Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Caros foristas,

Em conversa com um instalador de ETICS, foi-me apresentado o pormenor "opção B" assinalada no ficheiro que anexo, para o remate com a caixilharia nos vãos.

Pese embora eu esteja habituado a ver a "opção A" implementada em obra, o instalador refere que a opção B é mais vantajosa, quer em termos térmicos, quer impermeabilização.

Gostaria de ouvir a vossa opinião sobre qual destas 2 opções vos parece mais adequada, experiências sobre as mesmas, e eventuais vantagens/inconvenientes de cada uma delas.

Desde já, agradeço os vossos preciosos contributos.

Cps,
  2.  # 2

A mim parece-me melhor a opção A, porque desta forma o capoto tapa a junta da janela com o bloco. Mas esta é somente a opinião de um curioso que se limita a tirar conclusões pelo aquilo que vê. Note-se: Não percebo nada disto!
  3.  # 3

E de instaladores do fórum, não há opiniões?
  4.  # 4

Isso é que era.
    Deixá-los regressar do trabalho....:)
  5.  # 5

Opção A... mas não deve ser como está o desenho no interior... temos o revestimento a sobrepor sobre o caixilho...
    Este tipo de soluções é sempre do desagrado do pessoal.. pois não querem colocar os caixilhos antes do pessoal "besuntadeiro" sair...
  6.  # 6

Mas Anonimo110722, isso já dá um pouco mais de trabalho :)
  7.  # 7

Colocado por: Anonimo16062021Mais um aplicador de ETICS que não sabe o que diz,enfim

Mas existe efetivamente algum inconveniente nesta solução?

Por questões de aprovisionamento/gestão da obra, não me é possível aplicar primeiro a caixilharia.
  8.  # 8

Colocado por: bjsilva

Mas existe efetivamente algum inconveniente nesta solução?

Por questões de aprovisionamento/gestão da obra, não me é possível aplicar primeiro a caixilharia.

Pode sempre encostar a caixilharia ao ETICS, digo eu..
  9.  # 9

Colocado por: Pedro BarradasOpção A... mas não deve ser como está o desenho no interior... temos o revestimento a sobrepor sobre o caixilho...

Não percebi a parte de sobrepor o caixilho...
  10.  # 10

Colocado por: Anonimo16062021Sim,tais como penetração de água nas ligações do sistema com a caixilharia..

Relativamente a este ponto, na construção dita "tradicional - sem capoto" a questão não se colocava?
  11.  # 11

Colocado por: bjsilva

Relativamente a este ponto, na construção dita "tradicional - sem capoto" a questão não se colocava?

Pimba!!! e agora?
  12.  # 12

Colocado por: Pedro BarradasOpção A... mas não deve ser como está o desenho no interior... temos o revestimento a sobrepor sobre o caixilho...
    Este tipo de soluções é sempre do desagrado do pessoal.. pois não querem colocar os caixilhos antes do pessoal "besuntadeiro" sair...

Boa noite.. Eu para resolver este problema optei pela utilização de 1pré aro, parece-me uma boa solução. Pode aumentar o orçamento da caixilharia, mas não temos que isolar os caixilhos e o remate do revestimento fica com melhor acabamento.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Goncalo D.
  13.  # 13

Colocado por: Fernando FranciscoBoa noite.. Eu para resolver este problema optei pela utilização de 1pré aro, parece-me uma boa solução. Pode aumentar o orçamento da caixilharia, mas não temos que isolar os caixilhos e o remate do revestimento fica com melhor acabamento

o orçamento é muito curto para alterações....

É um facto que nos catálogos de pormenores construtivos que já consultei, o pormenor que aparece é aquele com o capotto a "encostar" à caixilharia, no fundo o que está esquematizado na opção 1. A questão é que, o dito instalador que me apresentou o pormenor B, tem um preço "de amigo", por isso queria tentar perceber até que ponto isto é importante.

Segundo este, na zona de fixação da caixilharia leva uma fita de isolamento e posteriormente é vedado com silicone.
  14.  # 14

Colocado por: Anonimo16062021invenção tuga so pode.

Porque é que os emigrantes gostam muito de dizer mal dos colegas que por cá ficam?
  15.  # 15

Caro Dias, eu referi-me a um arquitecto em concreto, e não a todos os arquitectos. Tuga aplica-se o todos os Portugas!!

Já agora, como é que faz para pesquisar aquilo que eu disse há 2 meses ? eu amanhã se quiser saber onde é o o Anonimo16062021 falou nos tugas, já não consigo encontrar !!! aliás, amanhã já nem me lembro que o dias falou em tugas.
  16.  # 16

Caro ETICS diga-me sff qual a ordem de aplicação do " capotto" em relação à caixilharia. Qual vem primeiro?
  17.  # 17

Muito obrigado pelo esclarecimento
  18.  # 18

Aquele perfil de caixilharia verde faz a impermeabilização lateral das janelas? Ou aquilo é so mesmo para remate do Etics contra a caixilharia?
  19.  # 19

Colocado por: Anonimo18072022AO ideal é mesmo primeiro a caixilharia e depois o sistena Etics. Assim ao fazerem a dobragem dos vãos encostam o sistema à caixilharia e utilizam acessórios para evitar fissuras.

Na prática isto nem sempre acontece, seja por planeamento ou seja simplesmente....porque não.
    Em alguns casos mesmo acontecendo não se utilizam acessórios de remate, seja pelo custo, seja por desconhecimento.

CONCORDO
    E também por vontade!!!...( ou mávontade)
    Mesmo dizendo e apelando, fazem como querem e lhes apetece... muito dificil, e na maior parte das vezes, entrar em conflito com o Empreiteiro geral e o sub-empreitiero do ETICS... não é a melhor via...
    Concordam com este comentário: Anonimo18072022B, two-rok
  20.  # 20

Colocado por: Anonimo18072022AExemplos
    Estas pessoas agradeceram este comentário:tiago_eco
      rem2.jpg
      rem1.jpg

qual a espessura minima recomendavel de isolamento para encostar à caixilharia no remate da janela? vejo que é menos do que na parede normal....

0.0236 seg. NEW