Iniciar sessão ou registar-se
    • VALA
    • 8 setembro 2014

     # 1

    Boa Tarde....
    Vou iniciar a construção de uma moradia, e por isso estou cheio de duvidas sobre a colocação de Capoto e como o fazer ???

    Passando a explicar-me, gostaria de saber se é necessário colocar parede dupla e depois o capoto, ou se pelo o contrario será apenas necessário colocar uma única parede (com espessura maior), neste caso de uma construção de raiz o que se costuma utilizar???.... optando já pelo sistema de capoto....

    A nível de espessura tive me a informar e achei por bem por placa de esferovite de 9 cm, com acabamento final em acrílico e com pigmento 1,5mm .....!! O que acham ????

    Deem me os vossos feedback´s

    Obrigado
  1.  # 2

    Boa tarde VALA,

    Duas das grandes vantagens do Capoto é de ganhar área no interior da edificação e de permitir as paredes mais leves, não sobrecarregando a estrutura.
    Pode encostar esse material a um tijolo de 22, por exemplo.

    Cumprimentos,

    SMG, arq
    www.smgarquitecto.com
    Estas pessoas agradeceram este comentário: VALA
  2.  # 3

    bem Anonimo110722, não é a espessura de uma caixa de estores que vai obrigar a gastar e perder uma pipa de área a mais. a caixa pode muito bem ficar saliente para dentro ou mesmo disfarçada.
    em todo o caso uma só fiada de tijolo térmico de 22 também me parece pouco. mas o vala se ainda não tem projecto aprovado devia esclarecer-se melhor com os seus futuros projectistas, quer o arquitecto quer o autor do projecto de térmica.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: VALA
  3.  # 4

    Caro VALA,

    Diga-nos uma coisa, já tem o projecto aprovado e licença a levantamento ou ainda está na fase de projecto e escolha de isolamentos, etc ?
    É que se já vai começar a construir, tal como menciona nas suas primeiras palavras, estas situações já deveriam ter sido discutidas com os seus projectistas antes de submeter os projectos à câmara.

    Parede dupla e capoto por fora só se quiser deitar dinheiro à rua.

    Se já tem o projecto da térmica aprovado e com um pré-certificado, leia-o ( memória/desenhos do projecto e pré-certificado, antiga DCR ) bem e veja o que tem lá proposto e o que mudando poderá melhorar o desempenho da sua moradia.

    www.gabineteop.com
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  4.  # 5

    Colocado por: Anonimo16062021Disfarçada como assim..com uma pardede em gesso cartonado pelo interior?
    Não, com um cascol do Braga fica bem!!
    • VALA
    • 9 setembro 2014

     # 6

    Caro Gabinete OP

    Ainda estou na fase de projectar a casa e dai a minha questão, para no futuro a evolução seja sustentável .... Entao deixe me fazer lhe uma questão ....se fosse para si o que faria ??? na espessura da parede o que colocaria e que tipo de capoto punha ..... para que fique uma construção sustentavel ....

    Obrigado
  5.  # 7

    Anonimo16062021

    por vezes as coisas podem ser muito simples e sem erros tipo cagadeira de moscas. ou seja não é uma caixa de estores que vai a meu ver condicionar a espessura de uma parede, nunca, já o contrário é bem mais possível.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: VALA
  6.  # 8

    A espessura do capoto e a base dependem do cálculo térmico, da envolvente e outros parâmetros que o técnico que irá fazer o projecto da térmica terá de cálcular para o caso específico do local da obra.
    Um sistema com tijolo de 22 e capoto com 6 cm pode ser perfeitamente satisfatório para várias zonas do país mas não ser suficiente para a sua.
    Parede dupla e capoto é que nunca, é deitar dinheiro à rua.

    www.gabineteop.com
    • VALA
    • 9 setembro 2014

     # 9

    Caro Gabinete OP ....o projeto ira realizar-se na zona de Leiria .....

    Obrigado pelos seus esclarecimentos muito importantes .... vou falar com o projectista para ter isso em conta ....
  7.  # 10

    VALA

    eu costumo fazer assim: na fase de estudo prévio de arquitectura desenho as paredes com 35 cm, depois em conjunto com o engenheiro que faz o projecto de térmica e o dono de obra, define-se a composição da parede embora desde logo se tenha presente se será parede dupla ou ETICs.(capoto)
  8.  # 11

    Colocado por: VALAObrigado pelos seus esclarecimentos muito importantes .... vou falar com o projectista para ter isso em conta ....


