Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 101

... Resumindo,a permilagem da TCPH, fica ao critério do Técnico ( ou do lobbista do edificio).
    No regulamento de condomínio, se houver, ficarão descritas outras "nuances"
  2.  # 102

Mas quais "nunaces".
    Ha aqui algo que ou eu afinal não estou a compreender, ou então desconhecia de todo.
    Se ha uma fração do tipo "loja", ou arrecadação ou sei lá o quê, com 900/1000 de permilagem, não há regulamento de condomínio que evite a mesma de ter 900/1000 de voto nas decisões do prédio!

Colocado por: marco1por exemplo uma unidade de permilagem de uma loja pode-se definir no regulamento do condomínio que tem uma contribuição diferente do que uma unidade de permilagem de um apartamento no mesmo prédio.

Colocado por: Pedro BarradasNo regulamento de condomínio, se houver, ficarão descritas outras "nunaces"
    Concordam com este comentário: Picareta
  3.  # 103

Colocado por: brunomrosaSe ha uma fração do tipo "loja", ou arrecadação ou sei lá o quê, com 900/1000 de permilagem, não há regulamento de condomínio que evite a mesma de ter 900/1000 de voto nas decisões do prédio!

Verdade!!!...Conheço casos em que as lojas tem acesso directo ao exterior e não usam a caixa de escadas, mas porque tem uma garagem na cave, tem que pagar conforme a permilagem.
  4.  # 104

Erga

ah estamos a chegar lá, afinal é com áreas mas fazendo a distinção entre área habitável arrumos etc, não é??

é isso que está a dizer??

então assunto resolvido pois eu nas PH que fiz essas áreas estavam identificadas em áreas privadas e em áreas comuns em que estas não entram no cálculo das permilagens.

fica aqui uma folha de excel para exemplificar
  5.  # 105

Colocado por: marco1fica aqui uma folha de excel para exemplificar

Eu faço igual, só que a permilagem é obtida em função dos euros e não das áreas.
    E costumo "martelar" as permilagens, quando a diferença entre dois apartamentos é apenas uma pequena área de arrumo ou garagem, ficam com a mesma permilagem.
  6.  # 106

Nesse excel já houve uma componente financeira para o apuramento da permilagem, com um critério de preço por m2.
    Repare que a fração F e G tem a mesma área coberta, a mesma descoberta, mas mais área de estacionamento (mais cerca de 9m2). Então se fosse tabula rasa pelas áreas, haveria a tendência para atribuir às duas a mesma permilagem (pegava-se na área "habitável" e estava feito), mas a tabela sugere 160 para uma e 150 para outra, porque uma VALE mais que a outra, segundo o critétio apresentado.

É mais justo.
  7.  # 107

Bruno, veja novamente o mapa ;))
  8.  # 108

ó bruno

mais atenção, bolas, a parcela F tem mais área privada, ponto final por isso tem mais permilagem.
  9.  # 109

Arrecadação também é diferente ? :)
  10.  # 110

marco1, sim, mas eu estou é a olhar para o método. Houve uma componente financeira, mesmo que no final até coincida com o método que defende. =)
  11.  # 111

Mesmo havendo mais área privada em relação a outras frações, poderia financeiramente não valer mais.
  12.  # 112

sim o senhor da F tem uma arrecadação com 37.58 e o senhor da G tem uma de 20.93 dai que o F fique no total com uma área de 222.73 e o G com 214.66 por isso o F tem mais permilagem.
  13.  # 113

bruno

é área construída, é área que se usa, quem quiser uma casa maior e menos arrecadação ou quem quiser mais arrecadação e menos casa e por ai adiante, que escolha mas sujeita-se a que em permilagem tem essa área privada.
  14.  # 114

Colocado por: marco1ah estamos a chegar lá, afinal é com áreas mas fazendo a distinção entre área habitável arrumos etc, não é??

é isso que está a dizer??

Correcto
  15.  # 115

Marco,

Imagine que a sua tabela era a tabela de preços de venda dos apartamentos. Acha que faz algum sentido eu comprar um apartamento mais barato do que o meu vizinho e pagar mais condomínio do que ele?
  16.  # 116

marco1:

então e se a fração G tivesse mais área descoberta... que conferisse um valor final maior ?

:)
  17.  # 117

e quê?? se escolheu ter uma varanda enorme porque é que não há-de pagar por isso??
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  18.  # 118

Picareta

é subjectivo isso que está a dizer, diga lá por exemplo porque é que a fracção F havia de ser mais barata do que a G
  19.  # 119

e outra coisa que isto das permilagens por áreas e também depois com valores referenciais em euros, evita é que se caia na subjectividade em que lá por ser 2º andar o promotor pediu mais dinheiro do que pelo 1º andar (perfeitamente igual ao 2º) mas isso nas contas das despesas do condomínio não tem nada a ver.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    • size
    • 17 outubro 2014

# 120

Colocado por: marco1repito

a permilagem é algo objectivo e preciso baseado nas áreas, depois é que em sede de condomínio é que se pode dar valoração diferente a cada tipo de ocupação.

Melhor, a estipulação da permilagem no TCPH deveria ser algo objectivo, mas o disposto no actual artigo 1418º (VALOR RELATIVO € ) não vincula nenhum método de rigor.
    O que ocorre actualmente, o autor/outorgante do TCPH faz constar na escritura um valor monetário, como VALOR RELATIVO, cujo apuramento e resultado nem sempre é, efectivamente, claro e objectivo.

Mas, o métotodo que tanto preconiza, com base apenas na área habitacional da fracção, também não pode garantir a correção e a objectividade desejada, porque há que considerar a necessária ponderação sobre lugares de parqueamento, arrumos, terraços, e áreas de terreno de uso exclusivo, etc.

Depois, será impensável, considerar que em sede de Regulamento Interno do Condomónio é que se poderá ajustar o impacto das permilagens estipuladas no TCPH. Isto será Impraticável.
    É que, as permilagens constantes no TCPH, correctas ou defeituosas, são para as que deveme ser aplicadas. ´O possível ajustamento/alteração das mesmas, só será possível com o acordo de TODOS os condóminos que, para ser eficaz, terá que ser atravéz de uma escritura de alteração do TCPH.

E, para isso, acha que seria fácil obter o voto favorável daqueles condóminos que fossem atingidos com o incremento da sua permilagem ?

0.0317 seg. NEW