Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Tenho uns dinheiros disponíveis e que não prevejo precisar deles pelo menos por 6 meses. Neste momento o dinheiro (à volta de 55,000 Euros) está parado numa conta à ordem e mal por mal, queria pô-lo num depósito a prazo.

    Como sou emigrante, já não tenho muita experiência a lidar com bancos portugueses.
    Na vossa opinião, qual o banco que está dar taxas mais vantajosas?
    Além disso, para estes montantes, os bancos praticam os juros que estão publicitados nos sites ou aquilo ainda pode ser "ajustado" com uma conversa com gerente da agência?
    Finalmente, há uma taxa liberatória de 28% para os juros, mas como não tenho muitos mais rendimentos em Portugal, posso pedir para englobar os rendimentos no meu IRS e pagar uma taxa mais baixa?

    Obrigado a todos.
  2.  # 2

    Na vossa opinião, qual o banco que está dar taxas mais vantajosas?

    O seu. Fale com eles...

    há uma taxa liberatória de 28% para os juros, mas como não tenho muitos mais rendimentos em Portugal, posso pedir para englobar os rendimentos no meu IRS e pagar uma taxa mais baixa?

    Sim, em Janeiro deve pedir ao Banco a declaração de rendimentos e retenções, para fins de englobamento. Em Abril ou Maio, conforme o caso, no preenchimento da declaração de IRS, opta então pelo englobamento dos rendimentos. Mas NÃO ESQUECER de pedir em Jneiro ao banco, doutra forma, nada feito quanto a englamentos.
  3.  # 3

    Neste momento não é fácil obter taxas atrativas nos Bancos, até porque o BCE está a financiar os grandes Bancos a 0,25%. O valor que apresenta também não dá direito a negociação nos Bancos. Tenho um valor parecido com esse na CGD que só dá 0,9% ilíquido.
    O Bancos pequenos oferecem um pouco mais, entre os 2,5 e os 3% ilíquido. Falo no Montepio e BIC onde tenho depósitos mas o Banif e outros na Net também oferecem o mesmo.
    Por segurança não coloque mais de 100.000€ em cada Banco, just-in-case.
    Se esta fora de Portugal, use os Bancos online.
    Quanto ao IRS se não tem mais rendimentos em Portugal (como uma casa arrendada) não sei se vale a pena o trabalho para baixar a taxa do imposto.
  4.  # 4

    Colocado por: CarvaiTenho um valor parecido com esse na CGD que só dá 0,9% ilíquido.
    Tem os Certificados do Tesouro (Correios), dá melhor taxa do que os DP nos Bancos. No Montepio, a melhor taxa obtém no Mutualismo, mas tem que se tornar associado. Uma boa opção a longo prazo.
  5.  # 5

    Colocado por: Carvai, até porque o BCE está a financiar os grandes Bancos a 0,25%


    esta desatualizado.....o BCE reveu em baixa a taxa no inicio de junho....neste momento está em 0.15%.

    o que vai originar uma coisa engraçada nos bancos face aos seus clientes.... neste momento o que preocupa os bancos sao taxas de juro negativas, isto é, os clientes pagam ao banco para ter la o dinheiro!

    Mas vamos com calma, isto ainda está muito no inicio!
  6.  # 6

    O BCE já cobra uma taxa de juro de 0,1% aos bancos que lá depositem dinheiro.
    • eu
    • 20 junho 2014

     # 7

    Colocado por: loverscouto BCE reveu em baixa a taxa no inicio de junho....neste momento está em 0.15%.

    o que vai originar uma coisa engraçada nos bancos face aos seus clientes.... neste momento o que preocupa os bancos sao taxas de juro negativas, isto é, os clientes pagam ao banco para ter la o dinheiro!

    Está bonito, está...
  7.  # 8

    Para cima de 50 mil o BPI tem condições especiais de depósitos a prazo. Melhor penso que só nos bancos sem balcão.
  8.  # 9

    Julgo que os não residentes não podem fazer englobamento de juros, estando obrigatoriamente sujeitos à taxa liberatória
  9.  # 10

    o melhor é investir noutros produtos

    antigamente era ouro, agora talvez o melhor sejam senhoras "certificadas" para massagens e afins!
  10.  # 11

    Colocado por: RJAS1972O BCE já cobra uma taxa de juro de 0,1% aos bancos que lá depositem dinheiro.


