Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 121

    Uma das coisas que me faz mais confusão no sistema modiko são paredes em chapa. Não me convencem de maneira nenhuma.
  2.  # 122

    Boa Tarde

    Acho estranho estes comentários, pois comparam preços e pouco mais.
    Contactei a MODIKO no início do ano e desenvolvi o projecto com eles totalmente ao meu gosto, estando neste momento com a 1ª fase praticamente concluída.
    Falaram-me dos valores de 480,00 € / m2 para casa fechada, que se veio a confirmar e foi contratado.
    Estou admirado pelos cuidados que o sistema tem com o comportamento térmico ( pouco mais é visível nesta fase da obra )
    Mais tarde optei por mais algumas tarefas que me foram orçamentadas e estou a comparar, mas claro que aqui terei de certeza um preço a acompanhar as escolhas que fiz.
    Como poderia eu ter um orçamento base para uma fase de acabamentos, se não tinha definido acabamentos?
    Optei por um sistema que não o tradicional, pois todos os orçamentos da construção tradicional que me foram dados resumiam-se a duas coisas:
    Ou eram dados com preocupação de preços, mas nitidamente sem conhecimento do que se pretendia e com " gato escondido com rabo de fora ", ou então empresas que tinham conhecimentos técnicos aprofundados, mas preços acima dos que obti.
  3.  # 123

    Colocado por: santiComo poderia eu ter um orçamento base para uma fase de acabamentos, se não tinha definido acabamentos?

    Se não tinha definidos os acabamentos como é que pediu orçamentos para "construção tradicional" ?
  4.  # 124

    Colocado por: Picareta
    Eu explico:

    o noliveira77 e o arqTomás, inscreveram-se hoje neste forum para escrever comentários sobre a modiko.
    Concordam com este comentário:luis_guilherme


    Se assim for, é lamentável.
    Por isso, é preciso estar atento às opiniões e deslindar se são livres/isentas ou com intuitos puramente comerciais/profissionais.
    •  
      janus
    • 27 dezembro 2014 editado

     # 125

    Colocado por: luis_guilhermePor isso, é preciso estar atento às opiniões e deslindar se são livres/isentas ou com intuitos puramente comerciais/profissionais.


    Na verdade até acho piada a esta preocupação recente.
    Desde 2009 que visito/participo no "forumdacasa", algumas vezes o sistema MODIKO foi notícia e porque agora aparecem algumas pessoas a falar mais ou menos bem dele é que "ai jesus que a casa vem abaixo".

    Pode crer que eu próprio estou admirado porque muitos dos compradores das casas MODIKO tem alguma relutância em que a sua casa apareça referenciada. Noutras paragens construir em aço leve conformado a frio é normal, mas cá é ainda novidade e gera desconfiança.

    Como o participante Santi confirmou o valor da casa fechada anda pelo valor atrás referido: 480€ o metro quadrado.

    Outra coisa interessante que tem chamado a atenção é que nas localidades onde surge uma casa MODIKO, as casas próximas construídas em alvenaria tradicional com 3 ou mais anos apresentam fissuras no reboco devido às variações térmicas e passado um tempo lá estão a ser revestidas com placas de EPS de 30 mm. E isto é quase chapa cinco.

    Tenho pena que o pessoal técnico da empresa (muito competente) ou das instituições com que a empresa trabalha não venha aqui falar da "passive house", do sistema ou do novo conceito que a empresa está a desenvolver. É pena, e eu já os tenho alertado para isso... tem a sua maneira de ver as coisas!
  5.  # 126

    Olá a todos.
    Este forum deveria de servir para ajudar a clarificar a situação de construir uma pequena moradia, mas infelizmente alguns membros utilizam-no para promover "outros interesses"

    no meu caso quando pensei em construir, a minha primeira ideia foi uma construção "alternativa":
    Em LSF tinha várias opções, mas a mais equilibrada acabava por ser muito cara no preço. Claro que por 22 Mil tenho uma LSF mas acho que chamar "casa LSF" a isso é um insulto aos verdadeiros LSF

    A vectorhouses é uma boa solução, embora tenha uns custos escondidos nos preços dos 60 mil (T3), na realidade transformam-se por volta dos 100 mil em conceito chave-na-mão.

