Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde a todos,

    Alguém sabe dizer-me qual o nome que dá aqueles varões verticais (penso que seja em inox devido ao aspecto brilhante) que se costuma ver instalados nos hall de entrada?
    Normalmente são utilizadas essas peças de forma a substituir as paredes no interior de um hall de entrada que servem para dar àlguma privacidade em relação às outras divisões da casa (tipo biombos).
    Se por acaso não souberem o termo certo, será que alguém me arranjar fotos onde isso esteja instalado de forma a tirar ideias.

    Obrigado a todos
  2.  # 2

    santosvieira

    fuja de prumos metálicos brilhantes tipo inox polido

    vá para coisas mais harmoniosas tipo prumos em madeira ou mesmo metálicos mas algo com acabamento mate

    dependendo do tipo de estilo de casa até já vi troncos de madeira ( finos claro) com formas irregulares

    enfim fuja do tuning do aço inox brilhante.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, Picareta, valtores
  3.  # 3

    Colocado por: marco1santosvieira

    fuja de prumos metálicos brilhantes tipo inox polido

    vá para coisas mais harmoniosas tipo prumos em madeira ou mesmo metálicos mas algo com acabamento mate

    dependendo do tipo de estilo de casa até já vi troncos de madeira ( finos claro) com formas irregulares

    enfim fuja do tuning do aço inox brilhante.
    Concordam com este comentário:Picareta


    Obrigado marco1
    Vou seguir o seu conselho.
    Por acaso não fotos/imagens para ilustrar o que propôs?
  4.  # 4

    veja este exemplo aqui

    cumprimentos
    nuno costa
    www.doisarquitectos.com
  5.  # 5

    esses prumos seja em que material for ( de preferência com revestimento em madeira) devem ter o afastamento entre eles maior ou igual a metade da sua maior dimensão para que quem esteja na porta não consiga ver através deles, pois o efeito que se quer é mesmo esse.
  6.  # 6

    Voltar a relançar este tópico criado por mim.

    Em relação às várias soluções que me foram propostas, acabamos por decidir em colocar prumos de madeira à cor das carpintarias da casa.
    Os prumos terão como objectivo, o de criar um guarda corpos para a escadas de acesso ao piso inferior, muito idêntico a esta foto.

    Gostaria que me dessem a vossa opinião sobre as dimensões adequadas para este tipo de adereços e o correcto espaçamento. Inicialmente tinha-mos pensado em prumos quadrados de secção 10x10 (cm), ficando espaçados igualmente a 10cm. O que vos parece?
    Qual a vossa opinião em relação a prumos rectangulares? Ou até redondos?

    Obrigado.
      lar-5.jpg
  7.  # 7

    Aqui está uma ideia em prumos rectangulares, a servir de guarda corpos de escadas
      painel-vazado.jpg
  8.  # 8

    santosvieira, os prumos em madeira como refere, para além de serem iguais às restantes carpintarias, em que matérial é o chão? É também da mesma madeira ou outra ou que revestimento?
  9.  # 9

    Colocado por: CMartinsantosvieira, os prumos em madeira como refere, para além de serem iguais às restantes carpintarias, em que matérial é o chão? É também da mesma madeira ou outra ou que revestimento?


    Neste momento ainda persiste uma certa indecisão em relação às carpintarias. Estamos neste momento a avaliar todas as combinações que gostamos mais, pelo que a duvida neste momento persiste entre:

    1) Portas, guarnições, roupeiros e rodapés em lacado branco. Pavimento flutuante em tons de nogueira. Revestimento das escadas em nogueira.

    2) Portas, guarnições, roupeiros e rodapés em carvalho. Pavimento flutuante em tons de carvalho. Revestimento das escadas em carvalho.

    No nosso entender os prumos serão ou em lacado branco ou em carvalho.
    Concordam com este comentário: betserg
  10.  # 10

    Colocado por: santosvieiraVoltar a relançar este tópico criado por mim.

    Em relação às várias soluções que me foram propostas, acabamos por decidir em colocar prumos de madeira à cor das carpintarias da casa.
    Os prumos terão como objectivo, o de criar um guarda corpos para a escadas de acesso ao piso inferior, muito idêntico a esta foto.

    Gostaria que me dessem a vossa opinião sobre as dimensões adequadas para este tipo de adereços e o correcto espaçamento. Inicialmente tinha-mos pensado em prumos quadrados de secção 10x10 (cm), ficando espaçados igualmente a 10cm. O que vos parece?
    Qual a vossa opinião em relação a prumos rectangulares? Ou até redondos?

