Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Marco1,

    As minhas experiências pessoais falam-me de clientes que nunca quiseram ter mais que um arquitecto, sendo isso uma mais valia (nem isso foi colocado em questão) envolvido no processo do fazer arquitectura e nunca ficaram desiludidos. Não vamos generalizar, ok.
    O mais assustador ainda deverá ser, em haver promiscuidade de técnicos em determinado projecto e foi aqui, que levantei a minha questão.
    Se um arquitecto faz um estudo prévio, que direito tenho eu de pegar no seu projecto e avançar para o projecto base?

    Em relação a "meter estudos cá pra fora". Quem é que vai deliberar o valor para os estudos? Os clientes? Pois, porque se eles querem estudos a 3 arquitectos, por exemplo, são eles que vão deliberar o valor a pagar. Obra privada não é uma espécie concurso público!


    Cumprimentos,

    SMG, arq
  2.  # 2

    Sg

    com mais tempo vou tentar-lhe expor a minha teoria
    mas deixe-me dizer-lhe que para já não generalizei e continuo a afirmar o que digo e olhe que também já tenho uns bons anos de experiência.
    o valor do seu trabalho é o que entender, e obra privada tal como uma obra publica pode muito bem ter uma fase de concurso, explique lá porque não ?
  3.  # 3

    mandei mp.
  4.  # 4

    Cmps

    Não ha qualquer contradição:

    A entrada da garagem seria pela travessa Poente (nivel -1) enquanto que o acesso ao jardim atraves de sala e cozinha seria pelo andar acima voltado para SUL da habitação...

    Acho que me fiz entender...

    Obrigado.
  5.  # 5

    Pois! a estrada tem o desnível, o terreno não.
    Atenção que em situações de lotes assim , primeiro é consultar os termos do Loteamento , índices etc.. e "contexto", tipologia...
    Por ex. Será que o loteamento prevê cave/garagem e se,, entrada por onde?
    De qlqr forma a área é generosa e dá para fazer o q quer. Fiz um esboço, mas não sei passar de cad para aqui. pode ser q noutro dia.
    Cmps!
  6.  # 6

    Fiz um esboço, mas não sei passar de cad para aqui.

    Se quiser pode fazer um print em PDF e publicar aqui
  7.  # 7

    Cmordep, pode até lançar um concurso, se quiser...
  8.  # 8

    Vou tentar o pdf outra vez. Para responder à pergunta inicial e não formato concurso, até porque para uma solução concreta seria necessário conhecer o local e o Cmordep...
  9.  # 9

    Colocado por: jorgferr

    Por outro lado se tiver 3 estudios previos (pagos) o que apresentar a melhor solução terá 90% de probabilidade de ficar com a obra.


    O estudo prévio é de facto tudo. Uma vez solução, tudo o mais é RAMRAM! (Tipo90/10 sendo que os 10 são trabalho 9 ás 6).
    O que o camarada não está a dizer é que depois de um estudo prévio (pago ou não) um desenhador associado a um engº podem tratar do assunto.
    Alguns arqs por aqui quais virgens, ficam escandalizados mas é assim. (ah! e tem que mudar etc.)
    Estamos num fórum de discussões e perguntas e a minha resposta não é COMERCIAL.
    Para quem diz que não faltam arqs com tempo livre, digo que muitos, gostam mais de desenhar que escrever ou ver futebol.
    E vamos comunicando. Ah e gostava que cascassem na solução que apresentei.
    Cmps!
  10.  # 10

    m.arq

    depende do estudo prévio

    por exemplo asseguro-lhe que eu, por exemplo já desenvolvi estudos em que só pelas com as plantas e alçados, tinha o projecto todo na cabeça e quando houve a necessidade de o passar depois a uma outra pessoa, foi um desastre a nível de cortes e outras coisas mais.
    quanto á sua solução lá está, padece das tais reuniões e informações que se deve ter apriori com o cliente e com o local em si e de todas as suas variáveis. por exemplo não sei até que ponto uma entrada única pelo mesmo lado não seria melhor, quer em termos de acessos quer em ganhos de espaço interior para as divisões, ou seja uma entrada a meio da casa pode distribuir logo e rentabilizar melhor os espaços. por outro lado não cumpre com as acessibilidades.
  11.  # 11

    Colocado por: marco1
    por outro lado não cumpre com as acessibilidades.

    Acessibilidades, um tema muito sensível.
    ""O INE divulgou hoje os resultados preliminares dos Censos 2011, que mostram que a população residente em Portugal aumentou para 10.555.853, o número de famílias superou os 4 milhões e o número de alojamentos aproximou-se dos 6 milhões.""
    O círculozinho com 1.5m de diâmetro?
    Cmps!
  12.  # 12

    bem m não vale arrogâncias

    contra factos não há argumentos, não cumpre.
  13.  # 13

    Não, não é arrogância.
    É ter que apresentar a licenciamento uma moradia com I.S. para mobilidade especial em vez de normal.
    Tema sensível porque pode vir a ser necessário e aí a adaptação será o menor dos males, tb porque quem vier a ter a cargo pais acima dos 85/90, estes viverão em cima de cadeiras de rodas.Além de que, depois dos sessenta será difícil subir tantas vezes escadas. ... Daí o imaginário das casas térreas.
    Não é o caso do programa do cmordep (e milhares) e a tipologia da vivenda que colocou em questão.
    Portanto para licenciamento alarga-se uns 30cm a parede de uma casa de banho e as peças para canto que depois na realidade não se faz, mas por causa do circulo vai um desenho desproporcional.
    Cmps!
  14.  # 14

    bem, opiniões
    e as cadeiras de rodas não é só para idosos.
    penso também que as "minhas" wc acessíveis nunca ficaram desproporcionais na planta.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  15.  # 15

    E as acessibilidades também não são só para cadeiras de rodas, acrescentaria eu...bengalas, arrastadeiras ou mesmo doenças reumáticas crónicas limitam a mobilidade...uma coisa é certa, todos os que tivermos a sorte de viver a partir de uma determinada idade, padeceremos de limitações à mobilidade...
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  16.  # 16

    Qual o tamanho "normal" dum WC para cumprir a lei das acessibilidades? 5 m2 chegam?
  17.  # 17

    sim chegam, talvez mais uns cm2, mas tem mais a ver com a forma da planta do que propriamente com a área. por exemplo 3x2 pode dar mas por exemplo 1.4x 4.28 já não pode dar uma wc acessível embora tenham a mesma área.
  18.  # 18

    m.arq,
    Já que pede uma opinião sobre o seu projecto, o que se pode concluir é que além de não conhecer o decreto das acessibilidades, tb consegue sacar uma solução do bolso sem ter uma única reunião com o dono de obra e sem ir ao sítio, em tempo recorde...
  19.  # 19

    Colocado por: arqluism.arq,
    Já que pede uma opinião sobre o seu projecto, o que se pode concluir é que além de não conhecer o decreto das acessibilidades, tb consegue sacar uma solução do bolso sem ter uma única reunião com o dono de obra e sem ir ao sítio, em tempo recorde...


    Pois! pois! de facto nem sei q pensar.
    Cmps!
  20.  # 20

    A pergunta era: é possível?
    arqluis, a tua resposta?
 
0.0203 seg. NEW