Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde.

Antes de mais quero dar os parabéns a todos os utilizadores deste, maravilhoso, fórum.

Sei que á muitas discussões sobre o assunto mas quanto mais lei-o, com mais duvidas fico e, então decidi expor o meu caso e pedir, por favor, a vossa opinião.

Vou construir, em Vila Nova de Cerveira, uma casa com área habitável de 75 m2, distribuidos por uma sala comum com kitchenet, uma suite, um quarto, casa de banho e corredor. A mesma, pelo menos nos próximos 3 a 4 anos (assim espero), e porque trabalho no estrangeiro, será só para passar um mes no verão e um mês no inverno.

A ideia é conseguir, com a vossa ajuda, escolher, o melhor sistema de climatização tendo em conta os factores Custo/beneficio/consumos e já agora conforto a medio/longo prazo.

Muito obrigado desde já pela vossa disponibilidade.
  2.  # 2

boa tarde, depende do dinheiro que quer gastar, na minha opinião e como é claro alguns podem na concordar, os ar condicionado é a melhor climatização no meu ver, talvez você vá usar mais a casa no verão do que no inverno, e na nossa zona, pelo menos nos Arcos, o verão é um pouco abafado.
    também temos muita lenha, por isso um recuperador para piso ou radiadores também era uma alternativa.

na verdade existe tanta opção que nem sabemos como explicar tudo ao cliente.
    penso que a melhor maneira de você acertar naquilo que quer é ter um teto para gastar....

eu por exemplo no seu caso deixava uma pré-instalação para ar condicionado e ligação de um recuperador de calor para piso ou radiadores...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: abilio.f3
    • eu
    • 18 setembro 2014

# 3

Na minha opinião, o melhor sistema de climatização em termos de custo/consumo/benefício é o ar condicionado.

Não é o melhor em termos de conforto, mas é muito eficiente (gasta pouco) e requer um investimento inicial baixo.
    Concordam com este comentário: jorgealves, ins.Bruno, leiria
  3.  # 4

e convém não ir para gamas muito baixas pois o pouco trabalho anual e quando trabalha tem que ser logo na potencia maxima, estraga muito mais do que trabalhar em continuo.
  4.  # 5

Na verdade eu estava "mortinho" por experimentar o conforto do piso radiante mas o, ainda único, orçamento que tenho, está a fazer-me mudar de ideia. É que, segundo o instalador, teria que instalar também ventiloconvectores para o arrefecimento, juntando isso á bomba de calor e a instalação do piso sobe para valores que considero despropositados para a casa em questão.
  5.  # 6

Colocado por: abilio.f3Na verdade eu estava "mortinho" por experimentar o conforto do piso radiante

efectivamente é o melhor e mais eficiente sistema, mas também é o mais caro de todos,

Colocado por: abilio.f3segundo o instalador, teria que instalar também ventiloconvectores para o arrefecimento

isto somente acontece em sistemas de baixa qualidade e nem por isso baixo preço,

qualquer sistema decente faz aquecimento e arrefecimento,

Colocado por: abilio.f3juntando isso á bomba de calor e a instalação do piso sobe para valores que considero despropositados para a casa em questão.

é o único defeito desta solução.
    Concordam com este comentário: Sergio Rodrigues
  6.  # 7

Colocado por: abilio.f3segundo o instalador, teria que instalar também ventiloconvectores para o arrefecimento,
    uma renovação de ar faz o mesmo do que se pretende com esses ventiloconvectores!!!
  7.  # 8

Colocado por: Sergio Rodriguesuma renovação de ar faz o mesmo do que se pretende com esses ventiloconvectores!!!

só é pena é os €€€€uros não crescerem nas árvores,

porque bom bom era mesmo uma VMC com recuperador de fluxos cruzados com bateria auxiliar de aquecimento e arrefecimento.
    Concordam com este comentário: electrao
  8.  # 9

Colocado por: jorgealves
    porque bom bom era mesmo uma VMC com recuperador de fluxos cruzados com bateria auxiliar de aquecimento e arrefecimento.
    so precisavas da bateria para o arrefecimento!! mas nao se pode ter tudo =)
  9.  # 10

