Colocado por: Casa1980Se fosse a si, obtava pela garantia bancária ao invés do fiador, nos dias de hoje ninguem quer ser fiador de ninguem e depois se arranjar um fiador falido, também não lhe serve de nada :(
Do meu ponto de vista um dos piores investimentos nos dia de hoje é comprar casas para arrendar, além de todos os custos inerentes, ainda se tem incertezas e chatices...
Eu também tenho a minha casa alugada, mas porque nao tenho outra alternativa, porque se alguem me a comprasse, pelo valor aproximado do que me custou, vendia logo :) . Eu sempre pedi fiador aos meus inquilinos e eles nunca conseguiram arranjar... tive de arriscar sem fiador...
Colocado por: Ramiro CostaRelativamente ao contrato de arrendamento, o que está no site da DECO (AQUI) parece-lhes bom?
Colocado por: Erga Omnes
Caro Ramiro,
Você tem um apartamento novo e uma renda de 900 euros mês e vai buscar um contrato de arrendamento à net?? Ademais já lhe disse que um contrato de arrendamento é muito importante (sobretudo se as coisas correrem mal)...
Você já leva umas ideias daqui... porque é que não vai a um advogado para ele lhe redigir um contrato de arrendamento, pede-lhe aconselhamento sobre a garantia e, aproveita, e vai com o arrendatário ao escritório e assinam lá o contrato... Assim é que se trabalha...
Colocado por: Ramiro CostaEmbora eu seja um leigo em questões jurídicas, o contrato que eu indiquei aqui daDECOparece-me ser bastante equilibrado. Eu comparei-o com o último que o meu advogado redigiu e... estão quase iguais!
Se não tiver pelo menos 2 cláusulas que o contrato da Deco não tem, então bem pode trocar de advogado....
Se não tiver pelo menos 2 cláusulas que o contrato da Deco não tem, então bem pode trocar de advogado....
Colocado por: Ramiro CostaO Erga exerce advocacia na área de Lisboa?
Não exerço em Lisboa e, mesmo que exercesse, não lhe dizia onde porque a minha participação no fórum não tem objectivos comerciais.
quando o "fiado" fica sem dinheiro para pagar o fiador também não o tem
Colocado por: Matilde
confesso que não percebi.
Colocado por: RJAS1972
Imagine que eu sou arrendatário e não tenho dinheiro para pagar a renda. Vou falar com o meu fiador, até porque sei que vai sobrar para ele, para que me empreste o dinheiro. Ele também não tem... O senhorio não se safa nem comigo nem com o fiador.
Colocado por: Ramiro Costa
Não compreendo onde quer chegar. Então por quanto acha que eu deva alugar o apartamento que é novo, está situado numa área central de Lisboa, com 4 quartos, 2 lugares de garagem, arrumos, cozinha totalmente equipada com eletrodomésticos Siemens novos e acesso a transportes públicos à frente da porta? Por 100€?...
Francamente...
Colocado por: FDA garantia é apenas mais um custo, como outro qualquer.
De todos os custos, parece-me sinceramente que será o que mais retorno lhe dá.
Não percebo bem essa reticência em usar uma garantia... mas, se não a quer usar, peça fiador, se não querem arranjar fiador, recuse o arrendamento.
É simples. É preferível sentir-se bem com uma decisão - mesmo que lhe custe dinheiro - do que o contrário.
Se já tem a casa para arrendar há muito tempo é porque há aí qualquer coisa que não bate bem.
Ou fez um mau investimento - pagando mais por algo que ninguém está disposto a pagar - ou tem outros problemas no imóvel ou zona.
Uma casa até pode valer 500.000€, ter electrodomésticos Míele, 5 lugares de garagem, piscina e seja lá o que for mas, se não estiver num sítio adequado ao que isso custa, não serve para nada.
Costumo estar muito atento aos arrendamentos em duas zonas de Lisboa.
Há casas que pululam os anúncios classificados durante meses, algumas até anos. Os preços começam alto e depois, vão baixando, vão baixando... Algumas há que não baixam e lá ficam.
Outras, numa semana ou em dias desaparecem dos classificados.
