Iniciar sessão ou registar-se
    •  
      FD
    • 21 agosto 2014 editado

     # 1

    O Governo estima que a taxa a aplicar sobre todos os dispositivos que permitam gravações, como telemóveis e tablets, garanta uma remuneração para os autores e artistas de 15 a 20 milhões de euros.

    A polémica taxa sobre todos os dispositivos que permitam gravações vai chegar ao Parlamento, depois da aprovação esta quinta-feira, 21 de Agosto, em Conselho de Ministros.

    Jorge Barreto Xavier, secretário de Estado da Cultura, explicou na conferência de imprensa depois da reunião do Executivo que esta taxa poderá render entre 15 a 20 milhões de euros, que não são receitas do Estado, mas que vai servir para as entidades gestoras dos direitos de autor e artistas remunerarem os agentes que produzem obras. Se houver, o excedente reverte para o Fundo de Fomento Cultural.

    Marques Guedes, ministro da Presidência, acrescentou que em 2006 as taxas aplicadas - que só abrangiam dispositivos analógicos - rendiam sete milhões.

    O secretário de Estado da Cultura defendeu esta solução, lembrando que quase todos os países têm na lei a excepção ao direito de autor, por via de uma legislação da cópia privada. A cópia privada permite que um particular faça uma cópia de música ou filmes ou de uma outra obra que esteja abrangida pela protecção do direito de autor para uso pessoal. E é isso que esta lei da cópia privada permite e remunera os autores. Jorge Barreto Xavier explica que se trata agora de actualizar a lista de dispositivos em que a taxa é aplicada, já que a existência desta remuneração já existia mas que estava obsoleta. No entanto, o armazenamento de ficheiros na internet (na nuvem) ainda não é contemplado.

    Confrontado com a solução de Espanha, que optou por remunerar a cópia privada via verbas do Orçamento do Estado, Marques Guedes lembra que em Espanha o que se passa é que é o contribuinte a pagar. "São todos os contribuintes que contribuem. É um caso singular". Em Portugal opta-se pelo utilizador-pagador.

    Jorge Barreto Xavier admite que esta é uma lei complexa e "não muito bem entendida pela generalidade das pessoas".

    Além deste diploma, o Governo aprovou ainda uma resolução que cria o plano de combate à violação do direito autor e direitos conexos, que prevê articulações governamentais e sociedade civil.

    Foi ainda aprovada a proposta que clarifica as organizações representantes de direitos autor e conexos. E outra para o registo de obras de autor e artistas com a organização e harmonização da informação num único dispositivo legal.

    http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/telecomunicacoes/detalhe/governo_aprova_taxa_sobre_telemoveis_para_remunerar_direitos_de_autor.html

    Um autêntico Robin dos Bosques este governo...
  1.  # 2

    mas este rouba aos pobres para dar aos ricos ahhhhahh eu até estou de acordo mas esta lei só deveria ser aplicada ás musicas de origem Portuguesa sendo devidamente aceite pelo cantor ... aí sim ... ou então todos os países deveriam cobrar a Portugal uma taxa por usar musica estrangeira ... se calhar pagava-mos uns biliões ahahhhahhh politico é igual a chul*
  2.  # 3

    e se todos virar-mos cantores aonde recebemos o dito dinheirinho ?
    •  
      FD
    • 21 agosto 2014

     # 4

    Colocado por: rafaelisidoroe se todos virar-mos cantores aonde recebemos o dito dinheirinho ?

    Essa é a melhor de todas.
    Se fizer 100 músicas e disser/"comprovar" que vendeu 100 milhões de exemplares, mesmo que ninguém as oiça ou que as tenha comprado todas, o dinheirinho entra... :)
  3.  # 5

    Um autêntico Robin dos Bosques este governo...

