Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: becasValores absolutos, apenas isso.

Aqui na minha empresa já tive um corte de 10%, e agora está-se a negociar um corte de 20 a 30%. O valor absoluto do seu corte é equivalente?
    Concordam com este comentário: two-rok
  2. È preciso ser muito canalha para se dizer isto. Eu estou pelos cabelos com esta gente. Vão embora por favor.
    Por momentos pensei que era mais uma do mentiroso do Coelho mas não.

http://www.publico.pt/economia/noticia/carlos-costa-defende-prereforma-para-trabalhadores-com-baixa-produtividade-1670663

“Seria necessário pensar (…) em como encontrar formas adequadas de ‘pré-pensionamento’ destes trabalhadores que, por razões ligadas à sua formação, à sua longa história de trabalho e até por razões ligadas à própria inadequação às novas condições [de trabalho], hoje frequentam sobretudo centros de saúde para obter licenças médicas e outros mecanismos de ausência temporária”, afirmou o governador.

3. Colocado por: luisvv

Se calhar consegue, mas não quer. O mais provável é o restaurante que tem 10 funcionários passar a ter 9. Os 9 que ficam, devem adorar, o que saltar fora é capaz de não achar tanta graça.

Paralelamente, noutras actividades, o incentivo para a automatização e mecanização do trabalho passa a ser maior.

Quando se olha para as coisas mais de perto, percebemos melhor:

Olhe a Portugal telecom se calhar tem muita produtividade...se calhar ate podiam pagar mais. Veja la que deram a fundo perdido mil milhões de euros que ninguém sabe onde estão. esses podem bem com o salário mínimo.
    • eu
    • 24 setembro 2014
    Colocado por: jpvngÈ preciso ser muito canalha para se dizer isto.

O homem teve tantas dores de cabeça com o BES, que merece um crédito de tolerância relativamente a "ideias infelizes". ;)
    • eu
    • 24 setembro 2014
    Colocado por: danobrega

Aqui na minha empresa já tive um corte de 10%, e agora está-se a negociar um corte de 20 a 30%.

Está na altura de procurar outro emprego...
  4. Colocado por: eu
    O homem teve tantas dores de cabeça com o BES, que merece um crédito de tolerância relativamente a "ideias infelizes". ;)

Alguém que diz isto não merece credito nenhum. É este tipo de gente que nos esta a governar infelizmente.
    Eu pessoalmente não tenho esperança nenhuma no futuro de Portugal.
    •  
      Tyrande
    • 24 setembro 2014 editado
    “Seria necessário pensar (…) em como encontrar formas adequadas de ‘pré-pensionamento’ destes trabalhadores que, por razões ligadas à sua formação, à sua longa história de trabalho e até por razões ligadas à própria inadequação às novas condições [de trabalho], hoje frequentam sobretudo centros de saúde para obter licenças médicas e outros mecanismos de ausência temporária”, afirmou o governador.

É muito triste... mas infelizmente acontece...
    Já vi pessoal que por um motivo ou outro está desanimado com a vida... ou que quer uma pausa... vão ao médico, doí-lhe não sei o que (engraçado que nunca mencionaram qualquer tipo de dor em nenhum momento aos seus colegas de trabalho/chefes..nada) e vêm de lá com uma convalescença. E o chefe vê aquilo e fica com um ponto de interrogação estampado na testa como quem pensasse "mas este gajo nunca se queixou de nada e agora aparece aqui com uma dispensa de não sei quanto tempo?"
    Como também já tive o desprazer de trabalhar com alguns indivíduos que diziam algo do tipo: "ai, eu não sei fazer isto. Não percebo nada de computadores...." e o trabalho sobrava todinho pra malta mais nova, que percebia daquilo. E actualizarem-se um bocadinho, não?

É por já ter presenciado situações destas e trabalhado com indivíduos com esta mentalidade que eu sou 10000% a favor do despedimento na FP... (ou melhor, sou a favor do despedimento na FP ser simplificado, porque possível já ele é). Se não for o despedimento, que seja alguma coisa... que se tome uma atitude pelo menos!

Já agora, só para saber a vossa opinião, como se acha que se deva proceder relativamente a pessoal que não se adequarem às novas condições do trabalho?
  5. Colocado por: danobrega

Aqui na minha empresa já tive um corte de 10%, e agora está-se a negociar um corte de 20 a 30%. O valor absoluto do seu corte é equivalente?

