Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas a todos. Em Agosto de 2007 celebrei a escritura de uma moradia que sempre tinha sido o meu sonho, até aqui tudo bem, qual o meu espanto que quando no final da escritura o vendedor (construtor) me disse que eu lhe estava a dever €2000 da cozinha que lá pôs. Entretanto entre este tempo todo o mesmo colocou-me um processo de injunção em tribunal, o qual contestei obviamente, pois sempre vi venderem casas já com cozinha. De referir que tanto na Ficha Tecnica da Habitação como no projeto(planta) faz referencia á cozinha e aos equipamentos que tem. A minha dúvida é a seguinte: Ele pode fazer isso? Se não tenho facturas nem fiz nenhum acordo como devo agir?
    Obrigado
  2.  # 2

    cláudio disse:
    oi

    Bem, por esse preço ele deve ter feito um desconto, um pouco baratinho a meu ver, desculpa a franqueza, mas, antes mais, alguns projectos apenas mostra um desenho para disposição dos moveis e electrodomesticos, não indicando de que materiais é feito, se de madeira maciça e que tipo de madeira ou outros materiais, se os electro são embutidos ou não, portadas com vidro ou não, acessorios praticos, com uma simalha na parte superior do movel superior, com luz ou não, pedra da bancada em granito e de que tipo, enfim muitos pequenos pormenores. A questão é de que o construtor deveria ter mencionado na proposta/orçamento, se com ou se sem. Se o construtor não facturou e não houver um equilibrio com a escritura e o orçamento/proposta (no valor) sempre pode ajudar explorar esse caminho. Cada caso é um caso..
  3.  # 3

    Mas por essa linha de raciocinio as loiças da casa de banho também deveriam ser cobradas á parte, não? E se o senhor entendesse que deveria por torneiras em ouro, como seria? Aqui a questão é a seguinte: vários amigos meus compraram recentemente habitação e nada disto lhes aconteceu, ou seja os moveis da cozinha estavam já incluidos.
  4.  # 4

    cláudio. disse:
    Se o promotor é o proprio construtor, então nesse caso o caso muda de figura. Sou empreteiro da construção civil e dedico me apenas a construção directa com os clientes, não tendo esse problema porque negoceio com os meus clientes estes "pequenos" permenores pois, os projectos não estão isentos de falhas nomeadamente na correta escolha dos materiais e outros. Mas no seu caso sugeria que fosse mais activo apesar de não saber os permenores, tudo indica que o construtor não esta a agir do boa fé, + ainda, os 2000€ por um movel de cozinha, só se for de papel e sem electrodomesticos.
    •  
      FD
    • 18 janeiro 2008 editado

     # 5

    Mais um construtor de confiança.

    Já tem a casa em seu nome? Já fez a escritura? Obrigue-o a dizer onde é que está indicado que a casa não inclui cozinha. Pergunte-lhe.

    Se ele lhe apresentar um papel, que você tenha visto antes da compra, onde diga que a cozinha não está incluída, muito bem.
    Se não, a casa é considerada vendida como está. Era bonito...

    Era, não, é. Aqui também há o testemunho de alguém que comprou uma casa e o vendedor depois do contrato feito começou a tirar as plantas e os candeeiros exteriores...

    Ele que vá para tribunal a ver se algum juiz lhe dá razão. Até acho que é uma questão de bom senso, as coisas são vendidas conforme apresentadas.

    Mas caso haja devaneios, o Código Civil diz:

    ARTIGO 882º

    (Entrega da coisa)

    1. A coisa deve ser entregue no estado em que se encontrava ao tempo da venda.

    2. A obrigação de entrega abrange, salvo estipulação em contrário, as partes integrantes, os frutos pendentes e os documentos relativos à coisa ou direito.

    3. Se os documentos contiverem outras matérias de interesse do vendedor, é este obrigado a entregar pública-forma da parte respeitante à coisa ou direito que foi objecto da venda, ou fotocópia de igual valor.

    Boa sorte e não ceda. Como disse noutro sítio, ele está a "mandar o barro à parede". Não se exalte, diga simplesmente que não concorda, comprou a casa completa e acha que não tem que lhe pagar mais nada que o preço acordado.
  5.  # 6

    Problema resolvido em tribunal, o Juíz decidiu em meu favor, pois o construtor / vendedor não fez prova de que a cozinha não estava incluída no preço da casa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mafgod, moraisdd, hasgon
  6.  # 7

    Dois anos(!!!) depois chegou-se à conclusão evidente...
  7.  # 8

    E exigiu alguma indemnização?
  8.  # 9

    Muito obrigado!
    fossem todos os users assim!
    Dois anos depois veio dar o seu feedback.
  9.  # 10

    Qto gastou em advogados?
    • mafgod
    • 10 janeiro 2011 editado

     # 11

    Colocado por: GonçaloDois anos(!!!) depois chegou-se à conclusão evidente...

    Colocado por: moraisddDois anos depois veio dar o seu feedback.

    Dois não.... três.... de janeiro 2008 a janeiro 2011....

    Pelo menos deram-lhe razão!
 
0.0142 seg. NEW