A diferença? O preço e o imóvel em si têm que "casar", têm que estar adequados um ao outro e ao sítio.
Pessoalmente, não percebo a teimosia em ter um arrendamento anunciado por 100 (número hipotético) mais do que 3 meses.
Num ano são 1200, ter a casa parada 3 meses ou 6 meses à espera de alguém que pague os 100/mês, são 300/600 perdidos.
Acho bem mais simples baixar para 90 ou 80 e ter a casa arrendada, a render dinheiro todos os meses. Além disso, mais cara, mais risco.
Não pode querer que as coisas aconteçam àsuamedida.
Se eu estivesse a arrendar uma casa também gostava de arranjar um arrendatário com fiador, que me pagasse a garantia bancária, que pagasse uma boa renda, que não tivesse que pagar IMI, IRS ou condomínio.
Mas, não é por eu achar que issodeviaacontecer, que vai acontecer...
No seu caso, malta "brega", como diz, num apartamento de 900€, com horários trocados, já estou a ver problemas com os vizinhos... a não ser que os vizinhos sejam parecidos, não sei se não estará a arranjar mais chatice além do possível incumprimento.
Colocado por: FDA garantia é apenas mais um custo, como outro qualquer.
De todos os custos, parece-me sinceramente que será o que mais retorno lhe dá.
Não percebo bem essa reticência em usar uma garantia... mas, se não a quer usar, peça fiador, se não querem arranjar fiador, recuse o arrendamento.
É simples. É preferível sentir-se bem com uma decisão - mesmo que lhe custe dinheiro - do que o contrário.
Se já tem a casa para arrendar há muito tempo é porque há aí qualquer coisa que não bate bem.
Ou fez um mau investimento - pagando mais por algo que ninguém está disposto a pagar - ou tem outros problemas no imóvel ou zona.
Uma casa até pode valer 500.000€, ter electrodomésticos Míele, 5 lugares de garagem, piscina e seja lá o que for mas, se não estiver num sítio adequado ao que isso custa, não serve para nada.
Costumo estar muito atento aos arrendamentos em duas zonas de Lisboa.
Há casas que pululam os anúncios classificados durante meses, algumas até anos. Os preços começam alto e depois, vão baixando, vão baixando... Algumas há que não baixam e lá ficam.
Outras, numa semana ou em dias desaparecem dos classificados.
A diferença? O preço e o imóvel em si têm que "casar", têm que estar adequados um ao outro e ao sítio.
Pessoalmente, não percebo a teimosia em ter um arrendamento anunciado por 100 (número hipotético) mais do que 3 meses.
Num ano são 1200, ter a casa parada 3 meses ou 6 meses à espera de alguém que pague os 100/mês, são 300/600 perdidos.
Acho bem mais simples baixar para 90 ou 80 e ter a casa arrendada, a render dinheiro todos os meses. Além disso, mais cara, mais risco.
Não pode querer que as coisas aconteçam àsuamedida.
Se eu estivesse a arrendar uma casa também gostava de arranjar um arrendatário com fiador, que me pagasse a garantia bancária, que pagasse uma boa renda, que não tivesse que pagar IMI, IRS ou condomínio.
Mas, não é por eu achar que issodeviaacontecer, que vai acontecer...
No seu caso, malta "brega", como diz, num apartamento de 900€, com horários trocados, já estou a ver problemas com os vizinhos... a não ser que os vizinhos sejam parecidos, não sei se não estará a arranjar mais chatice além do possível incumprimento.Estas pessoas agradeceram este comentário:Ramiro Costa
Colocado por: mmgreg
Eu também arrendo casas e estou a dizer-lhe que não é recomendável alugar um apartamento por esse valor a alguém a quem um banco não desse um empréstimo em que ficasse a pagar 900€. Rendas desses valores implicam uma filtragem de interessados, que uma boa imobiliária faz, mas a que o acompanha não parece muito preocupada com isso, pois teria sugerido os fiadores em vez de ter sido o Ramiro. Entre outras coisas.
Já pesquisou o contribuinte da pessoa e da empresa onde trabalha, como lhe sugeriram anteriormente?
Espero que tenha sido mais clara.
O senhorio não se safa nem comigo nem com o fiador.