Colocado por: Sergio Rodriguesso precisavas da bateria para o arrefecimento
    já que ela existe e porque não dar um cheirinho para aquecer o ar e deitar fora as humidades sem ter que ligar o piso radiante?
  10.  # 11

só é pena é os €€€€uros não crescerem nas árvores,

Assim, para mim, já estão a falar chinês. :-)
  11.  # 12

efectivamente é o melhor e mais eficiente sistema, mas também é o mais caro de todos,

isto somente acontece em sistemas de baixa qualidade e nem por isso baixo preço,

qualquer sistema decente faz aquecimento e arrefecimento,

Concordam com este comentário:Sergio Rodrigues
  12.  # 13

Consegue-se bom arrefecimento somente com o piso radiante?
  13.  # 14

Colocado por: jorgealvesjá que ela existe e porque não dar um cheirinho para aquecer o ar e deitar fora as humidades sem ter que ligar o piso radiante?
    ha k dar uso ao piso e c a vmc s funceminar levava as humidades embora :-), mas tirando isso k ate tens razao eu referiame em arrefecimento e o porque de recomendarem ventiloconvectores mas isso sao outros 300 n vamos estragar o topico ao homem.
  14.  # 15

Colocado por: abilio.f3Consegue-se bom arrefecimento somente com o piso radiante?
    um piso radiante não arrefece como um tradicional ar condicionado, mas consegue manter refrescar o suficiente para estar confortável dentro de casa sem o ar gelado dos AC,

é mais ou menos o mesmo que entrar numa adega num dia tórrido de verão, em que tem lá dentro 24ºC e é uma delicia,

este verão instalei uma bomba de calor num piso radiante que não estava preparado para arrefecimento e com alguns ajustes na bomba de calor consegui-se levar a temperatura interior para os 25ºC em 12 horas, podia ser mais rápido se o piso estivesse preparado para levar agua fria
    • eu
    • 18 setembro 2014

# 16

Colocado por: jorgealvessem o ar gelado dos AC,

Se regular um sistema inverter para 26 ou 27 graus, também não sente o ar gelado...
  15.  # 17

Colocado por: euSe regular um sistema inverter para 26 ou 27 graus, também não sente o ar gelado...
    mas com o AC não sente o mesmo conforto! como em aquecimento no radiante a temperatura de conforto pode ser mais baixa o mesmo se passa em arrefecimento so com uma temp mais alta!
    Concordam com este comentário: eu, jorgealves
  16.  # 18

Sendo assim, sem o custo adicional dos ventiloconvectores, acho que já posso voltar a pensar no piso radiante com bomba de calor mas, claro, preciso de mais orçamentos.

Colocado por: jorgealvesum piso radiante não arrefece como um tradicional ar condicionado, mas consegue manter refrescar o suficiente para estar confortável dentro de casa sem o ar gelado dos AC,

é mais ou menos o mesmo que entrar numa adega num dia tórrido de verão, em que tem lá dentro 24ºC e é uma delicia,

este verão instalei uma bomba de calor num piso radiante que não estava preparado para arrefecimento e com alguns ajustes na bomba de calor consegui-se levar a temperatura interior para os 25ºC em 12 horas, podia ser mais rápido se o piso estivesse preparado para levar agua fria
    Estas pessoas agradeceram este comentário:abilio.f3
  17.  # 19

Colocado por: euSe regular um sistema inverter para 26 ou 27 graus, também não sente o ar gelado...

não diga isso porque não é verdade, e eu sei disto a potes,

se tiver a casa com 30ºC e ligar os AC para 27ºC eles ao começarem a trabalhar fazem uma corrente de ar, é assim que eles funcionam, sem correntes de ar não tem ar condicionado (okay, não é bem assim porque um radiante também é um sistema para condicionar o ar, mas adiante),

depois para manter a temperatura diminuem a velocidade, mas a corrente de maior ou menor está sempre presente,

num sistema radiante isto pura e simplesmente não existe,

mas o radiante não é solução indiscriminada para todos os casos.
  18.  # 20

Colocado por: abilio.f3Sendo assim, sem o custo adicional dos ventiloconvectores, acho que já posso voltar a pensar no piso radiante com bomba de calor mas, claro, preciso de mais orçamentos.
    no seu caso em particular e como é para uso esporadico acho que se adequa melhor uma solução AC!!
    Concordam com este comentário: eu

0.0187 seg. NEW