Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Estou neste momento a fazer a substituição integral do telhado da minha casa, que tem alguns 70 anos e estava em muito mau estado de conservação. O objectivo é manter a configuração do telhado existente e da telha mudando apenas o material em mau estado (que é quase todo...) A obra está a decorrer bem, mas recentemente reparei numa coisa que não me agradou totalmente. Os barrotes de estrutura das águas do telhado de origem são quase todos bastante longos e vão desde o beirado até ao cume ou até se cruzarem com os barrotes mestres que definem as águas e a cumeada. No entanto, reparei que os primeiros barrotes que me estão a colocar agora resultam da união de dois barrotes porque (suponho eu) aqueles que foram comprados não têm cumprimento suficiente. Isto tanto é verdade para alguns dos barrotes secundários, como também para os tais mestres que definem as águas. Num caso mais radical, os barrotes foram colocados com desfasamento e este vou mesmo obrigar a retirarem.

    Para fazer a junção, fizeram um recorte de encaixe nas extremidades e uniram com uma espécie de ferros ou pregos enormes, parece-me. Ninguém me informou que iam proceder desta forma.Eu não estou muito satisfeito com esta situação, até porque já tinha alertado um rapaz que está a trabalhar cá em casa para esta questão da união dos barrotes antes de eles serem unidos quando os chefes estavam ausentes porque estranhei o comprimento da primeira remessa de barrotes e disse-lhe que queria contínuos de alto a baixo. Telefonei agora para o chefe ainda agora e disse-lhe que não queria isto assim. Ficámos de conversar amanhã. Detesto mesmo fazer este papel de polícia e mau da fita, não tem nada a ver com o meu perfil, mas tem de ser...

    Gostava de ouvir opiniões sobre esta situação e como devo proceder. Se vos acontecesse isto, pediam a rectificação da situação e que os barrotes fossem contínuos?

    Deixo fotos sobre o aspecto dessas uniões. Não liguem ao péssimo aspecto do chão em baixo:

    Barrote

    barrote intermédio

    barrote com desfasamento

    Obrigado desde já.
    • AMCP
    • 27 agosto 2014

     # 2

    Boa noite,
    na primeira imagem vejo 1 barrote mas nas seguintes não vejo qualquer barrote, porquê ?
  2.  # 3

    Boa noite. Não percebo o que quer dizer com "não ver barrote" nas imagens seguintes. O que vê nas fotos? Todas as imagens que coloquei são fotos das junções dos barrotes :/
  3.  # 4

    essas emendas estam mesmo muito mal amanhadas, então a 2 fotografia em que esta cortado 3\4 do barrote é a "melhor".
  4.  # 5

    Oh amigo, que mau aspecto que isso tem, tudo cheio de emendas... Realmente, na foto 2, não lhe parece que isso foi cortado um 'pouco' demais? :/
    • AMCP
    • 27 agosto 2014

     # 6

    as dimensões do barrote na imagem 1 é x e restantes é y porquê? será o ideal cm o peso das ripas + telhas? As fotos não mostram as áreas do telhado
  5.  # 7

    Porque a imagem 1 é um "barrote mestre" que coinside com a linha inclinada que delimita a água do telhado (não sei o nome técnico adequado), e os outros são os intermédios que o preenchem. As dimensões são adequadas face ao que existia antes, isso consigo eu perceber.

    O problema é que isto não são emendas, são mesmo barrotes colocados de raiz. Nem consigo dormir a pensar nisto e não estou a gostar nada. Amanhã vou mandar refazerem tudo.

    A parte do chão que se vê por baixo é um caos autêntico, mas isso será tratado a seu tempo. Por agora estou preocupado é com a estrutura fundamental do telhado.
  6.  # 8

    Tal como esperava, nem estou a conseguir dormir, porque este é mais um problema a juntar a outros igualmente chatos que estou a ter...

    Aproveito para perguntar como deve ser feita correctamente junção dos barrotes com a parede, para comparar com o que estão a fazer em minha casa.

    Obrigado desde já pelas respostas.
  7.  # 9

    Depois de uma noite mal dormida, eis que veio cá o chefe com quem negicoámos a obra e a quem telefonei ontem ao início da noite. Já transmiti que não tou minimamente satisfeito com a situação dos barrotes. Ele alegou que não podem ficar assim, excepto os maiores com 8 metros, pois dizem que não se arranjam barrotes tão compridos. Mas depois acrescentou que só se arranjam lá para meio de Setembro. Portanto eu estou a ver que tenho de pesquisar por mim se esses barrotes se arranjam ou não para ter uma resposta mais certa. É verdade que estava difícil comprarem o material pelas fábricas estarem fechada sem Agosto, mas sinceramente, quem tem de decidir como quer as coisas sou eu e ninguém me falou que tinha de ter barrotes todos remendados antes de o fazerem.
  8.  # 10

    Pode tentar encontrar esses comprimentos em madeira laminada.

