Iniciar sessão ou registar-se
    •  
      FD
    • 12 agosto 2014 editado

# 141

Colocado por: Ramiro CostaÉ, Matilde, tem toda a razão. A ideia apresentada pode "encher o olho" de início, mas depois de esmiuçada não é nada benéfica/protetora para o senhorio. É preferível a Garantia Bancária, a caução ou mesmo o fiador...
    Estas "rendas antecipadas" de nada valem ao senhorio em caso de incumprimento.

Até fazem... não exactamente como a Tyrande diz mas, muito parecido.

O arrendatário paga 6 meses adiantados e no 2º mês do arrendamento continua a pagar a renda normalmente.
    Ou seja, o senhorio tem sempre 6 meses de renda do lado dele.
    Em caso de incumprimento, já leva um avanço (saldo positivo) de 6 meses... quando o arrendatário quiser sair, avisa com 6 meses de antecedência e deixa de pagar a renda (porque já está paga).
    Pode-se dizer que é um contrato normal em que os últimos 6 meses estão pagos.

Para o senhorio:
    -> tem sempre uma almofada de 6 meses de renda do lado dele
    -> se o arrendatário deixar de pagar no mês 1, pode logo iniciar o processo de despejo no mês 2, se o processo demorar 4 meses, não teve qualquer prejuízo, se demorar mais o prejuízo é sempre menor que no caso comum de 2 rendas na assinatura do contrato
    -> é uma prova da capacidade financeira do arrendatário, o risco baixa bastante se o arrendatário conseguir pagar 6 rendas de uma só vez
    Para o arrendatário:
    -> pode pedir a recusa de um fiador com uma boa dose de legitimidade
    -> pode negociar a baixa da renda

Se a este método adicionar contratos de 1 ano, renováveis, o prejuízo em caso de incumprimento é sempre menor que na situação normal (2 rendas com fiador).
  1.  # 142

Colocado por: dfserraCaro Ramiro Costa,

Os 900 euros foram negociados ou o candidato a inquelino não tentou negociar a renda?

Realmente t4 novos não constumam ser um bom negócio para renda. As tipologias mais baixas costumam ter melhores rentabilidades e de mais fácil aarrendamento.

hà uns anos atrás era um bom negócio para quase todos os senhorios já que a maior parte das casas valorizavam mesmo que não arrendadas. Agora é como outro negócio, dá apenas lucro quando bem gerido por alguém com jeito e disponibilidade para tal.

Uma empresa de gestão de arrendamentos séria pode ser uma opção interessante. Como recebem uma percentagem da renda acabam por ter mais incentivos a arranjar um bom arrendamento e não a arrendar a qualquer um, para além de poderem perder o cliente se o cliente considerar que a empresa não aagiu corretamente em algum arrendamento.

Concordo que a garantia bancária é uma das garantias mais interessantes a par de meses adiantados/ cauções. O fiador para além de ser uma garantia relativa, tem custos para executá-la, já que dificilmente irá pagar de bom grado.

Quanto ao apartamento que possuo e que está agora para arrendamento, nada posso fazer para alterar a situação. Ou o deixo fechado, ou o vendo ou o alugo. A primeiro alternativa é um desperdício de recursos. A segunda, a venda (a um preço digno--- já não falo "bom preço") está fora de cogitações porque, objetivamente, não há interessados. Por último, resta-me apenas o arrendamento.
    É o que eu estou a tentar fazer.
    Quanto às garantias prestadas pelo inquilino, fui eu que sugeri o Fiador, já que desconhecia que existiam alternativas. Apresentei essa minha "exigência" a mediadora da imobiliária. Ela ligou-me hoje e já me falou no contrato de arrendamento. Portanto, estou a supor que o inquilino já encontrou alguém para fiador e a coisa vai avançar.
    Neste momento, estou a aguardar por mais desenvolvimentos, pois preciso de saber nomes e quem é quem.
    •  
      FD
    • 12 agosto 2014

# 143

Colocado por: Ramiro CostaPortanto, estou a supor que o inquilino já encontrou alguém para fiador e a coisa vai avançar.

