Iniciar sessão ou registar-se
    • ber
    • 16 julho 2014 editado

     # 1

    Boa Tarde

    Vi um imóvel na Era, que gostei e fiz reserva ontem (dia 15), assinei 3 folhas para reserva do imóvel, e fizeram fotocópia do meu cartão de cidadão, mas ainda não dei o cheque 2500€ que me pediram.

    E no dia 16(hoje)fui mostrar a um familiar meu o imóvel, e por sinal gostou, mas logo há saída do imóvel apareçe o admistrador do prédio, pediu para entrar para ver como estava a cozinha, a dizer que o imóvel tinha um problema na cozinha, que o cano de esgoto que vinha de cima tinha arrebentado, e que pinga na cozinha, por aquilo que percebi vão arrebentar com a parede e por canos novos. Agora tou com medo de ter novos problemas nos arranjos se comprar a imóvel, e queria desistir do imóvel, será que vou sofrer consequências com isso, se desistir?

    Como disse no inicio, assinei para reserva o imóvel, mas o cheque de 2500€ ainda não foi entregue.

    Aguardo respostas. Obrigado
  1.  # 2

    o melhor era expor essa situação ao comercial da Era, depende do contrato.
    Mas se não é contrato de promessa de compra e venda, duvido que tenha obrigações. E para alem disso tem por lei 15 dias para desistir de qualquer contrato.
    Concordam com este comentário: LuisPereira, flipey
  2.  # 3

    E o que diz o documento de reserva relativamente à desistência?

    Melhor agora do que mais tarde aparecer esse berbicacho.
    De qualquer forma se o imóvel tem algum problema pode e deve exigir que lhe seja entregue com tudo resolvido.
    E se gosta do imóvel, vai desistir só por causa desse "pormenor"? A menos que o imóvel tenha outros problemas, tem conhecimento dos restantes apartamentos terem tido problemas de maior desde a construção?

    Cumps
    • ber
    • 16 julho 2014

     # 4

    Colocado por: flipeyE o que diz o documento de reserva relativamente à desistência?

    Melhor agora do que mais tarde aparecer esse berbicacho.
    De qualquer forma se o imóvel tem algum problema pode e deve exigir que lhe seja entregue com tudo resolvido.
    E se gosta do imóvel, vai desistir só por causa desse "pormenor"? A menos que o imóvel tenha outros problemas, tem conhecimento dos restantes apartamentos terem tido problemas de maior desde a construção?

    Cumps


    Eu não li bem o que assinei, o senhor da agencia disse que era para reserva do imóvel.

    Mas me lembrei que na cozinha não tinha a fita para abrir os estoros, por isso não vimos que a cozinha estava molhado, devem ter tirado a fita de propósito para não vermos. E a reparação pode estragar os azulejos e outras coisas, por isso não posso considerar só como um pormenor.

    Comprimenros
  3.  # 5

    Colocado por: bere fiz reserva ontem

    Isso é uma treta, não se reservam imóveis. Não entregue nenhum cheque. já agora, passa o cheque à ordem de quem?
    O procedimento é o seguinte: Visite o imóvel várias vezes, com os estores abertos, e veja todos os pormenores, se gostar assinam o contrato promessa de compra e venda, e passa o cheque relativo ao sinal à ordem do PROPRIETÁRIO, não se esqueça, os cheques, são sempre passados à ordem do proprietário, e convém pedir uma certidão permanente para se certificar da verdadeira identidade do proprietário.

    Colocado por: berqueria desistir do imóvel

    Vai desistir do imóvel apenas por irem colocar canos novos?

    Colocado por: valtoresE para alem disso tem por lei 15 dias para desistir de qualquer contrato.

    Tem a certeza?
    Concordam com este comentário: LuisPereira
  4.  # 6

    Colocado por: berEu não li bem o que assinei, o senhor da agencia disse que era para reserva do imóvel.


    ja aprendeu uma coisa hoje :) nunca não ler o que se assina.

    agora vá lá, exponha a situação, veja bem o que se passa, e se começarem com coisas alegue má fé e faça reclamação no livro de reclamações para ficar imediatamente registada a sua intenção de desistir, caso não aceitem cancelar esse contrato (que tem direito a cancelar por lei por ter o prazo de 15 dias).

