Iniciar sessão ou registar-se
    • ljpar
    • 22 agosto 2014 editado

     # 1

    Boa tarde,

    Pretendia obter uma ideia de custos de construção para uma Moradia T1 térrea, ou seja apenas um piso e com sala/cozinha, quarto e WC, A cobertura seria sem telha, não sei como chamam agora a estas coberturas mais modernas onde tem tipo tela de alcatrão.

    A moradia será no norte do país, o terreno é plano, logo não haverá grande movimentação de terras.

    àrea aproximada 80m2

    Se houver alguem que queira adiantar uma planta ficaria mais que agradecido, o objectivo é ter uma construção moderna poupando sempre em coisas supérfluas.


    Obrigado a todos
  1.  # 2

    Ps: valores excluindo mobílias, cozinha, casa de banho, sofas etc.


    Obrigado
  2.  # 3

    Boa tarde ljpar,

    Como deve compreender essa é uma questão difícil e quem lhe responder, terá a especular valor. Depende de vários factores: como preço do material, mão de obra, área, etc...
    Um projecto de arquitectura, além de controlar os custos da obra, elucidava todas essas dúvidas.

    Cumprimentos,

    SMG, arq
    www.smgarquitecto.com

    https://www.facebook.com/pages/SMG-Arquitecto/1395898437330381
  3.  # 4

    Tem aqui uma planta ( no fim da página ) para um T1 mas com área ainda inferior à que pretende, tem área a rondar os 50 m2. A nível de alçados é que é diferente do que o ljpar pretende. Os custos por m2 de área bruta de construção pode contar com 600 a 750 euros /m2 + IVA para acabamentos modestos e sem contar com os arranjos exteriores.

    https://forumdacasa.com/discussion/26146/1/gabinete-op-arquitectura-e-engenharia/

    www.gabineteop.com
  4.  # 5

    Obrigado pelas respostas,

    SMG: Eu sei que nesta fase todos os valores são especulados, mas é isso que eu pretendo para já antes de começar a pagar a um arquiteto para fazer um projeto de arquitetura. já agora quanto custa +- um projeto de arquitetura? é possível pegar um modelo já feito de forma a diminuir os custos?

    OP: Obrigado pela planta, vai efetivamente de encontro ao que pretendo, no entanto os valores que referiu por m2 foi a pensar no que referi?(sem coisas supérfluas, sem cobertura etc) ou foi numa casa "normal"? ou efetivamente a questão da cobertura não tornaria o valor por m2 mais baixo? só pergunto isto porque nos vossos projetos vi muitos destalhes que nesta fase não prentendo, talvez adicionados mais tarde
  5.  # 6

    SMG: Eu sei que nesta fase todos os valores são especulados, mas é isso que eu pretendo para já antes de começar a pagar a um arquiteto para fazer um projeto de arquitetura.

    O raciocínio deve ser feito inversamente.

    já agora quanto custa +- um projeto de arquitetura?
    Bastante.

    é possível pegar um modelo já feito de forma a diminuir os custos?

    Não
  6.  # 7

    Colocado por: ljpar...é possível pegar um modelo já feito de forma a diminuir os custos?


    Sim!
    Mas só dimunuem os custo do projetista, os seus porventurem até podem aumentar
    Concordam com este comentário: Luis K. W., Picareta
  7.  # 8

    SMG:
    O raciocínio deveria ser feito inversamente :)
    Mas nesta faze ainda estou a ponderar se compro um apartamento T1 de 75k€, se compro um terreno com moradia para reconstruir, ou se construo de raiz
    Logo pretendia saber se por ex a construção nestes moldes me iria ficar mais cara(assim por alto) que comprar este T1 chave na mão

    quanto ao projeto, o que pode ser bastante para si para mim pode ser pouco e vice versa. isso é quanto em euros? :)
    Esse "não" do modelo paraece um pouco vago, não porquê? não pode haver duas casas iguais?


    zedasilva: Obrigado, no entanto a sua resposta é contraditória á do SMG :p porque é que os meus custos poderiam aumentar?

    Obrigado
  8.  # 9

    Colocado por: ljpar
    zedasilva: Obrigado, no entanto a sua resposta é contraditória á do SMG :p porque é que os meus custos poderiam aumentar?

