Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Luisnog,
    no meu caso tive que marcar por 3 vezes ( devido a atrasos por parte do construtor em solucionar anomalias da casa), e apenas tive que marcar com 10 dias de antecedencia em todoas as situacoes.
    Qt aos custos e burocracias, muito melhor atraves deste metodo.
  2.  # 2

    obrigado pelas vossas respostas, acho mesmo que irei optar pela solução casa pronta. nem tenho muita pressa assim na escritura, por isso nem que demora mais 15 ou 20 dias que pelo metodo tradicional nao haverá problema.
  3.  # 3

    Boa noite,

    - Que documentos são necessários levar para o balcão "casa pronta"? Já assinei o contrato promessa.
    - Quem tem que estar presente? Compradores e vendedores?

    Obrigado
  4.  # 4

    têm de estar presentes comprador, vendedor e se os houver fiador e mediador imobiliário
    documentos para o comprador: é só o BI e NIF, e o multibanco para pagar
    •  
      FD
    • 21 maio 2009

     # 5

    Já é possível utilizar o CasaPronta para comprar/vender terrenos.

    Alteração ao Decreto -Lei n.º 263 -A/2007, de 23 de Julho
    Os artigos 1.º, 2.º, 4.º, 7.º, 8.º, 13.º, 17.º e 26.º do Decreto-Lei n.º 263 -A/2007, de 23 de Julho, passam a ter a seguinte redacção:
    «Artigo 1.º
    […]
    É criado o procedimento especial de transmissão, oneração e registo imediato de prédios em atendimento presencial único.
    Artigo 2.º
    […]
    1 — . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
    2 — O presente procedimento especial de transmissão, oneração e registo imediato de prédios aplica -se a prédios urbanos e é, nos termos a definir por portaria do membro do Governo responsável pela área da Justiça, ainda aplicável aos seguintes tipos de prédios:
    a) Prédios mistos;
    b) Prédios rústicos;
    c) Prédios urbanos formados, no próprio acto, a partir de outros, por fraccionamento ou emparcelamento.

    http://dre.pt/pdf1sdip/2009/05/09800/0324803253.pdf
    • eu
    • 30 julho 2009 editado

     # 6

    Desculpem a minha ignorância: é possível usar qualquer serviço casa pronta independentemente da localização do imóvel?

    Por exemplo, para uma casa comprada em Viseu, pode usar-se um serviço casa pronta de Lisboa? Parece-me óbvio que sim, mas....

    edit----------------------
    Acabei de ver isto no portal do cidadão:

    "Onde posso requerer?

    O balcão “Casa Pronta” tem cobertura nacional, ou seja, os cidadãos e as empresas podem recorrer a qualquer posto de atendimento, independentemente da localização do imóvel.

    A rede de balcões está a ser progressivamente alargada a todo o território nacional e poderá consultar os locais em que o serviço e disponibilizado no site da iniciativa."
    • Azet
    • 30 julho 2009

     # 7

    Olá eu, afirmativo tb é essa a informação que tive e que consta nas informações da Casa pronta.
    Aconselho a ir á conservatória e ver o que necessita para realizar o que pretende.
    cumprimentos
  5.  # 8

    Olá a todos...
    Estou em processo de aquisição de "habitação própria permanente" (com empréstimo bancário e fiadores) e considero "requerer" o serviço Casa Pronta (já agora, alguém me pode dizer a vantagem/desvantagem de ser o banco ou eu a marcar?).
    No entanto, mesmo após de todas as "pesquisas" que fiz, surgem algumas dúvidas... Será que me podem ajudar????
    Concretizando:
    Em conversa com o vendedor do imóvel, o mesmo sugeriu que efectuasse o pagamento do IMT antes do "acto único" do Casa Pronta, porque por vezes ocorrem "problemas informáticos", o que atrasa o processo. Ora as minhas questões concretas são: Posso fazer isto? Pagar o IMT antes do tal "acto único" do Casa Pronta (fiquei com a impressão que era neste "acto" que tal se efectuava)? E, no caso de ser possível (e até vantajoso, quem sabe?), que documentos tenho de apresentar para tal????
    Espero que alguém me consiga esclarecer estas dúvidas... Desde já, o meu muito obrigada a todos!!!
  6.  # 9

