Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia
    Como não tenho nenhuma experiência nestes assuntos, quero colocar uma questão aos membros do fórum.

Comprei terreno para construir a minha casinha,
    Frente 15 m / comprimento 55 m.

Contactei dois Arquitectos que vieram ver e medir o terreno ( proposta de projeto e honorários muito diferentes)
    O Arq. que me faz o projeto mais barato diz que posso construir uma casa moderna com dois pisos com 10 m de largo

O segundo Arq. diz que de largo não posso fazer mais de 7 m.

A minha pergunta é, qual deles diz a verdade?
  2.  # 2

O que é que diz o pdm?
  3.  # 3

Em relação aos regulamentos, pdms etc... não tenho nenhum conhecimento.

O Segundo Arq. falou-me vagamente no pdm que não permitia, que tínhamos que respeitar os afastamentos com os terrenos confrontantes.
  4.  # 4

um deles está a falar correctamente, tudo depende do que está escrito no PDM para essa zona.
    repare que no mesmo concelho pode a camara preconizar afastamentos diferentes para cada zona especifica
    o que fala em 10 m deve estar a interpretar que o pdm deixa encostar a uma das laterais e afastar da outra 5 metros, o que me parece mais credível do que ter uma parcela com 15 e afastar 4 para cada lado e só construir 7 metros.
  5.  # 5

Contacte um terceiro arquitecto.
    Concordam com este comentário: valtores
  6.  # 6

Colocado por: PicaretaContacte um terceiro arquitecto.

ou marque uma reunião na câmara e esclareça com um técnico de lá.
    isso de andar a ler pdm's é uma confusão (eu pelo menos fico mais confuso do que esclarecido).

cpts e boa sorte,
    http://valtores.wordpress.com
  7.  # 7

Colocado por: marco1o que fala em 10 m deve estar a interpretar que o pdm deixa encostar a uma das laterais e afastar da outra 5 metros

Sim, foi o que disse o Arquiteto que me faz o projeto mais barato.

O segundo diz que temos que afastar 3 m sem janelas e 5 m com janelas.
  8.  # 8