Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    [pub]Soluções Termicas acusticas e autonivelantes aqui
    www.isolaaguas.pt[/pub]
  2.  # 22

    Sandra disse:
    Bom dia

    Eu também fiz aproveitamento de meu sotão. As escadas ficaram na despensa que era onde já estava o rasgo.Foram todas de madeira e os cantos que ficaram por baixo da escada fiz um local para a maquina de lavar roupa e um local para guardar os alimentos. Ficaram em L porque o espaço era pequeno e um pouco a pique, mas para isso mandei cortar metade dos degraus para não de bater com o joelho. Ficaram por 1500€ (foi uma pessoa amiga que fez). Forrei o sotão todo com madeira excepto uma parede que coloquei pladur para fazer umas estantes e um móvel para a TV (ficou por 250€). No telhado forrei com esferovite azul (não me lembro do nome) e coloquei uma janela grande e fiz outras 4 pequenas interiores mas em vez de tirar a telha troquei por telha de vidro (tem bastante luz). Os catos ficaram para arrumos e foi aqui que errei: não isolei esses cantos (está-se bem no sotão no Inverno mas no Verão é muito quente). Numa das paredes fiz um bar diferente para aproveitar o canto (está muito original). No chão colocou-se aquele cimento que tem umas bolinhas (não me lembro do nome) e tijoleira (foi oferecida), assim no piso de baixo não se houve quase nada, com o pavimento flutuante acho que o som sente-se mais, além do mais tenho nos quartos pavimento flutuante (já lá estava quando comprei) e detesto. Em relação à luz, falei com um electricista e ele deixou pontos de luz em todo o lado e tudo preparado para a TV e o que possa aparecer. O trabalho não sei dizer por quanto ficou porque certas coisas foram oferecidas e como o meu pai é empreiteiro não tive custo de mão-de-obra. Mas mesmo assim ainda fica um pouco caro (fomos fazendo).

    Espero que ajude.
    Sandra
  3.  # 23

    Olá,

    na sequência deste assunto, estou com a seguinte dúvida: moro no último andar de um prédio e abri entrada para o sotão, não só por uma questão de aproveitamento de espaço, mas porque o tecto estava numa lástima, quando se abriu verificou-se que haviam telhas partidas, e não há mais nenhuma entrada (nem exterior), para algum eventual azar que possa suceder no telhado, ninguém consegue aceder, decidi previnir e investir em abrir o sotão. No entanto, em termos legais, não é necessário "legalizar" o sotão? Alguém me sabe elucidar em relação a isto e, se necessário, o que devo fazer?

    Muito obrigada.
  4.  # 24

    Bom... Já ajuda bastante, pelo menos fico com uma ideia geral do que há a fazer... Eu vou também pela bitola do "ir fazendo". Para começar quero um espaço de arrumação amplo para poder pôr coisas de grande porte, por exemplo uma máquina de secar roupa que tinha quando vivia no apartamento e que agora já não utilizo porque tenho espaço exterior coberto que me permite secar toda a roupa faça chuva ou sol.

    Mais tarde talvez faça uma espécie de estúdio para os miúdos... agora ainda são pequenos pra esse tipo de espaços.

    PS: quero ver se isolo a entrada para o sótão com uma porta horizontal deslizante, uma vez que não tenciono isolar para já o telhado. No entanto não vou cair no mesmo erro de isolar apenas parte do telhado como fez. Agradeço o seu contributo.
  5.  # 25

    Sandra disse:
    Bom dia

    Tenho uma dúvida e gostaria, se possivel, que me esclarecessem.
    Eu fiz o aproveitamento do sotão, como referi em cima e agora queria aproveitar um dos cantos que ficou como arrumos e tirar-lhe a telha e fazer um terraço. Eu moro num andar de moradia. Se tiver autorização do dono da casa de baixo precisarei de mais alguma coisa (licenças)? Convém referir que quando fiz o aproveitamento não pedi licença nenhuma à Câmara (pensei e penso que não seja preciso). Só que na caderneta predial a área da casa é só a do piso de baixo. Agora como vou mexer no telhado tenho um pouco de receio que possa vir a ter problemas.

