Iniciar sessão ou registar-se
    • shiva
    • 6 março 2009 editado

     # 1

    olá boa noite
    já reparei que dentro do forum existem muitas duvidas à cerca da certificação energetica, mas a verdade é que é obrigatorio, além de alguns notarios em faro ainda nao pedirem, lembram sempre ao antigo proprietario que tem 60 dias para o fazerem. e está legislado, ninguem escapa, nem os arrendamentos, pois agora estão a facilitar, mas o quê? se mais tarde vem atraz disso?
    eu estou dentro da mediação e das certificações e a realidade é que já me pediram para certificar uma ruina... coisa que eu nem sabia que era preciso,e, foi dado os mesmos 60 dias para que o meu cliente apresenta-se a mesma. hora bem, neste momento nada fica em branco, alguns de vós que trabalham neste ramo sabem que as finanças foram para as camaras municipais á procura de contratos de promessa de compra e venda nos contratos da agua, para verem se batia certo o valor que lá estava com o que foi escriturado posteriormente, como tal as certificações vao ser o mesmo e, o pior sao as multas que daí adevêm.
    tenham cuidado e façam tudo direitinho, procurem empresas de certificação nas vossas areas e façam o quanto antes, pois neste momento fazem um pouco mais barato do que o que realmente deveriam pagar. se precisarem de mais informação podem contar comigo, no que poder ajudar...
  1.  # 2

    Boas,

    Vou construir uma moradia, e como tal, um dos projectos de especialidade que entreguei foi o Projecto de Isolamento Térmico feito pelo Engº Civil.

    Já tenho autorização para começar a construir mas tenho que apresentar dentro de 60 dias esse projecto novamente com "declaração de conformidade regulamentar subscrita por perito qualificado, conforme previsto na alinea f) do nº2 do art.12º do RCCTE....".

    Quanto me poderá custar fazer isso agora ?

    Obrigado
  2.  # 3

    Eu concordo com o certificado nas habitações novas.
    Mas nao concordo nas habitações usadas e muito menos nos arrendamentos.
  3.  # 4

    Aproveitando este tópico, vocês já preencheram o vosso IRS (aqueles que fazem na 1ª fase)?

    Pois bem reparem num campo onde colocam os dados referentes à vossa casa, a seguir tem o espaço para vocês colocarem a certificação energética A+, A ou sem classificação.

    E como é que um gajo sabe que tipo de classificação tem a sua casa... só pedindo o respectivo certificação... mas em cima da hora duvido que se vá a tempo de se incluir isso na declaração. Mas agora reparem o seguinte, se vcs não preencherem nenhum dos campos, o sistema de cálculo valoriza na mesma em 10% salvo erro o vosso irs... mas se meterem não obviamente fica tudo na mesma... Ou seja por omissão de escolha da opção, o nosso irs poderá ser majorado em 10%, porreiro né?

    Qual o vosso feeling para isso?

    Um abraço

    Filipe

    http://montedochafariz.blogspot.com/
  4.  # 5

    Quanto me poderá custar fazer isso agora ?


    Consulte o site da ADENE: www.adene.pt e aí encontrará uma bolsa de peritos qualificados. Contacte os da sua zona e peça preços. Contacte vários pois pode haver variações significativas. Já encontrei preços desde 1,5 a 3,5 €/m2. Penso que para além do dispêndio com a DCR (Declaração de Conformidade Regulamentar) deve contar com o preço do respectivo registo na ADENE.

    Já agora: na minha opinião a DCR é da responsabilidade do projectista (evidentemente que ele lhe vai imputar esse custo, como é óbvio). A DCR é um documento que atesta que o projecto cumpre as especificações previstas no RCCTE - Regulamento do Comportamento Térmico dos edifícios -, ou seja, testa a qualidade do trabalho do autor do projecto. Imagine que este o perito encontra desconformidades no projecto. Não passa a DCR o que obriga o autor do projecto a proceder às devidas correcções. Assim sendo, e salvo melhor opinião, o autor do projecto deve fornecer ao cliente a respectiva DCR. E digo isto na qualidade de autor de projectos de engenharia.

    Eu concordo com o certificado nas habitações novas.
    Mas nao concordo nas habitações usadas e muito menos nos arrendamentos.


    Não estou de acordo consigo. Quando compra um simples electrodoméstico tem acesso a informação sobre o respectivo consumo através da classificação energética que lhe é atribuída, o que lhe permite uma escolha mais fundamentada; ao comprar um carro todos ou quase todos avaliamos os futuros gastos em combustível; ao comprar ou arrendar uma casa - que, no caso de compra, é para muitos o investimento mais importante que algum dia farão - devemos ter acesso a essa informação que nos permite avaliar não só despesas futuras como o nível de conforto de que poderemos usufruir.
    Evidentemente que se possui uma casa e não faz tenção de a transmitir, por venda ou arrendamento, não se justifica essa necessidade e creio que não é obrigatório. A não ser que pretenda melhorar as condições de conforto térmico e de gastos energéticos, mas isso já são outras guerras


    Cumps

    José Cardoso
    •  
      FD
    • 19 março 2009

     # 6

    Colocado por: afsantosMas agora reparem o seguinte, se vcs não preencherem nenhum dos campos, o sistema de cálculo valoriza na mesma em 10% salvo erro o vosso irs... mas se meterem não obviamente fica tudo na mesma... Ou seja por omissão de escolha da opção, o nosso irs poderá ser majorado em 10%, porreiro né?

    Qual o vosso feeling para isso?

    Aqui em casa, no simulador offline, não faz qualquer diferença... :/
  5.  # 7

    Colocado por: afsantosAproveitando este tópico, vocês já preencheram o vosso IRS (aqueles que fazem na 1ª fase)?