Lembre-se que a fiabilidade do fiador também deve ser aferida.
    Senão, é fácil fazer um sem abrigo assinar um contrato a troco de 10 euros...
    Concordam com este comentário: Casa1980
  2.  # 144

Colocado por: FD-> é uma prova da capacidade financeira do arrendatário, o risco baixa bastante se o arrendatário conseguir pagar 6 rendas de uma só vez

A grande vantagem é esta... no caso em concreto, uma pessoa que avança com € 5.400,00 (900*6) é garante de boas condições económicas...
  3.  # 145

Colocado por: FD
    Lembre-se que a fiabilidade do fiador também deve ser aferida.
    Senão, é fácil fazer um sem abrigo assinar um contrato a troco de 10 euros...

Sim, claro. Só que não sei exactamente como posso aferir da "fiabilidade" do fiador. A quem vou pedir referências?
    •  
      FD
    • 12 agosto 2014

# 146

Colocado por: Ramiro CostaSó que não sei exactamente como posso aferir da "fiabilidade" do fiador. A quem vou pedir referências?

Pede um fiador ao fiador. :D

Agora, sem brincar: tem que fazer exactamente o mesmo que fez com o arrendatário, ver IRS, recibos de vencimento, contrato de trabalho, etc.
    É a chamada pescadinha de rabo na boca.
  4.  # 147

Colocado por: Erga Omnes

A grande vantagem é esta... no caso em concreto, uma pessoa que avança com € 5.400,00 (900*6) é garante de boas condições económicas...

Em concreto, desconheço das "condições económicas" deste meu interessado. Falei apenas 1 vez com ele e reparei que fez muitas contas... Como a cozinha não estava totalmente equipada, disse-me que equipá-la era um grande encargo para ele (a juntar a alguns móveis que terá de comprar e ás 2 rendas que terá que pagar) e fez ver isso mesmo à senhora (amiga dele) da imobiliária. No dia seguinte, lá veio a senhora dizer-me, pelo telefone, que, para facilitar o negócio, era melhor eu comprar os ditos eletrodomésticos, que com isso estava a "valorizar" o andar e era melhor para alugar a quem quer que fosse.
    Como não quis que isso fosse um obstáculo ao negócio, acabei por comprar os eletrodomésticos. Já lá estão no andar. Gastei um pouco mais de 1000 euros.
    Isto veio aumentar a minha preocupação, pois agora o apartamento ficou mesmo um "brinquinho" e não quero ter chatices com um inquilino troglodita que me vá vandalizar aquilo.
    Enfim, meti-me numa "camisa de onze varas"...
  5.  # 148

Pede um fiador ao fiador. :D

Agora, sem brincar: tem que fazer exactamente o mesmo que fez com o arrendatário, ver IRS, recibos de vencimento, contrato de trabalho, etc.
    É a chamada pescadinha de rabo na boca.

Eu (ainda) não fiz nada disso com o futuro(?) arrendatário/interessado. Ele como é sócio de um restaurante, não deve ter "contrato de trabalho" nem propriamente "recibo de vencimento".
    O que posso pedir para saber se ele tem património/posses?
    Esta gente da "vida noturna", muitas vezes, são um flop, uns embustes, "brilham muito e valem pouco" e eu tenho receio disso...
  6.  # 149

Colocado por: DelfimCara Tyrande, a menina/senhora fala e age assim, porque de certeza absoluta dinheiro não é problema para si. Ora bem, pessoas como a sua existem uma em um milhão. Quando o dinheiro abunda, pouco custa ser sério e até dar umas gorjetas de vez em quando. O problema é que a maioria dos portugas vive sufocada e o inquilinos não podem ir nessa conversa, te quem exigir garantias.

Meu caro, antes fosse!
    Queria tanto que dinheiro não fosse problema para mim.. hehehehe
    O que fiz foi usar parte das poupanças para os seis meses iniciais.. depois todos os meses ponho de parte o dinheiro que vou pagar só meio ano depois.
    resumindo:
    Numa renda de 300€ mensais. Dou entrada de 1800€ (tive de ir buscar às poupanças, é certo).
    Paguei renda de janeiro a junho, por exemplo. No final do mês de Janeiro, quando recebo o ordenado, ponho de parte 300€, a que se referem o mês de Julho. No final do mês de Fevereiro ponho de parte o mês de Agosto.. e por ai afora.
    Ou seja, quando chega a Junho, já tenho o dinheiro todo para mais seis meses.
    Não é uma questão de disponibilidade financeira tanto como pensa. Acho que é mais uma questão de organização.
    Quanto a deixar o imóvel em condições..bem, acho que já parte da consciência de cada...