    Desde já obrigada.
  6.  # 26

    Tb tenho um sotão apra isolar Lã de vidro é ma para a saude?
  7.  # 27

    Ana disse:
    Ola a todos!
    Acabei ha 3 dias a reconstruçao do meu sotão. Era uma área bruta com 80 m. estava em telha e cimento no chao...nao tinha nada e a entrada fazia se por uma pequena abertura no corredor dos quartos . Foi uma verdadeira aventura que durou 5 semanas. O tecto foi isolado com a tal esferovite azul, depois forrado de madeira e envernizado. As paredes forradas de pladur e no chao colocou se piso flutuante. Mandei por 2 janelas enormes no telhado e o acesso ao sotao é feito por umas escadas em L. O lixo que entrou e saiu de casa foi tanto que se eu soubesse como era ....nao sei se teria tido coragem para iniciar a obra. Mas sobrevivi....e o local onde passei a guardar os brinquedos da infancia das minhas filhas esta lindo.
    É aqui que passo longos momentos a recordar os momentos mais importantes do« brincar ao faz de conta »das miudas. Afinal todos os sotaos contam uma historia....
  8.  # 28

    Anónimo disse:
    Viva,

    Será que tb posso colocar umas duvidas....
    Então é assim, como muitos de vocês tb tenho um sotão onde queria colocar um pavimento não muito caro. Queria que este pavimento isolasse bastante o som para o piso de baixo (que tb é meu)... Pelo que li aqui, chão flutuante é barato? mas será que isola bem o ruido?
    Já fiz umas consultas e consigo arranjar no AKI chão flutuante por 5.95€/m². O meu sotão tem cerca de 70m² e duas janelas.
    Qual o preço de outros pavimentos?

    Obrigado e cumps,
    Paulo Gome
    • Mac
    • 2 agosto 2008

     # 29

    Aplica o flutuante por cima de placas de eps ou xps
    •  
      FD
    • 3 agosto 2008

     # 30

    Como diz o Mac o ideal é assentar o soalho flutuante sobre o material isolante, mas é perfeitamente natural que gaste mais dinheiro no isolante do que no soalho...
    Não existe nenhum material, pelo menos a meu conhecimento, que por si só tenha uma boa capacidade de isolar o ruído e cumpra a função de pavimento ao mesmo tempo. Existe uma marca de soalho flutuante que tem um modelo qualquer que já tem uma solução anti-ruído (não é mais que umas bolsas de ar) mas não me lembro qual é... e o preço não deverá com certeza ser parecido com o que pretende gastar.

    O que um construtor me disse uma vez que fazia era colocar em camadas os seguintes materiais: betonilha -> Leca (agregado leve de argila expandida: http://www.maxit.pt/1366/) -> tapete de espuma -> soalho.
    Diz ele que isolava bem o som, se é verdade ou não, não sei.
  9.  # 31

    Anónimo disse:
    Viva,

    Antes demais muito obrigado pela resposta.

    Tive um ideia, será que poderia colocar umas placas finas de cortiça, depois colocava a espuma e então depois o soalho!? Será que teria algum resultado?
    A cortiça será muito cara?

    Muito obrigado e cumprimentos,
    Paulo Gomes
    • Best
    • 18 agosto 2008

     # 32

    Boas!

    Também estou a aproveitar uma parte do meu sótão que estava em bruto, com tijolos nas paredes e o chão em cimento, bastante irregular e aventurei-me nesta coisa de fazer obras...
    Estou eu a fazê-las a pouco e pouco... e está a ser interessante aprender umas coisitas!

    O Chão vai ser de madeira, flutuante, as paredes já se encontram com o pladur montado e o tecto, que já é em placa, está a ser estucado por mim.

    Tenho umas fotos da primeira fase e vou tentar colocá-las aqui, para exemplificar o que estou a fazer e o resultado final.

