Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

boa tarde,

acabei de comprar um t3 e estou a pensar transformar o mesmo em t2 para poder usufruir melhor do grande terraço.
    este t3 tem um terraço de +/- 40 m2 virado para a frente, onde estao 2 quartos, o 3º quarto e sala sao para as traseiras e apenas com varanda.
    como gosto de comer bem e fazer umas jantaradas estou a pensar utilizar um dos quartos da frente para fazer de sala de estar, utilizar a sala ( 20m2 como quarto) e ligar o 3º quarto à cozinha e fazer uma cozinha com zona de refeição (assim ao estilo americano)
    aproveito para juntar foto das 2 plantas (original e possivel alteração) assim como foto da cozinha que pretendo remodelar.
    que problemas posso encontrar? a canalização parece ser toda ela mor cima, logo nao devo apanhar canos nas paredes a derrubar.
    preciso de alguma licença?
    tenho de informar a camara? e o condominio?
    alguem tem mais ideias que possam ser aplicadas a este caso?
    obrigado
    Concordam com este comentário: Bruno Cristo
      planta.JPG
  2.  # 2

planta alterada em anexo
      planta_alterada.jpg
  3.  # 3

cozinha atualmente
      cozinha3.jpg
  4.  # 4

Parece-me bem, isso vai dar para fazer uma cozinha à "maneira"... com zona de refeições.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: becooldanon
  5.  # 5

Bom dia,

por ser uma obra que não interfere com a estrutura do edifício nem com os alçados não carece de licença por parte da câmara, relativamente ao condomínio se fosse eu avisaria quanto mais não seja por uma questão de cordialidade e pelo incómodo que lhes irá provocar. è muito importante ter bons vizinhos.

Quanto a projeto e apesar de não necessitar de licenciamento seria uma mais valia até para controlo de custos.

Boa sorte
    nuno costa
    www.doisarquitectos.com
  6.  # 6

Colocado por: becooldanonacabei de comprar um t3 e estou a pensar transformar o mesmo em t2 para poder usufruir melhor do grande terraço.

Como?

Onde é que fica o Norte?
  7.  # 7

Colocado por: Picareta
    Onde é que fica o Norte?

nascente na frente da casa (terraço) ponte nas traseiras (varandas) a grande vantagem para um churrasco é o facto de ser mais abrigado da parte da frente, e claro o espaço que tem
  8.  # 8

Colocado por: doisarquitectos... relativamente ao condomínio se fosse eu avisaria quanto mais não seja por uma questão de cordialidade e pelo incómodo que lhes irá provocar. è muito importante ter bons vizinhos. - concordo plenamente, e irei fazer com certeza

seria uma mais valia até para controlo de custos. - nem faço ideia de quanto poderei gastar, mas vou tentar andar na casa dos 5.000€

www.doisarquitectos.com
    Estas pessoas agradeceram este comentário:becooldanon
  9.  # 9

Colocado por: becooldanonacabei de comprar um t3 e estou a pensar transformar o mesmo em t2 para poder usufruir melhor do grande terraço.

Ainda não percebi, como é que com essas obras irá usufruir melhor do terraço!
  10.  # 10

parece-me muito boa ideia.

embora o que pretende não precise de licenciamento, não deixe de contratar um projecto com um arquitecto para que o resultado fique bem planeado e executado.
    Concordam com este comentário: SG_arquitecto
    • matrix
    • 15 julho 2014 editado

# 11

Isto aconteçeu comigo,á 13 anos comprei um andar que tinha exactamente estas carateristicas, tinha 3 quartos e tambem no intuito de usufruir
    do espaço decidi fazer obras e anular um quarto e ficar só com dois, acredite que foi a ideia mais estupida que alguma vez tive (talvez fruto da
    ignorançia da juventude), aconteçe agora esse quarto que antigamente era dispensavel, hoje é uma necessidade.

Se na altura que comprei era facil fazer obras, hoje é mais complicado, estou a morar lá e os custos para voltar a repor são um pouco elevados, eu aconselho a pensar bem antes de partir para a obra.

Já agora e porque não fazer da propria sala esse seu recanto para as tainadas?
    Concordam com este comentário: Paramonte, ferninela, maria rodrigues
  11.  # 12

Colocado por: PicaretaAinda não percebi, como é que com essas obras irá usufruir melhor do terraço!

O acesso ao terraço passa a ser feito pela sala, uma zona comum, em vez de por um quarto de dormir. A actual sala comum passa a ser quarto de dormir e o actual quarto de dormir com arrecadação para malas passa a ser sala (ou salinha, considerando o tamanho).
    Concordam com este comentário: marco1
    Estas pessoas agradeceram este comentário: becooldanon, Picareta
  12.  # 13

Colocado por: Pedro Barradaspor ser uma obra que não interfere com a estrutura do edifício nem com os alçados não carece de licença por parte da câmara

Não é a minha praia, mas fiquei surpreendido com esta resposta por ter um amigo que foi multado (câmara?) por ter alterado a tipologia de um apartamento sem licença (informado).
  13.  # 14

Colocado por: Italiano

O acesso ao terraço passa a ser feito pela sala, uma zona comum, em vez de por um quarto de dormir. A actual sala comum passa a ser quarto de dormir e o actual quarto de dormir com arrecadação para malas passa a ser sala (ou salinha, considerando o tamanho).
    Concordam com este comentário:marco1

exatamente.

em relação ao adbicar de 1 quarto e acabar por comprar um t3 para transformar em t2, nao me parece que seja má ideia, apenas é uma das varias que estao em cima da mesa, vai depender dos custos, do tempo que demora a "obra", etc....
  14.  # 15

Já agora, duas achegas:

a) é pouco provável que consiga colocar uma porta de abrir a separar a zona dos quartos e casa de banho do resto da casa. Equacione uma porta de correr.

b) que tal eliminar a parede que divide a nova sala do hall de entrada? Sempre ganha mais alguns metros quadrados e, tratando-se de um apartamento, não há grandes perdas em termos de privacidade.
  15.  # 16

Colocado por: Italiano... que tal eliminar a parede que divide a nova sala do hall de entrada?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:becooldanon

é uma ideia a considerar, embora pessoalmente nao me agrade muito.
    se formos a ver a sala, só de estar (sofa, televisao, bar, etc...) no quarto tem area que chegue... com a vantagem de poder "alargar" para o terraço
  16.  # 17

Colocado por: ItalianoO acesso ao terraço passa a ser feito pela sala, uma zona comum, em vez de por um quarto de dormir. A actual sala comum passa a ser quarto de dormir e o actual quarto de dormir com arrecadação para malas passa a ser sala (ou salinha, considerando o tamanho).

daahhaaa.....é o que faz ler na diagonal ;))

Sendo assim, também acho que deveria demolir a parede entre a sala e o hall.
  17.  # 18

alguem conhece um software para poder editar, tirar medidas, etc da planta?
    a mesma esta tanto em pdf como jpg
  18.  # 19

Uma dúvida: quando mudamos a tipologia de uma casa para menos uma assoalhada, ela desvaloriza necessariamente? Ou pode até não desvalorizar? Obrigada
  19.  # 20

Sim, existe desvalorização.

0.0212 seg. NEW