Só mantenho a minha posição que o facto de apresentar fiador é, PARA MIM, das piores garantias que tem de receber a renda, em caso de incumprimento. Tal como questionei anteriormente: quantos de vós, senhorios, conseguiram receber rendas de fiadores, quando os inquilinos deixaram de pagar?
    Para mim faria muito mais sentido pedir outro tipo de garantias, como cópia do contrato de trabalho, BV, IRs, etc...

Eu funciono assim. É claro que não espero que toda a gente faça o mesmo! é só um metódo que tem funcionado bem para mim... é tal como o FD disse. Consigo assim dispensar o fiador e negociar o preço da renda...
    •  
      FD
    • 12 agosto 2014 editado

# 150

Colocado por: Ramiro CostaEu (ainda) não fiz nada disso com o futuro(?) arrendatário/interessado. Ele como é sócio de um restaurante, não deve ter "contrato de trabalho" nem propriamente "recibo de vencimento".
    O que posso pedir para saber se ele tem património/posses?
    Esta gente da "vida noturna", muitas vezes, são um flop, uns embustes, "brilham muito e valem pouco" e eu tenho receio disso...

Eu, se tivesse coragem para isso e na falta de IRS/contrato/recibo, pedia o último Mapa de Responsabilidades de Crédito e a última nota de liquidação do IRS.
    Pode também pesquisar pelo nome e NIF do senhor aqui: http://www.citius.mj.pt/Portal/execucoes/ListaPublicaExecucoes.aspx (não se esqueça de não restringir a pesquisa aos últimos 15 dias como está pré definido).
    De qualquer forma, uma pesquisa na internet pelo NIF do senhor e pelo nome completo dele, também pode dar alguns resultados.

Mas, lá está... se não consegue essas informações, tem que conseguir outras garantias.
  7.  # 151

Caro Ramiro Costa,

Já anda nisto há tantos anos com 4 apartamentos, pede sempre fiador e ainda não sabe que deve fazer para avaliar o fiador?
    De pouco adianta pedir fiador se não o avalia.

Neste caso, com uma renda de 900 euros, o cuidado deve ser grande. Arrendar a alguém empresário, sem salário ou com o salário mínimo deve ser acautelado. OU arranja um bom fiador que prove tal, ou deverá avançar para outras garantias como já lhe falaram.
  8.  # 152

À partida esta ideia dos 6 meses de renda adiantada parece-me muito boa, no fundo é uma espécie de garantia bancária mas sem encargos bancários. No entanto creio que no contrato tem que ficar bem claro que são os ultimos 6 meses de renda e tem que ficar bem claro o que é e não é caução, senão pode-se prestar a desentendimentos.
    Para arrendar bem, portanto, das três uma:
    1. Pedir fiador credível.
    2. Pedir garantia bancária (no valor mínimo de 6 meses renda).
    3. Pedir 6 meses de renda adiantada, sendo estes os ultimos 6 meses.

por fim, alguém já recorreu à empresa "renda protec"?

Até fazem... não exactamente como a Tyrande diz mas, muito parecido.

O arrendatário paga 6 meses adiantados e no 2º mês do arrendamento continua a pagar a renda normalmente.
    Ou seja, o senhorio tem sempre 6 meses de renda do lado dele.
    Em caso de incumprimento, já leva um avanço (saldo positivo) de 6 meses... quando o arrendatário quiser sair, avisa com 6 meses de antecedência e deixa de pagar a renda (porque já está paga).
    Pode-se dizer que é um contrato normal em que os últimos 6 meses estão pagos.

Para o senhorio:
    -> tem sempre uma almofada de 6 meses de renda do lado dele
    -> se o arrendatário deixar de pagar no mês 1, pode logo iniciar o processo de despejo no mês 2, se o processo demorar 4 meses, não teve qualquer prejuízo, se demorar mais o prejuízo é sempre menor que no caso comum de 2 rendas na assinatura do contrato
    -> é uma prova da capacidade financeira do arrendatário, o risco baixa bastante se o arrendatário conseguir pagar 6 rendas de uma só vez
    Para o arrendatário:
    -> pode pedir a recusa de um fiador com uma boa dose de legitimidade
    -> pode negociar a baixa da renda