    A Era é uma boa solução. E respondendo às perguntas do Exmo membro Picareta: claro que o o vendedor da ERA não é assim tão estúpido ao ponto de dizer que tem comissão na venda. O caderno de encargos está no site da era albufeira, embora sendo genérico, e de estar apenas alinhavado cabe a cada um de nós negociar se esticar demasiado a corda. Mas qualquer ERA por exemplo a da Figueira da Foz, onde me desloquei, também lhe dá o caderno de encargos dos projetos típicos que eles têm.

    Finalmente se ninguém percebe qual a diferença entre IMT e IVA e explico:
    Iva para uma moradia de 150 mil euros é cerca de 23%, ou seja 34500 euros = 184500
    IMT para uma moradia de 150 mil euros 1.859,77€ ou seja não chega a 152 mil euros
    http://www.portal-gestao.com/item/6372-como-se-calcula-o-imt.html

    Resta-me agradecer a todos os membros, nos quais incluo o Picareta pelos seus profundos conhecimentos, e é com opiniões construtivas que deveria de viver este fórum
    Concordam com este comentário: anselmo, GMCQ
  6.  # 127

    A minha experiência com a Téketo:

    No inicio de 2011, pedi um orçamento por mail, que obteve a seguinte resposta:

    "Em resposta ao solicitado por V. Exas, apresentamos o valor do orçamento para realizar a construção abaixo indicada pelo sistema de adjudicação “chave na mão”, incluindo processo de licenciamento.
    Linha: Olga Pimenta Modelo: Evvo Tipologia: T4 Valor: 138.046,22€ (Cento e Trinta e Oito Mil e Quarenta e Seis Euros e Vinte e Dois Cêntimos) Valor pode estar sujeito a IVA à taxa legal em vigor. "

    Como até me pareceu um preço razoável, aceitei o convite para ver uma casa tipo, que montaram na FIL.
    Até achei a o conceito e a casa,interessante (tendo em conta, que era uma casa de exposição), e o Engenheiro que me atendeu, foi muito prestável.

    Foi me dito que iam iniciar uma construção na zona de Águeda, e ficou combinado, o Engenheiro (que não me recordo o nome), me ligar para umas visitas durante a construção da mesma.

    Disse, que pretendia uma proposta só casa fechada, ele mostrou-se reticente, mas disse que era uma questão a falar.

    Vim para casa, com uma boa impressão da empresa, sem nada a apontar.

    Mas basicamente, até hoje, aguardo a chamada ou mail, para a dita visita.

    Como é óbvio, uma empresa que até durante a venda, me deixa pendurado, não será minha escolha.
  7.  # 128

    Colocado por: Anonimo18072022AAlém das ficha técnica também já lhe mostrei a Declaração de Desempenho. Caso não saiba a Declaração de Desempenho é o documento que segundo a nova legislação tem que ser apresentado a acompanhar um produto/sistema. Esta Declaração de Desempenho tem por base neste caso um ETA.
    De qualquer forma a pertinência da espessura do EPS é importante não no máximo que pode ser usado mas sim no mínimo já que em menores espessuras as placas de EPS são menos estáveis do ponto de vista dimensional.


    Exactamente, todos os produtos e/ou sistemas certificados terão de ter essas declarações, creio inclusive que até são mais algumas:

    Declaração de Conformidade
    Declaração de Desempenho

    E Sim, estas declarações normalmente, tem por base a ETA referente. Por isso ,tudo terá de estar coincidente umas com as outras.

    A espessura do EPS é importante tanto o máximo como o mínimo, porque tanto no mínimo (não se pode colocar menos) como no máximo (não se pode colocar mais) é preciso saber a quantas se "anda". Agora poder-se-á dizer que para o nosso país, é mais importante o mínimo porque é quase uma certeza que uma espessura de 150mm por exemplo já não será usada por cá... Nó máximo dos máximos, 120mm e já a "subir" muito a fasquia. Por isso, para a situação do nosso país, será mais pertinente o mínimo admissível, e mesmo aí, há marcas que referem 60mm nas ETA e depois colocam espessuras inferiores.



    Cumprimentos
  8.  # 129

    Boa Noite mais uma vez

    Ao que sei na Téketo, e nos outros franquiados MODIKO a opção casa fechada é recente ( mais ou menos 2 anos ).
    A mim disseram-me que abriram essa hipótese para clarificar a questão dos preços, pois até esta fase a única coisa que difere o preço é a qualidade e não o gosto do Dono de Obra.
    Para mim é uma óptima opção, pois temos mais algum trabalho mas controlamos directamente os acabamentos e poupamos dinheiro!
  9.  # 130

    Colocado por: santiPara mim é uma óptima opção, pois temos mais algum trabalho mas controlamos directamente os acabamentos e poupamos dinheiro!


