Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 281

2
    Estas pessoas agradeceram este comentário: N.Pires, Vítor Magalhães
      8.jpg
  2.  # 282

3
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize, Vítor Magalhães, Rui_Mendes
      9.jpg
  3.  # 283

Casa de Banho
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Vítor Magalhães, Rui_Mendes
      15.jpg
  4.  # 284

Casa de Banho
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Vítor Magalhães, Rui_Mendes
      14.jpg
  5.  # 285

Já pus um marcador para ver depois com calma! Que barrotes giros são esses?!
  6.  # 286

Os barrotes foram reaproveitados de outras partes da casa que já foram desmontadas/restauradas, não são de esferovite :)
    • marize
    • 16 agosto 2024 editado

# 287

Qual foi o tratamento que aplicaram? Recorda-se?! Embora eu não seja super a favor do brilho, gosto bastante da cor

EDIT ] - já vi o tratamento que levaram! Muito obrigada 👌
  7.  # 288

Boa tarde.

Para não perder o ritmo, já foi iniciada uma nova faze do restauro, sendo que já foi retirado cerca de 30cm de terra/saibro abaixo do nível do pronto.

A ideia deverá passar por fazer o mesmo que já foi feito noutras partes da casa visto que funcionou muito bem e zero humidades, primeiro meia areia ou areia grossa, tijolo de 7 deitado para fazer caixa de ar, depois um plástico preto grosso, roofmate de 3 ou 4 cm, primeira camada de cimento com malha, cimento de acabamento e pavimento.

Em todo caso e visto que estamos aqui para trocar ideias, gostaria das vossas opiniões/sugestões.

Do lado de fora de uma das paredes tem o jardim praticamente ao nível do pronto, e naturalmente agora ao tirar a terra nota-se um pouco a humidade daí para baixo, mas ainda antes de avançar com o interior vai ser aberta uma vala por fora para, lavar, retificar as juntas das pedras, dar o alcatrão isolante, colocar tela pitonada, tubo de dreno com brita á volta, areia grossa e depois fina e aterrar novamente. Só ainda não decidi o que fazer em relação aos pingantes, isto porque não gosto de ver caleiros e como toda a casa está a levar beirada á portuguesa menos sentido faz coloca-los. Posso sempre colocar uma grelha a todo o comprimento da casa, mas ainda vou pensar no assunto. Em todo caso estou aberto a sugestões e ideia.

Aproveito ainda para questionar se alguém sabe para quer serviria isto (fotos). Penso que seria de ter algum engenho que ficaria seguro com alguma espécie de "cavilha" que passava pelo buraco para depois se trabalhar, para amassar algo ou assim. Como está numa das paredes da parte que vou agora restaurar quero deixar isto visível e se souber do que se trata será mais fácil saber o que fazer.

Obrigado desde já pela ajuda.
      20180104_173813.jpg
      20180104_173820.jpg
      20180104_173826.jpg
  8.  # 289

Você meteu a porta da casa de banho direta para a cozinha?
  9.  # 290

Colocado por: rjmsilvaVocê meteu a porta da casa de banho direta para a cozinha?

Dada as caraterísticas do espaço, localização da porta/janelas, e o tamanho foi sem dúvida a melhor opção. É sempre um local pequeno, e qualquer que fosse a sua distribuição estaria sempre tudo junto. Além de que não é local de uso diário e pouco se cozinha.
  10.  # 291

A opção foi sua e se está satisfeito ótimo. Eu nunca o faria, além disso, não é permitido.
  11.  # 292

Colocado por: rjmsilvaA opção foi sua e se está satisfeito ótimo. Eu nunca o faria, além disso, não é permitido.

Exato, e se conhece-se o espaço iria perceber que foi a melhor opção para o propósito que este foi idealizado.

Em relação ao não ser permitido não percebi, não é permitido por quem?!
  12.  # 293

Pela legislação.
    Concordam com este comentário: rod_2000
  13.  # 294

Colocado por: rjmsilvaPela legislação

AINDA
    O artigo que se refere, Regulamento Geral das Edificações Urbanas - RGEU - Artigo 66.º foi revogado pelo SIMPLEX com feitos reportados a 1 de junho de 2026.

É verdade que ainda não é legal, mas se eu percebi corretamente, vai passar a ser. Ninguém vai chatear ninguém por causa deste assunto neste momento.

Outra coisa é o bom senso de ter uma sanita ao pé da comida, mas a conversa não é sobre isso.
  14.  # 295

Colocado por: rod_2000
    Outra coisa é o bom senso de ter uma sanita ao pé da comida, mas a conversa não é sobre isso

É precisamente por isso.
  15.  # 296

Então afinal ainda não existe legislação, bem me parecia que estavam a falar por falar, eu guio-me pela legislação actual, não pela que vai sair sabe-se lá quando e se é que vai sair!

Quando há outra questão da sanita e da comida, e como já disse antes, num espaço tão pequeno é impossível não ter as coisas todas juntas umas ás outras, mas ainda assim existe uma porta que abre e fecha para alguma coisa, e um pio para se lavar as mãos. Eu dou uso ás coisas, agora se há quem não dê isso já é outra conversa.

Aliás, o tópico em nada tem haver com o assunto, apesar de saber que neste tipo de fóruns há sempre quem venha apenas para dar uma de chicos espertos que sabem mais do que os outros.

Se quiserem opinar sobre as questões que coloquei, esse sim é o propósito do tópico, agradeço, caso contrário dispenso mais comentários inúteis.

Obrigado
  16.  # 297

Se ler melhor, vai perceber que ainda é proibido, ou seja você trata a legislação da mesma forma trata a comida.
  17.  # 298

Percebi que tinha dito o contrário, que ia passar a haver legislação a proibir, até porque foi efetuada vistoria pela Câmara e não houve qualquer tipo de problema.

Mas agradeço o esclarecimento.
  18.  # 299

Colocado por: Jorge CostaEntão afinal ainda não existe legislação
    claro que existe! é o RGEU, está em vigor. nao se pode ter I.s a abrir para cozinhas .. nem salas
  19.  # 300

Colocado por: antonylemosclaro que existe! é o RGEU, está em vigor. nao se pode ter I.s a abrir para cozinhas .. nem salas

Pergunto-me então como é que se legalizam então os chamados estúdios, que é a bem dizer isto, onde a única divisão fechada é a casa de banho. Certamente haverá uma legislação própria, se não andava para aí muita coisa ilegal!

Relembro ainda que se trata de uma construção muito antiga, que tem legislação especifica como deverá saber.

Em todo caso e como já disse, o propósito deste tópico não é isto, logo caso queira ajudar no que questionei agradeço, caso contrário não vale apena.

Obrigado.

0.0623 seg. NEW