    Fale com ele e com o seu arquitecto também sobre tipos de caixilharias, produção de águas quentes sanitárias ( esquentador, caldeira, bomba de calor, etc. ), painéis solares, climatização, pisos radiantes, espessuras de isolamentos nas lajes pois todos esses parâmetros e mais alguns irão influenciar as suas contas de electricidade/gás/lenha, etc. futura.

    www.gabineteop.com
    Concordam com este comentário: marco1, Jorge Santos - Faro
  9.  # 12

    em principio os 35 cm tem dado para tudo por exemplo 2+ 25+5+3 ou 2+11+4+15+3, não sei se me entende.
  10.  # 13

    ai vai vai, um tijolo de 25 é mais barato que um de 30 e por vezes esses 5 cm na área da casa dão para muita coisa, inclusive respeitar índices de implantação e dar mais alguma coisa á área útil.
  11.  # 14

    Colocado por: VALAVou iniciar a construção de uma moradia, e por isso estou cheio de duvidas sobre a colocação de Capoto e como o fazer ???

    É pá até da gosto de ver os bons resultados das grandes campanhas de formação ( marketing )que andam pelas universidades .
    O cappoto é que é bom ! pelo menos dá muito mais margem para uma boa comissão !

    Colocado por: Anonimo16062021Não digo que não,mas no caso de ter que levar uma caixa de estores um pouco mais larga (caso de uma janela com 2m de altura) ai os 25 já pia fino..


    Estou a gostar de o ler... Já gosta de estores como eu ! e sim deve haver alguma caixa de ar entre os estores e a caixilharia !
  12.  # 15

    Colocado por: Anonimo16062021Onde foi que me ouviu dizer o contrario?

    Não ouvi mas li-o a si e ao seu filho :-) , não se recorda ? :-)
  13.  # 16

    Já agora em relação á espessura das paredes. Aqui na zona de São Domingos de Rana vejo os prédios todos ou quase todos serem construidos com paredes de tuas fiadas de tijolo de 11 e isolamento entre elas ai de 4cm. Pode ser porque a zona não é muito fria e porque regra geral as áreas dos apartamentos são mais pequenas, mas não haverá maiores riscos de pelo menos haver falta de isolamento acústico? já agora, têm estores logo a caixa cabe na parede.
  14.  # 17

    É pá até da gosto de ver os bons resultados das grandes campanhas de formação ( marketing )que andam pelas universidades .
    O cappoto é que é bom ! pelo menos dá muito mais margem para uma boa comissão !

    Conhece algum caso em que isto aconteceu ou tem o hábito de acusar sem provas, só porque lhe apetece? Acusações destas fazem-se apontando nomes e não desta forma cobarde.
  15.  # 18

    Colocado por: Anonimo16062021
    Nao tem nada a ver para o caso..

    O IIº RCCTE indica a espessura de 60 mm (no caso de EPS com 15 kg/m3 (EPS 60) o que corresponde a 1,70 m2 K/W e ultrapassa a mínima resistência térmica exigida.

    Exemplo..isolar termicamente com 40 mm de EPS na densidade aparente de 15 kg/ m3 (EPS 60) faz subir a Resistência Térmica para R = 1,10 + 0,25 = 1,35 m2K/W (insuficiente)


    Bem se calhar então são 6cm, não estive a medir. Agora que são duas fiadas de tijolo de 11 com reboco normal exterior isso garanto que são. Ah segundo um dos vendedores também colocam uma placa de cortiça para isolamento acústico.
  16.  # 19

    Colocado por: jorgferrplaca de cortiça para isolamento acústico.


    Veja se depois os vidros duplos não têm espessuras iguais.

    www.gabineteop.com
  17.  # 20

    Colocado por: j cardosoConhece algum caso em que isto aconteceu ou tem o hábito de acusar sem provas,

    Que provas quer ? Não sabe que têm dado seminários pelas universidades ? já deve ter ido a alguns ?
    A formação ao longo da vida é muito importante, e não tem mal algum em as empresas investirem na formação dos eng. civis, arquitectos e outros técnicos...

    Colocado por: j cardosoAcusações destas fazem-se apontando nomes e não desta forma cobarde.

    Não vai servir de nada, mas esta vou reportar ... Deve-me um pedido de desculpas .
    E já teve tempo para perceber que eu nem sou cobarde, e gosto de provar o que digo... E quando houver por cá um seminário convido-o .

    Mas leia aqui .... Olhe este folheto ... da maxite / universidade do Algarve para perceber a pressão que existe ou pensava que era só com os médicos ?
    Formação para alunos :
    http://w3.ualg.pt/~mjolivei/Agregados%20e%20Bet%C3%A3o%20Leve.pdf

    Assim se vê porque só conheçem esses produtos, os blocos "termicos" em leca

    Colocado por: Anonimo16062021leu o que?


    Teria que ir à procura mas não vale a pena. O que interessa é que agora já estamos de acordo ... Estores é que é bom e não aquelas persianas manhosas !
 
0.0243 seg. NEW