    Na versão PPC, naturalmente, um esbulho aos pobres para dar aos ricos! E quem não tem aplicações, última geração, (não fotografam... Logo, não há gravação) também são taxados? Quem nos acode?
  4.  # 6

    mas o que eu gostava mesmo de saber é quem é que faz pressão sobre a dita coisa dos direitos dos autores para isto avançar , será os artistas ? alguem sabe a lista de artistas ? e como se descreve o termo internacional, tipo se eu gravar um dj David Gueta tenho que pagar uma taxa para a Agata ? é isso lol como é que funciona esta treta ?
  5.  # 7

    Colocado por: rafaelisidorotipo se eu gravar um dj David Gueta tenho que pagar uma taxa para a Agata ?


    A partir de "agora" quando comprares um dos dispositivos abrangidos pela lei, vais pagar a taxa.
  6.  # 8

    Colocado por: danobrega

    A partir de "agora" quando comprares um dos dispositivos abrangidos pela lei, vais pagar a taxa.
    já percebi mas quero saber para que destino vai esta taxa ... por miudos ... porque dizer que é para isto quando vemos cantores e artistas a favor dos download ou que não se importam ... eu gostava era de saber quem é que reclama e faz pressão ?????
  7.  # 9

    Eu ando a dizer há anos que um dia ainda vamos pagar para respirar... Algo me diz que vai ser com este Governo !!!
  8.  # 10

    Colocado por: danobrega

    A partir de "agora" quando comprares um dos dispositivos abrangidos pela lei, vais pagar a taxa.
    mas agora pagas a taxa e já podes ser um realizador lol é isso ?
    •  
      FD
    • 21 agosto 2014 editado

     # 11

    Colocado por: rafaelisidorocomo é que funciona esta treta ?

    É fácil (atenção: números hipotéticos).
    O rafaelisidoro compra um telemóvel por 50€.
    O vendedor cobra a taxa de 2€ (que pode ou não estar incluída no PVP) e entrega-a ao estado.
    O estado entrega-a às várias associações representativas dos autores.
    Os autores, supostamente, estão todos inscritos e registados nessas associações.
    Essas associações distribuem o dinheiro recebido pelos autores, de acordo com a obra editada e o número de exemplares vendidos.
    Não esquecer no entanto que essas associações pagam-se a elas próprias primeiro, como é lógico.

    Agora, por exemplo, imaginemos que o Letria escreveu 50 livros e que atesta que vendeu 200.000 exemplares.
    O Rafael escreveu um livro e vendeu 10 exemplares.
    O Isidoro escreve 10 livros e vendeu 10.000 exemplares.
    Tanto o Rafael como o Letria estão registados na mesma associação.

    A associação fica com 0,5€ dos 2€ iniciais para os seus custos de funcionamento (o que inclui salários milionários e benesses para todos os amigos e conhecidos) e distribui 1,5€ pelos autores.
    Como o Letria tem mais livros, é maior a probabilidade da obra ser copiada, logo, o Letria recebe 1,45€.
    O Rafael, como tem menos obra publicada, recebe 0,05€.
    O Isidoro, como não está inscrito em nenhuma associação de chu autores, não recebe ponta de um corno.

    No final, o rafaelisidoro não comprou nenhum livro, não copiou nenhum livro mas, pagou à associação de autores, ao Letria e ao Rafael porque PODERIA ter copiado os livros deles, DEPOIS de os comprar.
    É mais ou menos isto.
    Concordam com este comentário: tostex
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rafaelisidoro, Ramiro Costa
  9.  # 12

    Colocado por: FD
    É fácil (atenção: números hipotéticos).
    O rafaelisidoro compra um telemóvel por 50€.
    O vendedor cobra a taxa de 2€ (que pode ou não estar incluída no PVP) e entrega-a ao estado.
    O estado entrega-a às várias associações representativas dos autores.
    Os autores,supostamente, estão todos inscritos e registados nessas associações.
    Essas associações distribuem o dinheiro recebido pelos autores, de acordo com a obra editada e o número de exemplares vendidos.
    Não esquecer no entanto que essas associações pagam-se a elas próprias primeiro, como é lógico.