    Quem assume o alvará/Direcção Técnica nesta fase?
    •  
      janus
    • 27 dezembro 2014

     # 131

    Colocado por: santiA mim disseram-me que abriram essa hipótese para clarificar a questão dos preços, pois até esta fase a única coisa que difere o preço é a qualidade e não o gosto do Dono de Obra.
    Para mim parece-me uma óptima opção, pois tem-se mais algum trabalho, mas controlam-se directamente os acabamentos e poupa-se algum dinheiro!


    Foi precisamente essa a opção da empresa Modiko, devido à muita confusão que existe no mercado sobre os preços m2.
    O cliente ao pedir os orçamentos para a casa fechada, se exigir o mesmo tipo de caixilharia, o isolamento térmico das fundações, das paredes e das lajes de piso e de cobertura pode com facilidade comparar os valores que lhe são disponibilizados pelos empreiteiros.
    Como diz o participante "santi" os restantes acabamentos da casa serão efectuados por administração directa (do cliente) ou pode negociar com o franquiado MODIKO (empreiteiro geral) e os preços são em função da carteira e gosto do cliente.
    Por administração directa o cliente pode "ganhar" os tais 15% que falou um participante anterior. Porque o empreiteiro não trabalha à borla e quase sempre subcontrata as especialidades dos acabamentos, empresas com quem o dono da obra pode também negociar. E os preços dados são os mesmos (se forem bem negociados).


    Outra questão levantada pelo participante "Picareta" foi a do alvará:
    Colocado por: Picareta
    De legal. isso tem muito pouco. Enquanto a obra decorrer, o empreiteiro é o responsável por tudo o que acontecer na obra, nomeadamente acidentes de trabalho.


    No preço dado para "casa fechada MODIKO" está incluído o preço para o uso do alvará e acompanhamento da obra. A empresa MODIKO como franqueadora tem de fiscalizar a obra para verificar se o empreiteiro franqueado cumpre os requisitos exigidos ao sistema constritivo e funciona também como mediador nas divergências entre o cliente e o empreiteiro franqueado.
    Os riscos inerentes aos acidentes de trabalho durante as empreitadas das especialidades são obrigatoriamente assumidas nos contratos assinados entre o dono da obra e os empreiteiros das especialidades.

    Na maior parte das vezes, o cliente acaba por entregar as especialidades ao empreiteiro da casa fechada, pois entende que este tem de ganhar a sua margem de lucro. Mas quando tem capacidade negocial e disponibilidade de tempo faz a adjudicação e sabe sempre que tem a ajuda do empreiteiro (do alvará) para acompanhar as diversas fases da obra. Apenas são cobradas as despesas de deslocação (viatura e refeição) sem qualquer margem.

    Depois dos esclarecimentos, sempre ao dispor.
    •  
      janus
    • 27 dezembro 2014

     # 132

    Peço desculpa, no post anterior sobre o alvará quero dizer participante "rui moreira" e não participante "Picareta" ainda que este último tenha já referido o assunto antes.

    As minhas desculpas aos dois.

    Cumprimentos.
  10.  # 133

    Colocado por: janusNo preço dado para "casa fechada MODIKO" está incluído o preço para o uso do alvará e acompanhamento da obra


    Colocado por: janusOs riscos inerentes aos acidentes de trabalho durante as empreitadas das especialidades são obrigatoriamente assumidas nos contratos assinados entre o dono da obra e os empreiteiros das especialidades.


    Relativamente a acidentes de trabalho, se acontecer uma fatalidade(ninguém está livre) a "MODIKO" vai sentar "o cú no moucho". Esses contratos assinados entre DO e sub-empreiteiros só servem para complicar. O entidade responsável pela obra é o empreiteiro geral e respectivo DTO.

    Relativamente a garantias, o mesmo procedimento. A responsável pelo alvará é quem tem que as prestar.

