Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa Tarde a todos.

    Vou finalmente arrancar com a contratação de um projecto para uma moradia e ja tenho orçamento para tal ( 5000 € + iva). Relativamente a proposta de honorarios esta inclui :
    Elaboração de Projecto de edificação - Habitação unifamiliar geminada / Processo de comunicação previa / direção de fiscalização de obra: 1. Elementos Base ; 2.Projecto Base de Arquitectura; 3.Projecto de Especialidades 4.Direção de fiscalização de obra

    Relativamente ao serviço de projecto de arquitetura gostaria de saber o que me aconselham que se inclua neste serviço para que eu possa solicitar antes de contratualizar e sinalizar o contrato. Por exemplo, ouvi falar que convém ter um PROJECTO DE EXECUÇÃO (não sei bem do que se trata) para que seja mais facil com isso obter orçamentos para construção mais especificadas .... caderno de encargos e mapa de quantidades ?

    Alguma sugestão?

    Cmps
  2.  # 2

    Sim deve ter projectos de execução.

    Só tem um orçamento? Não caia nessa asneira e peça mais!
  3.  # 3

    O Projecto de Execução, não sendo essencial é bastante importante porque pormenoriza toda a construção (na forma desenhada e escrita) reduzindo ao mínimo as questões ambíguas que poderiam eventualmente supor um aumento do custo final. No que toca à fiscalização de obra, recomendava que contratasse um técnico que não fosse o autor do projecto nem estivesse ligado ao empreiteiro.

    Cumprimentos,

    Rafael Fortes, Arquitecto
    [email protected] | 963614228 |www.facebook.com/lar.laboratoriodearquitectura
    Concordam com este comentário: Picareta
  4.  # 4

    E o levantamento topográfico!!? não é preciso? deveria estar contemplado no orçamento.
  5.  # 5

    Pedro Barradas: Não será preciso o levantamento topografico uma vez que ja foi feito num projecto anterior (que depois acabou por não avançar).

    Rafael Fortes: Será que o gabinete de arquitetura me irá solicitar algum valor extra pelo Projecto de Execução? Se eu lhes falar em "PROJECTO DE EXECUÇÃO" eles saberão do que se trata , correcto?

    Luis Pereira: Pedi 3 orçamentos.
  6.  # 6

    Rafael Fortes, pode fazer o favor de me explicar porque é que acha que "No que toca à fiscalização de obra, recomendava que contratasse um técnico que não fosse o autor do projecto " ?
  7.  # 7

    Boa tarde cmordep,

    Sim. Não estando contemplado no orçamento que lhe foi apresentado, o projecto de execução será um encargo extra, apesar de não ser obrigatório para o licenciamento, mas com os benefícios que já lhe foram transmitidos.

    Cumprimentos,

    SMG, arq
    www.smgarquitecto.com
    https://www.facebook.com/pages/SMG-Arquitecto/1395898437330381?ref=hl
  8.  # 8

    Colocado por: cmordepRafael Fortes, pode fazer o favor de me explicar porque é que acha que "No que toca à fiscalização de obra, recomendava que contratasse um técnico que não fosse o autor do projecto " ?


    Eu percebo pouco da poda, mas deve ser para esse não ser influenciado pelos mesmos, de modo a não deixar passar "pequenas" coisas. Quando se conhecem uns aos outros é muito fácil de compactuarem entre eles e quem sai a perder é você.
    Concordam com este comentário: Rafael Fortes
    •  
      damned
    • 3 setembro 2014 editado

     # 9

    Colocado por: cmordepRafael Fortes, pode fazer o favor de me explicar porque é que acha que "No que toca à fiscalização de obra, recomendava que contratasse um técnico que não fosse o autor do projecto " ?


    Alguém independente, idóneo, é sempre melhor para olhar pelos seus interesses... à partida pelo menos. Digamos que à partida, relembro, não vai tentar "tapar o sol com uma peneira", tipo.... deliberadamente ignorar ou esconder problemas da responsabilidade dele.

