Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 721

    Colocado por: CarvaiPela ótica do valor social também deveriam cobrar IVA sobre as esmolas.
    Já se cobra. Experimente lá dar um pacote de arroz nas campanhas do banco alimentra sem pagar o IVA...


    De qualquer maneira, o Carvai sabe bem que o estado social tem de existir. É esse o modelo de sociedade em que escolhemos viver. Agora obviamente que o dinheiro dos impostos poderia e deveria ser gerido de uma forma bastante mais criteriosa.

    Quanto ao valor acrescentado da viva verde, só o tem porque o estado assim o permite. Já se deveria ter implementado um sistema em que não fosse preciso pagar um serviço para poder pagar um imposto. Olhe por exemplo se tivéssemos o sistema da vinheta, a via verde (nas portagens entenda-se) tinham um valor acrescentado nulo.

    O que não faz sentido é o utilizador ter de pagar à via verde ou aos CTT para poder pagar a taxa de utilização de uma AE.
  2.  # 722

    Colocado por: HAL_9000O que não faz sentido é o utilizador ter de pagar à via verde ou aos CTT para poder pagar a taxa de utilização de uma AE.

    Quando foi criada a VV há 33 anos foi considerada uma enorme inovação a nível mundial. Ainda hoje considero de uma grande utilidade embora cada vez use menos. A vinheta foi uma opção de outros países mas trás á discussão a velha estória do utilizador pagador e tanto paga quem usa todos os dias e centenas de Kms ou quem usa de vez em quando.
    Aliás essa polémica tem acompanhado as Scut's quando foram criadas pois pagavam todos o custo das mesmas até quem não tinha carro. Depois veio o défice e toca de cobrar aos utilizadores. Agora temos o populismo e vamos todos pagar outra vez, nem que seja sobre o arroz do Banco Alimentar.
    Já agora, eu estou velho e quase já não viajo, mas existe algum País que cobra portagens através da leitura instantânea das matriculas?
  3.  # 723

    Boa tarde,

    Encontrei esta notícia de 07/Dezembro/2021 num outro forum:

    """Via Verde vai cobrar mensalidade de 50 cêntimos por serviços extra portagens​

    A partir de janeiro vai custar 99 cêntimos por mês usar todos os serviços de mobilidade da Via Verde.

    Vai haver mudanças na Via Verde. A partir de janeiro de 2022, a Brisa vai cobrar uma mensalidade mais elevada a quem quiser usar os serviços da Via Verde para lá do pagamento de portagens de autoestrada, a chamada Via Verde Mobilidade.

    A Brisa alega que a oferta de serviços de mobilidade tem estado a crescer e que estes vão aumentar a partir do segundo semestre de 2022, por isso, faz sentido esta diferenciação de preço, explicou ao Expresso fonte oficial da concessionária.

    A mensalidade, avançou a mesma fonte, será de 99 cêntimos para o Via Verde Mobilidade - onde estão, por exemplo, os serviços de pagamento de estacionamento - e manter-se-á nos 49 cêntimos para os clientes que pretendam ter apenas o serviço Via Verde Autoestradas.

    A Via Verde, conforme noticiou esta terça-feira o Dinheiro Vivo, vai passar a ter dois serviços diferenciados, um apenas para as portagens e outro para os serviços de mobilidade que já criou e vai continuar a criar, e haverá novidades no segundo semestre.

    Na modalidade Via Verde Mobilidade estarão serviços como o pagamento de parques, o estacionamento da EMEL, o carregamento de carros elétricos nas autoestradas ou o pagamento de combustíveis. A Via Verde tem 2,7 milhões de aderentes.

    A nova modalidade entra em vigor a partir de 5 de janeiro. O preço da mensalidade ou da anuidade para alugar o equipamento manter-se-á sem alterações caso a escolha dos clientes seja a opção Via Verde Autoestrada: 49 cêntimos por mês ou 5,75 euros por ano. Para quem optar pela Via Verde Mobilidade a tarifa será de 99 cêntimos por mês ou 11,65 euros por ano."""
    • eu
    • 20 julho 2024

     # 724

    Colocado por: CarvaiJá agora, eu estou velho e quase já não viajo, mas existe algum País que cobra portagens através da leitura instantânea das matriculas?


    Algumas AE em Itália funcionam assim. E funcionam bem, até com Rent a Car (falo por experiência própria).
    • eu
    • 20 julho 2024 editado

     # 725

    Colocado por: CarvaiEntão faça lá um desenho para um velho tipo Biden, a explicar como se cobra um imposto sobre outro imposto e chamam ao 1º valor acrescentado...


