Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Colocado por: MDAQuanto mais fria mais ar precisa, para acelerar a combustão, quando aquece é que tem que lhe retirar ar para optimizar o rendimento.


    Colocado por: jcaiadoPara regular, ponha a caldeira em funcionamento com a porta subida, quando a mesma atingir a temperatura que pretende, ponha o regulador de combustão nessa temperatura e regule a corrente de forma a que a porta esteja fechada, para evitar a subida descontrolada da temperatura.


    Mas relativamente à questão do rendimento, que será o diferencial entre a energia criada (e retida no ambiente a aquecer) e o combustível consumido, como é que retirando o ar, aumenta o rendimento?

    Ou seja, a fogueira trabalhando com ar a mais, qual dos seguintes cenários se vai verificar:
    - gasta-se mais combustível sendo que não se produz mais energia (diminuindo portanto o rendimento) ?
    ou
    - gasta-se mais combustível, que em consequência produz mais energia mas esta energia não vai ser aproveitada, por insuficiência dos mecanismos de recuperador de calor, sendo esta energia excedente desperdiçada pela conduta de fumos. (diminuindo portanto o rendimento útil) ?
  2.  # 2

    ok. obrigado pela informação. Já agora volto a perguntar se é possível aquecer a água do painel solar com a caldeira roca P30? tenho a tubagem perto e queria aproveitar... já vi umas serpentinas que se coloca dentro do deposito com entrada e saída de água, mas acho um pouco caro, cerca de 400 euros?? Existe outra alternativa, posso usar as entradas atuais do deposito solar (termossifão? obrigado
  3.  # 3

    bom dia. Acham que dá mais rendimento a água ir ao deposito primeiro, conforme está, ou ir diretamente ao piso radiante com os respetivos acessórios de segurança e controlo da água? Obrigado
  4.  # 4

    Colocado por: joedualmarAcham que dá mais rendimento a água ir ao deposito primeiro, conforme está, ou ir diretamente ao piso radiante com os respetivos acessórios de segurança e controlo da água?

    não é uma questão de rendimento mas sim de segurança,

    os recuperadores têm sempre de ter um deposito de inercia associado.
  5.  # 5

    Colocado por: joedualmarJá agora volto a perguntar se é possível aquecer a água do painel solar com a caldeira roca P30?


    termossifão?

    em principio nos termosifões não dá para colocar outros apoios.

    nos circulação forçada e se o deposito tiver duas serpentinas, já consegue ter outro apoio.
  6.  # 6

    obrigado. já agora, o meu termostato de imersão no depósito, está um pouco fora de mão, dado que tenho que por uma escada para fazer ajustes, há alguma maneira de poder controlar sem por uma escada, porque está alto? obrigado
  7.  # 7

    Colocado por: jorgealves


    em principio nos termosifões não dá para colocar outros apoios.

    nos circulação forçada e se o deposito tiver duas serpentinas, já consegue ter outro apoio.


    vi num site, uma serpentina que é colocada, no sitio da resistência eletrica, mas com entrada e saída da água como fosse uma serpentina incorporada, que ronda os 360 euros?!
  8.  # 8

    Colocado por: joedualmarhá alguma maneira de poder controlar sem por uma escada, porque está alto?

    pode substitui-lo por um digital com sonda remota,

    mas porque é que precisa de ajusta-lo, isso é feito somente uma única vez aquando da instalação???
  9.  # 9

    Colocado por: joedualmaruma serpentina que é colocada, no sitio da resistência eletrica, mas com entrada e saída da água como fosse uma serpentina incorporada, que ronda os 360 euros?

    tecnicamente é possível, mas para caber na entrada da resistência tem que ser muito pequena e será altamente ineficiente, pois alem do pequeno tamanho obriga a levar até lá os 2 tubos do recuperador e estando no exterior será um enorme sorvedouro de energia sem grandes resultados práticos.
  10.  # 10

    Colocado por: jorgealves
    pode substitui-lo por um digital com sonda remota,

    mas porque é que precisa de ajusta-lo, isso é feito somente uma única vez aquando da instalação???


    a minha instalação embora tenha sido instalada na altura da construção da casa, não ficou feita em definitivo e tenho andado com experiencias e mudanças, como fonte de calor, deve ser inexperiencia, e por vezes vou lá fazer ajustes, talvez não deva, mas quem não sabe é como quem não vê... obrigado
  11.  # 11

    de inicio a casa aquecia toda, agora nao sei se é por estar mais frio, não noto esse calor do piso só no R/C, o retorno está sempre a 20 graus, n entendo nada disto...que poderá ser, será a caldeira que n tem potencia necessária? obrigado
  12.  # 12

    Para já resolvido. Tinha o tubo chaminé entupida. obrigado na mesma
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Vespita
  13.  # 13

    O tubo está exterior?

    Se for este o caso deveria ter chamine com isolamento, para evitar o acumular de carqueira nas paredes da mesma.
  14.  # 14

    o tubo está no interior da chaminé, ainda assim depois de usar um produto saíu bastante, mas acho que as paredes da chaminé ainda tem muito lixo, dado que está a queimar à seis anos
  15.  # 15

    Alguém me poderá dar umas dicas, se esta tubagm está bem colocada ou não? A minha caldeira roca, embora esteja a aquecer relativamente bem a casa, quando fecho todas as entradas/saídas da caldeira, ou mesmo se fechar uma delas, abafa sempre a lenha, fica a moer, embora ache que a chaminé da casa esteja mal feita porque está mais baixa do que o cume da casa e não sei se será este o problema. Poderá ser sujidade na chaminé, já coloquei um produto durante vários dias, mas acho que algo não está bem... Agradecia a vossa ajuda. Mando algumas fotos
      20141217_134530.jpg
  16.  # 16

    mais uma
      20141217_134506.jpg
  17.  # 17

    outra
      20141217_1345302.jpg
  18.  # 18

    ...
      20141217_134442.jpg
  19.  # 19

    Joe essas curvas dos tubos de fumos devem estar todas entupidas. Colocou o produto para a limpeza, mas além da química tem de fazer uma limpeza mecânica, pois tudo o que a limpeza química solta fica lá dentro. E mesmo a caldeira deve precisar de ser limpa por dentro.
  20.  # 20

    Pelos vistos reduziu o diâmetro da saída de gases, ou seja a caldeira tem diâmetro de saida por ex.de 200mm e foi colocado de 160mm, e com tantas curvas a tiragem nunca vai ser boa.
    Na minha opinião eu colocava tubagem nova isolada do diâmetro de saída da caldeira com o mínimo de curvas a 90º possível.
 
0.0270 seg. NEW