    Pois bem reparem num campo onde colocam os dados referentes à vossa casa, a seguir tem o espaço para vocês colocarem a certificação energética A+, A ou sem classificação.

    E como é que um gajo sabe que tipo de classificação tem a sua casa... só pedindo o respectivo certificação... mas em cima da hora duvido que se vá a tempo de se incluir isso na declaração. Mas agora reparem o seguinte, se vcs não preencherem nenhum dos campos, o sistema de cálculo valoriza na mesma em 10% salvo erro o vosso irs... mas se meterem não obviamente fica tudo na mesma... Ou seja por omissão de escolha da opção, o nosso irs poderá ser majorado em 10%, porreiro né?

    Qual o vosso feeling para isso?

    Um abraço

    Filipe

    http://montedochafariz.blogspot.com/


    Não tinha reparado nisso.
    No entanto coloquei "não", era uma boa diferença.
    O melhor é não mentir, não vá o diabo tecê-las e os dados nao coincidir e lá levamos com uma bela duma chapada das finanças.
  6.  # 8

    Boa noite,
    efectuei à cerca de 2 semanas a escritura da minha casa. A escritura foi realizada na conservatoria do registo predial através do sistema casa pronta.
    No entanto, ninguem exigiu ao construtor o certificado energetico. Disseram que nas conservatorias nao era preciso e a escritura assim se efectuou.
    Será que me vao exigir a apresentacao desse mesmo certificado energetico mais tarde? Esclarecam-me por favor.
  7.  # 9

    Como pode lêr, num topico mais atrás, desde o inicio de janeiro que é obrigatorio, a minha opinião é falar com quem lhe vendeu o imovel, para tentar, que ele lhe pague o certificado, caso contrario irá ter problemas com a ADENE.
  8.  # 10

    shark74, não tem com que se preocupar. Quem tinha essa responsabilidade era o anterior proprietário.

    Todavia, deveria falar com o anterior proprietário de forma a tentar que ele o faça, pois se o shark74 pretender vender/arrendar o seu imóvel sempre era menos um custo que teria de suportar (os próximos 10 anos). O certificado energético tem uma validade de 10 anos.
  9.  # 11

    Caro Rui sp,
    olhe que não é bem assim, segundo me informaram na ADENE, quem é chamado a contas é o comprador!!!, porque facilitou esta situação, mas como disse anteriormente, o melhor é informar-se com a ADENE, e explicar o caso.
  10.  # 12

    Só mais um detalhe, é claro que o vendedor é que deve têr esse certificado, mas se houve consentimento !!!!!
  11.  # 13

    Ao ler a lei, apenas reparo em coimas para o proprietário. Porém, se a Adene diz que é assim... acredito que seja.

    A ser como a Adene lhe explicou, a situação é completamente ridícula! Os compradores/arrendatários, em regra o cidadão comum, serão os fiscais do Estado em regime pro-bono.
    • MTF
    • 22 março 2009

     # 14

    Boa tarde,

    Tenho um apartamento para vender há algum tempo, no entanto, ainda não pedi o certificdo energético, em virtude de ser um pouco dispendioso.
    Neste momento, coloco a hipótese de entregrar o imóvel ao banco.
    Será que, nestas circunstâncias, também será obrigatório a casa possuir o "tal" certificado?

    Desde já, obrigada pela atenção.

    Cpts
  12.  # 15

    Caro mjmss,
    a escritura foi realizada numa conservatoria do registo predial ( estatal, portanto) e foram eles que disseram ao construtor que nao era preciso o certificado energetico para se realizar a escritura. No entanto todos os outros documentos, como por exemplo a descricao dos materiais utilizados na construcao da moradia tiveram que me ser entregues no acto da escritura e conferidos pela conservadora.
    Considero muito estranho entao que a mesma se tenha realizado. E a existir algum tipo de lapso, foi da conservatoria. Como tal...
  13.  # 16

    Caro shark74,
    quando começei a tratar da minha papelada, ninguem me avisou de que era obrigatorio, e eu nem me atrevi a perguntar !! mas quando foi o dia da escritura, ai pensei que deveria perguntar e foi nesse momento que me disseram, que, sim era obrigatorio, e caso não o tivesse iria ter problemas, tal como o rui sp disse, nós é que somos os fiscais, eles so passam as multas !!! mas se tem duvidas telefone para a ADENE, é fácil.... o nº telf. 214722800
    • A123
    • 25 março 2009

     # 17

    Qual a classificação mais comum ser atribuida a habitaçoes unifamiliares de arquitecturz moderna com sistema de A/C e paineis solares para AQS? O meu projecto foi avaliado como sendo um B-!! Estou a achar pouco e não percebo bem porque!
    Como aumentar a classificação?
  14.  # 18

    Colocado por: A123Qual a classificação mais comum ser atribuida a habitaçoes unifamiliares de arquitecturz moderna com sistema de A/C e paineis solares para AQS? O meu projecto foi avaliado como sendo um B-!! Estou a achar pouco e não percebo bem porque!
    Como aumentar a classificação?


    Vidros duplos + isolamento térmico nas paredes (pladur, lã de vidro, etc.).
    • A123
    • 26 março 2009

     # 19

    Mas isso já esta atribuido!
    Qual a classificação mais comum ser atribuida^?
  15.  # 20

    O PQ que lhe fez o projecto RCCTE ou o CE devia fazer referência a medidas de melhoria.
    Normalmente passa por + isolamento (cobertura plana XPS-10cm, paredes XPS-6cm), pode tambem passar pelo apoio dos paineis (rendimeno da caldeira)etc.
 
0.0236 seg. NEW