Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Caros foristas

Hoje estive na praia de Mira, tendo assistido à chegada de barcos de pesca à praia e ao descarregamento do peixe.
    Os pescadores na escolha do peixe, devolveram algum ao mar e distribuíram alguns espécimes pelos curiosos.
    Segundo eles não servia para comercializar.
    Recolhi algum, mas fiquei curioso sobre o tipo de peixe que dispensaram.
    Deixo algumas fotos, para que ajudem a identificar.
      P6274159.jpg
      P6274160 (3).jpg
      P6274162.jpg
      P6274163.jpg
      P6274165.jpg
  2.  # 2

Taínha, um peixe que gosta de "chafurdar" nos resíduos de gasóleo das traineiras. Não presta.
  3.  # 3

Colocado por: McArthurNão presta.

Já experimentou a de mar?
    Concordam com este comentário: Jorge Santos - Faro
  4.  # 4

Colocado por: treker666Já experimentou a de mar?
    Já experimentei taínha, se era do mar ou não, não faço ideia. Há diferença ?
  5.  # 5

Colocado por: McArthurHá diferença ?

Muitas. A tainha de mar não tem os problemas das que permanecem nas zonas de docas e afins. As que já são apanhadas na zona de rio/mar já são boas. As de mar, muito boas. É um peixe muito suculento e saboroso. Seja no forno, caldeirada ou assado, come-se muito bem.

A arte xávega tem o seu interesse também na parte da distribuição. Há menos desperdício pois muita gente trás para casa o que não é comercialmente rentável.
    Concordam com este comentário: Jorge Santos - Faro, rafaelisidoro, pedromdf
  6.  # 6

É pena a arte xávega estar em extinção. Não sei se na praia da Vieira, onde já foi grandiosa, ainda subsiste.
  7.  # 7

O ano passado ainda assisti na Costa da Caparica...mas com tractores. Como em muitos outros processos, o factor humano ficou muito mais reduzido, perdendo um pouco a beleza da arte em si. Mas felizmente ainda se vai mantendo. Curiosamente de acordo com algumas leituras que fiz em tempos, Portugal é o único país da UE que tem tal prática.
  8.  # 8

A 3ª foto, é uma Sabelha...
    (tem muitas espinhas fininhas)
  9.  # 9

Obrigado caros foristas

Parece que a Tainha escalada(aberta ao alto) e colocada numa travessa de um dia para outro coberta com leite e sumo de limão, fica bem saborosa e suculenta, anulando o sabor a gasóleo.

E a 5ª foto, o que é ? (parece uma sardinha grande)
  10.  # 10

Colocado por: moealmasParece que a Tainha escalada(aberta ao alto) e colocada numa travessa de um dia para outro coberta com leite e sumo de limão, fica bem saborosa e suculenta, anulando o sabor a gasóleo.

Não disse que tinha sido apanhada em Mira? Essa do marinar o peixe só mesmo quando é apanhado nas docas. Assim está a estragar um bom peixe.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: moealmas
  11.  # 11

5ª foto será cavala?
    Na costa da caparica é muito habitual a rede puxar grandes quantidades de cavala.

Já vi deixarem ficar toda a cavala na areia, já vi devolver parte ao mar e dar a outra parte aos mirones, e também já vi levarem toda a cavala, segundo me disseram para vender aos espanhois para fazer farinha de peixe.

No entanto há quem goste muito de cavala...
  12.  # 12

(...) No entanto há quem goste muito de cavala...

É um dos peixes »azuis«, de alto valor nutritivo, recomendado pelos nutricionistas. »Rico em ómega-3, um ácido gordo, que contribui para a redução de doenças cardiovasculares, diminui a pressão arterial e ajuda a prevenir a aterosclorose.« Faz parte do grupo de peixes »recomendado«(?) na dieta mediterrânica: Os outros são a sardinha e o carapau médio/grande.
  13.  # 13

Colocado por: Paramonte5ª foto será cavala?

Não sei que peixe é mas cavala garanto que não é. O corpo da cavala é tigrado.
    http://www.oribatejo.pt/2013/05/29/campanha-de-promocao-do-consumo-de-cavala-em-santarem/

Colocado por: ParamonteNo entanto há quem goste muito de cavala...

Sou grande apreciador. Desde novo que pela ilha de Tavira me dedicava a longas pescarias e a cavala era um peixe fácil de apanhar. De noite, no ancoradouro, chegava-se a trazer duas a três ao mesmo tempo, chegando a apanhar algumas pela barriga quando puxava a linha já picada por outra. Um peixe um pouco estúpido. Mas para mim delicioso. Não pode é ser cozinhado tanto tempo como o carapau ou a sardinha pois seca rapidamente e torna-se desagradável de comer. Talvez por isso muita gente não gostar.

Outro pormenor que aprendi na altura é de que na cavala, para conservar o melhor do seu sabor, após a pescaria amanhar de imediato o peixe e tirar a cabeça. Algo que os pescadores da zona faziam de imediato e assim fui fazendo também. Salgado por umas horas antes de grelhar e...delícia :D
    Concordam com este comentário: Anonimo18072022B
  14.  # 14

Muito boa a cavala. Grelhada, cozida com batata, ou no forno, uma delicia.
    Concordam com este comentário: treker666
  15.  # 15

a 3ª foto; 4ª e 5ª são todas do mesmo peixe.

aqui na zona Centro (Fig. Foz) chamamos-lhe Sabelha
  16.  # 16

É mesmo uma savelha
  17.  # 17

E os ilustres foristas saberão explicar-me a diferença entre a savelha e o sável?
    É mania antiga.... por acaso já provaram a savelha? muito agradecido.
  18.  # 18

Cavala escalada cheia de sal e bem grelhada é um categoria ! Nunca provaram ?
  19.  # 19

Colocado por: Jorge Santos - FaroCavala escalada cheia de sal e bem grelhada é um categoria ! Nunca provaram ?
    e barradinha com muito alho e pimenta juntamente de uma calda de tomate , assada no forno ou na grelha hum !!!! a tainha temperada igual tambem é do melhor .
  20.  # 20

Rafael e peixe seco já comeu ? Acho que eram cavalas secas em salmoura que se faziam muito por Olhão antigamente ... Aí nunca vi disso ?

Não gosto de tomate a não ser bem avinagrado numa salada de estupeta de atum que costumo comer em Vila Real ? Sabe o que isso é ?

Está aqui a receita:

http://vilarealdesantoantonio.wordpress.com/2010/05/05/estupeta-de-atum/

Então e muxama de atum ? bem melhor que presunto ... Quer que lhe envie um bocado para provar ? O que é que tem aí para a troca ?

Já me está a dar a fome :-/

0.0219 seg. NEW