    Dito isto, também quero dizer que nada me move contra ou a favor da referida empresa. A imagem que passam com algumas afirmações que se postam neste fórum poderá não ser a mais "cuidada" a nivel legal.
    •  
      janus
    • 28 dezembro 2014 editado

     # 134

    Aviso que esta informação não corresponde aquilo que a empresa pratica:

    "No preço dado para "casa fechada MODIKO" está incluído o preço para o uso do alvará e acompanhamento da obra. A empresa MODIKO como franqueadora tem de fiscalizar a obra para verificar se o empreiteiro franqueado cumpre os requisitos exigidos ao sistema constritivo e funciona também como mediador nas divergências entre o cliente e o empreiteiro franqueado.
    Os riscos inerentes aos acidentes de trabalho durante as empreitadas das especialidades são obrigatoriamente assumidas nos contratos assinados entre o dono da obra e os empreiteiros das especialidades."

    Quando possuir informação actualizada reportarei.

    Cumprimentos.
    •  
      janus
    • 30 dezembro 2014

     # 135

    Caros colegas

    Relativamente á certificação de ETIC´s, temos que analisar mais profundamente.
    No caso da WEBER a certificação remonta a 2011 ( e está válida até 2016), ou seja numa altura em que ninguém falava de ETIC´s com EPS superior a 50 mm ( em média ), e o que está certificado entre 40 e 80 mm são as placas de EPS, não o sistema completo.
    Claro que ao aplicar placas de EPS de 120 mm, devido ao peso próprio, teremos de prever uma fixação mecânica mais "densa" do que se estivéssemos a trabalhar com placas de 60 ou 80 mm.
    É obvio que a espessura do EPS não interfere na colagem da rede, ou no barramento da argamassa de acabamento. Aliás o EPS mais espesso confere mais estabilidade mecânica ao sistema.
  11.  # 136

    Colocado por: janusCaros colegas

    Relativamente á certificação de ETIC´s, temos que analisar mais profundamente.
    No caso da WEBER a certificação remonta a 2011 ( e está válida até 2016), ou seja numa altura em que ninguém falava de ETIC´s com EPS superior a 50 mm ( em média ), e o que está certificado entre 40 e 80 mm são as placas de EPS, não o sistema completo.
    Claro que ao aplicar placas de EPS de 120 mm, devido ao peso próprio, teremos de prever uma fixação mecânica mais "densa" do que se estivéssemos a trabalhar com placas de 60 ou 80 mm.
    É obvio que a espessura do EPS não interfere na colagem da rede, ou no barramento da argamassa de acabamento. Aliás o EPS mais espesso confere mais estabilidade mecânica ao sistema.



    pode postar o link da declaracao de desempenho ?
  12.  # 137

    Caro ETICS

    No Sistema Modiko as paredes já incorporam de fábrica o caixilho metálico (estrutura que se fixa à estrutura porticada), chapa canelada (suporte), EPS (colado à chapa) e primeira camada do reboco armado.
    A espessura do EPS pode ser de diferentes espessuras em função do zonamento climático e performance térmica desejada pelo cliente.
    Pelo que me foi transmitido pela MODIKO a fixação da chapa ao EPS é feita através duma cola SIKA específica para o efeito. Aquando do desenvolvimento do sistema foram realizados ensaios de envelhecimento (de acordo com Norma DIN 50014) na Sika Spain S.A.U.para selecionar e validar o tipo de adesivo químico mais durável para o efeito.

    Caro valtores
    Não percebo porque lhe faz confusão que o elemento de suporte seja chapa canelada?


    Com os melhores cumprimentos

    Colocado por: Anonimo18072022A
    Não sabia mas assim sendo ainda pior já que seguramente não será uma cola para alvenaria/betão a ser usada para colar em chapa.


  13.  # 138

    Caro ETICS

    No Sistema Modiko as paredes já incorporam de fábrica o caixilho metálico (estrutura que se fixa à estrutura porticada), chapa canelada (suporte), EPS (colado à chapa) e primeira camada do reboco armado.
    A espessura do EPS pode ser de diferentes espessuras em função do zonamento climático e performance térmica desejada pelo cliente.
    Pelo que me foi transmitido pela MODIKO a fixação da chapa ao EPS é feita através duma cola SIKA específica para o efeito. Aquando do desenvolvimento do sistema foram realizados ensaios de envelhecimento (de acordo com Norma DIN 50014) na Sika Spain S.A.U.para selecionar e validar o tipo de adesivo químico mais durável para o efeito.

    Caro valtores
    Não percebo porque lhe faz confusão que o elemento de suporte seja chapa canelada?


    Com os melhores cumprimentos

    Colocado por: Anonimo18072022A


    Não sabia mas assim sendo ainda pior já que seguramente não será uma cola para alvenaria/betão a ser usada para colar em chapa.


