Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boas noites a todos. O inverno vem aí, e há que aproveitar este bom tempo para as remodelações. O sistema de aquecimento que tenho usado no quarto cá de casa é somente um radiador eléctrico, com uso ocasional de uma lareira na sala.

Tenho lido que a nível de eficiência os aquecedores que funcionam por resistência eléctrica somente produzem energia calorífica igual à energia eléctrica que consomem, sendo que com o aumento dos preços da electricidade tornam-se muito pouco económicos.

Contudo, os AC através do principio da bomba de calor conseguem produzir energia calorífica várias vezes superior à potência eléctrica que gastam, mas que este rendimento desce com o abaixamento da temperatura exterior.

Dúvidas:

-Dado estar no norte do país, onde as temperaturas costumam descer até ligeiramente abaixo de zero, qual a eficiência do AC para manter uma temperatura de 20ºC por 24h? Compensa o investimento face a um radiador? Isto para um quarto com ~30 m^2.

-A nível de ruído, consideram 20-30 dB incomodativo para ter a funcionar durante a noite num quarto?

Cumprimentos.
  2.  # 2

Colocado por: Billy_BoyDado estar no norte do país, onde as temperaturas costumam descer até ligeiramente abaixo de zero, qual a eficiência do AC para manter uma temperatura de 20ºC por 24h?

é das soluções mais eficientes, com alguns incomodos, mas nada de relevante.

Colocado por: Billy_BoyCompensa o investimento face a um radiador?

de longe, numa proporção de 1 para 4 (COP) no mínimo e mesmo com maquinas da 2ª divisão,

Colocado por: Billy_BoyA nível de ruído, consideram 20-30 dB incomodativo para ter a funcionar durante a noite num quarto?
    20 é muito bom, quase imperceptível, 30 já se ouve bem.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Billy_Boy
  3.  # 3

Boas caro jorgealves.

Que incómodos pensa serem comuns neste sistema? Na vertente apenas de aquecimento, a minha casa é bem fresca no verão :p

O AC aquece por convecção, mas sendo que a unidade interior costuma situar-se junto ao tecto, isto não é um inconveniente dado que o ar quente tende a subir (e não baixar)?

A nível de avarias e manutenção, alguma coisa a assinalar? Do género, avarias do compressor ou fugas de gás refrigerante, com que frequência acontecem?

Cumprimentos.
  4.  # 4

Colocado por: Billy_BoyO AC aquece por convecção, mas sendo que a unidade interior costuma situar-se junto ao tecto, isto não é um inconveniente dado que o ar quente tende a subir (e não baixar)?

correcto, mas eu costumo ter os pés junto ao solo (e a cabeça nas nuvens) pelo que andam sempre com falta de "calor" enquanto que a cabeça ferve, okay nem sempre é por causa do ar quente, mas ferve mesmo.

Colocado por: Billy_Boyavarias do compressor ou fugas de gás refrigerante, com que frequência acontecem?

depende mais do serviço de instalação do que da qualidade das maquinas, uma maquina boa e com uma boa e correcta instalação dura dezenas de anos sem problemas (tenho algumas centenas assim), uma marca mais "económica" dura entre 5 e 10 anos (algumas um pouco mais) sem grandes chatices e também tenho algumas assim,

o gás refrigerante só sai se acontecer uma fuga nas tubagens ou nas maquinas (nas maquinas é muito mas mesmo muito raro) e como tal é problema de instalação e costuma acontecer ainda dentro da garantia,

nas maquinas mais "económicas" o que dita a sua morte são as avarias de placas electrónicas em que o preço da placa (quando existem) é mais elevado que uma maquina nova.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu, Billy_Boy
  5.  # 5

E ninguém tem ou já experimentou uma Bomba de Calor Daikin Altherma Flex ?
    Dizem que dá para tudo.
  6.  # 6

Colocado por: BricoleiroBomba de Calor Daikin Altherma Flex ?
    Dizem que dá para tudo.
    tira cafes? =)
  7.  # 7

Colocado por: Sergio Rodriguestira cafes? =)

Tira.

Basta programar a hora e arquitectar um plano à McGyver com dispositivos ligados a uma máquina de café.
  8.  # 8

Colocado por: BricoleiroE ninguém tem ou já experimentou uma Bomba de Calor Daikin Altherma Flex ?
    Dizem que dá para tudo.
    sim, mas não deixa de ser um HT tamanho família com capacidades entre 22Kw e 44Kw, a diferença é que também faz frio,
  9.  # 9

Colocado por: jorgealvesa diferença é que também faz frio

correcção, também pode fazer frio.

0.0118 seg. NEW