    Mas acredito que falando com o comercial vai esclarecer-se a situação e não será preciso nada disso.
    • ber
    • 16 julho 2014

     # 7



    ja aprendeu uma coisa hoje :) nunca não ler o que se assina.


    Eu assinei 3 folhas, uma era para mim, outra era para o proprietário, e o outro era para a agencia ERA. Só como eu ainda não dei o cheque portanto eu ainda não tenho a folha, nem o propriatario as tem. Mas não era um conctato compra e venda, isso queriam eles, só que eu não quis.
  5.  # 8

    De acordo com a lei, as empresas de mediação imobiliária são obrigadas a "propor aos destinatários os negócios de que for encarregada, fazendo uso da maior exatidão e clareza quanto às características, preço e condições de pagamento do imóvel em causa, de modo a não os induzir em erro" (artigo 17.º n.º 1 alínea c) da Lei n.º 15/2013, de 8/02).

    Se acha que a empresa de mediação imobiliária o induziu em erro, ou seja, que tentou ocultar determinados aspetos do imóvel para o levar a efetuar o negócio, pode e deve apresentar queixa junto do Instituto da Construção e do Imobiliário, I. P. (INCI).

    Quanto à reserva de imóveis nas imobiliárias com cheque, não existe nada que o proiba, como tal há liberdade das partes em aceitar essa reserva ou não. Por esse motivo, pode recusar-se a efetuar a reserva, dizendo que se houver interesse será apenas celebrado contrato de promessa ou escritura em determinada data. Caso aceite a reserva com cheque,também deve ler com atenção quais as consequências de eventualmente não prosseguir com o negócio, nomeadamente se perde o montante que constar do cheque da reserva.

    No caso da reserva com cheque este tem sempre de ser passado à ordem do proprietário do imóvel, e nunca da imobiliária, dado que a esta é vedado receber remuneração de clientes e destinatários no mesmo negócio (artigo 17.º n.º 2 alínea a) da Lei n.º 15/2013, de 8/02).
  6.  # 9

    Colocado por: spolivCaso aceite a reserva com cheque,também deve ler com atenção quais as consequências de eventualmente não prosseguir com o negócio, nomeadamente se perde o montante que constar do cheque da reserva.

    Para mim, esse documento que ambas as partes assinam, com as consequências de eventualmente o negócio não se realizar, e o comprador entrega um cheque ao vendedor, chama-se contrato promessa de compra e venda...Isso de andar a passar cheques (que não são para depositar), normalmente passados à ordem das Imobiliárias, ou nem sequer vai completamente preenchido é uma grande treta. Trata-se normalmente de investimentos avultados, e não se deve avançar sem termos a certeza que é aquele imóvel que queremos comprar, e nesse caso assina-se um CPCV, ou melhor ainda, faz-se a escritura.
    •  
      FD
    • 17 julho 2014

     # 10

    Colocado por: valtores(que tem direito a cancelar por lei por ter o prazo de 15 dias)

    Só é o caso se o contrato tiver sido assinado FORA do estabelecimento da imobiliária - o que normalmente não acontece.
    Por alguma razão nos levam à imobiliária para assinarmos o tal contrato de reserva...

    De forma geral, quando algo corre mal num negócio, existem dois tipos de vendedores: os compreensivos e os orientados para a venda.
    Os compreensivos, mesmo que tenham razão, costumam compreender situações anormais e esquecem as obrigações dos clientes/compradores.
    Os orientados para a venda, fazem os clientes/compradores cumprir as suas obrigações e não desistem de conseguir a venda só porque algo correu mal.
    Tente junto do vendedor explicar o problema e perceber qual deles é... aí perceberá logo com o que conta.
  7.  # 11

    Colocado por: ber

    Eu não li bem o que assinei, o senhor da agencia disse que era para reserva do imóvel.

    Mas me lembrei que na cozinha não tinha a fita para abrir os estoros, por isso não vimos que a cozinha estava molhado, devem ter tirado a fita de propósito para não vermos. E a reparação pode estragar os azulejos e outras coisas, por isso não posso considerar só como um pormenor.

