Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 101

Colocado por: anatrindade

Ora aí está.

pode desenvolver a sua teoria, por favor? é que estou um pouco intrigado o que é que o banco ganhará com isto....
  2.  # 102

O topico já está grande e com muitas variações de assuntos, no entanto quero deixar a minha experiencia pessoal que acho que Teflon se vai identificar.
    2 bancos: BBVA e Barclays.
    Operação transferencia credito doutra instituicao.
    Spreads iguais, seguros, etc. Diferencas apenas nas comissões.
    A minha preferencia ia para o Barclays. ~
    Lá vieram fazer a avaliacao : Fizeram não só abaixo do valor de compra (OK até entendi desvalorização geral) como abaixo do valor da hipoteca (nao era alta tinha dado algum valor de entrada mais a amortização) e muito abaixo do valor de Mercado (valor para o qual casas semelhantes eram vendidas na altura , quando digo muito é 30k mais baixo e não tendo apenas em atenção o uso da casa).
    Atenção que isto pode ser tudo justificavel, agora o que pus em causa (uma vez que acompanhei a técnica que fez a visita) foi a completa falta de profissionalismo. A Tecnica não viu todas a divisoes, não verificou uma box com portao automatico nem uma arrecadacao de 10m^2 com chão em azulejo, e vários pontos de luz e quadro electrico proprio. Nem sequer os extras (AC em todas as divisoes, cabine duche, cozinha toda siemens, aspiracao central, domotica, alarme, etc).
    O proprio gerente da agencia que conhecia a casa em questão fez uma reclamacao e achou insultuoso o valor dado. Eu proprio assisti ao telefonema e emails posteriores.
    Ainda me propuseram outra avaliação mas para mim o Barclays tinha terminado.
    Nem 1 mes depois, avaliação do BBVA, completamente diferente com atenção a todos os pormenores que fazem uma casa e principalmente um valor bem dentro do de Mercado.

Conclusao: a empresa de avaliacoes "fez" o Barclays perder um cliente.....
    Estas pessoas agradeceram este comentário: teflou, anatrindade
  3.  # 103

Colocado por: loverscout

pode desenvolver a sua teoria, por favor? é que estou um pouco intrigado o que é que o banco ganhará com isto....

Leia os meus posts anteriores
  4.  # 104

já li.... mas sinceramente nao consigo visualizar o interesse do banco. se dicesse que os bancos avaliavam por cima para asssim conceder mais crédito, concordo e faz todo o sentido.

Mas nao consigo perceber o porque de acharem que o banco ganha alguma coisa com o facto de os clientes terem que entrar com mais capital proprio na aquisição de uma casa... é que a entrada nao é para o banco, mas para o proprietário da casa. Nao sei... ou está a escapar alguma coisa ou sinceramente nao consigo perceber!

Agora se me disser que faz parte de uma estrategia dos bancos avaliarem por baixo os imoveis que nao sao deles, e ao mesmo tempo financiarem a 100% a compra dos imoveis do banco, para assim escoarem as casas deles antes de fomentar a compra de novas casas?!! tambem concordo..... mas nao me parece que seja isto que está a insinuar, e como tal nao percebo o que o banco ganha com essa politica que voce fala! Baixar avaliações para obrigar a uma maior entrada? nao percebo!
    •  
      FD
    • 8 julho 2014

# 105

Colocado por: loverscoutMas nao consigo perceber o porque de acharem que o banco ganha alguma coisa com o facto de os clientes terem que entrar com mais capital proprio na aquisição de uma casa... é que a entrada nao é para o banco, mas para o proprietário da casa. Nao sei... ou está a escapar alguma coisa ou sinceramente nao consigo perceber!

Baixam o risco?
    Concordam com este comentário: mmgreg, ClioII, anatrindade
  5.  # 106

Colocado por: FD
    Baixam o risco?

correcto concordo.... mas o banco nao ganha "mais dinheiro" como estão a tentar insinuar, pelo contrário. ganha menos, a probabilidade de default é que é muito menor, mas isso tambem nao quer dizer nada, afinal é uma probabilidade, nao gera mais lucros.
    Concordam com este comentário: anatrindade
  6.  # 107

Colocado por: loverscoutMas nao consigo perceber o porque de acharem que o banco

Que tal: um banco com boa gestao do risco, como o CA provou durante mais de uma decada, que avalia casas por valor realistas que pode esperar obter se a tiver que executar?
    Eu sei, ha muito que os bancos deixaram de "gerir risco" e limitam-se a "sonhar com bonus" e para isso qt mais alta a avaliacao melhor......
  7.  # 108

