Pereira,

Estarei disponível para lhe apresentar um orçamento para a habitação que pretende.
    Em relação a esses equívocos, é consultar a legislação.

Cumprimentos,

SMG, arq
    www.smgarquitecto.com
  16.  # 16

Boa tarde e obrigados,

Hoje fui à Câmara falar com o Arquiteto.
    Em 5 minutos tive a resposta; tenho que deixar 3 m sem janelas e 5 m com janelas e 15 m do eixo da estrada.

Que ninguém se meta com Arquitectos ou Técnicos que fazem tudo e barato.

Cumprimentos,
    Alex
    Concordam com este comentário: LuisPereira, Rafael Fortes, SG_arquitecto
  17.  # 17

Alex

eheheh falhei por 5 minutos já viu

em todo o caso esse técnico não pos a hipótese de em acordo com um dos terrenos vizinhos poder vir a encostar a uma extrema?? é que em certas camaras permitem isso quando a parcela tem pouca largura. 7 metros dá para fazer mas é muito limitativo.
    de qualquer das maneiras pode sempre com a arte do projectista, conseguir que não tenha janelas nas laterais e assim conseguir uma largura de 9 metros.
  18.  # 18

Colocado por: marco1eheheh falhei por 5 minutos já viu

Exacto obrigado, encostar a um dos vizinho, não valia a pena pensar, são terrenos previstos para construção.

Colocado por: marco1com a arte do projectista, conseguir que não tenha janelas nas laterais e assim conseguir uma largura de 9 metros.

sem janelas nas duas laterais fica feia, e como queremos construir garagem a trás, temos que deixar caminho de 5 m.

Como podem os Técnicos ler os regulamentos diferentemente ?
  19.  # 19

fica feia depende do projecto, poderá ter zonas com largura de 9 e outras com largura de 7 e ai já pode ter janelas.
    como eu disse tudo depende da arte do projectista.
    Concordam com este comentário: PatSil, Alex Pereira
  20.  # 20

E a minha duvida sobre a leitura dos regulamentos e pdms..etc diferente entre os 2 Técnicos ?
    É a mesma Câmara !!! a leitura devia ser igual, não ?

0.0193 seg. NEW