Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 141

Colocado por: Pedro BarradasNão é novidade!!!

Para si não é novidade :-)
    Mas parece que muitos colegas seus não os leram . Pois continuam a fazer a mm m*

Colocado por: RJAS1972E as portadas metálicas!

Tem ai plástico ou metálicas que variam em função da cor .
  2.  # 142

Colocado por: Jorge Santos - Faro
    Tem ai plástico ou metálicas que variam em função da cor .

Portadas de Madeira
    Persiana de réguas de madeira
    Persiana de réguas metálicas ou plásticas

Ou as portadas de madeira estão a mais ou as portadas metálicas ou plasticas estão a menos. Se a ideia da lei é ir pelo mais parecido que encontrar então podem enfiar a lei no...
  3.  # 143

Colocado por: RJAS1972Persiana de réguas metálicas ou plásticas

Não é a isto que se refere ? A que chama portadas a chapas que cobrem na totalidade ? Deve ir dar no mesmo penso eu! Veja que no caso da madeira o isolamento é um pouco melhor porque alem de tapar o sol não transmite tanto o calor.
    Eu tenho portadas de réguas de Madeira em casa e olhe que o vidros não aquecem nada mesmo . Já tenho medido 120 º no interior de portadas com réguas de alumínio escuro !
    Mas claro que tem razão e devia haver mais rigor ainda !
    Por exemplo a lona (mesmo branca) é muito pior do que aí parece ... Estar debaixo de uma lona ao sol é como estar num forno ... Mas claro que depende da lona e isso aí não refere !
  4.  # 144

Por exemplo a lona (mesmo branca) é muito pior do que aí parece ...

Importa-se de explicar o que quer dizer com isto?
  5.  # 145

Colocado por: j cardosoImporta-se de explicar o que quer dizer com isto?

Quero dizer que as lonas não são todas iguais...
    Digo isto porque já estive por baixo de lonas claras onde até se estava bem e debaixo de outras onde nem se podia respirar !
    Há lonas mais frescas que outras independentemente da cor !
    Tal como há camisas de algodão que são frescas e outras quentes .
    A lona pode ser fabricada a partir de vários produtos.

Para haver um rigor absoluto nesses coeficientes teriam que referir o tipo de lona alem da cor a melhor ainda a sua espessura ...
    Mas claro que como está dá para ter uma boa ideia da diferença das cores e eu só estava a ser preciosista em resposta ao outro membro do fórum que falou nas portadas metálicas
    Pessoalmente não aconselho ás pessoas fazerem toldos em lona, mas sim em palha, canas etc... É sempre muito mais fresco !

Outra coisa que não está nessa tabela e que é muito importante, pelo que empiricamente tenho observado, é a distância entre por exemplo um persiana e o vidro !

Uma persiana preta longa do vidro e com um bom arejamento fica bom na mesma, mas já mesmo quase colado aos vidro é um calor desgraçado mesmo com os estores, persianas etc...
  6.  # 146

Quero dizer que as lonas não são todas iguais...

Vá ler melhor o quadro
  7.  # 147

O "Quadro" refere-se ao APENAS ao factor solar para calculo nos envidraçados ( obstrução aos raios solares), não tem nada a haver com desempenho térmico ( calor radiado) da protecção.

Atenção!!!

O Regulamento não é para ser analizado aos bocados... estes dados são depois compostos nos parametros de calculo.
  8.  # 148

Jorge, é isso mesmo que eu refiro, se há a necessidade de, na madeira, haver distinção entre portadas e persianas também deveria de haver entre portadas metálicas e persianas metálicas, e olhe que as portadas metálicas até são bastante comuns.
    Podemos depois entrar pelo facto de a lei não fazer qualquer referência à orientação solar da janela. Qual é que aquece menos, uma janela a norte com uma lona muito transparente escura voltada a norte ou uma janela com uma portada de madeira clara a sul?
    Já viu que na mesma lei temos omissões e verdades empiricas? É isto uma lei bem feita?

Eu moro num 9º andar, no inverno a minha filha anda de calções e t-shirt em casa e só anda de meias porque não a deixamos andar descalça. O meu vizinho do terceiro andar diz que se não ligar o aquecimento não aguenta estar em casa...
    Mesmas paredes, mesmos caixilhos, mesmos vidros, mesmos estores. A diferença é que na minha o sol entra a partir das 8:00 e bate nas paredes opostas às janelas e na dele entra a partir das 10:00 ou 11:00 e bate num bocadinho de chão à frente da janela. A partir das 12:00 não há sol em nenhuma.
    Na lei não fala no facto de haver um prédio em frente às janelas, se calhar devia falar...
    Concordam com este comentário: Jorge Santos - Faro, branco.valter
  9.  # 149

Colocado por: j cardosoVá ler melhor o quadro

Eu vi que tem lá mais ou menos transparente e até nem está mau, mas o que eu me refiro é dentro do mesmo tipo de lona (Aparentemente)
    Há lonas melhores que outras mas tudo bem !