    Colocado por: biotecOlá a todos...
    Estou em processo de aquisição de "habitação própria permanente" (com empréstimo bancário e fiadores) e considero "requerer" o serviço Casa Pronta (já agora, alguém me pode dizer a vantagem/desvantagem de ser o banco ou eu a marcar?).
    No entanto, mesmo após de todas as "pesquisas" que fiz, surgem algumas dúvidas... Será que me podem ajudar????
    Concretizando:
    Em conversa com o vendedor do imóvel, o mesmo sugeriu que efectuasse o pagamento do IMT antes do "acto único" do Casa Pronta, porque por vezes ocorrem "problemas informáticos", o que atrasa o processo. Ora as minhas questões concretas são: Posso fazer isto? Pagar o IMT antes do tal "acto único" do Casa Pronta (fiquei com a impressão que era neste "acto" que tal se efectuava)? E, no caso de ser possível (e até vantajoso, quem sabe?), que documentos tenho de apresentar para tal????
    Espero que alguém me consiga esclarecer estas dúvidas... Desde já, o meu muito obrigada a todos!!!


    Boa noite, o IMT pode realmente ser pago antes, porque podem existir problemas informaticos, mas por experiencia propria, pelo que me disseram quando fiz a minha escritura no casa pronta em cascais, a pessoa disse-me que hoje em dia é raro isso acontecer, que no inicio havia esses problemas, problemas esses que com o tempo eles foram corrigindo. Quanto à deferença de ser você ou o banco a marcar, penso que não há diferença, os custos são os mesmos, e sendo o banco, nao tem de se preocupar com mais nada, pode eventualmente sugerir-lhes uma data que pretenda e eles tentam marcar para essa data, caso nao haja vaga é tentar chegar a uma data consensual.
    No caso de querer mesmo liquidar o IMT antes do casa pronta, tem de se dirigir a repartição das finanças, liquidar o dito IMT e no dia da escritura apresentar o compravativo da liquidação do IMT que a repartição lhe fornece.
    Já agora um conselho, se forem liquidar o IMT no acto do casa pronta, vão prevenidos com cheques pois apesar de eles terem multibanco, normalmente os cartões de multibanco estão limitados a movimentação de apenas 5000eur diários. Dou este conselho porque eu fui apanhado desprevenido. :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: biotec
  7.  # 10

    Caro luisnog,

    Muito obrigada pelos esclarecimentos prestados (e dica dos cheques ;) !!!), mas resta-me ainda uma dúvida...

    Caso decida efectuar o pagamento do IMT antes do Casa Pronta, que documentos deverei apresentar nas finanças? Tenho de levar alguma documentação referente ao imóvel e/ou vendedores? Ou basta preencher aqueles formulários (disponíveis online através do site das finanças) do IMT (suponho que sejam 4 documentos no total, Mod1, Anexo I, II e III - certo???)?

    Eu estou mais inclinada para efectuar mesmo tudo no acto do Casa Pronta... mas, mais vale prevenir :)

    Mais uma vez, obrigada pela ajuda :)
  8.  # 11

    São precisamente esses formularios que se encontram no portal das financas na area relativa a IMT, mas que sinceramente apesar de ter olhado para aquilo nao me pareceu de facil preenchimento, mas aconselhe-se de qualquer forma com o seu banco se será necessário liquidar o IMT antes, caso digam que sim, concerteza que lhe darao esse apoio para o preenchimento.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: biotec
  9.  # 12

    Não sei nada sobre o Casa Pronta, para além do que aqui li, e do que me informou a Imobiliária.

    A Imobiliária tem uma opinião muito diferente da aqui referida.

    Diz que o Casa Pronta demora muito a marcar, não funciona bem. e os registos pela forma tradicional, tornam a escritura mais rápida, e que o valor a pagar a mais justifica a celeridade no processo.

