Colocado por: CarvaiSão muito "finos".
Colocado por: treker666Pagam para tal
António Ferreira mostrou que, em 2011, aquele subsistema teve uma despesa oficial de 559,3 milhões de euros a que adicionou 270 milhões de despesa dos hospitais públicos para tratar doentes da ADSE e 32 milhões de despesa dos hospitais com a saúde dos seus funcionários e familiares, ou seja um total de 861,3 milhões. Como as contribuições das entidades empregadoras foi de apenas 221,5 milhões, o défice real da ADSE em 2011 foi de 639,8 milhões de euros.
Colocado por: PeSilvaPagam?
Desde quando?
Colocado por: euCom o aumento recente das contribuições, a ADSE já não é (finalmente) um problema para o contribuinte.
E dizia como: "através do decréscimo das contribuições da entidade empregadora e pelo ajustamento do âmbito dos benefícios de saúde".
Só havia uma forma de cumprir esta orientação: cortando nos benefícios do subsistema. Foi isso que se fez nas prestações sociais, por exemplo. Mas não foi isso que o Governo fez na ADSE. Pelo contrário, optou pelo aumento dos descontos dos funcionários públicos e dos reformados, que passaram de 1,5% para 3,5%.
A via de aumentar descontos não me parece muito sensata - descontando eu 128 euros/mês, vou-me pôr ao fresco. Digamos que para seguro de saúde é muito fraco, considerando que estou pelo menos a 150km de hospitais com acordo e por cada consulta privada recebo 20 euros.
Colocado por: becasA via de aumentar descontos não me parece muito sensata - descontando eu 128 euros/mês, vou-me pôr ao fresco. Digamos que para seguro de saúde é muito fraco, considerando que estou pelo menos a 150km de hospitais com acordo e por cada consulta privada recebo 20 euros.
Colocado por: danobrega
Cara becas, não seja assim. A becas desconta esse valor para outros poderem descontar menos, porque ganham menos. Não quer brincar à caridadezinha, pois não? Não me diga que não acredita na solidariedade. Mesmo que na sua situação particular não faça muito sentido, lembre-se que há outros que precisam. O valor da vida está em primeiro lugar.
Colocado por: Carvai
A ver vamos como diz o ceguinho, porque o TC ainda pode vir a decretar que o SNS é para os papalvos porque os FP têm direito ao privado mas subsidiados pelos do costume.
Colocado por: aveirinhoa sério! o senhor escreveu isto? e acredita nisto?
então anda aqui a dizer mal da "coisa" e agora diz à becas que faz muito bem em pagar mais que todos os outros portugueses? isto é que é substância!
Colocado por: PeSilva
Há uma coisa que me faz muita confusão:
Como é que alguém, independentemente do seu posicionamento ideológico, pode defender que o estado possa alterar o que paga de reformas/pensões respeitantes ao regime contributivo.
Não esquecer que a adesão não é voluntária.
No fundo dá-se o direito ao estado de cobrar o que lhe apetecer e de pagar o que lhe apetecer quando lhe apetecer.
Imagine o two-rok que um cliente seu depois de um serviço que lhe prestou se vira para si e lhe diz:
- eh pá, só vou pagar metade do que lhe devo porque estou em risco de falência (desculpa mais utilizada para defender os cortes).
Mais:
- Mas vai ter de continuar a fornecer os mesmos serviços agora a metade do preço (é o que o estado faz).
O two-rok aceita este comportamento, ou acha que pelo menos deveria ser o two-rok a decidir se aceita ou não receber pela metade e em caso de não aceitar e o cliente falir, seguir o caminho de uma falência normal?
Saindo do exagero propositado tem um exemplo recente e curioso nos EUA. As pessoas andam com a mania que as vacinas são más, pararam de se vacinar, e agora doenças do passado estão a reaparecer e a haver epidemias.
Mas pode voltar ao mesmo exemplo: Será que não havendo segurança pública, corremos o risco de nos tornar todos nuns ladrões e assassinos? Se dá para um lado, dá para o outro.
Ah mas que bem... já não se importa de pagar para garantir a segurança dos outros? Porquê? Eles que paguem... o problema é o mesmo, a solução também.
Colocado por: euCom o aumento recente das contribuições, a ADSE já não é (finalmente) um problema para o contribuinte.
Colocado por: PeSilva
Pagam?
Desde quando?
nunca foi, por isso mesmo é que é tanto apetecível para os grupos privados de saúde! anda tudo distraído...!
mesmo os funcionários da AP já fizeram uma proposta para gerir ADSE... e com este aumento é um belo negócio para o estado!
por isso é que há cada vez mais FP a desistir de pagar e a sair deste subsistema de saúde.
Eu já estou há mais de 10 anos lá e sempre paguei.
E de certeza que antes já se pagava...
Pagam?
Desde quando?
António Ferreira mostrou que, em 2011, aquele subsistema teve uma despesa oficial de 559,3 milhões de euros a que adicionou 270 milhões de despesa dos hospitais públicos para tratar doentes da ADSE e 32 milhões de despesa dos hospitais com a saúde dos seus funcionários e familiares, ou seja um total de 861,3 milhões. Como as contribuições das entidades empregadoras foi de apenas 221,5 milhões, o défice real da ADSE em 2011 foi de 639,8 milhões de euros.
por isso é que há cada vez mais FP a desistir de pagar e a sair deste subsistema de saúde