Colocado por: jpvngEu pessoalmente não tenho esperança nenhuma no futuro de Portugal.
Então e devemos manter o salário mínimo em níveis imorais, para que os condomínios possam continuar a ter um porteiro baratinho?
Colocado por: luisvv
De acordo. Mas então refiram-se à "produtividade das empresas" e não à "produtividade dos trabalhadores". Se diz que não interessa a culpa, então para ser coerente não pode dizer que a culpa da baixa produtividade é dos trabalhadores, certo?
Colocado por: eu
Pode pedir ao seu empregador para lhe pagar o salário mínimo: assim nunca terá cortes e ficará feliz.
Um restaurante com 10 funcionários, não consegue pagar mais 10 euros por dia ? Isso são estórias da carochinha...
Concordam com este comentário: j cardoso
Colocado por: pedromdfMas o salário mínimo sobe à custa de um desconto para o patrão na SS, portanto estamos os mesmos a pagar mais uma vez
Sério? e não é o IRS calculado sobre os vencimentos anuais de determinado indivíduo? E o IRC sobre as facturação anual de uma empresa? E quantos (%) declaram (ou pagam impostos, como preferir) sobre TODOS os seus vencimentos, a não ser que seja um trabalhador do Estado e não tenha forma de fugir às contas?
Quantas empresas por ai não ganham 10, mas apresentam contas de 5?
Colocado por: danobregaAqui na minha empresa já tive um corte de 10%, e agora está-se a negociar um corte de 20 a 30%. O valor absoluto do seu corte é equivalente?
Colocado por: luisvvSem surpresas, os 12 condóminos não se mostraram na disposição de pagar uma porteira a meio-tempo, cujo ordenado é indexado ao SMN, e que lhes custa cerca de 30 euros/mês por cabeça.
Colocado por: luisvv
Para o efeito, a referência ao trabalhador só surge porque ele é o denominador - a produtividade em causa é "por trabalhador", e não "por empresa".
E vamos generalizar a partir desse caso? Você sabe bem que generalizações a partir de casos particulares são uma falácia... e os milhares e milhares de pessoas que vão continuar com emprego e vão ter um (pequeno) aumento do seu rendimento disponível? Veremos o que acontece ao nível de desemprego geral...
Colocado por: euPorque raio é que insistem em passar a ideia que a produtividade depende exclusivamente dos trabalhadores? Eles nem sequer são o fator principal.
Colocado por: DelfimEu estava a discordar dos argumentos da Tyrande, não sei se reparou. Se no privado alguém for aumentado 10% não fico rancorosa por isso, ainda bem para ele...ao contrário de certo discurso que vê em cada cêntimo retirado a um FP motivo para celebração...
Colocado por: danobrega
Eu não estava a celebrar nada becas. Estou a contrariar uma ideia que vejo repetidamente entre os funcionários públicos e pensionistas que estão a ser afectados como ninguém, o que não é verdade. O sector privado está a ser bastante afectado, seja por via de redução de remuneração, seja por via do desemprego.
Colocado por: becasJá agora, também se fala dos cortes da FP como se só afetassem os FP. Não lhe parece que muitas das dificuldades que as empresas privadas passam tb decorrem da redução remuneratória brutal dos FP, e estou pensar nos que ganham melhorzinho? Talvez numa cidade como Lisboa, com uma atividade económica forte, isso não seja tão significativo, mas em meios mais pequenos, aqui no interior, essa relação causa-efeito é incontestável. Se eu reduzi o meu consumo, em termos de despesas não fixas e não essenciais, provavelmente uns 50%, quem ficou a perder? Só eu, que consumo menos, ou tb aqueles a quem deixei de comprar - privados, naturalmente?
Colocado por: tostexAcho que o problema do país se resume à existência da SS. Se esta não existisse deixaria de haver défice da noite para o dia.
Colocado por: tostexAcho que o problema do país se resume à existência da SS. Se esta não existisse deixaria de haver défice da noite para o dia.
Colocado por: danobrega
Pode apontar os canhões para qualquer parte da despesa, ou até mesmo para a receita. "O problema" é o desequilibro orçamental. Para chegar ao equilíbrio "pode" cortar a despesa que quiser, ou aumentar a receita. Também é valido dizer:
O problema é não se cobrarem contribuições suficientes.
Colocado por: PeSilva
Retire as despesas e as receitas da SS do OE e pode ser que tenha uma surpresa ...
Colocado por: tostexLê um Orçamento de Estado qualqjuer, pode ser que tenhas uma surpresa. Já li muitos.