    Para querer acelerar uma escritura, actualmente, na zona de Lisboa/SIntra/arredores, onde aconselham a marcar o Casa Pronta? alguém sabe dizer qt dias uteis de espera? qm marca é o banco que vai financiar a compra?
  10.  # 13

    Sramimi, eu pessoalmente tenho a opiniao, baseado em versoes que ouvi de imobiliarias e de alguns bancos, que essa historia da preferencia por escritura pelo metodo tradicional está baseado na parte de que ao escolherem eles um notario privado, a comissao para eles sobe um bocadinho, coisa que com o casa pronta nao ganham nada a nao ser os juros do emprestimo que contratas, e digo isto porquê, por acaso o meu banco logo de inicio pôs-me o Casa Pronta na frente, e so se referiram ao tradicional algum tempo depois quando perceberam que nem me tinham perguntado o k preferia.
    E alem disso, de referir que fiz no casa pronta em cascais a escritura em julho e que marquei com um mês de antecedência porque não pretendia a escritura para antes daquela data, mas segundo eles me disseram, tinham vagas logo para daí a duas semanas, mas que igualmente seria um pouco apertado as duas semanas por causa da elaboração dos contratos e organização de documentação por parte do solicitador do banco. Por isso, isso de eles dizerem que o tradicional é melhor e que a diferença compensa a rapidez acho que é tudo conversa de quem quer ganhar mais alguma coisa com esse acto.
    É esta a minha opiniao, o meu ponto de vista e até posso estar errado.
  11.  # 14

    Talvez seja por isso que eu ofereci os serviços da minha advogada para reconhecer as assinaturas dos registos provisorios(sem custo), e me disseram qqcoisa, como... seria melhor reconhecerem no local, ja que se tinham de lá se deslocar...

    Esta também é a minha ideia, porque a imobilliária que eu contratei e a quem eu vou pagar uma choruda comissão pela venda do meu apartamento, trata os compradores como se fossem eles os clientes, tendo inclusivamente aconselhado-os a darem um valor de sinal no CPCV inferior ao que eu, Cliente, pedi...
    Mas com o mercado dos imoveis usados tao mal, e com uma venda em 45 dias, não me posso queixar da imobiliária!

    Relativamente à minha compra, aconselham o Casa Pronta? gostaria de fazer a escritura o mais rapido possivel,e da forma que menos deslocações e trabalho me desse.(a questão do dinheiro tambem importa! :) )
  12.  # 15

    Boas!

    Mais uma vez obrigada luisnog!!!!

    Realmente o preenchimento de tal formulário (relativo ao IMT)... nem com as instruções facultadas lá vou!!! :) É com cada termo e código... +o( ... Tem de se tirar um curso!!!!!

    No banco, não levantaram qualquer questão sobre o pagamento do IMT prévio ao acto, por isso suponho que irei ter algum apoio no preenchimento do formulário no local! Assim o espero :) (De qualquer forma... acho que vou levar "cábulas" lol)

    Caro Sramimi...

    Quanto à celeridade do processo propriamente dito, ainda não estou em condições para lhe dizer, uma vez que será o meu banco a proceder à marcação do acto e falta eu entregar um documento para tal ser possível. No entanto, posso dizer-lhe o que me disseram no banco, e a opinião de alguns amigos com quem tenho falado sobre este assunto...

    No banco, inicialmente nem me falaram no assunto... Eu é que os confrontei com tal situação!!!! Em resposta, falaram-me que existiam atrasos para a marcação do Casa Pronta (de praticamente dois meses)... Basicamente o que lhe disseram... Que pelo "método tradicional" seria mais célere, etc. e tal... Hoje, fui lá (banco) para tratar de uns assuntos e perguntei se o prazo ainda se mantinha... Os tais dois meses... Disseram imediatamente que não e já me falaram em 2, 3 semanas... parece-me um pouco "relativo" o tempo de espera. :) Informe-se bem junto ao seu banco se pretender "usar" o serviço por marcação deles (alguns bancos preferem ser "eles" a marcar)!!!!

    Quanto à opinião dos amigos, todos eles me aconselham o Casa Pronta... quer via banco quer por marcação própria... Houve quem o tivesse feito por marcação num dos balcões Casa Pronta (com uma antecedência de cerca de 15 dias) e o "assunto" resolveu-se em cerca de 2 - 3 horas. Outros foram sem qualquer marcação... esperaram um pouco, mas resolveram tudo no mesmo dia (não lhe sei dizer quanto tempo, porque realmente não perguntei!!!). De qualquer forma, todos são unânimes nas questões de "poupança" - poupa-se em tempo, dinheiro e chatices!!!!!!