    Isso é apenas um pormenor técnico que não interessa para nada.

    O estado decide que tem que cobrar um total de X de (impostos+taxas) por litro. A fórmula para obter esse X é irrelevante para quem paga. Aliás, a fórmula atual se calhar até é boa para as empresas que podem deduzir o IVA.

    Para satisfazer aqueles que vociferam contra o IVA sobre o ISP, a solução seria simples: bastava aplicar o IVA apenas ao preço base e subir o ISP de forma a compensar. E pronto, O Carvai pagava o mesmo, mas agora com a satisfação de não pagar IVA sobre ISP.
  4.  # 726

    Colocado por: euIsso é apenas um pormenor técnico que não interessa para nada.

    Tem razão o problema é o saque fiscal global, chamem-lhes impostos, taxas, sobretaxas, adicionais, etc.
    Eu quando pago uma portagem é indiferente se são uns euros por Km, mais imposto, mais alguma taxa climática, mais uns cents de um aparelhometro. Se acho favorável uso, senão vou passear para estrada que "pago" todos os meses mais um adicional por ano (IUC).
    Entre pagar os lucros da Brisa e congéneres ou pagar os prejuízos da IP venha o diabo e escolha.
  5.  # 727

    Nem de propósito, derreter 200 milhões de euros por puro populismo da coligação Chega/PS. Eu vou poupar uns 20€/ano que dá para pagar a VV. Curiosamente é num troço onde os pobrezitos dos espanhóis vão ser subsidiados por mim.
    • eu
    • 21 julho 2024

     # 728

    Colocado por: CarvaiCuriosamente é num troço onde os pobrezitos dos espanhóis vão ser subsidiados por mim.


    Eles ao virem a Portugal, deixam em IVA mais que o suficiente para a manutenção da A22.

    Eles que venham e que façam despesa.
    • eu
    • 21 julho 2024

     # 729

    Colocado por: CarvaiSe acho favorável uso, senão vou passear para estrada que "pago" todos os meses mais um adicional por ano (IUC).


    Claro que sim, não é isso que está em causa.

    O que está em causa é o seguinte:
    - Há um monopólio no pagamento de portagens - o que supostamente deveria ser ilegal.

    - A Via Verde andou (anda) a burlar os clientes que compraram o identificador, mostrando o sinal amarelo e sugerindo a mudança para os sistema de aluguer, quando não há nada de errado com os identificadores dos clientes.

    - A cobrança de portagens podia ser feita sem identificadores, apenas com leitura da matrícula, como se faz em algumas AE Italianas.
  6.  # 730

    Eu acho que não há nenhum monopólio. Que eu saiba ainda estão lá ao lado as portagens para tirar ticket ou pagar. Até já podem ser a maquinad e não a pessoas, mas há alternativa ao pagamento da via verde.
    Mesmo nas scuts a alternativa é pagar nos ctt com a respetiva taxa.
    Se está bem... acho que não. Mas temos de chamar os bois pelos nomes e a via verde não é nenhum monopólio.

    Também concordo que se deveria acabar com todas as portagens físicas e fazer cobranças com base na matrícula. Hoje demasiados carros têm via verde o que leva ao cumulo de haver mais transito para passar nela que parar, pagar e arrancar.
  7.  # 731

    Colocado por: eu

    Claro que sim, não é isso que está em causa.

    O que está em causa é o seguinte:
    - Há ummonopóliono pagamento de portagens - o que supostamente deveria ser ilegal.

    - A Via Verde andou (anda) aburlaros clientes que compraram o identificador, mostrando o sinal amarelo e sugerindo a mudança para os sistema de aluguer, quando não há nada de errado com os identificadores dos clientes.

    - A cobrança de portagens podia ser feita sem identificadores, apenas com leitura da matrícula, como se faz em algumas AE Italianas.

    Não é preciso ir para Itália, aqui em Portugual. quem anda nas SCTUS sem identificador, recebe a conta na mesma, acrescida de uma taxa administrativa, que deve ser para limpar as lentes dos dispositivos que fotografam as matrículas -):
    • eu
    • 21 julho 2024

     # 732

    Colocado por: Dias12Eu acho que não há nenhum monopólio. Que eu saiba ainda estão lá ao lado as portagens para tirar ticket ou pagar.