    Agora, por exemplo, imaginemos que o Letria escreveu 50 livros e que atesta que vendeu 200.000 exemplares.
    O Rafael escreveu um livro e vendeu 10 exemplares.
    O Isidoro escreve 10 livros e vendeu 10.000 exemplares.
    Tanto o Rafael como o Letria estão registados na mesma associação.

    A associação fica com 0,5€ dos 2€ iniciais para os seus custos de funcionamento (o que inclui salários milionários e benesses para todos os amigos e conhecidos) e distribui 1,5€ pelos autores.
    Como o Letria tem mais livros, é maior a probabilidade da obra ser copiada, logo, o Letria recebe 1,45€.
    O Rafael, como tem menos obra publicada, recebe 0,05€.
    O Isidoro, como não está inscrito em nenhuma associação dechuautores, não recebe ponta de um corno.

    No final, o rafaelisidoro não comprou nenhum livro, não copiou nenhum livro mas, pagou à associação de autores, ao Letria e ao Isidoro porquePODERIAter copiado os livros deles,DEPOISde os comprar.
    É mais ou menos isto.
    isso é que é escrever , moral da historia vamos todos copiar o livro do Letria e vende-lo a preço de custo e assim abaixar a comissão do Letria ahaahhhaha , mas gostei muito da sua explicação melhor não há .
  10.  # 13

    Presunção de culpa.
  11.  # 14

    Colocado por: tostexPresunção de culpa.
    lol lá nada é mais do tipo se pago para possivelmente fazer , porque é que não faço ?
  12.  # 15

    Isso faz lembrar aquela "...e o senhor deve-me 50eur por ter comido a minha mulher. - Hã! mas eu não comi a sua mulher! - Senão comeu tivesse comido, ela estava aí"
  13.  # 16

    Colocado por: DelfimIsso faz lembrar aquela "...e o senhor deve-me 50eur por ter comido a minha mulher. - Hã! mas eu não comi a sua mulher! - Senão comeu tivesse comido, ela estava aí"
    repare que estamos a um nivel completamente contraditorio ... enquanto o homem quer que você pague já o governo recebe sem lhe dar hipotese ... é diferente , né ? depois a ideia é basicamente a mesma está ali é para ser servido ... e se pagas porque não hás-de comer ?

    faz-me voltar á taxa do lixo ... em que todos pagamos e depois pela questão moral tinha-mos que trabalhar na recolha de lixo ... não !!! pra mim se pago uso !ainda ontem recebi um smartfhone da china "espectaculo ! com um camara de 13mpx ... hum há que filmar o Letria dia e noite e postar no Youtube ahahahhah
  14.  # 17

    Resumindo vamos pagar aos pobres coitados que tem o salario minimo e mesmo assim vai continuar a ser ilegal copiar?
  15.  # 18

    Isto é tudo uma treta, é so mesmo por causa dos €€€€, ha uns tempos organizamos uma festa atraves da nossa associação sem fins lucrativos, em que tivemos um concerto de uma banda local so para a licença da SPA foram cento e tal euros "fora outras taxas", mais do que a banda nos cobrou, ainda questionamos porque pagar tanto se so uma banda ia tocar e nao iamos passar mais musica de ninguem, e porque estar a voltar a pagar se ja iamos pagar á banda!!! Enfim, no fim decidimos que mais festas organizadas não haveria musica nem porcaria nenhuma!
    Concordam com este comentário: eu
  16.  # 19

  17.  # 20

    nao percebo a indignação..... para grandes males grandes remedios.... o ebay, a amazon entre outros aplaudem esta noticia!

    deixem de comprar cá comecem a comprar la fora!
    Concordam com este comentário: jorgealves, ClioII, CG.
 
0.0242 seg. NEW