Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá.

    Sou proprietário / herdeiro de uma casa na zona de Torres Vedras que pretendo restaurar. Não sou do ramo de Engenharia Civil ou relacionados, portanto tenho obviamente "visão limitada" quanto às diferentes possibilidades para cumprir o objectivo de reabilitar esta casa. Neste sentido, gostaria de ouvir as vossas opiniões quanto ao que vos apresento abaixo. É certo que a seu tempo alguém devidamente habilitado (arquitectura e engenharia) entrará no processo, mas para já gostaria apenas de ter noção do tipo de estratégias actuais para reabilitar um edifício deste tipo.

    Características do edíficio (as fotos devem dar mais informação do que aquela que escrevo):

    - Idade: 60 - 70 anos.
    - Nº Pisos: 2
    - Área 75 m2 (mais ou menos quadrado)
    - Cave: Paredes em pedra (+- meio metro de espessura)
    - 1º Andar:
    # Paredes de tijolo (exteriores e interiores)
    # Chão de madeira (piso e estrutura) que assenta sobre vigas de betão, que por sua vez estão exclusivamente suportadas pelas paredes de pedra da cave. Esta madeira aparenta estar razoavelmente degradada.



    Objectivo da reabilitação / dúvidas:

    1. Garantir condições de segurança. As paredes de pedra são seguras? As vigas de betão sobre a pedra têm suporte suficiente? Faz sentido adicionar algum reforço? Como, de que tipo, etc.?
    2. Adicionar chão na cave para não estar directamente em cima da terra. Como construir?
    3. Substituir / reabilitar laje (placa ou lá como se chama) do 1º andar:
    - Em madeira, garantindo menor peso sobre a estutura?
    - Betão?
    - LSF
    4. Como construir paredes interiores do 1º andar: Tijolo, Pladur, ....
    5. Substituir Telhado: A estrutura actual está assente apenas nas paredes exteriores do 1º andar. Isto é uma abordagem razoável?
    6. Isolamentos / Eficiência energética, etc. : A zona Oeste é tipicamente mais húmida do que Lisboa, por exemplo. Chove mais, menos sol, mais frio, etc. Sugestões neste âmbito?



    Últimas notas:

    - A principal preocupação é garantir a estabilidade da estrutura e garantir o "mínimo" de conforto na casa.
    - Não tenho orçamento estabelecido para esta reabilitação. Essencialmente é garantir o objectivo acima.


    Agradeço desde já a todos os que dispensarem algum tempo a comentar este post.

    Obrigado.

    RR
      DSC06412.jpg
  2.  # 2

    Outra
      DSC06413.jpg
  3.  # 3

    Outra
      DSC06414.jpg
  4.  # 4

    Outra
      DSC06417.jpg
  5.  # 5

    Outra
  6.  # 6

    Outra
  7.  # 7

    Outra
      DSC06418.jpg
  8.  # 8

    Outra
      DSC06419.jpg
  9.  # 9

    Outra
      DSC06421.jpg
  10.  # 10

    Outra
      DSC06423.jpg
  11.  # 11

    Outra
      DSC06428.jpg
  12.  # 12

    Pretende a contratar alguem ou so quer informacoes como se faz?
    [pub][/pub]
  13.  # 13

    Do pouco que tenho visto aqui no fórum, os arquitetos/engenheiros/empreiteiros, normalmente, encontram-se mais recetivos a dar umas ajudas e dicas preciosas em três situações:
    - quando já existe um projeto (ou esboço de), e dão a sua opinião do que seria possivel de alterar.
    - quando o membro é um "bricoleiro", um verdadeiro autodidata, e se aventura no restauro pelas suas próprias mãos.
    De qualquer das formas aguarde mais uns dias até o tópico ser notado para lhe darem alguma atenção...
    Da minha parte desejo-lhe boa sorte com a restauração, e, se decidir continuar a postar o avanço dos trabalhos, já aqui tem um seguidor.
  14.  # 14

  15.  # 15

    Casabonita, nesta fase apenas pretendo perceber o que se pode fazer.

    O próximo passo será envolver alguém que perceba do assunto (arquitectos / engenheiros).

    Por último contratar alguém para fazer.
  16.  # 16

    Se quiser o nosso tecnico pode sugerir-lhe soluções e o orçamento no local sem qualquer custos


    [pub]CasaBonita.pt[/pub]
  17.  # 17

    Há ai muitas coisa que pode fazer....dependendo da finalidade de casa, é para habitação própria permanente? casa de férias? para arrendar?

    Dependendo da finalidade da casa e do modo de a viver pode "atacar" essa reabilitação de formas diferentes.

    O melhor mesmo é contactar já um profissional e pedir-lhe opinião. Já agora, em que zona do país é essa casa?

    Cumprimentos
    nuno costa
    www.doisarquitectos.com
  18.  # 18

    Olá doisarquitectos.