    Penso ser útil a quem deseje fazer o mesmo.

    Cptos
    •  
      FD
    • 18 agosto 2008

     # 33

    Força, nós gostamos é de ver fotos! :)
    • AnaT
    • 6 setembro 2008

     # 34

    Faltam as fotos...
    ;)
    • ruka
    • 8 setembro 2008

     # 35

    Olá a todos
    Antes de mais parabéns pelo vosso fórum, tem dicas muito interessantes!
    Também eu vou renovar o meu sótão mas estou com um problema..., tenho 4 janelas no tecto (daquelas entre as vigas) com a dimensão de 55X36 cm e queria aplicar um estores de forma a isolar da luz directa. Conhecem algum sistema que me aconselhem, e já agora, onde encontrar !!
    Obrigado,
    Rui
  10.  # 36

    Veja qual é a marca das janelas (deve estar escrito algures na própria janela), senão veja em:

    Velux: http://www.velux.pt/Produtos/Cortinas-EstoresExteriores/
    Imporjan: http://www.imporjan.com/produtos/acessorios.html

    Cumps
    • Jonh
    • 9 setembro 2008

     # 37

    Essas da velux que aparecem na pagina inicial são mt bonitas.

    Em relação aos sotãos, julgo que o piso flutuante é a opção mais acessivel e ao mesmo tempo que proporciona uma qualidade geral na habitação, muito boa.

    Gostaria de saber o que acham em relação ao isolamento, da seguinte forma:
    Fechar o tecto (telhado com as telhas à mostra) com pladur e roofmate, e nos cantos fechar com tijolo. Será que a zona que fica encerrada (1.50m +/- de cada lado) nao vai criar calor la em cima? teria que se isolar o tecto todo, ate na zona dos cantos que fica fechada?
    • ruka
    • 9 setembro 2008

     # 38

    Obrigado pela rapidez na resposta Paulo.
    As janelas não têm marca..., devem ter sido as mais baratas que o empreiteiro arranjou !!!
    Vou ter de adiar as obras por uma semana, no entanto, depois tiro fotos de como ele está agora e como ficou depois das obras.
    Cumps,
    Rui
  11.  # 39

    Colocado por: Jonhechar o tecto (telhado com as telhas à mostra) com pladur e roofmate,

    A utilização de roofmate pelo interior, não é muito fácil, dado ser necessário passar os pendurais do tecto falso em pladur. Terá de utilizar lão de rocha

    Colocado por: Jonhe nos cantos fechar com tijolo.

    Como vai ter o pessoal do pladur a trabalhar, em vez de utilizar tijolo, use pladur também, podendo e devendo, colocar apenas placa de pladur do lado do quarto.

    Colocado por: JonhSerá que a zona que fica encerrada (1.50m +/- de cada lado) nao vai criar calor la em cima? teria que se isolar o tecto todo, ate na zona dos cantos que fica fechada?

    Se vai gastar dinheiro a isolar, ou isola tudo ou escusa de gastar dinheiro.
    Não se esqueça de utilizar pladur hidrófugo (placa verde no tecto), por se tiver uma pequena infiltração, o pladur aprodece e fica com um cheiro a ratos mortos.

    Colocado por: rukaAs janelas não têm marca..., devem ter sido as mais baratas que o empreiteiro arranjou !!!

    Com essas dimensões, parece-me é que deve ter sido uma alteração de última hora e foi o que se arranjou, para colocar entre as vigas. As velux mais pequenas são as B04 - 47x98mm, C02 - 55x78mm e C04 - 55x98mm, tudo medidas muito grandes para si.
    Tente nos vendedores de estores, deve ser o sitio mais indicado para isso
    • Jonh
    • 10 setembro 2008

     # 40

    Ao ver o site da Velux, deparei me com uma coisa que nao conhecia...tuneis de luz.

    Alguém aqui tem algum de modo a dizer nos a eficiencia?
 
0.0193 seg. NEW