    ainda nao começou! isso é um assunto que anda a fazer correr muita discussão, pois os bancos vao ter que reflectir esse custo nos clientes, e é precisamente aí que entram as ditas cujas, taxas de deposito negativas! eu deposito o meu dinheiro no banco e ainda tenho que pagar um juro ao banco....(surreal...um dos principais opositores desta medida é um Banco Alemão, que estima perder mais de (nem vou dizer o numero para nao chocar ninguem) EUR de depositos em todo o mundo.
    como é obvio os bancos (em massa) nao estao a ver com bons olhos esta situação, porque vai originar que muita gente levante o dinheiro dos depositos! e nao me vou alongar muito mais, pk isto ainda anda tudo muito no inicio e em discussão e niguem sabe ainda muito bem o que vai acontecer!
  11.  # 12

    Colocado por: SergeJulgo que os não residentes não podem fazer englobamento de juros, estando obrigatoriamente sujeitos à taxa liberatória


    Errado.
  12.  # 13

    Colocado por: RJAS1972O BCE já cobra uma taxa de juro de 0,1% aos bancos que lá depositem dinheiro.


    http://observador.pt/2014/06/05/juros-negativos-nos-depositos-o-bce-explica/
    • eu
    • 20 junho 2014

     # 14

    Colocado por: medicineengNeste momento o dinheiro (à volta de 55,000 Euros) está parado numa conta à ordem e mal por mal, queria pô-lo num depósito a prazo.

    Um conselho muito útil:

    -Regra de ouro: nunca colocar todos os ovos no mesmo saco. Divida esse dinheiro em pelo menos 3 tranches diferentes, e aplique essas 3 tranches em 3 aplicações de bancos diferentes e de preferência em pelo menos 2 países diferentes.

    Não faça como os totós que aplicaram tudo o que tinham no BPP...
  13.  # 15

    Não precisa de dividir nada. Até 100.000€ por conta e por titular os depósitos a prazo e á ordem são garantidos por legislação europeia. Outros "produtos" vendidos pelos bancos e outras instituições é que não têm garantias.
    No BPP os gananciosos é que acreditaram em taxas de juro muito acima da média em troca de um papelinho que mencionava um produto de retorno absoluto que era uma trafulhice. Mas isto é válido tanto para juros como para telemóveis vendidos dentro de peúgas.
    • eu
    • 20 junho 2014

     # 16

    Colocado por: CarvaiNão precisa de dividir nada. Até 100.000€ por conta e por titular os depósitos a prazo e á ordem são garantidos por legislação europeia.

    Sim, sim... fie-se na virgem...
    • Carvai
    • 20 junho 2014 editado

     # 17

    Nem na Virgem nem no Espirito Santo...
    Neste caso fio-me no BCE, mas em caso de duvida há sempre o colchão.
    • eu
    • 20 junho 2014

     # 18

    Colocado por: CarvaiNem na Virgem nem no Espirito Santo...

    LOL... esteve bem

    Colocado por: CarvaiNeste caso fio-me no BCE,

    E quem lhe disse que a garantia é do BCE?
  14.  # 19

    Epá, não sei exatamente os termos legais, mas penso que se trata de uma norma europeia. E neste caso serão os Bancos centrais a garantir isso, logo o BCE está no topo. Claro que se todo o País falir ou o euro desaparecer nada é garantido (excepto falecer).
    http://clientebancario.bportugal.pt/PT-PT/DIREITOSDOSCLIENTES/GARANTIADEDEPOSITOS/Paginas/Garantias.aspx
  15.  # 20

    Colocado por: El_58

    Errado.


    Isso seria uma excelente noticia, sabe-me dizer qual a fundamentação? A mim disseram-me que não era possível devido ao texto do Artº 71 do CIRS:

    Artigo 71.º
    Taxas liberatórias

    1 - Estão sujeitos a retenção na fonte a título definitivo, à taxa liberatória de 28%, os seguintes rendimentos obtidos em território português: (Redacção da Lei n.º 66-B/2012, de 31 de dezembro)

    a) Os juros de depósitos à ordem ou a prazo, incluindo os dos certificados de depósito;
    (...)
    6 - Os rendimentos a que se referem os n.os 1 e 2 podem ser englobados para efeitos da sua tributação, por opção dos respectivos titulares, residentes em território nacional, desde que obtidos fora do âmbito do exercício de actividades empresariais e profissionais.
 
0.0219 seg. NEW