Colocado por: Ramiro CostaÉ, Matilde, tem toda a razão. A ideia apresentada pode "encher o olho" de início, mas depois de esmiuçada não é nada benéfica/protetora para o senhorio. É preferível a Garantia Bancária, a caução ou mesmo o fiador...
Estas "rendas antecipadas" de nada valem ao senhorio em caso de incumprimento.
Colocado por: dfserraCaro Ramiro Costa,
Os 900 euros foram negociados ou o candidato a inquelino não tentou negociar a renda?
Realmente t4 novos não constumam ser um bom negócio para renda. As tipologias mais baixas costumam ter melhores rentabilidades e de mais fácil aarrendamento.
hà uns anos atrás era um bom negócio para quase todos os senhorios já que a maior parte das casas valorizavam mesmo que não arrendadas. Agora é como outro negócio, dá apenas lucro quando bem gerido por alguém com jeito e disponibilidade para tal.
Uma empresa de gestão de arrendamentos séria pode ser uma opção interessante. Como recebem uma percentagem da renda acabam por ter mais incentivos a arranjar um bom arrendamento e não a arrendar a qualquer um, para além de poderem perder o cliente se o cliente considerar que a empresa não aagiu corretamente em algum arrendamento.
Concordo que a garantia bancária é uma das garantias mais interessantes a par de meses adiantados/ cauções. O fiador para além de ser uma garantia relativa, tem custos para executá-la, já que dificilmente irá pagar de bom grado.
Colocado por: Ramiro CostaPortanto, estou a supor que o inquilino já encontrou alguém para fiador e a coisa vai avançar.
Colocado por: FD-> é uma prova da capacidade financeira do arrendatário, o risco baixa bastante se o arrendatário conseguir pagar 6 rendas de uma só vez
Colocado por: FD
Lembre-se que a fiabilidade do fiador também deve ser aferida.
Senão, é fácil fazer um sem abrigo assinar um contrato a troco de 10 euros...
Colocado por: Ramiro CostaSó que não sei exactamente como posso aferir da "fiabilidade" do fiador. A quem vou pedir referências?
Colocado por: Erga Omnes
A grande vantagem é esta... no caso em concreto, uma pessoa que avança com € 5.400,00 (900*6) é garante de boas condições económicas...
Pede um fiador ao fiador. :D
Agora, sem brincar: tem que fazer exactamente o mesmo que fez com o arrendatário, ver IRS, recibos de vencimento, contrato de trabalho, etc.
É a chamada pescadinha de rabo na boca.
Colocado por: DelfimCara Tyrande, a menina/senhora fala e age assim, porque de certeza absoluta dinheiro não é problema para si. Ora bem, pessoas como a sua existem uma em um milhão. Quando o dinheiro abunda, pouco custa ser sério e até dar umas gorjetas de vez em quando. O problema é que a maioria dos portugas vive sufocada e o inquilinos não podem ir nessa conversa, te quem exigir garantias.
Colocado por: Ramiro CostaEu (ainda) não fiz nada disso com o futuro(?) arrendatário/interessado. Ele como é sócio de um restaurante, não deve ter "contrato de trabalho" nem propriamente "recibo de vencimento".
O que posso pedir para saber se ele tem património/posses?
Esta gente da "vida noturna", muitas vezes, são um flop, uns embustes, "brilham muito e valem pouco" e eu tenho receio disso...
Até fazem... não exactamente como a Tyrande diz mas, muito parecido.
O arrendatário paga 6 meses adiantados e no 2º mês do arrendamento continua a pagar a renda normalmente.
Ou seja, o senhorio tem sempre 6 meses de renda do lado dele.
Em caso de incumprimento, já leva um avanço (saldo positivo) de 6 meses... quando o arrendatário quiser sair, avisa com 6 meses de antecedência e deixa de pagar a renda (porque já está paga).
Pode-se dizer que é um contrato normal em que os últimos 6 meses estão pagos.
Para o senhorio:
-> tem sempre uma almofada de 6 meses de renda do lado dele
-> se o arrendatário deixar de pagar no mês 1, pode logo iniciar o processo de despejo no mês 2, se o processo demorar 4 meses, não teve qualquer prejuízo, se demorar mais o prejuízo é sempre menor que no caso comum de 2 rendas na assinatura do contrato
-> é uma prova da capacidade financeira do arrendatário, o risco baixa bastante se o arrendatário conseguir pagar 6 rendas de uma só vez
Para o arrendatário:
-> pode pedir a recusa de um fiador com uma boa dose de legitimidade
-> pode negociar a baixa da renda
Se a este método adicionar contratos de 1 ano, renováveis, o prejuízo em caso de incumprimento é sempre menor que na situação normal (2 rendas com fiador).
esta ideia dos 6 meses de renda adiantada parece-me muito boa
Colocado por: MatildeQuando os pais que não têm fiadores acabam por pedir aos filhos adultos para serem fiadores porque não podem pagar dois meses de caução ....
Colocado por: MatildeO que pode acontecer é que, passados os seis meses, podem não entregar a chave, não pagar, não abrir a porta e não responder ao telefone.
Colocado por: Ramiro CostaOs amigos desculpem-me, mas lendo os vossos comentários até parece que alugar casa em Portugal é, para o senhorio, uma espécie de "roleta russa"...
Os vossos cenários catastrofistas até me assuntam.
Colocado por: MatildeDo lado dos portugueses, ninguém (ou quase ninguém) pode.
há muito boa gente em condições de pagar vários meses de renda adiantados