Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    no prédio aonde vivo (8)frações as permilagens não devem de estar corretas pois as frações do lado esq anunciam ter o dobro das frações do lado direito ,a minha duvida está no facto em como se pode de forma legal obter as verdadeiras permilagens de cada fração? uns meses atrás o admn,disse que vinham fazer as medidas a casa de cada um (o k acho certo)agora diz não ser preciso que tem 1 arquitecta que não precisa de ir a casa de ninguem para saber ,será assim???nos docs desta casa que comprei recentemente diz que tenho 78m2 de terreno integrante mas o facto é que o meu quintal tem cerca de 50m2 como o prédio tem na frente 2 quintais 1 para cada rcº o do meu lado dá para as minhas 2 janelas.na camarã dizem que é a soma dos 2 o mesmo me foi dito tb nas finanças e conservatória,estou confuso
  2.  # 2

    Tem de avaliar todas as frações e apurar o seu presumível valor de transacção.
    Ao contrário do que parece ser, a permilagem não se (deve) apurar pela área de cada fracção em relação ao totalidade da área reportada à permilagem.
    Há vários fatores que definem o valor do imobiliário, por isso frações com a mesma área podem ter permilagems diferentes.
    Depois de apurar as novas permilagens tem de alterar o título constituitivo de propriedade horizontal, aprovada em assembleia de condóminos.
  3.  # 3

    Esqueça isso...

    Não conheço um único caso em que se tivesse chegado a acordo e alterado o TCPH.
    Concordam com este comentário: brunomrosa
  4.  # 4

    Que aconteceu depois ?
  5.  # 5

    Nunca assisti foi sequer a chegarem a acordo algum... Sempre muito complicado.
  6.  # 6

    Pois li mal, conclui o que o erga disse... =). Sim , complicado.
    Concordam com este comentário: Erga Omnes
  7.  # 7

    luisborba

    antes de mais convinha esclarecer bem que documentos estão na mesa para se apurar o que está na realidade, só depois dessa averiguação é que se poderão dar conclusões concretas.
    não é preciso ir a casa de cada um, neste caso basta pegar nas plantas aprovadas na camara e confrontar isso com a propriedade horizontal e o que está descrito na conservatória.
    caso haja alguma rectificação a fazer só mesmo com esses dados concretos é que se poderá definir o que fazer.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  8.  # 8

    ora bem ,os docs é a PH do prédio.
  9.  # 9

    e o que diz na PH e o que está descrito na conservatória bate certo?
  10.  # 10

    Colocado por: luisborbaas frações do lado esq anunciam ter o dobro das frações do lado direito

    Quais as tipologias do lado direito e quais as tipologias do lado esquerdo?
    Quais as áreas dos apartamentos do lado direito e quais as áreas dos apartamentos do lado esquerdo?
  11.  # 11

    Colocado por: marco1e o que diz na PH e o que está descrito na conservatória bate certo?
    sim tudo igual
  12.  # 12

    na realidade a minha casa é a mais pequena por causa da entrada das escadas de resto todas as outras são identicas e como tal nunca as casas do lado esquerdo são o dobro do tamanho das da direita,a minha duvida é qual a forma de se legalizar as verdadeiras permilagens?sem haver medidas fisicamente feitas em cada fração ?
  13.  # 13

    Colocado por: luisborbaa minha duvida é qual a forma de se legalizar as verdadeiras permilagens?

    É fazerem uma nova escritura de constituição de propriedade horizontal, tem que ir todos ao notário para assinar a escritura, mas como já lhe disseram isso não é fácil, provavelmente só lá aparecem os condóminos do lado esquerdo!!!
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  14.  # 14

    Estão todos errados se resumem a permilagem com o único argumento DAS ÁREAS. Repetindo mais uma vez: a permilagem calcula se de acordo com o valor (custo no mercado).
    Quando os tribunais necessitam resolver questões de permilagem a vistoria de forma a apurar o valor é logo das primeiras diligências pedidas. Erradamente os proprietários, técnicos e promotores resumem a questão a áreas e vistas.
  15.  # 15

    ??

    qual vale mais bruno o esquerdo ou o direito ??? afinal até são iguais, como se acha o valor do mercado??
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  16.  # 16

    Marco, secalhar valem o mesmo! Não é essa a questão. Depois na prática é como se sabe, não o fazem pelo valor.
  17.  # 17

    Então e um edifício com 10 T2 e 10 T3 em 10 andares. Dá se a mesma permilagem para todos os T2 e a mesma para todos os T3 ? Sendo as áreas todas iguais na mesma tipologia?
  18.  # 18

    Se o esquerdo tiver vista para a rua e o direito for contíguo a edifício do lado, tem valores diferentes.
  19.  # 19

    Outro exemplo, que vale o que vale: o vizinho de cima acordou com o construtor que em termos de acabamentos vai revestir toda a cozinha e I.S. em mármore de Estremoz . O mesmo vizinho com a mesma área e tipologia escolheu revestimento mais modesto. Como a definição de permilagem é sobre o valor e um esta maia valorizado sobre o outro (por hipótese), não é justo pagarem a mesma quota de condomínio. Mas eu sei que na prática isto não acontece sempre, por isso não vou mais causar espanto aos meus amigos =)
  20.  # 20

    O TCPH, deve-se efectuar somente pela áreas. É o mais justo. O valor "material" não tem de interessar, pois tem a haver com questões de contabilização de afectação de áreas para a contribuição das despesas do predio.
    O resto( vistas, nº do andar, tipologia, etc...) são presunções sem qq tipo de suporte objectivo para definir com rigor qq tipo de mais valia.


    PS: Julgo que a questão da valoração económica da fracção tem mais a haver com a "facilidade" de meter na TCPH, valores de permilagem sem ter de fazer as continhas todas... (pois dá algum trabalho contabilizar e afectar as áreas com rigor).

    - Desabafo - Ainda à bem pouco tempo tive uma discussão desta ordem com o Chefe de Secretaria numa Câmara Municipal... que queria a permilagem definida também pela valoração económica!!!? Mas está tudo doido.... Ainda por cima com a volatilidade que temos no mercado imoiliário!!!?. Para ele uma fracção comercial, tinha de ter mais permilagem do que por exemplo uma fracção habitacional que até tinha mais 10% de área!!!?. Como tem sido assim que a maioria dos técnicos entrega as TCPH, queria manter a coisa. eu descordei, e como é obvio aceitou a minha TCPH ( com as descrição de áreas e plantas de suporte com as afectações de áreas da contabilização).
    Concordam com este comentário: marco1, rei do alcatrão
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rei do alcatrão
 
0.0213 seg. NEW