    A alternativa são realmente as emendas. Há uma técnica especial para isso (scarf joint):

    http://www.basiccarpentrytechniques.com/Woodwork%20Joints/Woodwork%20Joints%207.html
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Anonimo009
  9.  # 11

    Bom dia,
    as emendas em telhados são possíveis, desde que sejam bem realizadas, isto é, devem ser realizadas a meia madeira como estão realizadas, e se possível conforme as 2 primeiras fotos. No entanto deveria ser realizadas na zona das madres ou sobre as paredes, não sendo possível nessas zonas poderá ser complementada com uma peça colocada na vertical apoiando na laje de tecto ( que creio que não exista). As peças de comprimento completo por vezes são complicadas de encontrar, tal como podem ter defeitos do genero de nós que fragilizam as peças.
    Eu aconselharia as fixações serem realizadas através de parafusos, porque permite resistir de uma forma completamente diferente ao arranque que esse pregos poderão não resistir.
    Creio que o maior problema que aí tem, é mesmo a madeira que não está tratada, apresenta tonalidade de Pinho normal Nacional com bastantes nós ( não vai ter estrutura para mais de 5 a 10 anos).
    Seria melhor alterar a madeira, e provavelmente tentar encontrar uma equipa de Carpinteiros mais profissional ( uma equipa profissional não iria realizar o trabalho nesses moldes - frágil e pouco resistente), mas pode ser que ser que o orçamento que adjudicou seja demasiadamente curto para ficar bem servido.

    Bom trabalho!!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Anonimo009
  10.  # 12

    Obrigado pela resposta. Estes pregos dão um acabamento horrível, mas para piorar a minha situação eu estou com outros problemas pessoais... enfim.

    A madeira vai receber tratamento mas não vai receber definitivamente acabamento nenhum para melhorar a estética etc. Que tipo de tratamento sugere e que eu deva pesquisar? Eu estou cansado de lidar com maus profissíonais ou que não fazem as coisas nos meus moldes ou querem simplesmente encurtar trabalho e poupar dinheiro. Ou são orçamentos ridiculamente elevados como já recebi e que mesmo assim fazem um mau trabalho, ou são baixos demais e a c oisa corre logicamente mal. Não fui eu que aceitei o orçamento, aliás eu fui contra este orçamento, e agora as culpas estão a recair em mim pela má decisão de um familiar que põe em causa aquilo que eu lhe digo se um desconhecido que esteja na rua embriagado lhe disser algo diferente. Enfim, problemas pessoais...
  11.  # 13

    E qual a minha surpresa quando chego ao telhado e vejo que:

    - Em vez de tratarem a madeira e de meterem cuprinol estão a meter uma treta qualquer PRETA para afastar o caruncho, como meteram nos barrotes em baixo que estão em mau estado, só que esses de baixo são para substituir brevemente... isto vai levar roofmate, mas o roofmate não é suposto ser por cima dos barrotes? Vai ficar isto preto à vista?
    - Não retiraram os barrotes que pedi para retirarem com aquelas junções manhosas. Vou ter de os obrigar a isso assim que chegarem do almoço...

  12.  # 14

    Colocado por: PeterDE qual a minha surpresa quando chego ao telhado e vejo que:

    - Em vez de tratarem a madeira e de meterem cuprinol estão a meter uma treta qualquer PRETA, como meteram nos barrotes em baixo que estão em mau estado, so que esses de baixo são para substituir brevemente... isto vai levar roofmate, mas o roofmate não é suposto ser por cima dos barrotes? Vai ficar isto preto à vista?
    - Não retiraram os barrotes que pedi para retirarem com aquelas junções manhosas. Vou ter de os obrigar a isso assim que chegarem do almoço...



    Que grande embrulhada que o caro aí tem para resolver...

    Bem só lhe posso desejar melhor sorte daqui para a frente e que alguém (profissional) o consiga ajudar no que aí tem para resolver...
  13.  # 15

    E para ajudar à festa, acabei de reparar no tipo de junção que estão a fazer dos barrotes na cumeada... Nem sei o que dizer:

  14.  # 16

    Mande-os embora mas é.
  15.  # 17

    Simplesmente inacreditável ...
  16.  # 18

    Se não foi você que aceitou o orçamento e nem paga, mande avançar..quando começar a ter problemas a culpa não será sua. Se você é que paga....aceite com reservas...isso ñ é só pregar e andar...realmente a ligações não tem o melhor aspecto.
    As vezes as pessoas pensam que as empresas ganham muito...e não ganham...apenas fazem o trabalho com maior segurança para não terem que depois assumir responsabilidades desnecessárias.
    A madeira devia ser Pinho tratado em auto-clave ( já é comprado tratado com produto até ao cerne - normalmente tem tonalidade verde), o produto que estão a aplicar parece ser óleo de motor de carro...o que é proibido...e desaconselhável. Poderia ter aplicado um imunizante seguido de um produto tipo cuprinol ou outro mais económico..mas o preferível era mesmo o Pinho Tratado.
    Concordam com este comentário: Anonimo009
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Anonimo009
  17.  # 19

    Colocado por: mramosSe não foi você que aceitou o orçamento e nem paga, mande avançar..quando começar a ter problemas a culpa não será sua. Se você é que paga....aceite com reservas...isso ñ é só pregar e andar...realmente a ligações não tem o melhor aspecto.

    Um mimo ...
  18.  # 20

    meia bola e força...o cimento normalmente tapa tudo,nesta situação são as telhas!
 
0.0207 seg. NEW