Colocado por: FD
    Baixam o risco?
    Concordam com este comentário:mmgreg

Sem dúvida. E também ganham com a venda de outros produtos. Conheço casos de pessoas que subscreveram determinadas carteiras de ações e produtos de risco por incentivo/condição do banco para a concessão do crédito habitação. Com o cúmulo do banco propor aumentar a percentagem do valor do empréstimo para "ajudar" à subscrição desses mesmos produtos.
    Portanto, o banco não empresta o suficiente para o crédito habitação, mas incentiva o cliente a endividar-se ainda mais para "investir" em algo cujo retorno não compensa os juros que vai pagar por esse crédito, incentiva-os a um crédito superior ao que realmente precisam para que subscrevam produtos de risco dourando a pílula - sem lhe falar da pilula -, convida-os a empatar as suas poupanças durante anos no banco sem poder mexer-lhes, e nesses casos já pode emprestar mais aos clientes?!? Pura agiotagem.
    Portanto só um cego é que não vê o que ganham os bancos.
    O que está em causa é a transparência da informação que o banco dá aos seus clientes sobre o que lhes estão a propor. Aliás, as diretivas do Banco de Portugal vão precisamente nesse sentido. Se por um lado as pessoas têm a obrigação de procurar estar informadas, o banco também tem a obrigação de lhe facultar toda a informação dos seus produtos.
    Eu não faço parte das pessoas que vão nessas cantiga; nunca me meti em "aventuras" com créditos e afins porque sei muito bem o que isso implica. Nunca me deixei "indrominar" porque conheço os esquemas todos de trás para a frente e vice versa. Mas que os bancos me tentaram dar a volta, ai isso tentaram.
    Mas parece-me no mínimo "estranho" - chamar-lhe-ei assim - alguém que diz que é entendido na matéria, vir aqui perguntar o que ganham os bancos. Ou é piada, ou afinal não percebe mesmo nada do assunto...
  8.  # 109

tem razão...
  9.  # 110

Colocado por: anatrindade

Sem dúvida. E também ganham com a venda de outros produtos. Conheço casos de pessoas que subscreveram determinadas carteiras de ações e produtos de risco por incentivo/condição do banco para a concessão do crédito habitação. Com o cúmulo do banco propor aumentar a percentagem do valor do empréstimo para "ajudar" à subscrição desses mesmos produtos.
    Portanto, o banco não empresta o suficiente para o crédito habitação, mas incentiva o cliente a endividar-se ainda mais para "investir" em algo cujo retorno não compensa os juros que vai pagar por esse crédito, incentiva-os a um crédito superior ao que realmente precisam para que subscrevam produtos de risco dourando a pílula - sem lhe falarda pilula-, convida-os a empatar as suas poupanças durante anos no banco sem poder mexer-lhes, e nesses casos já pode emprestar mais aos clientes?!? Pura agiotagem.
    Portanto só um cego é que não vê o que ganham os bancos.
    O que está em causa é a transparência da informação que o banco dá aos seus clientes sobre o que lhes estão a propor. Aliás, as diretivas do Banco de Portugal vão precisamente nesse sentido. Se por um lado as pessoas têm a obrigação de procurar estar informadas, o banco também tem a obrigação de lhe facultar toda a informação dos seus produtos.
    Eu não faço parte das pessoas que vão nessas cantiga; nunca me meti em "aventuras" com créditos e afins porque sei muito bem o que isso implica. Nunca me deixei "indrominar" porque conheço os esquemas todos de trás para a frente e vice versa. Mas que os bancos me tentaram dar a volta, ai isso tentaram.
    Mas parece-me no mínimo "estranho" - chamar-lhe-ei assim - alguém que diz que é entendido na matéria, vir aqui perguntar o que ganham os bancos. Ou é piada, ou afinal não percebe mesmo nada do assunto...

E digo mais, se os bancos não ganhassem nada com isso, ou não impingiam esses produtos aos clientes, ou já tinham fechado as portas. Como alguém disse e bem, os bancos não são a santa casa da misericórdia. Mas dizerem que não ganham nada... é no mínimo ingenuidade.
  10.  # 111

Acho que vai reclamar, o banco reencaminha para a empresa avaliadora e a empresa encaminha para o avaliador.
    Como o avaliador não quer ficar mal responde de forma a sacudir a água do capote e dificilmente vão alterar a avaliação (A não ser que tenha novas informações não contempladas na avaliação inicial e o avaliador/empresa avaliadora alinhem em rever o processo).
    Não tarda muito apercebe-se que o unico caminho é um crédito pessoal com taxas altíssimas, onde todos ganham menos voce.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: teflou
  11.  # 112

Volto a perguntar, quais as taxas apresentadas pelo banco?
  12.  # 113

Colocado por: semmaisNão tarda muito apercebe-se que o unico caminho é um crédito pessoal com taxas altíssimas, onde todos ganham menos voce.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:teflou

como se esse fosse o unico caminho a tomar! entre optar por isso ou recorrer a outro banco ou mesmo deixar cair o negocio ou, ou , ou...ha muitos mais caminhos a tomar!

o cliente decide qual quer percorrer!

neste post ja vi quem dicesse que o CA faz isto para ganhar dinheiro, ja vi quem dicesse que o CA era o melhor banco do mundo porque nao embarcava em esquemas, mas ainda nao vi ninguem falar das decisoes do cliente! (como já é normal....)
  13.  # 114

É possivel transferir empréstimo para outro imóvel ou para diferente banco?

Pretendo transferir meu actual empréstimo de o imóvel onde resido para outro mais valioso e melhor localizado, mantendo as mesmas condições e mesmo spread que é de 0,65%, mas o banco diz que posso mudar, mas o spread será aumentado para 1,5% mesmo que o imóvel pretendido seja avaliado ao dobro do actual.

Será mesmo assim? se eu fizer investimentos paralelos no Banco poderão eles manter as condições actuais de emprestimo?
  14.  # 115

Colocado por: franciscoclementSerá mesmo assim? se eu fizer investimentos paralelos no Banco poderão eles manter as condições actuais de emprestimo?

Você fez um contrato com o banco, agora quer alterar o contrato, terá que se sujeitar às novas condições impostas pelo banco, ou caso não concorde tem sempre uma solução...cumprir o contrato que assinou com o banco.

Tem ainda outra solução, no caso de não concordar com as condições que o banco lhe oferece, tem sempre a alternativa de pedir um empréstimo a outro banco para o novo imóvel, e pagar o que deve ao banco onde tem actualmente o empréstimo.

0.0267 seg. NEW