    Obrigado


    Quem "Copia" um projeto, raramente copia uma coisa em condições, os projetos são unicos, aquilo que funciona num terreno, não funciona noutro.
    Ao "copiar" um projeto apenas está a dar mais lucro ao projetista pois os valores serão sensivelmente os mesmo, já para si, ter um mau projeto pode significar uns bons milhares de euros a mais na construção e uma qualidade inferior.
    Quanto ao valor do projeto é tudo muito relativo, tem maus projetos por 8.000€ e tem bons projetos por 3.000.
    A técnica é procurar um bom técnico e não aquele que lá na terra faz mais projetos
    Concordam com este comentário: maria rodrigues
  9.  # 10

    Colocado por: ljparOP: Obrigado pela planta, vai efetivamente de encontro ao que pretendo, no entanto os valores que referiu por m2 foi a pensar no que referi?(sem coisas supérfluas, sem cobertura etc) ou foi numa casa "normal"? ou efetivamente a questão da cobertura não tornaria o valor por m2 mais baixo? só pergunto isto porque nos vossos projetos vi muitos destalhes que nesta fase não prentendo, talvez adicionados mais tarde


    Quando escrevi acabamentos modestos queria dizer com acabamentos médios.
    Há situações, como a parte relativa à impermeabilização e isolamentos que ou coloca algo que lhe dê garantias ou então tem ali um cancro de difícil resolução e com os custos associados. É preferível investir um pouco mais nestes itens no arranque da construção do que depois andar a reparar problemas.
    Relativamente ao preço da cobertura, a plana poderá ser um pouco mais barata mas se for feita para ser barata então quase de certeza que irá ter problemas mais tarde de infiltrações pois barato e bom ...
    A inclinada poderá ser mais cara, mas se não for uma cobertura muito trabalhada não encarecerá assim tanto a obra e dificilmente ficará com problemas pois é algo muito comum de fazer por qualquer empreiteiro.

    www.gabineteop.com
  10.  # 11


    quanto ao projeto, o que pode ser bastante para si para mim pode ser pouco e vice versa. isso é quanto em euros? :)


    Bastantes euros.
    Esse "não" do modelo paraece um pouco vago, não porquê? não pode haver duas casas iguais?

    Essa é uma questão à qual, no que toca à minha profissão, sou bastante sensível.
    Existem dois terrenos iguais? Existem duas envolvências iguais? A orientação solar de um determinado terreno, existe igualmente em vários sítios? Existem contextos iguais? Existem lugares iguais? E em termos sociais? E legislação? Existem zonas com clima igual? Determinado material deve ser aplicado em ambos ou mais lugares?...

    A Arquitectura "nasce" das circunstâncias de um determinado lugar, no tempo e no espaço. Se já viu duas casas iguais isso não será Arquitectura, pois ela é bastante mais etérea, mas apenas construção civil, sem intenção, sem justificação de implantação, sem identidade...
    A verdadeira Arquitectura começa, quando a obra acaba.

    Cumprimentos,
  11.  # 12

    zedasilva, obrigado, mas a sua resposta tem muito por onde divagar, no entanto agradeço a ajuda.
    Pensava eu que ao pegar num projeto aprovado seria só ir com ele á camara para aprovar no meu terreno, quase que seria dispensável um arquiteto, talvez apenas para fazer o levantamento topográfico? estou enganado? sei que posso estar a dar respostas descabidas, mas deste assunto ainda nada sei...

    OP, obrigado, no entanto a minha apção de ir para uma plana seria para caso no futuro altera-se a tipologia ser mais fácil, posso estar enganado.. mas concordo consigo quanto á impermeabilização, é coisa na qual não quero poupar.
    Relativamente ainda á cobertura, fiquei na dúvida, uma cobertura plana boa, ainda assim fica mais barata que uma inclinada pouco trabalhada?
    Já agora depois de ver com mais calmas os seus projetos, gostei. tem alguns que vão de encontro ao que pretendo.