Colocado por: RJAS1972á viu que na mesma lei temos omissões e verdades empiricas? É isto uma lei bem feita?

Sim, de acordo ainda pode melhorar muito ... Nos cálculos térmicos das casas tambem contam com as perdas de calor pelas paredes como se fossem iguais ... Mas na parte superior das paredes perde-se muito mais energia, porque a casa está mais quente junto ao tecto. Para ser bem feito teríamos que achar as perdas de calor na parede a vários níveis, e nas lajes então é a desgraça total ... Que recebem todo o calor as libertam para a rua... Um isolamento por cima de uma laje não tem nada a ver com feito por baixo da laje ! Por isso muitas pessoas (eu inclusive) ficam com os quartos muito mais confortáveis só por fazer um tecto falso.

Colocado por: RJAS1972Na lei não fala no facto de haver um prédio em frente às janelas, se calhar devia falar...

Agora já "fala" nisso ! Mas como eu o entendo ... Sei o que passo em certas casas modernas e muito bem isoladas ... São uma vergonha no verão ao pé da minha ! e a minha já tem uns 25 anos (nem sei bem)
  10.  # 150

Colocado por: Anonimo16062021
    Não sei se é HUF ou não..só sei que as fotos da casa que eu aqui postei esta na Suíça e as fotos foram tiradas por mim..

Anonimo16062021 acho que houve um mau entendido, eu nunca duvidei que esta fotografia fosse sua, apenas disse que era de uma empresa Alemã (HUF) e que já tinha sido cá colocado no fórum fotografias destas casas (não desta em concreto).

Se depois passar tempo nela, diga-nos o que achou. ;o)
    Concordam com este comentário: Anonimo16062021, Jorge Santos - Faro
    • eu
    • 26 junho 2014

# 151

O que o quadro deixa bem claro é que a proteção solar deve ser feita pelo exterior.
    Concordam com este comentário: Jorge Santos - Faro
  11.  # 152

Colocado por: Pedro BarradasO "Quadro" refere-se ao APENAS ao factor solar para calculo nos envidraçados ( obstrução aos raios solares), não tem nada a haver com desempenho térmico ( calor radiado) da protecção.

Não tem, pois mas e como calcula a diferença entre uma protecção (estore cinzento médio) de um envidraçado colocado a 4 cm do vidro e de um cinzento escuro colocado a uns 15 cm do vidro, com ar a circular em volta que vai aquecer muito menos o vidro .

Consumam calcular a distância ? Ou não ligam a esse "pequeno" pormenor !

Colocado por: Pedro BarradasO Regulamento não é para ser analizado aos bocados... estes dados são depois compostos nos parametros de calculo.

Ok, mas isso é com os técnicos, nós os curiosos só brincamos com as contas e olhe que já vi muito curioso dar conta dos problemas criados por pelos maus projectos !

Agora por exemplo ando por uma casa aqui por Faro, onde todos somos amigos ... Dono ex. e arq... O dono já cometeu 3 erros e só agora vai fazer o que eu sempre lhe disse ! Pois a sua casa é um forno. Eu não precisei de calculos nem de ver a casa feita para ver o barrete que ele ia enfiar ... O 2º erro foi colocar blackouts o 3º erro foi colocar toldos pelo exterior !
    Agora sim irá fazer o que lhe disse pois o poente aqui no Algarve é lixado e as pessoas não têm a noção disso !
  12.  # 153

Jorge, o regulamento permite inserir parâmetros de calculo, como em qq programa de calculo, os dados são simplificados.

O que interessa calcular se o estore está a 1 ou a 10cm do envidraçado,.. se na maior parte dos projectos, nem sequer os pormenores de arquitectura batem certo com a termica, ou até com a estrutura...
    Concordam com este comentário: eu
  13.  # 154

Colocado por: Jorge Santos - FaroSó falta aqui aquele "coisa" que reflecte !

será isto que queria dizer?
      Screenshot-2014-06-26_17.23.43.jpg

0.0310 seg. NEW