    Deveria ter escrito de forma explícita: "há um monopólio no pagamento de portagens com identificador eletrónico".
  8.  # 733

    è curioso que na mesma altura que se intensifica o "discurso de ódio" contra as PPP rodoviárias o Governo está a lançar os concursos para o TGV Porto-Lisboa na modalidade de PPP e ninguém grita nem faz uma manifestaçãozita. E apesar destes negócios serem uma enorme fonte de lucros para os privados só uma Empresa mostrou interesse no 1º troço. Anda tudo a dormir?
  9.  # 734

    Colocado por: eu
    Deveria ter escrito de forma explícita: "há um monopólio no pagamento de portagenscom identificador eletrónico".

    Mas olhe que eu acho bem.
    Já imaginou o que seria, se na A1 a "passagem rápida" fosse da empresa Via Verde, porem na A2 fosse já da Via Azul? E depois se andasse na A6 já seria diferente, tipo Via Vermelha?

    A não ser que fizessem tipo mercado de luz, onde o sistema físico nas portagens fosse um fornecedor, tipo E-redes, e depois todos os dispositivos dos "emissores de fatura" fossem compatíveis e elegíveis para passar, tipo os comercializadores de eletricidade...
    Concordam com este comentário: Dias12
  10.  # 735

    Mas basicamente isso que diz já existe. A via verde é tipo a e-redes se quisermos comparar.
  11.  # 736

    Colocado por: JosebaJá imaginou o que seria, se na A1 a "passagem rápida" fosse da empresa Via Verde, porem na A2 fosse já da Via Azul? E depois se andasse na A6 já seria diferente, tipo Via Vermelha?
    Já. Nesse caso quem pagaria por esse serviço, seria a concessionaria da AE,como deveria ser, e nao o utilizador.

    Qualquer dia o Joseba também acha que nos é que devemos pagar as máquinas de multibanco das lojas para podermos pagar com cartão.

    Sim, eu sei que eventualmente o preço é passado ao utilizador, mas ao menos não existia estas práticas pouco leais da via verde para com os utilizadores dos dispositivos antigos.
    • Dias12
    • 22 julho 2024 editado

     # 737

    Esta discussão faz lembrar as pessoas há 10 anos a reclamar que a Sport Tv era muito cara e que tinha o monopólio das transmissões e blah blab blah... pessoas essas que "festejaram" com a entrada da eleven em Portugal.
    Resultado, certas adeptos para ver todos os jogos do seu clube em 2/3 anos passaram a pagar quase o dobro mesmo com esses 2 canais a "concorrer" entre si.

    Eu sei que está instalado um monopólio na cobrança de portagens, mas será que a haver mais entidades cobradoras o preço não seria o mesmo ou mais alto. Não se esqueçam dos outros setores em que parece não haver monopólio e vai se a ver e preços iguais, serviços iguais, aumentos na mesma altura, fidelizações iguais, etc. etc.
    • eu
    • 22 julho 2024

     # 738

    É verdade que em Portugal a concorrência nem sempre funciona ben. É verdade que se formam frequentemente oligopolios.

    Mas haver concorrência é sempre preferível a um operador único.

    Por isso não compreendo como alguns defendem monopólios.
  12.  # 739

    Colocado por: Dias12Esta discussão faz lembrar as pessoas há 10 anos a reclamar que a Sport Tv era muito cara e que tinha o monopólio das transmissões e blah blab blah... pessoas essas que "festejaram" com a entrada da eleven em Portugal.
    Resultado, certas adeptos para ver todos os jogos do seu clube em 2/3 anos passaram a pagar quase o dobro mesmo com esses 2 canais a "concorrer" entre si.

    Eu sei que está instalado um monopólio na cobrança de portagens, mas será que a haver mais entidades cobradoras o preço não seria o mesmo ou mais alto. Não se esqueçam dos outros setores em que parece não haver monopólio e vai se a ver e preços iguais, serviços iguais, aumentos na mesma altura, fidelizações iguais, etc. etc.

    Pior....
    Ter que comprar hoje em dia, 2 canais para ver os mesmos torneios que há uns anos via com 1 canal apenas (e isso se não for benfiquista, senão passa a 3)...
    Concordam com este comentário: Dias12
  13.  # 740

    Colocado por: euÉ verdade que em Portugal a concorrência nem sempre funciona ben. É verdade que se formam frequentemente oligopolios.

    Mas haver concorrência é sempre preferível a um operador único.

    Por isso não compreendo como alguns defendem monopólios.

    Infelizmente, e no fim do dia, vai dar tudo ao mesmo.. mais €uro menos €uro.
    Veja-se a concorrência nos combustíveis, telecomunicações, hipermercados.. etc e tal.
 
0.1914 seg. NEW