    SG, Obrigado pelo (não) esclarecimento :p
    No entanto diga-me uma coisa e se eu pegar no projeto do meu vizinho ao lado? e sinceramente não me preocupa muito a Arquitectura, pretendo apenas um local para viver. normalmente essas questões pagam-se e o tópico é um "T1 Modesto"
  12.  # 13

    (...) A técnica é procurar um bom técnico(...)

    zedasilva, apetece-me citar-lhe uma frase que ouvia muitas vezes à minha mãe: Muito fala quem é vivo! Como é que eu, ignorante criatura, no que a projectos, arquitecturas e construção civil diz respeito, posso identificar um bom técnico, não me dirá?! Para saber(?) escolher um bom técnico tem que se perceber do assunto, não é? Só com muita sorte se acerta, acho eu! Estamos em processo de esboço para uma reconstrução ou construção de raiz e nem me atrevo a exibi-lo aqui. Não que não quisesse, mas estou tão baralhada com tanta informação (alguma mais do que contraditória) que, por enquanto, vou-me socorrendo de familiar próximo (só para ajudar a »limar as arestas", que são muitas), até me atrever, ou não, a colocar o projecto aqui no fórum.
  13.  # 14

    Um bom técnico nunca diz que não vai haver problemas nenhuns
    Um bom técnico nunca apresenta desenhos lindos e 3D`s na primeira reunião.
    Um bom técnico nunca diz que tem um empreiteiro conhecido que faz aquilo barato
    Um bom técnico nunca atende o telefone sempre dursnte o horario de expediente, nem que seja só para dizer que de momento não pode atender.
    Um bom técnico nunca sabe tudo ...
    Concordam com este comentário: Luis K. W.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: maria rodrigues
  14.  # 15

    No entanto diga-me uma coisa e se eu pegar no projeto do meu vizinho ao lado?
    Fica com uma casa igual à do seu vizinho... mas já ouviu falar em direitos de autor?...

    E sinceramente não me preocupa muito a Arquitectura, pretendo apenas um local para viver.
    Esta resposta não me surpreende.

    normalmente essas questões pagam-se e o tópico é um "T1 Modesto"
    Talvez o maior erro da população em geral face ao trabalho dos arquitectos, de pensar que, o que não é "Modesto" tem de ser caro. Não é verdade. Existem edifícios modestos, bem resolvidos e sem despesismos.
    Fico me por aqui.


    Cumprimentos,
  15.  # 16

    Colocado por: zedasilvaUm bom técnico nunca diz que não vai haver problemas nenhuns
    Um bom técnico nunca apresenta desenhos lindos e 3D`s na primeira reunião.
    Um bom técnico nunca diz que tem um empreiteiro conhecido que faz aquilo barato
    Um bom técnico nunca atende o telefone sempre dursnte o horario de expediente, nem que seja só para dizer que de momento não pode atender.
    Um bom técnico nunca sabe tudo ...

    Mil obrigados, zedasilva! Deixa-me mais tranquila, a sério. Cada vez mais me convenço que é preciso ter bastante sorte.
  16.  # 17

    Para tudo na vida é preciso ter sorte, mas na construção grande parte dos problemas do DO aconteçem por culpa deles.
    Muitas vezes o problema era espectavel, contudo hà sempre aquela máxima de que:
    Não comigo vai correr tudo bem, isso só aconteçe com os outros.
  17.  # 18

    SM, Obrigado, também me fico por aqui..

    zedasilva, para mim um bom técnico é aquele que acompanha o cliente, esclarece as dúvidas, entende o que o cliente quer, resolve os problemas, e surpreende. e no final ainda ficamos a pensar "só paguei isto?"
    Mas como é obvio isto só se sabe no fim do processo, daí para mim nesta altura o melhor técnico é aquele que melhor me esclarece nesta altura, propõe, mostra o que tem para ofecerer e melhor me entende. e sinceramente não quero um que tenha provas dadas e que se queira encostar á bananeira..
    Concordam com este comentário: zedasilva, maria rodrigues
  18.  # 19

    ljpar

    Concordo plenamente consigo, e garanto-lhe que o que não falta são bons técnicos.
  19.  # 20

    zedasilva, sim também não duvido que haja falta. uma coisa garanto para mim o melhor irá ser o que eu escolher :p
 
0.0199 seg. NEW