  14.  # 139

    Colocado por: ArqTomásNo Sistema Modiko as paredes já incorporam de fábrica o caixilho metálico (estrutura que se fixa à estrutura porticada), chapa canelada (suporte), EPS (colado à chapa) e primeira camada do reboco armado.
    A espessura do EPS pode ser de diferentes espessuras em função do zonamento climático e performance térmica desejada pelo cliente.
    Pelo que me foi transmitido pela MODIKO a fixação da chapa ao EPS é feita através duma cola SIKA específica para o efeito. Aquando do desenvolvimento do sistema foram realizados ensaios de envelhecimento (de acordo com Norma DIN 50014) na Sika Spain S.A.U.para selecionar e validar o tipo de adesivo químico mais durável para o efeito.

    Desconhecia o processo. Julguei que se tratasse do sistema "tradicional" LSF com painéis OSB.
    De qualquer forma por exemplo na reação e conformidade ao fogo o DL220/2008 e a Portaria 1532/2008 dizem conforme pode ver abaixo.

    O revestimento exterior não se enquadrando nos "tradicionais" Etics já que não se trata de um sistema completo de apenas um fabricante, deverá possuir uma apreciação técnica.
    Existe esse documento?blockquote>


    Caro ETICS

    Relativamente às questões relativas a certificação chamo a atenção para a notícia (http://modiko.pt/marcacao-ce-sistema-modiko/) relativa à marcação CE do sistema em parceria com o LNEC. A Modiko® será o primeiro sistema de construção Modular em aço com a marcação CE, que atesta a qualidade do sistema e de todo seu processo de fabrico e montagem.
    A obtenção da ETA relativa ao Kit para edifícios prefabricados com estrutura reticulada metálica Modiko® em conformidade com a ETAG25 envolove a VERIFICAÇÃO DAS CARATERÍSTICAS DE SEGURANÇA, HABITABILIDADE E SEGURANÇA nomeadamente:
    RESISTÊNCIA MECÂNICA E ESTABILIDADE (ER1), SEGURANÇA EM CASO DE INCÊNDIO (ER2), SEGURANÇA NA UTILIZAÇÃO (ER4); HIGIENE, SAÚDE E PROTECÇÃO DO AMBIENTE (ER3), PROTECÇÃO CONTRA O RUÍDO (ER5), ECONOMIA DE ENERGIA E ISOLAMENTO TÉRMICO (ER6); CARATERÍSTICAS DE DURABILIDADE E DE SERVIÇO.

    Cumprimentos
  15.  # 140

    Caro ETICS

    Relativamente às questões relativas a certificação chamo a atenção para a notícia (http://modiko.pt/marcacao-ce-sistema-modiko/) relativa à marcação CE do sistema em parceria com o LNEC. A Modiko® será o primeiro sistema de construção Modular em aço com a marcação CE, que atesta a qualidade do sistema e de todo seu processo de fabrico e montagem.
    A obtenção da ETA relativa ao Kit para edifícios prefabricados com estrutura reticulada metálica Modiko® em conformidade com a ETAG25 envolove a VERIFICAÇÃO DAS CARATERÍSTICAS DE SEGURANÇA, HABITABILIDADE E SEGURANÇA nomeadamente:
    RESISTÊNCIA MECÂNICA E ESTABILIDADE (ER1), SEGURANÇA EM CASO DE INCÊNDIO (ER2), SEGURANÇA NA UTILIZAÇÃO (ER4); HIGIENE, SAÚDE E PROTECÇÃO DO AMBIENTE (ER3), PROTECÇÃO CONTRA O RUÍDO (ER5), ECONOMIA DE ENERGIA E ISOLAMENTO TÉRMICO (ER6); CARATERÍSTICAS DE DURABILIDADE E DE SERVIÇO.

    Cumprimentos


    Colocado por: Anonimo18072022A
    Mas tem ou não tem certificação para o sistema completo?


    Desconhecia o processo. Julguei que se tratasse do sistema "tradicional" LSF com painéis OSB.
    De qualquer forma por exemplo na reação e conformidade ao fogo o DL220/2008 e a Portaria 1532/2008 dizem conforme pode ver abaixo.

    O revestimento exterior não se enquadrando nos "tradicionais" Etics já que não se trata de um sistema completo de apenas um fabricante, deverá possuir uma apreciação técnica.
    Existe esse documento?
      P1532-2008.jpg
 
0.0351 seg. NEW