    Quando tiver "notícias" do tempo real de espera pelo meu banco... Direi!!!!
  13.  # 16

    Colocado por: biotecBoas!

    Mais uma vez obrigada luisnog!!!!

    Realmente o preenchimento de tal formulário (relativo ao IMT)... nem com as instruções facultadas lá vou!!! :) É com cada termo e código... +o( ... Tem de se tirar um curso!!!!!

    No banco, não levantaram qualquer questão sobre o pagamento do IMT prévio ao acto, por isso suponho que irei ter algum apoio no preenchimento do formulário no local! Assim o espero :) (De qualquer forma... acho que vou levar "cábulas" lol)


    Quanto a isso nao precisa preocupar-se, liquidando o IMT no balcao casa pronta, a funcionaria apenas pergunta se ja fez ou nao o pagamento, a partir do momento em que diga que não, sao eles que tratam de tudo, depois apenas lhe perguntarm como vai pagar, se em cheque, dinheiro ou cartao e apresentam-lhe o valor e o documento ja preenchido, apenas tem de pagar sem mais preocupação.é so conferir se os valores batem certos com o previsto. por isso nem precisa levar as "cábulas".lol
  14.  # 17

    Quanto a isso nao precisa preocupar-se, liquidando o IMT no balcao casa pronta, a funcionaria apenas pergunta se ja fez ou nao o pagamento, a partir do momento em que diga que não, sao eles que tratam de tudo, depois apenas lhe perguntarm como vai pagar, se em cheque, dinheiro ou cartao e apresentam-lhe o valor e o documento ja preenchido, apenas tem de pagar sem mais preocupação.é so conferir se os valores batem certos com o previsto. por isso nem precisa levar as "cábulas".lol


    Lol... É mesmo só levar os cheques!!!! ;) Lol
  15.  # 18

    Colocado por: luisnog
    Quanto a isso nao precisa preocupar-se, liquidando o IMT no balcao casa pronta, a funcionaria apenas pergunta se ja fez ou nao o pagamento, a partir do momento em que diga que não, sao eles que tratam de tudo, depois apenas lhe perguntarm como vai pagar, se em cheque, dinheiro ou cartao e apresentam-lhe o valor e o documento ja preenchido, apenas tem de pagar sem mais preocupação.é so conferir se os valores batem certos com o previsto. por isso nem precisa levar as "cábulas".lol


    Lol... É mesmo só levar os cheques!!!! ;) Lol
  16.  # 19

    Colocado por: biotec
    Colocado por: luisnog
    Quanto a isso nao precisa preocupar-se, liquidando o IMT no balcao casa pronta, a funcionaria apenas pergunta se ja fez ou nao o pagamento, a partir do momento em que diga que não, sao eles que tratam de tudo, depois apenas lhe perguntarm como vai pagar, se em cheque, dinheiro ou cartao e apresentam-lhe o valor e o documento ja preenchido, apenas tem de pagar sem mais preocupação.é so conferir se os valores batem certos com o previsto. por isso nem precisa levar as "cábulas".lol


    Lol... É mesmo só levar os cheques!!!! ;) Lol



    mesmo apenas isso.lol
    Boa sorte.
  17.  # 20

    Colocado por: luisnog
    Colocado por: biotec
    Colocado por: luisnog
    Quanto a isso nao precisa preocupar-se, liquidando o IMT no balcao casa pronta, a funcionaria apenas pergunta se ja fez ou nao o pagamento, a partir do momento em que diga que não, sao eles que tratam de tudo, depois apenas lhe perguntarm como vai pagar, se em cheque, dinheiro ou cartao e apresentam-lhe o valor e o documento ja preenchido, apenas tem de pagar sem mais preocupação.é so conferir se os valores batem certos com o previsto. por isso nem precisa levar as "cábulas".lol


    Lol... É mesmo só levar os cheques!!!! ;) Lol



    mesmo apenas isso.lol
    Boa sorte.



    Agora pense no valor 'exorbitante' que vai ter de 'colocar' nos cheques!

    É mesmo só isso... LOL
 
0.0270 seg. NEW