Iniciar sessão ou registar-se
    • csa
    • 26 agosto 2014

# 1

Olá a todos,

Já sou membro há algum tempo, no entanto só tenho consultado o forum para tirar algumas ideias e sugestões das diversas discussões em curso.

Agora venho pedir as vossas sugestões para a situação que tenho em mãos :)
    Estou a construir um 1º andar numa casa de rch existente. Tudo está em curso mas há um grande pormenor que ainda não decidi.
    Na imagem que anexo está a área onde irei colocar a escada de acesso ao piso superior. Está previsto a escada ser de estrutura em ferro com degraus revestidos a madeira, na mesma disposição que está na imagem (a escada não vai ficar encostada à parede, fica a poucos milimetros de distância....)
    Mas na zona em questão existe uma janela que não pretendo fechar para não alterar a estrutura da casa, além de que luz natural é sempre melhor.

Passo a explicar: a linha a vermelho indica o canto da parede e o rectângulo a preto a janela existente.

A minha questão: como contornar a situação de forma a que a janela fique esteticamente "bonita" no conjunto? Quais as vossas sujestões?

Obg a todos pela vossa colaboração.
      rascunho.jpg
  1.  # 2

Eu pegaria no alçado e estuaria uma forma de a tornar bonita. E como sou arquitecto utilizaria todo o meu conhecimento que adquiri para resolver um problema que é do domínio da arquitectura.
  2.  # 3

Fui um pouco irónico devido à repetitividade de pedidos de ajuda que acho "estranhos".
    Ora vejamos:

Colocado por: csaEstou a construir um 1º andar numa casa de rch existente. Tudo está em curso mas há um grande pormenor que ainda não decidi.

Para construir um primeiro andar necessita de uma licença de obras. Para ter uma licença de obras necessita de um arquitecto, e de engenheiro, e de um projecto e de um processo de licenciamento préviamente aprovado.

Normalmente o arquitecto resolve essa situações fácilmente.
    Concordam com este comentário: mmgreg, Picareta
  3.  # 4

Colocado por: csaEstou a construir um 1º andar numa casa de rch existente. Tudo está em curso mas há um grande pormenor que ainda não decidi.

Construção ilegal ;)))
  4.  # 5

hmmm .. mas queria me parecer que havia arquitecto a tratar do assunto:

https://forumdacasa.com/discussion/26762/construcao-em-casa-geminada/#Item_0

Mas já lá vão mais de dois anos. Avançou para a ilegalidade ?
    • csa
    • 27 agosto 2014

# 6

Desde já agradeço os vossos comentários.

É verdade que já lá vão dois anos mas foi o tempo que a burocracia camarária demorou a tornar a situação legal.
    Quando referi que tudo estava em curso, na minha lógica não seria de outra forma que não fosse a correcta, com a respectiva licença, projecto, arquitectos, engenheiros e demais.............

Claro que a opinião do arquitecto/engenheiro é importante mas como sou eu o dono da obra também posso procurar outras sugestões...muitas vezes quem está de fora consegue "ver" as coisas de outra forma. :)
    • csa
    • 28 agosto 2014

# 7

???
  5.  # 8

E qual a opinião do seu arquiteto/engenheiro/desenhador... ?
    • csa
    • 29 agosto 2014

# 9

Se pretendesse ficar restrito à opinião dele não viria pedir a opinião de outros bons profissionais...
    Como tenho sempre visto e lido a vossa pronta disponibilidade e auxilio com casos em construção, esperava também ter essa "sorte".
    Mas agradeço na mesma.
  6.  # 10

csa:
    Remeto para o meu primeiro post: é uma questão em que o arquitecto tem de pegar no "lápis" e no "papel" e solucionar.
    Além disso resta saber que implicações tem no projecto aprovado uma alteração de vão, se é susceptível depois de mencionar a alteração em tela final ou expor à câmara a alteração que pretende fazer para aprovação (ao projecto previamente aprovado).
    • csa
    • 29 agosto 2014

# 11

Passo a clarificar: Relativamente ao projecto apresentado e aprovado é apenas referente ao andar superior já que no piso inferior não será efectuada qualquer alteração, excepto a necessária para aceder ao 1º andar.

O projecto apenas indica o tipo de escada, as dimensões de abertura da placa para o acesso superior e localização da mesma no piso do rch. Não há qualquer indicação quanto à janela visto esta ser pré-existente à ampliação.
    Não pretendo alterar a dimensão da janela, apenas solicitei as vossas sugestões para que a mesma fique esteticamente mais "bonita" visto que passará a ser uma janela pouco ou nada funcional.
    Ex: que tipo de janela aconselham: fixa/de abrir... tendo em conta a dimensão.......vidro liso ou.....outros....manter o "rebordo" de madeira ou.........outros....

É apenas uma questão de estética e arquitectura não é do meu dominio.
    Obg
    • csa
    • 1 setembro 2014

# 12

.
  7.  # 13

Substituir a janela por tijolos de vidro?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: csa
    • csa
    • 1 setembro 2014

# 14

Por acaso até gosto do efeito que causa o tijolo de vidro.
    Tenho na zona da churrasqueira e fica bonito.

É uma situação a ponderar.....obg pela sugestão.
    • csa
    • 2 setembro 2014

# 15

.
    • csa
    • 8 setembro 2014

# 16

Mais algumas sugestões/opiniões???.......obg
  8.  # 17

Não vejo, à priori, tantas razões assim para não sobrepor a escada à janela. Sobretudo se tornarmos a janela fixa (sem abertura). Se a escada for bem desenhada , pode passra em frente à janela; não faltam exemplos disso:

http://www.peterbeers.net/interests/flw_rt/Ohio/Penfield/DSCN4488_Penfield_windows_stairs.JPG

http://2.bp.blogspot.com/_5yGrek64Sb8/TTdXs3r5UMI/AAAAAAAAADw/EpRuwvSi5Ks/s1600/IMG_1159.JPG

http://2.lushome.com/wp-content/uploads/2012/04/modern-house-design-cottage-loft-4.jpg
    Estas pessoas agradeceram este comentário: csa
    • csa
    • 12 setembro 2014

# 18

Mais alguem...?

0.0191 seg. NEW