    Comprimenros


    Quer comprar uma casa que nao viu bem?
    Nao viu a cozinha porque estava ás escuras e mesmo assim quer comprar?
    Que mais nao viu da casa?
    • ber
    • 17 julho 2014

     # 12

    Obrigado pelas respostas. Já está resolvido, eu fiz reserva de outro imóvel.
  8.  # 13

    Colocado por: berObrigado pelas respostas. Já está resolvido, eu fiz reserva de outro imóvel.


    Espero que desta vez tenha visto o imovel com luz e janelas abertas!
  9.  # 14

    Colocado por: LuisPereira

    Espero que desta vez tenha visto o imovel com luz e janelas abertas!


    e eu espero que tenha lido aquilo que assinou......muito mais importante do que ver o imovel! nao vá estar a fazer uma doação consciente de que está a fazer uma compra do que viu!
    • Leb
    • 29 julho 2014

     # 15

    Desculpem intrometer-me no tópico mas estou perante uma situação semelhante.

    Fui ver uma casa mediada pela ERA que estou interessado em comprar e pedem-me um cheque de 2500€ à ordem da agência para reservar o imóvel na agência. É assinado um "contrato" que indica que o cheque será devolvido se não for concedido financiamento bancário, ou se este for em montante insuficiente. Aqui há várias questões que me preocupam, nomeadamente o facto de o crédito até ser concedido mas em condições desvantajosas (spread muito alto por exemplo). Neste caso o contrato é omisso e julgo que me ficariam com os 2500€. A minha questão é se sabem se as agências são flexíveis neste procedimento? Eu estou interessado no imóvel e até podia pagar alguma caução para reserva, mas nunca mais que 500€ por exemplo...

    Resta dizer que a imobiliária trata dos financiamentos e inclusive pode dar orçamentos para as obras. No que concerne aos financiamentos dizem que fazem os mais baratos, e não me parece má ideia, que acham? Quanto aos orçamentos eu depois venho aqui ver se dou trabalho aos que por aqui habitam :)

    Obrigado!
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  10.  # 16

    Caro Leb,

    Acerte o preço e diga-lhes que façam o trabalhinho deles e você depois paga a casa... para evitar chatices não lhes de cheque nenhum.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Leb
  11.  # 17

    Acho mal, procura o financiamento por ti próprio.
    Concordam com este comentário: JPN761
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Leb
  12.  # 18

    (...) para evitar chatices não lhes de cheque nenhum.

    É um conselho que deve levar à letra.
    (...) Neste caso o contrato é omisso e julgo que me ficariam com os 2500€. (...)

    E para evitar prejuízos não assine um contrato que considera omisso. Pode vir a arrepender-se!
    (...) inclusive pode dar orçamentos para as obras. (...)

    Se não quer ter uma casa ao estilo: »Querido, mudei a casa«, não contrate obras com uma imobiliária. Aí arrepender-se-ia, de certeza!...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Leb
  13.  # 19

    Colocado por: vz1984Acerte o preço e diga-lhes que façam o trabalhinho deles e você depois paga a casa... para evitar chatices não lhes de cheque nenhum.

    Isto se não se importar que a imobiliária venda a casa a outro enquanto trata do financiamento.
    • Leb
    • 30 julho 2014

     # 20

    Colocado por: tostexAcho mal, procura o financiamento por ti próprio.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Leb


    Sim, tenciono procurar paralelamente à imobiliária.

    Colocado por: Picareta
    Isto se não se importar que a imobiliária venda a casa a outro enquanto trata do financiamento.


    Pois, importar importo! :) Mas pelo que percebi a garantia não abrange outras imobiliárias, ou seja, pode ser vendida na mesma. Gostava de fazer um CPCV mas não tenho garantias nenhumas de financiamento...

    Colocado por: maria rodrigues
    É um conselho que deve levar à letra.

    E para evitar prejuízos não assine um contrato que considera omisso. Pode vir a arrepender-se!

    Se não quer ter uma casa ao estilo: »Querido, mudei a casa«, não contrate obras com uma imobiliária. Aí arrepender-se-ia, de certeza!...
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Leb


    Quanto às obras a única coisa que me interessou é que estão habituados/têm facilidade a fazer licenciamentos (será necessário "abrir" uma garagem)... valha isso o que valer
 
0.0261 seg. NEW