Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

Ressuscito o tópico para perguntar que tal estão as lajetas 3 anos depois?
    • jlmfr
    • 12 agosto 2025 editado

# 62

Boa tarde.

"Ressuscitando" este tópico, em 2019 apliquei um hidrofugante que durou pouco mais de 2 anos. Depois fui limpando as lajetas (https://www.grupoamop.com/pt/produtos/lajeta-ardosia-creme/ALC010620006604042 ) com máquina de pressão anualmente. Este ano apliquei a tal hipoclorito de sódio, deixei atuar e de seguida lavei o terraço com uma máquian nova de pressão do LIDL ( gama Performance - 5 anos de garantia e cerca de 220 €) que deixou a pedra como nova. Esta máquina é top ( arrefecida a água). A questão é se vale a pena investir na máquina e lavar 1 a 2 vezes por ano ( cerca de 70 m2; este ano demorei quase 6 horas, com intervalos) ou se compensará gastar entre 120 a 200 € num produto hidrófugo(óleorepente) mas que dura provavelmente 2 a 3 anos...( https://www.grupoamop.com/pt/produtos/treatstone-isp/600030800010 ).

Gosto muito deste piso e até já equacionei colocar relva artificial, mas depois de limpo, já não me apetece :) . O que suja mais este piso é quando, por vezes, cai alguma gordura e fica logo marcado, pois é algo poroso.

P.S: A 1ª imagem é como ficou depois de limpar com a máquina de pressão e hipoclorito de sódio. A última imagem era o "antes", com algumas manchas pretas de humidade( tinha limpo no ano passado apenas com água e máquina de pressão do Lidl ) ~120 € que entretanto avariou em garantia - 3 anos)
      IMG-20250812-WA0009.jpg
      IMG-20250812-WA0004.jpg
      IMG-20250812-WA0006.jpg
  2.  # 63

Colocado por: jlmfrem 2019 apliquei um hidrofugante que durou pouco mais de 2 anos.

Normal...
  3.  # 64

Para mim o tratamento de superfície só fará sentido em áreas que haja atividades com alimentos/ churrascadas e etc...

Tenho faz mais de 25 anos, em redor de uma piscina lajetas cimentícias imitação travertino.. e não levou qq tratamento. De quando em vez, lava-se com maquina de pressão e lixivia. Tenha cuidado com as juntas! Ms o habitual é ir limpado com a mangueira e varrendo. O local em boa exposição solar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jlmfr
  4.  # 65

Colocado por: Pedro BarradasPara mim o tratamento de superfície só fará sentido em áreas que haja atividades com alimentos/ churrascadas e etc...

Tenho faz mais de 25 anos, em redor de uma piscina lajetas cimentícias imitação travertino.. e não levou qq tratamento. De quando em vez, lava-se com maquina de pressão e lixivia. Tenha cuidado com as juntas! Ms o habitual é ir limpado com a mangueira e varrendo. O local em boa exposição solar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:jlmfr

Obrigado. Neste caso, o local tem boa exposição solar ( sul, poente), mas está localizado no litoral norte, a cerca de 700 mt da praia. Se limpar com a máquina de pressão 2 a 3 vezes por ano com a lixívia "preta" ( hiploclorito) penso que deve ficar sem as tais manchas de humidade. Churrascadas será mais no verão, cerca de 6 entre junho e setembro. NEste caso a proteção é mais da gordura, apesar de ter bastante cuidado. Gosto do pavimento, mas é muito poroso e com gordura mais difícil de limpar. No entanto, o produto que aplicar também não dura para sempre, pelo que eventualmente teria de gastar dinheiro a cada 2 a 3 anos ( +- 200 €)
  5.  # 66

Colocado por: jlmfrNeste caso, o local tem boa exposição solar ( sul, poente), mas está localizado no litoral norte, a cerca de 700 mt da praia.

Pois estes caso é no litoral sul.. a cerca de 1300m das arribas, portanto está a uma cota altimétrica já elevada (cerca de de 80m face o nível do mar). Concerteza com clima bem mais ameno.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jlmfr

0.0177 seg. NEW