    Obrigado.


    Se não estou em erro, em termos de segurança não deve passar um bola com um diâmetro de 10 cm entre prumos de escadas (crianças..). Logo o distanciamento màximo serà algo como 9,9 cm.

    De resto será uma preferência estética .. entre o redondo e o rectangular - uma ripa com mais de comprimento do que de largura.
    Pessoalmente para os guardacorpos deste estilo em madeira e note-se para escadas prefiro rectangular.
  11.  # 11

    em prumos quadrados de secção 10x10 (cm), ficando espaçados igualmente a 10cm. O que vos parece?
    Qual a vossa opinião em relação a prumos rectangulares? Ou até redondos?

    10 cm a meu ver não fica muito apelativo..serà que estou a perceber bem ? É que é um trambolho.
  12.  # 12

    Colocado por: CMartinÉ que é um trambolho.


    Como assim? Agora eu é que não percebi...
  13.  # 13

    santos vieira, diz quadrado de secção 10x10cm?
  14.  # 14

    Colocado por: CMartinsantos vieira, diz quadrado de secção 10x10cm?


    Sim, certo. Porque acha que é um trambolho??
    Acha que fica muito pequeno?
  15.  # 15

    10x10cm a meu ver é quase uma coluna. É muito grande.
    Concordam com este comentário: Gabinete OP
  16.  # 16

    Colocado por: CMartin10x10cm a meu ver é quase uma coluna. É muito grande.
    Concordam com este comentário:Gabinete OP


    A questão é que quanto mais pequenos forem, também mais levam.
    Sendo assim qual a secção mais indicada?
  17.  # 17

    Colocado por: CMartinÉ que é um trambolho.

    Concordo .... fica melhor e mais barato, um rectangular 8x4, mais coisa menos coisa
    Estas pessoas agradeceram este comentário: santosvieira
  18.  # 18

    Colocado por: Picareta
    Concordo .... fica melhor e mais barato, um rectangular 8x4, mais coisa menos coisa


    Estou a ver que sou o unico que aprecio prumos quadrados :)
    Já agora alguma razão especial pela preferência por rectangular?
  19.  # 19

    Colocado por: santosvieira
    A questão é que quanto mais pequenos forem, também mais levam.
    Sendo assim qual a secção mais indicada?


    Para mim :
    - Se for redondo basta-me o diâmetro de um dedo 1,5cm ( 2cm já é demais)
    - Quadrado a mesma coisa: 1.5cm x 1.5cm (e 2cm x 2cm já é demais)
    - Rectangular (o meu eleito) basta màximo 2cm largura e o comprimento é o que quiser e depende como vai colocar o ripado - se como nas suas imagens em que estão direitos um màximo de 5cm/6cm.

    Percebo a questão de depois ter que colocar mais.

    A única forma que eu vejo de isso não ser assim é optar pelo rectangular com a largura que referi - màximo 2cm - e o comprimento que quiser, e serem colocadas as ripas em paralelo com o lado do comprimento virado para nós. Quase como se fosse um painel em vez de um ripa/prumo.

    PS. As medidas que estou a referir para o redondo e para o quadrado baseiam-se no efeito ripado para o guardacorpos das escadas que penso ser o que pretende.
  20.  # 20

    Colocado por: CMartinPara mim :
    - Se for redondo basta-me o diâmetro de um dedo 1,5cm ( 2cm já é demais)
    - Quadrado a mesma coisa: 1.5cm x 1.5cm (e 2cm x 2cm já é demais)
    - Rectangular (o meu eleito) basta màximo 2cm largura e o comprimento é o que quiser e depende como vai colocar o ripado - se como nas suas imagens em que estão direitos um màximo de 5cm/6cm.

    Percebo a questão de depois ter que colocar mais.

    A única forma que eu vejo de isso não ser assim é optar pelo rectangular com a largura que referi - màximo 2cm - e o comprimento que quiser, e serem colocadas as ripas em paralelo com o lado do comprimento virado para nós. Quase como se fosse um painel em vez de um ripa/prumo.


    Parece-me que o efeito que a CMartin fala é diferente do que eu tinha idealizado.
    As secções que propõe parecem-me bastante pequenas, o resultado final será mais um painel ripado do que verdadeiramente uns prumos. Não deixa de ser um conceito interessante, mas estou com alguma dificuldade em conseguir idealizar esse efeito no meu hall de entrada.

    Aqui está uma foto do efeito pretendido. Eu diria que a secção desses prumos não devem andar muito longe dos 10x10 (cm)
      Forum.png
 
0.0237 seg. NEW