    O controlo final é o mais importante, você é que vai viver na casa como sabe. Depois da asneira feita as soluções nunca são tao boas como corrigir/evitar em obra... nunca!
  9.  # 10

    Pois compreendo mas a Direção de Fiscalização de Obra ja está contemplada no orçamento pelo que se eu decidir contratar outro isso iria ficar muito mais caro... suponho eu.
    (ainda nem pedi orçamento de projecto e ja estou com a cabeça à roda)
  10.  # 11

    Colocado por: cmordepPois compreendo mas a Direção de Fiscalização de Obra ja está contemplada no orçamento pelo que se eu decidir contratar outro isso iria ficar muito mais caro... suponho eu.
    (ainda nem pedi orçamento de projecto e ja estou com a cabeça à roda)


    Imagino... Toda a gente que começa do "0" se queixa do mesmo, por um lado ainda bem que a que comprei já estava em fase de acabamentos, tem a desvantagens de não ser com estrutura ao meu gosto, mas só as dores de cabeça de que já me safei, por ter evitado toda essa burocracia... ;)
  11.  # 12

    cmordep

    qual a região onde vai construir??
  12.  # 13

    Rio Tinto (Gondomar / Porto)
  13.  # 14

    O valor de honorários para projecto de execução de arquitectura, numa moradia, no mínimo, duplica o valor relativo à parcela do Projecto de Arquitectura em fase de licenciamento/ comunicação prévia.
    Depois.... falta saber se o Projecto de execução poderá ser mesmo um projecto de execução...

    É minha opinião, que para o "comum dos mortais" que vai construir a sua habitação (com consequente e frequente mudança de ideias a meio caminho) o mais importante e imprescindível é haver um bom mapa de quantidades (bem detalhado/ especificado) para lançamento de concurso de empreitada e efectuar o controle de custos.
    E mandar elaborar detalhes, soluções à medida que a obra vai exigindo... ( com custo total, muito inferior ao de mandar executar um PE, e ainda sem correr o risco de "mandar o trabalho/ €€€€ todo para as urtigas")
    Concordam com este comentário: marco1
  14.  # 15

    Obrigado Pedro Barradas,

    Assim, devo solicitar que o gabinete de arquitetura se comprometa a realizar esses mapas de quantidades detalhado. Deverá incluir isso neste orçamento , certo?
  15.  # 16

    O mapa de trabalhos/ quantidade é um extra.
    Tem de pedir aditamento ao orçamento ;)
  16.  # 17

    "Pois compreendo mas a Direção de Fiscalização de Obra ja está contemplada no orçamento pelo que se eu decidir contratar outro isso iria ficar muito mais caro... suponho eu.
    (ainda nem pedi orçamento de projecto e ja estou com a cabeça à roda)"

    Olhe que às vezes pode sair mais caro na obra...

    Relativamente ao Projecto de execução, quando me o contratam, fica cerca de 30% a mais que o Projecto Base e bem mais em conta do que contratar detalhes especificos (que são cobrados à hora)...mas são formas de trabalhar
  17.  # 18

    O projecto de execução é para esquecer. Deve pedir é um mapa de acabamentos. são + 5/10% na arquitectura.
    Quanto à execução, os fornecedores e executores é que sabem.
    Para os arquitectos são "copipastes" do fornecedor ou então "Barroquices" que lhe ficarão mais caro.
    O projecto de licenciamento obriga a pormenor de construção e aí tá tudo dito.
    Preocupe-se é que os projectistas incluam TELAS FINAIS e HABITABILIDADE.
    E os 5K num Desenhador/Arq hj em dia dá para isso ... Enfim.
    Agora a casa q qr fazer depende do arq. q estiver consigo e isso pode valer mt. mt.
  18.  # 19

    Colocado por: m.arqQuanto à execução, os fornecedores e executores é que sabem.

    Enfim....

    Colocado por: m.arqPreocupe-se é que os projectistas incluam TELAS FINAIS e HABITABILIDADE.

    Telas finais para quê?
    Habitabilidade ????

    Colocado por: m.arqE os 5K num Desenhador/Arq hj em dia dá para isso ... Enfim.

    Enfim...
  19.  # 20

    m.arq.

    só palavras mázinhas e é sempre por ai que vão nascendo as belas casinhas que se vê por ai,
    enfim.
 
0.0198 seg. NEW