Não sabia que era uma competição e eu não reclamei a taça de quem perdeu mais, a referência que fiz vinha na sequência do post da Tyrande e dos argumentos que utilizava. Mas não tenho problema nenhum em responder: redução remuneratória é 5,5%, mais aumento da ADSE (pago num mês o que usufruo num ano) e restantes contribuições,s mais brutal aumento do IRS (vai em 30%). Curiosamente, tanto me faz descontar 5,5% dos cortes Sócrates como os 8 e tal do corte Passos - recebo praticamente o mesmo por via dos escalões do IRS. Mas pior do que eu está quem recebe o SMN, e fico moderadamente feliz que passem a receber mais uns pozinhos.
  6. Colocado por: Tyrande

Já agora, só para saber a vossa opinião, como se acha que se deva proceder relativamente a pessoal que não se adequarem às novas condições do trabalho?

Mts anos de adequações para ti.Vais conseguir.
    Para quem dá TILT? O governo devia ajudar-te por forma a poderes providenciar.
  7. Tyrande

Colocado por: TyrandeE o pessoal que levou com os cortes, não foi? Quer ver que o pãozinho na padaria ficou mais caro só para o que ganha SMN e não para o resto? quer ver que o preço dos transportes só aumentou para um lado?

e eu disse também

bahh não interessa.

8. Uma mera questão de salsicha aritmética: os salários da FP são pagos pelas receitas do Estado, as receitas do Estado são quase exclusivamente os impostos (e a dívida), os ordenados da FP equivalem a cerca de 15% do PIB, o IRS TOTAL (privados incluídos) em 2013 valia cerca de 7,2% do PIB.

Sério? e não é o IRS calculado sobre os vencimentos anuais de determinado indivíduo? E o IRC sobre as facturação anual de uma empresa? E quantos (%) declaram (ou pagam impostos, como preferir) sobre TODOS os seus vencimentos, a não ser que seja um trabalhador do Estado e não tenha forma de fugir às contas?
    Quantas empresas por ai não ganham 10, mas apresentam contas de 5?

Economia paralela em Portugal, em 2013, era de 26,74% do PIB.
    http://www.jn.pt/PaginaInicial/Economia/Interior.aspx?content_id=3440487
  9. Colocado por: m.arq
    Mts anos de adequações para ti.Vais conseguir.
    Para quem dá TILT? O governo devia ajudar-te por forma a poderes providenciar.

Providenciar o que? Cursos de actualização?
    São providenciados. Não com a frequência que seria necessária talvez, mas são providenciados.
    Se existe interesse em serem frequentados? Nem por isso...
    Quando são frequentados se existe aproveitamento funcional do mesmo? Diria que a % de melhora é muito baixa.
  10. Cara Tyrande, não sou funcionário público, e pago impostos sobre a totalidade dos meus rendimentos, veja lá que o raio da empresa privada para a qual trabalho tem a ousadia de não entrar em esquemas de fuga aos impostos. Veja lá que até irs pago sob parte do subsidio de alimentação. Não ponha todos os privados no mesmo saco.
  11. Colocado por: becasNão sabia que era uma competição e eu não reclamei a taça de quem perdeu mais

Colocado por: becasEmbora eu tenha sido das que mais sofreu com os cortes

!

Colocado por: becasCuriosamente, tanto me faz descontar 5,5% dos cortes Sócrates como os 8 e tal do corte Passos - recebo praticamente o mesmo por via dos escalões do IRS

Penso que isso não faz qualquer sentido. O IRS é contínuo...

Colocado por: becasmais aumento da ADSE (pago num mês o que usufruo num ano) e restantes contribuições,s mais brutal aumento do IRS (vai em 30%)

Aumentos de impostos é para todos. Cortes em remunerações são 5,5% para si, e andam a tentar que sejam mais 30% para mim e uma parte significativa de colegas. Vamos lá a ver se conseguem. Infelizmente para conseguir que o TC se pronuncie (se lá chegar) tenho de pagar. É mais uma para o princípio de "igualdade".

Colocado por: euEstá na altura de procurar outro emprego...

É sempre altura para procurar emprego. :)
    •  
      Tyrande
    Colocado por: DelfimCara Tyrande, não sou funcionário público, e pago impostos sobre a totalidade dos meus rendimentos, veja lá que o raio da empresa privada para a qual trabalho tem a ousadia de não entrar em esquemas de fuga aos impostos. Veja lá que até irs pago sob parte do subsidio de alimentação. Não ponha todos os privados no mesmo saco.