    É uma segunda habitação na zona de Torres Vedras.
  19.  # 19

    Boa noite,

    Há aqui bons profissionais que lhe podem dar orçamento para o que necessita. Nós teremos gosto em lhe dar orçamento envie-me o seu email por mensagem privada que já lhe digo o que necessitamos.

    Cumprimentos
    Nuno costa
    Www.doisarquitectos.com
  20.  # 20

    Colocado por: nastas
    Objectivo da reabilitação / dúvidas:

    1. Garantir condições de segurança. As paredes de pedra são seguras? As vigas de betão sobre a pedra têm suporte suficiente? Faz sentido adicionar algum reforço? Como, de que tipo, etc.?
    2. Adicionar chão na cave para não estar directamente em cima da terra. Como construir?
    3. Substituir / reabilitar laje (placa ou lá como se chama) do 1º andar:
    - Em madeira, garantindo menor peso sobre a estutura?
    - Betão?
    - LSF
    4. Como construir paredes interiores do 1º andar: Tijolo, Pladur, ....
    5. Substituir Telhado: A estrutura actual está assente apenas nas paredes exteriores do 1º andar. Isto é uma abordagem razoável?
    6. Isolamentos / Eficiência energética, etc. : A zona Oeste é tipicamente mais húmida do que Lisboa, por exemplo. Chove mais, menos sol, mais frio, etc. Sugestões neste âmbito?


    As paredes de pedra aparentam estar bem aparelhadas, não se vê nada de pequenas pedras a desagregarem.
    As vigas de betão tem muito que se lhe diga. À vista parecem bem, mas eu tenho um caso na casa de aldeia do meu pai (muito parecido com o caso, estrutura em betão, chão do corredor cozinha e I.S. em betão e restante em madeira) em que tiramos o soalho de madeira e colocamos laje aligeirada. Houve vigas de betão que ficaram com menos carga, mas ouve uma que recebeu as vigotas de dois quartos que anos depois fissurou junto ao pilar, uma fissura de corte. Um construtor local foi averiguar o problema e ele referiu que, apesar de as vigas terem medidas normalizadas (decentes), podiam não ter muito ferro. Vamos ter de reforçar o conjunto. Ou seja, se calhar para a solução inicial de quando foi feita servia, mas não serviu para a carga extra de uma laje aligeirada.
    No seu caso, só analisando (por alguém que seja entendido).

    Chão na cave terá de impermeabilizar muito bem. Pelas paredes dá a ideia que deve ser bem fresca de verão. As paredes têm alguns sais. Acho que nem vale a pensa mexer nas paredes. Se quiser fazer alguma coisa, ou limpa bem as paredes que tem (mesmo sujeito a que no futuro elas fiquem parecidas como estão agora) ou faça uma segunda parede com uma caixa de ar ventilada. Pode optar por fazer uma laje aligeirada no chão para cria uma caixa de ar, mas perde muito espaço.

    Laje do 1º andar, percebe-se que tem algum bicho. Eu pessoalmente gosto muito do ar que tem, na cave. E mesmo no 1º piso aparenta estar nivelada. Aquilo bem limpo e tratado fica com um ar bem engraçado.
    Agora, se os barrotes estiverem bons, e for só preciso trocar umas tábuas, recuperava o que tem. Se precisar de por tudo novo, veja os custos de cada solução e compare. Seja tudo em madeira outra vez, ou com laje aligeirada. Ou com estrutura metálica e laje colaborante. Ou estrutura metálica e novamente chão de madeira. Aqui tudo depende de gostos e de dinheiro.
    Como no 1º item, arranje um carpinteiro que saiba ver os tipos de madeira que lá tem e o estado dela.

    Paredes divisórias do 1º andar, eu fazia tudo em pladur. Mas aqui há também a questão do gosto, há quem não goste delas. São baratas de fazer, não têm tantas questões do mofo (as paredes também deixam respirar o que dá jeito para uma casa que esteja muito tempo fechada) e o peso é pouco na estrutura.

    No telhado, eu também na aldeia do meu pai recuperamos um telhado que era da casa da minha avó que deveria ter 70 a 80 anos e mantivemos todas a estrutura de madeira. Só tivemos de trocar as ripas e algum tramo de madeira mais estragado. Se o travamentos das asnas de madeira tiverem bem feitas, se a madeira for de boa qualidade (castanho ou outras) e se tiver em bom estado não vejo motivo para meter tudo novo, recupere o que tem, faca uns bons remates bem executados de todas as pingadeiras, rufos, caleiras etc. e fica com um telhado para muitos anos.
    Lá está, vou repetir, chame alguém que perceba para ver.

    Na questão dos isolamentos veja se vale a pensa investir muito ou não. Se vai gastar não sei quantos "mil" para quinze dias por ano, compre uns aparelhos de ar condicionado portáteis para o verão e uns aquecedores para o inverno que sai mais barato, e pode transporta-los para outros sítios quando precise.

    Se calhar um construtor que esteja habituado a restaurar casas deste estilo responde-lhe às questões todas que aqui pôs.
 
0.0224 seg. NEW