Se a este método adicionar contratos de 1 ano, renováveis, o prejuízo em caso de incumprimento é sempre menor que na situação normal (2 rendas com fiador).
  9.  # 153

esta ideia dos 6 meses de renda adiantada parece-me muito boa

Até é, mas tem que ficar bem claro no contrato quais as condições e as alturas exactas de pagamento em caso de prolongamento do contrato.
    Alguns africanos que vêm directamente da África estão a sugerir isso, porque parece que é o que se faz por lá e também porque não conseguem arranjar fiador, porque conhecem muito pouca gente em Portugal.
    O que pode acontecer é que, passados os seis meses, podem não entregar a chave, não pagar, não abrir a porta e não responder ao telefone.
    Meter uma pessoa que não vive no país o ano inteiro em tribunal, é muito arriscado. Aí é que não se recupera mesmo nada.
    Prudência. Costuma dizer-se: "quando a esmola é muita, o pobre desconfia".
    Do lado dos portugueses, ninguém (ou quase ninguém) pode.
  10.  # 154

Quando os pais que não têm fiadores acabam por pedir aos filhos adultos para serem fiadores porque não podem pagar dois meses de caução ....
  11.  # 155

Colocado por: MatildeQuando os pais que não têm fiadores acabam por pedir aos filhos adultos para serem fiadores porque não podem pagar dois meses de caução ....

...isso significa que têm ordenados baixos, pensões baixas ou foram afetados pelo desemprego de longa duração? O que há de estranho em os pais terem menos poder económico que os filhos?
    Concordam com este comentário: treker666, Picareta
  12.  # 156

Colocado por: MatildeO que pode acontecer é que, passados os seis meses, podem não entregar a chave, não pagar, não abrir a porta e não responder ao telefone.

E se o pagamento da renda for efectuado no mês anterior (solução mais usual), o que pode acontecer é que passados os dois meses, "podem não entregar a chave, não pagar, não abrir a porta e não responder ao telefone."
  13.  # 157

Os amigos desculpem-me, mas lendo os vossos comentários até parece que alugar casa em Portugal é, para o senhorio, uma espécie de "roleta russa"...
    Os vossos cenários catastrofistas até me assuntam.
  14.  # 158

Colocado por: Ramiro CostaOs amigos desculpem-me, mas lendo os vossos comentários até parece que alugar casa em Portugal é, para o senhorio, uma espécie de "roleta russa"...
    Os vossos cenários catastrofistas até me assuntam.

Não entendo.. Então você se quer tantas garantias (fiadores e isto e aquilo), é porque também acredita numa espécie de cenário catastrofista... senão não as exigia em primeiro lugar.

E sim, a meu ver alugar casa é uma espécie de roleta russa. Nunca se sabe que tipo de pessoa vai apanhar..
  15.  # 159

Colocado por: MatildeDo lado dos portugueses, ninguém (ou quase ninguém) pode.

Matilde, eu sei que você vive no opulento e luxuoso estrangeiro, mas esta conversa de que o português médio é um miserável que não tem dinheiro para nada começa a ser cansativa. Portugal é um país mais pobre que a Bélgica, mas há muito boa gente em condições de pagar vários meses de renda adiantados. Veja-se a Tyrande, veja-se eu mesmo. Basta um pouco de organização, algumas poupanças e... não se ficam a dever favores a ninguém.
    Concordam com este comentário: Picareta, sisu, Casa1980
  16.  # 160

há muito boa gente em condições de pagar vários meses de renda adiantados

Não se zangue que ninguém o está a atacar, nem a si nem a ninguém.
    Não digo que não, nem que sim, o que eu digo é que o que me tem aparecido pela frente são pessoas que ganham os dois um ordenado que permite pagarem a renda, mas que não têm para pagar os tais seis meses.
    Nós todos sabemos como é, não vale a pena generalizar. Não é este o fundamento deste tópico nem sequer do forum.
    Tudo o que eu, e a maior parte dos senhorios que andam por aqui, queria era que pudessem pagar seis meses avançados e que ao fim dos seis meses voltassem a pagar mais seis meses, e assim sucessivamente.
    Seria um sonho, mas .... você pode? Eu quando era jovem e precisei de arrendar o meu primeiro apartamento, não pude fazê-lo. Tiveram que me avançar três meses (para a garantia bancária, ou caução, como quiser). Só consegui o dinheiro da renda. Se a entidade patronal não me tivesse emprestadado os três meses, não teria sido possível.

0.0445 seg. NEW