Caro Delfim, não estou a por todos os privados no mesmo saco. Em nenhum momento disse todos os privados, disse?...
    É claro que tenho consciência que (ainda bem) existam empresas que cumprem tudo à regra. Mas também admite que exista uma grande parte que não o faça, correcto?
    Estou a discutir % de trabalhadores do estado que fogem aos impostos (0%) e os do privados que o fazem...(bem longe de 0%).
  12. Colocado por: TyrandeMas também admite que exista uma grande parte que não o faça, correcto?
    Sim existem algumas empresas que não o fazem, mas também não podemos chamar a essas empresas... Empresas. Geralmente os trabalhadores destas empresas são uns pobres coitados, que ora tem emprego ora não tem. Vão sobrevivendo. Eu não trocava o meu emprego altamente taxado por um emprego numa empresa destas.
  13. Colocado por: danobregaAumentos de impostos é para todos. Cortes em remunerações são 5,5% para si, e andam a tentar que sejam mais 30% para mim e uma parte significativa de colegas. Vamos lá a ver se conseguem. Infelizmente para conseguir que o TC se pronuncie (se lá chegar) tenho de pagar. É mais uma para o princípio de "igualdade".

E pensa que fico feliz com a desgraça dos outros? Acha que penso "ainda bem que lhes estão a chegar, se é para mim é para todos"? Pelo contrário. Nem sei porque lhe fez tanta comichão que dissesse que fui das que mais perdeu (não a que perdeu mais, mas convenhamos que dentre o universo dos FP...). Eu estava a discordar dos argumentos da Tyrande, não sei se reparou. Se no privado alguém for aumentado 10% não fico rancorosa por isso, ainda bem para ele...ao contrário de certo discurso que vê em cada cêntimo retirado a um FP motivo para celebração...
    •  
      Tyrande
    Colocado por: becas

Não sabia que era uma competição e eu não reclamei a taça de quem perdeu mais, a referência que fiz vinha na sequência do post da Tyrande e dos argumentos que utilizava. Mas não tenho problema nenhum em responder: redução remuneratória é 5,5%, mais aumento da ADSE (pago num mês o que usufruo num ano) e restantes contribuições,s mais brutal aumento do IRS (vai em 30%). Curiosamente, tanto me faz descontar 5,5% dos cortes Sócrates como os 8 e tal do corte Passos - recebo praticamente o mesmo por via dos escalões do IRS. Mas pior do que eu está quem recebe o SMN, e fico moderadamente feliz que passem a receber mais uns pozinhos.

Becas, se você reparar eu disse no post que gerou esta conversa que também estava contente, em parte, por terem subido o SMN. Isto por achar que o mesmo era, e continua a ser, muito baixo para o custo de vida neste país.

O que me deixa chateada, que me faz sentir injustiçada é o fato de, tal como mencionou, ver subida do ADM (tal como você pago num mês o que usufruo num ano)... escalões de IRS que foram alterados...(eu vou quase nos 20%) e ainda corte no vencimento...
    E sobem o SMN enquanto nós temos estes cortes em vigor!
    Se tivessem feito isto após aliviar a carga fiscal ou pelo menos diminuído, ainda que parcialmente, os cortes salariais, talvez o sentimento de injustiça não fosse tão grande. Quer queira quer não, quem anda a carregar com o peso da crise, é a classe-média. E essa continua sufocada.

Se de hoje para amanhã decidissem, sei lá, subir o IRS para 50% para poderem aumentar o SMN para 600€, você ficaria contente? Acharia justo?
    Ou então se cortassem mais uns 30% no seu salário para subirem o SMN para 600€, acharia justo?
  14. Colocado por: DelfimSim existem algumas empresas que não o fazem, mas também não podemos chamar a essas empresas... Empresas. Geralmente os trabalhadores destas empresas são uns pobres coitados, que ora tem emprego ora não tem. Vão sobrevivendo.

Muitos estão ligados à construção, os famosos biscateiros, que com preços mais baixos fazem concorrência desleal às empresas devidamente organizadas...tenho a impressão que já o vi por aqui a defender este tipo de empresas!!
  15. Colocado por: TyrandeE sobem o SMNenquantonós temos estes cortes em vigor!

Apesar de tudo, prefiro que comecem pelo SMN...eu tenho mais margem de manobra.
    Concordam com este comentário: eu

0.7417 seg. NEW